terça-feira, 3 de janeiro de 2012

mais...!

´ACHO MELHOR CHEGAR COMO FAVORITO NA OLIMPÍADA´, DIZ CESAR CIELO
Campeão olímpico diz que pressão não o incomoda e que não está preocupado com adversários

Nos Jogos de Londres, Cesar Cielo pode se tornar o maior campeão olímpico do Brasil. Ele é favorito ao bicampeonato nos 50 metros livre e está entre os candidatos ao título também nos 100 metros livre, podendo chegar ao recorde de três medalhas de ouro na carreira.

Desde que ganhou ouro nos 50 m livre e bronze nos 100 m livre na Olimpíada de Pequim, em 2008, Cielo vem dominando as provas de velocidade. Nesse período também foi campeão mundial e recordista das duas distâncias. Mesmo diante de tantos feitos, ele mantém a motivação de sempre.

Cielo teve um 2011 complicado. Flagrado no exame antidoping em maio, ele provou sua inocência. Depois brilhou nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, quando ganhou as quatro provas que nadou. "O Pan foi uma luz", admite.

A preparação para a Olimpíada começou logo depois do Pan. Ele treina diariamente em São Paulo, mas deve ficar um período fora do Brasil. Assim, espera superar Robert Scheidt, Torben Grael, Marcelo Ferreira, Adhemar Ferreira da Silva, Mauricio Lima e Giovane Gavio, todos os bicampeões olímpicos do esporte brasileiro. E, como tem 24 anos, ainda pode aumentar esse recorde nos Jogos do Rio, em 2016.

O que representa a disputa de uma Olimpíada para você?

O sonho de qualquer atleta é chegar numa Olimpíada. Mas, sendo bem sincero, eu nunca tive o sonho de chegar para ser um atleta olímpico, eu sempre quis chegar para conseguir mais do que isso. Eu não queria olhar para trás e ter participado da Olimpíada. Eu queria olhar para trás e ter tido um resultado bacana mundialmente.

Mas a campanha em Pequim parece que foi o salto de confiança na sua carreira?

Foram vários estágios até chegar lá. Mas a Olimpíada de Pequim foi mais especial porque foi a minha primeira medalha de nível mundial. Eu cheguei em Pequim com o objetivo de trazer uma medalha, não queria saber qual medalha seria e qual seria a prova. O bronze (nos 100m livre) foi uma realização muito grande. Aquilo foi um momento de transição na minha vida. Numa manhã, eu mudei completamente, acho que até de personalidade. Mudou a minha história.

O que esperar do Cesar Cielo em Londres?

Quero chegar na melhor capacidade física e mental, que é assim que eu acredito que funciona. Acredito que posso ganhar de novo os 50m livre e que eu posso também desafiar os caras nos 100m livre. Mas a minha prioridade é ganhar essa medalha todo dia nos treinos. Todo dia tem que ser um dia de preparação acima do normal. Normalmente, tento colocar toda a tensão de competição no treino e a competição acaba sendo a hora de relaxar e colocar tudo em prática. Treinar é o momento de maior tensão para mim.

Quem são os rivais em Londres?

Em ano olímpico sempre aparece gente nova. Eu estou focando no meu tempo, sem pensar em adversários. Quero chegar o mais próximo da minha capacidade e da minha perfeição. Depois, vamos ver o que acontece. Nos 100m livre é uma disputa muito forte. Mesmo que todo mundo tenha uma preparação perfeita, o momento da competição é que vai fazer a diferença. Nos 50m livre, vejo de outra forma. Eu e o Fred (o francês Frederick Bousquet) estamos um pouco acima da média dos outros. É difícil dizer isso, mas duas das medalhas devem ficar com nós dois.

O caso do doping mudou a sua preparação?

A gente fica um pouco mais alerta, um pouco mais paranoico. Você acha que tudo tem alguma coisa. Mas a rotina não mudou em nada.

Depois do susto com o doping, sua recuperação foi rápida.

Acabei nadando o Mundial como eu consegui, dentro das condições que eu estava. E o Pan foi uma luz. Eu saí de lá dizendo: ´Agora vai´. Voltei a ser aquele cara que gosta de piscina que eu costumo ser. Saí do Pan ciente do que tenho que fazer, do tanto que eu tenho que treinar, e muito motivado.

Os resultados das competições ficam em segundo plano nessa fase de preparação?

Em uma preparação, ganhar em algumas competições não é importante. A gente ainda vai acertar os objetivos de tempo para cada momento da temporada, mas se desafiar um pouco mais e perder também é importante. A cada competição, a gente vai se testar. A gente foca num tempo e espera que esse tempo seja o melhor para ganhar a Olimpíada, mas não dá para saber o que os outros vão fazer. Natação é basicamente isso: tem que fazer o seu melhor e torcer para que o seu melhor seja o melhor.

Você sente a pressão de ser favorito?

Eu acho melhor chegar assim. Pode ser que eu não ganhe, mas eu já estou focado em abaixar o meu tempo, em fazer o meu melhor. Pressão externa é uma coisa que não me incomoda muito. Eu tenho uma exigência pessoal tão alta que eu fico muito mais frustrado comigo quando eu não consigo alguma coisa do que por estar desapontando alguém.

É possível baixar seus recordes sem o maiô tecnológico?

Até 2016 eles estão ao alcance. Para o ano que vem, ainda não.

Você pode se tornar o maior campeão olímpico do Brasil. Isso te motiva de alguma forma?

Nunca pensei nisso. Não imagino na minha carreira olhando para trás e falando: ´Nossa, sou o maior atleta olímpico do Brasil´. Estou projetando nadar até 2018, mas, sei lá, se em 2014 eu vir que para mim deu isso aqui, para mim deu. Não imagino ficar empurrando a natação pela parte financeira ou qualquer outra razão que não seja continuar melhorando e continuar ganhando competições. Se eu achar que está demais para mim, se a nova geração está pesando muito ou se a minha motivação de treinar está acabando, vou partir para outra. Sempre trabalhei na minha vida com objetivo muito alto. O mais importante para mim hoje é a natação, depois vem o resto.

A natação brasileira está sabendo aproveitar o seu sucesso?

Acho que sim. A gente está com o grupo mais consolidado, em várias provas você pode ver um brasileiro. É uma geração em que subiu muita gente junta, fazendo um sucesso bacana. A gente continua sendo uma equipe nova, que continua evoluindo. Ainda tem espaço para evolução. Só tende a melhorar. Se essa geração continuar treinando do jeito que está, o ápice vai ser em 2016.


-

RETROSPECTIVA: CIELO VOLTA A SER COROADO O MAIS RÁPIDO DO MUNDO APÓS DOPING E DESCONFIANÇA

O ano de 2011 não sairá tão cedo da memória do nadador Cesar Cielo. O campeão olímpico enfrentou um caso de doping às vésperas da disputa do Mundial de Xangai, mas superou o trauma, a desconfiança e um julgamento antes da competição para ser coroado bicampeão mundial dos 50m livre e conquistar até um inesperado ouro nos 50m borboleta.

"Estou devolvendo a pancada que levei", "É difícil não se sentir 100%" e "A maior vitória foi no tribunal" foram frases que acompanharam Cielo durante o Mundial na China. E desta forma ele voltou a ser a principal figura do esporte brasileiro em 2011.

O ESPN.com.br relembra os grandes momentos do esporte no ano, e no texto abaixo você lê a trajetória de Cesar Cielo do doping à nova consagração na natação.

Doping

1º de julho de 2011. Faltando 23 dias para o início das competições de natação no Mundial de Xangai, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) revela que quatro nadadores foram flagrados no exame antidoping durante a disputa do Troféu Maria Lenk, em maio, com a substância furosemida: Cesar Cielo, Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked.

O Painel de Controle de Doping da CBDA ouviu as explicações dos atletas e decidiu advertí-los, o que não foi bem aceito por parte dos rivais de Cielo e também pela Federação Internacional de Natação (Fina), que decidiu apelar do veredicto e levou o caso à Corte Arbitral do Esporte (CAS).

Com o Mundial por começar, a principal entidade esportiva mundial marcou o julgamento para a semana anterior à competição, ouvindo depoimentos em Xangai e prometendo a decisão para três dias antes do início das provas.

Em sua defesa, Cesar Cielo alegou ter havido uma "contaminação cruzada" por parte da farmácia Anna Terra, de Santa Bárbara D´Oeste (SP), onde compra seus suplementos alimentares. Em um primeiro momento, a farmácia admitiu a culpa, mas depois mudou a versão e acusou a CBDA de distorcer suas informações.

Cielo, que tinha conquistado cinco ouros no Troféu Maria Lenk, começou então a ser alvo de desconfiança. O francês Alain Bernard afirmou que a advertência dada pela CBDA fora "leve" e disse tratar-se de uma "má notícia" para o esporte. O canadense Brent Hayden foi mais incisivo e cobrou uma punição severa ao brasileiro, maior do que a do venezuelano Albert Subirats, que foi suspenso por um ano por ter se ausentado em três exames antidopings.

O nadador paulista tentou manter a rotina e evitou dar entrevistas antes do resultado final da CAS. Em contato exclusivo com o repórter da ESPN Fernando Gavini, ainda em São Paulo, Cielo afirmou: "Estou vendo um monte de besteiras por aí. Mas não é hora de responder ninguém, de falar nada. (...) Se bem que até essa advertência, se mantida, é difícil de engolir, porque eu não fiz nada, não tenho culpa."

Absolvição e goleiro contrariado

A Fina sugeriu à CAS que punisse o campeão olímpico em seis meses, o que o tiraria do Mundial e o colocaria em risco até para os Jogos de Londres, em 2012. No dia 21 de julho, três dias antes do Mundial, a Corte Arbitral do Esporte seguiu a recomendação da CBDA e manteve a advertência a Cesar Cielo, que estava livre para competir - por ser reincidente. Vinícius Waked foi suspenso por um ano.

A nova decisão voltou a causar polêmica na natação, com o sul-africano Roland Schoeman dizendo até que "a Fina e a CAS fizeram um grande desserviço". O francês Fabie Gilot ironizou: "Cielo tem um advogado muito bom. Prefiro não fala para não esconder meu sofrimento e minha impotência diante dessa decisão"

Quem mais se revoltou com a decisão foi o goleiro Renê, que tomou punição de um ano por ser pego com a mesma substância furosemida de Cielo, a quem felicitou, mas...

"Aceitei a punição porque me disseram que a WADA (Agência Mundial Antidoping) não admitiria mais penas menores de um ano, não admitiria comutação de pena. E eu acreditei. As pessoas falam: ´Ah é correto, é um atleta olímpico, é medalhista´. Que isso? Não posso aguentar calado. Só eu sei o estou pessando. Minha vida mudou. O que eu tinha, não tenho mais. Nunca fiz nada de errado para passar por isso. Quem julga sabia que isso não mexe só na parte profissional? Qual a substância dele? Qual a substância minha? Onde está a diferença?”, afirmou Renê em entrevista à Rádio Estadão ESPN - hoje, ele já está liberado para jogar futebol.

Redenção

Liberado para competir, Cesar Cielo mostrou que estava preparado recuperado do ´baque´. Logo em sua primeira prova no Mundial de Xangai, os 50m borboleta, o brasileiro surpreendeu e conquistou o ouro: 23s10. Ele não conseguiu conter a emoção e chorou muito até o pódio.

Na primeira entrevista após o título, Cielo desabafou: Estou devolvendo a pancada que levei. Nunca deixei de acreditar que nadaria o Mundial. Nunca deixei de me preparar fisicamente, mas nem sempre estava com a cabeça no lugar certo. Foi o momento mais difícil da minha vida."

Ainda assim, o brasileiro passou por um momento constrangedor: o queniano Jason Dunford, sétimo colocado na final, colocou os polegares para baixo como desaprovação quando soube que Cielo havia conquistado a medalha de ouro. Algumas vaias também foram ouvidos no parque aquático.

No entanto, nos 100m livre, Cesar Cielo acabou decepcionando, terminando a final na quarta colocação, depois de ter virado os primeiros 50m na liderança. A derrota, porém foi superada dias depois: com sobras, o brasileiro revalidou o título dos 50m livre, que tinha conquistado em Roma, dois anos antes.

Ao final do Mundial de Xangai, ele aprovou seu desempenho e comemorou os dois ouros e um algo a mais. "Consegui três grandes vitórias: as duas medalhas e a mais expressiva de todas, que foi a do tribunal", falou.

Em 2011, Cielo ainda teve seu favoritismo confirmado no Troféu José Finkel - seis ouros - e também nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro - quatro ouros. Agora, ele se prepara os Jogos Olímpicos de Londres.


-

Troféu Best Swimming: César Cielo, nadador do ano

César Augusto Cielo Filho, Flamengo/P.R.O.16

Dos 22 Troféus que a Best Swimming distribui, apenas dois tiveram uunanimidade de todos os integrantes do Painel de Especialistas. Uma destas foi este.
César Cielo é isso, unânime. Não só no Brasil, pois hoje mundialmente ele é reconhecido como o maior nome da velocidade da natação. E olha que foi um ano de muita dificuldade por todo o drama do doping.
Cielo foi forte suficiente para se levantar em Shanghai, repetir o título mundial nos 50 livre, adicionar um nos 50 borboleta. Já mentalmente e principalmente fisicamente recuperado, nos Jogos Pan Americanos fez ainda melhor. Marcas expressivas que indicaram o quanto abatido ele estava no Mundial.
Cielo termina o ano de 2011 como o melhor do ranking nos 50 livre, dos 50 borboleta e segundo nos 100 livre. Foi duas vezes ouro no Mundial, quatro vezes ouro no Pan.

BESTSWIMMING

Troféu Best Swimming: Alberto Pinto, treinador do ano

Alberto Pinto da Silva, P.R.O.16

Se para César Cielo foi um ano difícil, para Alberto Silva foi ainda pior. Albertinho deixou o clube mais estável do país, com o melhor salário de treinador de natação do Brasil, para um projeto novo, sem vínculo, sem compromisso.
O Pro 2016 foi um salto importante na carreira de Albertinho e pode virar referência para a profissão no país. As incertezas, as pressões e principalmente as dificuldades iniciais não foram poucas.
O primeiro semestre ainda foi marcado por uma conflitante relação na saída de alguns nadadores do Pinheiros para o projeto (Henrique Rodrigues, Leo de Deus e Tales Cerdeira). Discussões que afetaram, e muito. o desempenho dos nadadores no início da temporada.
Para deixar a coisa ainda mais difícil, veio o problema do doping. Pouca gente sabe mas Albertinho teve vários momentos de crise, chorou calado e sofreu muito durante todo o período.
A resolução do caso pelo CAS/TAS e os resultados de Shanghai serviram para aliviar e muito, a mais grave crise da sua carreira profissional. Cielo verbalizou que saiu diferente de tudo isso, Alberitnho nunca disse nada, mas talvez ele tenha mudado muito mais do que o próprio Cielo.
Albertinho comandou os melhores resultados do naipe masculino em Guadalajara. Seu grupo ganhou ainda mais confiança e acima de tudo se uniu de forma incrível. É o tipo do profissional que não tem medo de dizer as coisas e tem se mostrado uma verdadeira referência na profissão no país.
Pelo quarto ano consecutivo escolhido com grande margem de votos pelo Painel dos Especialistas, Alberto Pinto da Silva é o melhor Treinador do Brasil em 2011.

Bestswimming

(É do Cesão tb ashuahusia)


-

Troféu Best Swimming: 4x100m livre masc Pan, revezamento do ano

4x100m livre masculino, Pan-Americano, Guadalajara

Apenas um voto foi a diferença do 4 x 100 livre que venceu o Pan com novo recorde de campeonato (3:14:65) contra o time que garantiu a vaga automática para os Jogos Olímpicos de Londres.

A prova foi a mesma, o time, a competição e o tempo não. O time do Pan com César Cielo, Bruno Fratus, Nicholas Santos e Nicolas Oliveira manteve uma tradição do Brasil no Pan. Foi a nossa quarta medalha de ouro consecutiva nesta prova.
O tempo de 3:14:65 também nos colocou para a sétima posição no ranking mundial de 2011 e incrementou a ânsia de ter este revezamento em condição de disputar uma medalha nos Jogos Olímpicos em Londres.

Troféu Best Swimming 2011 para o revezamento masculino 4 x 100 livre do Pan.


Bestswimming

-


Especial Best Swimming: o revezamento olímpico

4 x 100 metros nado livre masculino

O único revezamento brasileiro classificado para Londres é o 4 x 100 livre masculino. A vaga foi garantida no primeiro dia do Mundial de Shanghai. Neste dia, nosso melhor nadador, César Cielo, foi poupado da prova, já que na mesma etapa nadava os 50 borboleta, que acabou vencendo. Cielo também não estava na sua melhor forma e o objetivo do revezamento brasileiro era conseguir chegar a final e garantir a vaga para a Olimpíada. A final não veio, mas a vaga saiu.

O Brasil ficou em nono lugar com o tempo de 3:16:28. O oitavo tempo para a final foi da Grã-Bretanha com 3:15:35. A equipe brasileiro nadou com Bruno Fratus que abriu com 49:06, Nicolas Oliveira foi o segundo com 48:20, Marcus Macedo em terceiro com 50:32 e Marcelo Chierighini fechou com 48:70.
Detalhe que nenhum treino foi feito pela comissão técnica para a saída dos nadadores, assim como a ordem também nunca foi treinada. Nicolas Oliveira na véspera do revezamento estava escalado para fechar. Para completar, Marcus Macedo, que fora convocado as pressas com o corte de Nicholas Santos, acabou perdendo o óculos na saída nadando toda a distância com o óculos cheio dágua.
Este revezamento, com a saída de Fratus e a entrada de Henrique Martins, garantiu a medalha de prata nas Universíades. Este mesmo revezamento, nos Jogos Pan Americanos, com a entrada de Cielo e a volta de Nicholas Santos garantiu o tempo de 3:14:65 marca que nos daria o sétimo lugar no Mundial de Shanghai e estabeleceu novo recorde de campeonato.
O revezamento 4 x 100 livre masculino é o que tem melhor tradição olímpica do Brasil. Desde que passou a ser disputado em 1964, o Brasil só ficou fora das duas primeiras edições (1964 e 1968). Desde então, são oito participações olímpicas consecutivas, agora em Londres será a nona.
O 4 x 100 livre do Brasil também acumula o recorde de quatro finais olímpicas, uma medalha de bronze (2000 em Sydney) e dois quarto lugares (1996 em Atlanta e 1972 em Munique).
Em Beijing, o 4 x 100 livre não chegou a final mas também foi desclassificado pela saída escapada de Nicholas Oliveira. A equipe nadou com César Cielo que abriu, Rodrigo Castro, Fernando Silva e Nicolas Oliveira.

Como está a dança das vagas para o único revezamento olímpico do Brasil: 1. César Cielo 47:84 dos Jogos Pan Americanos
2. Nicolas Oliveira 48:71 do Open
3. Bruno Fratus 48:72 do Maria Lenk
4. Marcelo Chierighini 49:22 do Open
5. Marcus Macedo 49:42 do Maria Lenk
5. Nicolas Santos 49:42 do Brasileiro Senior
7. João de Lucca 49:59 do Open
8. André Daudt 49:88 do Open

Restando apenas mais uma chance - Troféu Maria Lenk 23 a 29 de abril.
Os tempos do Sul-Americano não vão mudar as ordens das vagas e a prova não será disputada na Seletiva Olímpica.

AS PARTICIPAÇÕES OLÍMPICAS DO 4 X 100 LIVRE MASCULINO

1964 - Não classificou
1968 - Não classificou
1972 - 4o lugar
1984 - 10o lugar
1988 - 12o lugar
1992 - 6o lugar
1996 - 4o lugar
2000 - Medalha de bronze
2004 - 12o lugar
2008 - Desclassificado

Bestswimming

-


Especial Best Swimming: análise em busca das medalhas

Análise do time olímpico e as chances de medalhas

Entramos no ano olímpico com 12 classificados para Londres. Melhor que em 2008 quando tínhamos apenas quatro nadadores entre os 10 melhores do Mundo, desta vez, são nove provas e mais o revezamento 4 x 100 livre masculino.

As chances de medalhas continuam praticamente as mesmas, mas o número de finais e semifinais deve aumentar em relação a Beijing. Confira o levantamento feito pela Best Swimming e a nossa análise para Londres 2012.

Nadadores brasileiros com índices olímpicos para Londres/2012

[...]

Masculino

50m livre (índice 22s11) = Cesar Cielo 21s52 (final do Mundial de Shanghai) / Bruno Fratus 21s76 (Semifinal do Mundial de Shanghai)
100m livre (índice 48s74) = Cesar Cielo 47s84 (final do Pan de Guadalajara 2011) / Nicolas Oliveira 48s71 (Torneio Open 2011) / Bruno Fratus 48s72 (Semifinal do Maria Lenk 2011)
100m peito (índice 1m00s79) = Felipe França Silva 1m00s01 (eliminatórias do Mundial de Shanghai) / João Gomes Junior 1m00s40 (Torneio Open 2011) / Felipe Lima 1m00s46 (eliminatórias do Maria Lenk 2011) / Henrique Barbosa 1m00s70 (Brasileiro Senior 2011)
200m peito (índice 2m11s74) = Henrique Barbosa 2m09s82 (Brasileiro Sênior 2011) / Thiago Pereira 2m10s79 (final do Maria Lenk 2011)
100m borboleta (índice 52s33) = Kaio Márcio 52s11 (final do Maria Lenk 2011)
200m borboleta (índice 1m56s86) = Kaio Márcio 1m55s22 (final do Maria Lenk 2011) / Leonardo de Deus 1m55s55 (eliminatórias do Mundial de Shanghai)
200m costas (índice 1m58s48) = Thiago Pereira 1m57s19 (Jogos Pan Americanos) / Leonardo de Deus 1m58s29 (eliminatórias do Mundial de Shanghai)
200m medley (índice 2m00s17) = Thiago Pereira 1m57s35 (final do Maria Lenk 2011) / Henrique Rodrigues 1m59s02 (Tentativa Mundial)
400m medley (índice 4m16s42) = Thiago Pereira 4m12s52 (final do Maria Lenk 2011)
4x100m livre masculino Conseguiu vaga no Mundial de Shanghai. Ainda sem integrantes definidos
[...]

Na briga por medalhas

César Cielo 50 livre -21:52 - Melhor tempo do Mundo em 2011
Bruno Fratus 50 livre 21:76 - Segundo melhor tempo do Mundo em 2011
César Cielo 100 livre 47:84 - Segundo melhor tempo do Mundo em 2011
Thiago Pereira 200 medley 1:57:35 - Terceiro tempo do Mundo em 2011
Poliana Okimoto Maratonas Aquáticas
´[...]
Bestswimming

-

Especial Best Swimming: natação pós-trajes

A natação da era pós-trajes é outra. Alguns nadadores que estavam no top do ranking mundial em 2009 hoje não são os mesmos. A grande maioria permaneceu, mas existem vários que caíram muito nestes dois últimos anos.

Entrando no ano olímpico, um levantamento dos melhores tempos destes dois últimos anos mostra uma aproximação a cada temporada dos recordes mundiais batidos com a ajuda dos trajes tecnológicos.
Dos melhores tempos alcançados de 2009 para cá, das 34 provas pesquisadas (programa do Mundial) nove foram alcançados em 2010 e 25 em 2011. Destas nove marcas, quatro foram femininas e cinco masculinas.
O tempo dos 50 borboleta de César Cielo do Pan Pacífico de 2010 (23:03) é o único que o Brasil mantém como melhor da era pós-trajes. Cielo nadou para 22:98 no Paris Open deste ano porém a marca foi cancelada pela suspensão de doping.

Bestswimming

-


Especial Best Swimming: Retrospectiva 2011, janeiro

 [...]

César Cielo renova com o Flamengo. 

[...]

fevereiro

A Best Swimming anuncia a saída de Alberto Pinto da Silva do Pinheiros para a formação de um grupo de elite a ser anunciado em breve. Albertinho nega o projeto mas alguns dias após o anúncio oficial é feito. Nasce o Pro 2016 com sete atletas: César Cielo, Nicholas Santos, Tales Cerdeira, Henrique Rodrigues, Leonardo de Deus, Vinicius Waked e André Schultz. 

[...]

Abril

O Brasil ganha ouro no GP de Michigan com César Cielo nos 50 e 100 livre e mais 100 peito para Felipe França. As três marcas foram novos recordes da piscina da Universidade de Michigan. 

[...]

Junho

César Cielo termina o Open de Paris com três medalhas de ouro, 50 livre, 50 borboleta e 100 livre, em duas delas, com o melhor tempo do mundo em 2011. 

[...]

Julho

O mês começa com o caso de doping de César Cielo, Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinicius Waked. O caso foi publicado em primeira mão pelo site Globo.com em informação da Best Swimming.

CBDA anuncia apenas uma advertência aos quatro nadadores. A FINA demorou apenas alguns dias para contestar a decisão e levar o caso para o CAS/TAS. 

A Corte Suprema do Esporte se reúne as vésperas do início do Mundial, em Shanghai, para confirmar a punição estabelecida para César Cielo, Nicholas Santos e Henrique Barbosa. No caso de Vinicius Waked, atleta reincidente, é suspenso por um ano.

  • César Cielo dá a resposta na água e conquista duas medalhas de ouro no Mundial de Shanghai nos 50 livre e 50 borboleta.
  • O queniano Jason Dunford comanda o protesto contra Cielo ao sair da final dos 50 borboleta com os dois polegares para baixo. Após a vitória dos 50 borboleta, Cielo chorava na água, os chineses aplaudiam e alguns nadadores estrangeiros vaiavam e assobiavam em protesto. Cielo em entrevista coletiva disse que nem escutou.
  • Bruno Fratus terminou em quarto lugar nos 50 livre, mas na semifinal da prova fez 21:76, segundo melhor tempo do ano e marcou o sinal "21" prometido para Cielo antes da prova. Ao sair da água, beijou o treinador Arilson Soares da Silva. 
[...]
SETEMBRO
Atletas destaques no Mundial de Shanghai são estrelas no desfile da independência em Brasília recebidos com honras pela Presidente Dilma Russef.
[CESÃO TAVA LÁ!!]
[...]
DEZEMBRO

César Cielo ganha pela terceira vez o Prêmio Brasil Olímpico, é o primeiro atleta da história a conquistar o título por três vezes e é o quarto título da natação em cinco anos.

Bestswimming

-

Espero que vcs tenham gostado do q a BesTSwimming publicou, eu particularmente adoro o Site e o blog do Coach ahusahuis sempre sai coisa do Cesão por la...! TUDO SHOW!!!

BOM GENTE ACHO Q POR HOJE EH SO... SE APARECER MAIS ALGUMA COISA AMANHA EU POSTO TA?!
FABY JA VI SEU VIDEO E INCLUI NO POST DE NIVER DO CESÃO!!
BJOS PESSOAL!!!

Nenhum comentário: