quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

RETROSPECTIVA 2011: altos e baixos de Cielo em ano de Mundial e Pan

Temporada é marcada por conquistas e por caso de doping do campeão olímpico e outros três brasileiros. Lochte e Phelps são destaques na China

Lágrimas, sorrisos, conquistas, decepções, julgamentos. O que não faltou no mundo aquático em 2011 foi emoção. Em ano de Mundial e Jogos Pan-Americanos, houve chuva de medalhas. Cesar Cielo tornou-se bicampeão mundial nos 50m livre e garantiu mais um ouro nos 50m borboleta, na China, enquanto Thiago Pereira se consagrou o Mister Pan, no México. Entre os estrangeiros, mais uma vez os americanos Ryan Lotche e Michael Phelps dominaram. Mas nem só por momentos felizes a temporada foi marcada. Um resultado positivo em exame antidoping do nadador mais veloz do planeta abalou a modalidade internacionalmente.
Em junho, uma notícia surpreendeu a natação mundial, principalmente, a brasileira. Cesar Cielo foi flagrado em um exame antidoping ao lado de outros três atletas do país (Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked). Os quatro, que testaram positivo para a substância proibida furosemida, afirmaram inocência e alegaram contaminação de cápsulas de um suplemento em uma farmácia de manipulação. Após o susto, o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) manteve apenas a advertência sugerida pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.
Cielo superou a fase difícil e conquistou o bicampeonato dos 50m livre e o ouro nos 50m borboleta no Mundial de Xangai, em julho. Felipe França também subiu no lugar mais alto do pódio nos 50m peito. Os americanos Ryan Lochte e Michael Phelps mais uma vez foram os destaques da competição com cinco e quatro ouros, respectivamente. Em outubro, nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, o Brasil manteve o seu domínio nas piscinas. Thiago Pereira, que venceu seis provas, assumiu o posto de Mister Pan brasileiro.
[...]
Foram quase seis horas dentro de uma universidade em Sheshan, a cerca de uma hora - de carro - do centro de Xangai, na China, no dia 20 de julho. Lá, estava em jogo o futuro de Cielo e de outros três nadadores brasileiros - Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked - flagrados por doping. De terno e gravata, o campeão olímpico e mundial entrou e saiu do local sorrindo. Depois de quase dois dias de aflição, o alívio: o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) optou em manter apenas a advertência sugerida pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos pelo uso da substância furosemida.
[...]
A final dos 100m livre do Troféu Maria Lenk, no dia 7 de maio, seria apenas mais uma prova “normal” se Bruno Fratus não resolvesse contrariar a lógica. Ousado e destemido, o atleta do Pinheiros nem quis saber se o campeão mundial da prova Cesar Cielo estava na raia do lado e venceu a disputa. De quebra, o tempo de 48s72 ainda lhe garantiu uma vaga para o Mundial de Xangai (48s74 era o tempo necessário para a classificação).
[...]
Ninguém faz ideia do que passei. Ninguém tem noção da magnitude que foi isso aqui. Foi um desafio mais difícil que a final olímpica, mais difícil que qualquer coisa que passei na minha vida. Mais uma vez, consegui sair vitorioso. Mesmo com uma adversidade dessas, consegui passar por cima e tirar essas duas medalhas de ouro. Posso dizer que, com 24 anos, já passei por tudo que o esporte pode oferecer, já passei por todos os tipos de pressão, e isso só me dá mais confiança para continuar nadando”, disse Cesar Cielo, após encerrar sua participação no Mundial de Xangai, com duas medalhas de ouro (50m livre e 50m borboleta).
[...]

GLOBO

-

GENTE VAMOS VOTAR NO CESAO PRA ATLETA MAIS SEXYYYY ELE TA EM 10º!!

VOTE AQUI

-

BOA NOITE AMORES!!!
UM BEIJO E ATE A PROXIMA!!! SAUDADES!!

Nenhum comentário: