sábado, 13 de março de 2010

CIELO®

Que O CARA tinha virado uma marca, não é novidade. Suas conquistas o transformaram em símbolo.
Cesão hoje é significado e significante [oi, Linguística XIX!] dos atletas olímpicos brasileiros e do que eles representam.

Hoje saíram algumas coisas sobre o grande "negócio" de marketing que se tornou a contratação do Cielo pelo Corinthians:


União com Corinthians pode fazer marca Cielo superar nível de Guga ou Giba
Allan Farina, Bruno Doro e Gustavo Franceschini - São Paulo


Nas últimas duas décadas, Gustavo Kuerten virou símbolo de esportista bem sucedido. Seu sucesso foi tão grande que a marca Guga ultrapassou os limites do tênis. Hoje, mesmo depois de sua aposentadoria, ele segue como a cara mais conhecida do esporte no Brasil. Segundo especialistas, a união de Cesar Cielo com o Corinthians pode fazer com que o nadador supere esse nível.

"Hoje, você diz Cielo como diz Guga ou Giba. Lembrando só do esporte. Com o Corinthians, ele ganha uma exposição maior e para uma massa maior. O Cielo já é famoso, mas será conhecido por bem mais gente. Se essa associação for bem utilizada, vai trazer benefícios a ele como personalidade", afirma Maurício Fragata, especialista em marketing esportivo.

"Ele [Cielo] tem resultados tão expressivos quanto os dois, mas Guga e Giba estão há mais tempo no esporte. O vôlei, por exemplo, aparece mais tempo na televisão, enquanto a natação tem apenas poucos segundos. Ele demonstrou potencial para chegar lá, mas ainda não está no mesmo nível", ponderou Rafael Plastina, diretor da Informídia Pesquisas Esportivas, empresa que fez uma pesquisa que indica o tenista e o jogador de vôlei como figuras mais conhecidas do que o nadador.

Além dos benefícios do atleta, o clube também deve lucrar com a associação. O Corinthians vai usar a imagem de Cesar Cielo para montar sua equipe de natação. O objetivo conseguir patrocínios justamente porque conta com o campeão olímpico e, com essa verba, pagar Cielo, a campeã do circuito de maratonas aquáticas Poliana Okimoto, e outros nadadores.

"O Cielo já tem seu nome na história do esporte, já mostrou a que veio. Para um atleta do nível dele, é muito bom se envolver com um clube do porte do Corinthians. Ao mesmo tempo, é um nome interessante para o centenário do Corinthians. Não há alguém superior, o ganho é igual para ambas as partes", completa Fragata.

Apesar dos aspectos positivos para os dois lados, o acordo, que os corintianos dão como certo, ainda não foi oficializado. Detalhes sobre o uso da marca ainda impedem a assinatura. "Temos uma reunião no início da próxima semana", limita-se a dizer o diretor de esportes aquáticos do Corinthians, Fernando Alba.

Procurada pelo UOL Esporte, a principal patrocinadora de Cielo, a bebida energética TNT, aprovou o acordo. "Nossa primeira avaliação é positiva por dois motivos. Primeiro pelo atleta, pela representatividade que ele passará a ter. Isso dá sustentabilidade para ele superar outros desafios. Como patrocinador, também aprovamos porque temos um retorno de visibilidade maior, ainda mais dentro do centenário do Corinthians, que tem trabalhado bem a sua marca", analisou Douglas Costa, gerente de marketing da Cervejaria Petrópolis, dona da marca TNT.

Ele admite, porém, que o acordo precisa ser bem costurado, principalmente no quesito exposição da marca dos patrocinadores. Hoje, a TNT aparece sempre no ombro do atleta. "É óbvio que eles [possíveis novos patrocínios trazidos pelo Corinthians] não podem ser conflitantes, e a princípio não tem uma poluição. Cabe ao atleta e ao seu empresário fazerem a avaliação. Com outras marcas de peso, a TNT se fortalece. Mas tem de ter o cuidado para não virar um outdoor, até pela imagem do próprio atleta", concluiu.

FONTE: UOL Esporte


12/03/2010
A escolha de Cesar

Acabo de ler no UOL Esporte matéria sobre o quanto Cielo e Corinthians podem se beneficiar do acordo que está próximo de sair. Não, a questão aqui não é grana, mas potencial de crescimento das marcas, especialmente a do nadador recordista mundial dos 50 e 100m livre ao se juntar ao clube mais popular de São Paulo e segundo mais popular do país.

Alguns pontos tem de ser considerados.

O Corinthians não tem tradição na natação. Isso pode fazer com que Cielo sofra pela falta de interesse do clube em investir na modalidade. Só que, ao ter o melhor do mundo nadando em suas piscinas, mesmo que esporadicamente, o Corinthians provavelmente vai querer investir e revelar novos talentos.

Carregando a "bandeira" corintiana, por sua vez, Cielo deve ganhar muita popularidade. Mais do que já tem, o que lhe abre o caminho para novos patrocínios e, especialmente, para ser garoto-propaganda de marcas, um dos maiores "ganha-pão" de atletas de esportes individuais.

O maior entrave, porém, está na rentabilidade do negócio. Para Cielo, não há dúvidas, o acordo envolve dinheiro. Mais do que ele ganhava do Pinheiros, onde foi praticamente uma "prata da casa" e não teve o devido reconhecimento financeiro pós-conquistas. Para agravar a situação com o antigo clube, Cielo viu chegar, pouco após o ouro olímpico, dois grandes projetos milionários no Pinheiros, com a Sky, para o vôlei e o basquete. Faltou tato à diretoria pinheirense com o seu grande campeão.

Só que, para o Corinthians, é questionável até que ponto pode render esse acordo com Cielo além de uma exposição "poliesportiva" para o clube. Sem tradição no esporte, o Timão já deixou para trás projetos que não foram rentáveis e que demandavam investimentos. Foi assim, por exemplo, com seu time de futebol feminino, criado em 2008 e que, no ano passado, foi sufocado pelo Santos de Marta, a ponto de deixar Cristiane ir para o rival e fechar as portas.

Para que tenha lucro financeiro com Cielo, o Corinthians precisa de um projeto de longo prazo. Sem revelar atletas, o clube usa a grana que sobra do futebol para bancar esportistas com grandes chances de ouro olímpico (Poliana Okimoto, da maratona aquática, é outra que migrou do Pinheiros para o Corinthians). Se, em 2012, os resultados aparecerem, o Timão colhe os louros de uma fama "importada", a exemplo de países que contratam atletas de outras nacionalidades para lhes defender em Jogos Olímpicos.

A expectativa, porém, é de que não aconteça com o Corinthians o que houve com o Vasco em 2000, quando o grande "campeão" das Olimpíadas foi o grande vilão da maioria das modalidades ao fechar as torneiras e abandonar os atletas pós-conquista. O mercado já amadureceu o suficiente para que isso não aconteça. Mas é sempre um alerta quando um clube tradicionalmente do futebol decide expandir os seus tentáculos para outras modalidades...

FONTE: Blog do Erich Beting

--> Vou abster-me de comentar sobre isso. Quando tudo estiver certo, quem sabe eu fale mais alguma coisa.
É fato que um acordo entre Cesão e Corinthians será um excelente marketing pra ambos, isso não preocupa, mas o resto, sim.


E essa agora?! Fred Bousquet superou a marca dos 50m livre que o Cesão fez em Austin...

12/03
Fred Bousquet melhor tempo do ano: 21:95

O francês Frederick Bousquet ganhou a primeira posição do ranking mundial de 2010 na prova dos 50 livre ao vencer o Meeting de Nancy com a marca de 21:95 O tempo acabou tirando de César Cielo, e seus 22:13 do Grand Prix de Austin na semana passada a condição de líder do ano.

Bousquet nunca havia nadado abaixo de 22 segundos antes de 2008. Sua melhor marca até 2007 era 22:31. Estes 21:95 foi um "cala boca" para muita gente que credenciava todos os seus resultados aos benefícios dos trajes tecnológicos.

O francês volta a competir no domingo em duas provas: 50 borboleta e 100 livre.

FONTE: Blog do Coach

--> Claro que o Coach tem toda razão com relação ao "cala boca", Bousquet é um grande nadador e merece o reconhecimento.
Mas tenho CERTEZA que mais do que nunca Cesão está com MUITOS planos pro Maria Lenk e pro Pan-Pacific. #gocesao


Amanhã (caso não saia nada mais "relevante") eu vou postar a Revista Cláudia.

Beijocas Celestes

2 comentários:

Dudu Udud disse...

No GP de Ohio no início de abril o CESÃO já derruba essa marca do francês.... e na hora H ele sempre ATROPELA quem esta pela frente hehehe.

Unknown disse...

Também acho, Dudu!

:)