sábado, 23 de janeiro de 2010

AINDA DO CORINTHIANS

Ontem no Diário de SP foi publicada por Marcelo Laguna, um texto sobre o "namoro" entre o Corinthians e o Cielo. Vou colocar o texto que ele publicou logo depois em seu blog e dois comentários:


Um namoro tentador e perigoso

Coluna Diário Esportivo, publicada na edição de 22 de janeiro do Diário de S. Paulo

Esporte olímpico no Brasil, com raríssimas exceções, é sinônimo de amadorismo. [o que é MUITO triste. Principalmente por apaixonados, como eu e muita gente que acessa esse blog] Comparado ao universo do futebol, acostumado às cifras milionárias, chega a ser covardia a diferença. Por isso, não surpreende que o nadador Cesar Cielo tenha ficado tentado com a proposta para trocar o Pinheiros, clube que defende desde 2003, pelo Corinthians. No embalo do centenário, o Timão enxergou no campeão mundial e olímpico dos 50m um ótimo instrumento de divulgação do clube e ofereceu um salário de R$ 60 mil, simplesmente o dobro do que ele recebe no Pinheiros. [mas nem 10% do que recebem RF e RC] E Cielo ainda estaria recebendo convites de clubes grandes do Rio.

O namoro dos times de futebol com estrelas de outros esportes não é uma novidade, é bom que se diga. Assim como o resultado deste relacionamento não costuma ter um final feliz. [Esse é o meu medo! Os prognósticos não são nada bons!] Há pouco mais de dez anos, o Vasco da Gama montou uma verdadeira constelação de estrelas, nas mais variadas modalidades.

Envergavam a camisa cruzmaltina à época astros como Gustavo Borges (natação), Robert Scheidt (iatismo), Fernanda Venturini (vôlei), Janeth (basquete), Adriana Behar e Shelda (vôlei de praia). O sonho megalomaníaco do então presidente Eurico Miranda era que o Vasco conquistasse mais medalhas do que muitos países. Só que tão logo as Olimpíadas de Sydney-00 terminaram, o clube teve problemas com seu patrocinador (Bank of America) e os investimentos nos esportes olímpicos foram retirados, deixando os atletas com uma mão na frente e outra atrás. É bom Cielo ficar de olho aberto.

COMENTÁRIOS:
Matheus Adami disse...

Mestre Laguna, mas o que, além do dinheiro, garantiria a Cielo que o Corinthians iria lidar com a natação de forma profissional?
Não seria mais prudente ele tentar um reajuste do próprio Pinheiros? Me parece, pelo menos, que o Pinheiros prioriza esportes amadores...
Grande abraço,
Matheus

Marcelo Laguna disse...
Mas é justamente este o ponto que eu defendo, Matheus: os clubes de futebol só se importam com os esportes olímpicos quando lhes é conveniente. De forma geral, não estão nem aí!
Abração

FONTE: Blog do Laguna


--> Essa postagem (e os dois comentários) reflete bem o que eu penso sobre o assunto que gerou uma boa polêmica por aqui e no Coach também.


E agora uma matéria de agora de manhã do UOL sobre a formalização do convite. E FINALMENTE vai rolar uma reunião. Depois disso a gente vai saber se rola ou não.


Corinthians formaliza proposta para contratar Cesar Cielo
Martín Fernandez (Folhapress) - São Paulo

O Corinthians formalizou nesta sexta-feira uma proposta para contratar o nadador Cesar Cielo. A oferta feita ao campeão olímpico dos 50 m livre segue os mesmos moldes do contrato firmado entre o clube e Ronaldo, em dezembro de 2008.

"Queremos que ele seja para a natação o que o Fenômeno é para o futebol" [Chega a ser tosco comentar isso... Cesão JÁ É MUITO MAIS do que o Fofômeno... me desculpem, corintianos e apaixonados por futebol, mas a comparação é descabida], resumiu o diretor de esportes aquáticos do Corinthians, Fernando Alba. A intenção do clube é usar a imagem de Cielo - recordista mundial dos 50 m e dos 100 m livre - num projeto de popularização da natação. O clube abriria suas piscinas para crianças e adolescentes sem condições de serem sócios.

"Eu diria que a chance de contarmos com ele é de 50%" [como sempre... 50% de chance de contratar, 50% de não contratar. Duas opções, 50% de chance pra cada uma], declarou Alba. "Não interessa a nós e nem a ele um acordo de curto prazo. Se depender de nós, ele termina a carreira aqui, como o Ronaldo" [acho mais fácil ele ir quando estiver se aposentando, como brincou um amigo meu no Twitter... combina mais com o clube dos sub-40]. O departamento de marketing do clube diz já ter ‘contatos adiantados’ com potenciais patrocinadores para a empreitada. A ideia inicial era oferecer R$ 60 mil mensais ao atleta.

Mas essa cifra pode ser ultrapassada, dependendo do que for arrecadado. O acordo será semelhante ao de Ronaldo, que fica com 80% do ganho com a publicidade de mangas e calção do uniforme do futebol. Cielo divide seu tempo entre o Brasil e os Estados Unidos. Desde 2003, treina no Pinheiros, com quem ainda não renovou contrato para 2010.

"Isso continuaria igual, ele treinaria normalmente pela Universidade de Auburn e só nadaria pelo Corinthians as competições que hoje disputa pelo Pinheiros" [se parar de treinar em Auburn fosse parte do contrato, certeza que não haveria nem conversa...], disse Alba.

Flavia Cielo, mãe e manager do atleta, afirmou não ter pressa para tomar a decisão de mudar de clube. Quarta-feira haverá outra reunião entre a cúpula do Corinthians e a família do nadador. O Pinheiros não quis se manifestar sobre a negociação de Cielo com o Corinthians. [Pra mim é o maior problema disso tudo: o Pinheiros não se pronunciar.]

FONTE: UOL Esporte

--> Pra essa matéria, eu AMEI o comentário suscinto da queridíssima Mayra Siqueira no TT: "Ah, vá". Disse tudo, né?! hahahahahaha


Vamos ver como fica isso, né?!


Eu tava sentindo que vinha novidade desse caso. Se aparecer algo, eu venho colocar aqui.
Mais tarde, ou amanhã, eu venho colocar um trechinho do "Manual do Pequeno Atleta" que a Folha publicou.

Por enquanto é só!

Beijocas Celestes

Um comentário:

Amanda Paula disse...

pois é, esse não pronunciamento do ECP ...