quinta-feira, 7 de junho de 2012

Seleção Brasileira masculina de natação embarca para um período de treino na Europa

-


Diante da grandiosidade do centro de treinamento do Brasil para os Jogos Olímpicos de Londres, em Crystal Palace, o pequeno objeto pode até passar despercebido. Mas o bloco de partida é um dos principais motivos de a natação ser a modalidade que mais vezes utilizou a estrutura oferecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) antes do período de aclimatação oficial. Capitaneado por Cesar Cielo, chegou à capital inglesa nesta quarta-feira o terceiro grupo de nadadores para período de atividades no local, como já aconteceu na semana passada e pouco antes do Mundial de Xangai-2011.
Idêntico ao que será utilizado nos Parque Aquático de Londres, e ainda raro no Brasil, o bloco de partida é o diferencial  técnico de uma medida que tem como foco fazer com que os competidores se sintam cada vez mais habituados ao ambiente olímpico. Presente em Crystal Palace na semana passada, Joanna Maranhão explicou os benefícios da tecnologia, que em piscinas brasileiras só existe no Maria Lenk, no Rio de Janeiro.
- Treinar com o bloco que vai ser usado nos Jogos é estar mais perto da realidade. Para mim, não faz tanta diferença porque minha prova é de 400m. É um fundamento importante, mas, apesar de não trabalhar muito isso, já que onde eu treino não tem bloco, eu tenho uma saída razoavelmente boa. Mas esse bloco aí é uma mão na roda para quem nada prova de 50m e 100m. Para o Cielo, o Fratus, pode fazer a diferença.
Treinador brasileiro, Fernando Vanzella foi ainda mais detalhista em sua explicação.
- No Brasil, temos esse bloco no Maria Lenk. O pessoal está acostumado a competir, mas só consegue o treinamento neste período de competição praticamente. É um bloco com apoio  na parte traseira, uma estrutura bem sólida e firme. Tem também um sensor de partida que é igual ao da competição, que dá para ver o tempo de reação. Conseguimos ainda fazer um trabalho de troca de revezamento, vendo o tempo que um atleta perde para a chegada do outro. São décimos que podem ser o diferencial. Então, ter esse material à disposição vai ajudar bastante no revezamento e os velocistas, que temos aí o Cielo e o Bruno (Fratus) com primeiro e segundo tempo do mundo no 50m livre.
O grupo que chegou a Londres nesta quarta-feira treinará em Crystal Palace até o dia 11, quando segue para a disputa do Troféu Sette Coli, em Roma.

-

Valeu Rai!! ontem eu entrei no msn e sai rapido kkk foi malzz


Nenhum comentário: