sábado, 26 de setembro de 2009

TODO MUNDO ESPERA ALGUMA COISA DE UM SÁBADO À NOITE...

No meu caso, eu não esperava nada demais... só ir terminando meus trabalhos da faculdade, conversar com alguns amigos e ir dormir... [Ah... desculpa... estou falando da minha vida! ¬¬] - IRÔNICA MODE SUPER ON!!

Sem nada pra postar (na verdade até tem, mas só sobre o namoro então prefiro deixar pra lá), resolvi, pra não deixar isso aqui tão parado, postar umas coisas que achei há um tempo e que são super interessantes, mas no meio da overdose, ficaria difícil destacar!

Duas postagens em blogs, uma sobre Marketing Esportivo (o tema do meu artigo pra Jornalismo Esportivo! ADORO! Principalmente com a ajuda da amada Flávia! *-*), outra é uma catapulta de questões sobre a gestão esportiva no país.

Dai a César o que é de César

Fazia tempo que não se via algo dessa natureza no esporte individual brasileiro. Me corrijam se estiver errado, porém do meu ponto de vista o grande ídolo foi e sempre será Ayrton Senna. Em seguida, veio Gustavo Kuerten, agora é César Cielo. Os esportes são diferentes. Mesmo com o Brasil tendo uma certa tradição, nunca ninguém faz nada comparado a Cielo. Em pouco tempo de carreira, o atleta já carrega na bagagem um ouro e um bronze olímpico, duas medalhas do mundial de Roma e de quebra um Recorde Mundial. Sem contar que ele é o melhor nas provas mais nobres deste esporte. Naquelas em que todos param para assistir.

Dentro da natação podemos dizer que ele é a terceira onda das últimas décadas. Primeiro Ricardo Prado, depois Gustavo Borges e Fernando Scherer e agora César Cielo. E que onda, hein? A maior de todas e está apenas no começo. E qual o impacto de tudo isso para o esporte e o marketing esportivo?

Antes que alguém me procure para saber isso, já vou antecipar aqui. Não dá para se prever o grau desse impacto neste momento. Isso só saberemos daqui a alguns anos. Vamos ao ponto crucial desta trajetória. Ídolos e a sua influência no esporte.

Quando Ricardo Prado começou a ganhar destaque por suas conquistas, naturalmente despertou o interesse de muitas pessoas para o esporte, tanto para acompanhá-lo como também para praticá-lo. O grande diferencial da natação para o tênis foi que houve uma continuidade na geração de ídolos. Sendo que a segunda onda veio em dose dupla com Fernando e Gustavo.

Agora com as façanhas de Cielo, vai ser muito natural que a natação se consolide como um grande esporte no país. César despertou o desejo de muitos para praticarem o esporte. Se suas conquistas continuarem, muitos outros atletas vão surgir e será muito mais fácil achar um novo ídolo no meio de 100 milhões de praticantes que no meio de 1 milhão. Dessa forma, haverá uma seqüência de ídolos no esporte e talvez a natação brasileira possa vir a ser uma grande potência mundial daqui a muitos anos.

Um ponto importante que deve ser ressaltado é que para a prática deste esporte é necessário uma estrutura especifica. Até a segunda onda era comum que os atletas viessem dos clubes sociais, porém com a falência de boa parte dos clubes acabou que o atleta hoje começa a ser formado em academias e escolas de natação que surgem como uma nova saída para o esporte. Nesse meio do caminho, devemos ter perdas de muitos talentos. Talvez devesse se pensar em construir piscinas nas escolas ou que aumentasse os projetos sociais para dar acesso aos muitos interessados na prática da natação. Enfim, alguém só conseguirá ser um novo Cielo se tiver acesso ao esporte. Se o Senna, nunca tivesse tido pilotado a um kart não saberia que seria um bom piloto. Agora pergunto, quem andou de kart em sua infância? [o projeto de das piscinas em SBO tem TUDO a ver com isso! Olha a visão de futuro dessa família...]

Do ponto de vista do marketing esportivo, é natural que surjam investidores para o esporte, pois a visibilidade aumentou muito. Para o atleta mesmo, nem precisa dizer que a procura será grande. Apesar da natação não ser o melhor esporte para quem busca visibilidade, ela possui atributos que podem vir a ser muito importante para algumas marcas. Como saúde, energia, rendimento, etc.

E em relação ao César é um atleta extremamente obstinado, muito dedicado, educado, politicamente correto, entre outras fatores e além de tudo vencedor. Quem não gostaria de atrelar sua marca a um atleta deste nível? A procura de patrocinadores por César deve estar sendo muito grande e aumentará de acordo com seus recordes e medalhas. Vamos nos acostumar a vê-lo como garoto-propaganda. Portanto, a natação surge pela terceira vez com novos ídolos, está tendo uma reciclagem no esporte. Precisa-se pensar em como tirar proveito disso e na formação de novos talentos. Quanto ao Cielo, merece ter todo retorno de sua dedicação e de seus resultados. Por isso digo “Dai a César o que é de César”.


FONTE: Blog IBME (Instituto Brasileiro de Marketing Esportivo)


Cesar Cielo é o Melhor do Mundo
Vamos aproveitar essa medalha para discustir a fundo o Esporte Nacional
E não deixar que a Cartolagem tape o sol com a peneira

A consagradora vitória do César Cielo mostra, mais uma vez, que o esporte brasileiro vive de heróis, de talentos naturais que são cuidadosamente lapidados e que, por esforço brutal, consegue chegar ao patamar mais alto do pódium. Será que se o gigante César Cielo tivesse nascido na França, ou nos EUA, o caminho dele para a glória teria sido menos difícil? Sim, acho que teria.

Lá o Atleta de alto rendimento tem efetivo apoio dos órgãos dirigentes do desporto. O esporte brasileiro, a cada dia, dá demonstrações de que suas conquistas não são fruto de um trabalho planificado, de longo prazo, da famosa política esportiva. Cielo lutou muito para chegar aonde está.

Um dos melhores depoimentos do programa Brasil Olímpico, da ESPN Brasil, foi dos pais do nadador brasileiro, que deixaram muito claro que se não fosse o sustento financeiro deles próprios, esse talento teria ficado pelo meio do caminho. Emocionante a declaração da mãe de Cesar Cielo, ao afirmar que as medalhas olímpicas eram dele e que vieram sem apoios oficiais. Melhor ainda foi quando a corajosa mãe intimou a cartolagem a nunca mais trancar o filho em uma sala e fazer sobre ele irresistível pressão para não falar a vedade, ou o que de fato sentia.

Essas medalhas obtidas até agora em Roma, embora poucas em comparação com o potencial que o Brasil poderia desenvolver, são de enorme valia. E servem para comprovar que, cada vez mais, o Brasil precisa de mudanças na direção do esporte, de forma a arejar as arestas. Que não digam os dirigentes que a medalha de Cesar Cielo é produto de suas administrações competentes. Não é. Deixem o Cielo falar. Deixem os pais dele falarem novamente.

Vale sempre questionar quanto dinheiro da Lei Piva foi investido na formação do Atleta, vis-a-vis a dinheirama que jorra pelos ralos da candidatura olímpica brasileira. Será que se o Comitê Olímpico Brasileiro parasse de jogar dinheiro em investimentos sem retorno e passasse a preocupar-se mais com a formação dos Atletas, não teríamos muito mais Cielos? Claro que sim. Será que não cabe ao clube formador receber parcela da Lei Piva? Sim, desde que a eles, também, sejam impostas regras rígidas de controle uma vez que estarão lidando com dinheiro do povo e estabeleçam quotas mínimas para Atletas militantes. O que não é mais possível é uma entidade, o Comitê Olímpico Brasileiro, receber milhões de Reais de dinheiro público e gastá-lo como bem entender. Inclusive com candidaturas olímpicas. Não vamos usar as medalhas de Roma para tapar o sol com a peneira e jogar a sujeira para baixo do tapete. Vamos aproveitar o momento para discutir, a fundo, os rumos do esporte brasileiro.


FONTE: Alberto Murray Olímpico

--> Sem comentários! Ambos artigos balizadíssimos!


Beijocas Celestes!!

Algumas fotos de cortesia da Arena que encontrei no Facebook (no dia em que os ouros de Roma completarem 2 meses, eu posto mais, tá?! Junto com vídeos e um textinho... hehe)

15 comentários:

Unknown disse...

Adorei o post paty!
Mas põe umas noticinhas 'a la tv fama' sobre o namoro também, é legal uma fofoquinha saudável =D

Acho lindo quando o Cesão aponta pro céu *.*

;***

Unknown disse...

Eu já coloquei coisa d+, vou dar um tempo...

Se sair algo novo eu posto (tipo uma outra balada ou evento deles juntos)

Mas tudo q eu tenho é sobre aquele dia em q td veio à tona...

Emanuella disse...

Ahnn Paty, coloca mesmo umas fofoquinhas sobre eles dois, é sempre bom...
E com esses licenciamentos aí, deve aparecer alguma coisa, né?

Papi disse...

Oiiiii, povo!

Por falar em facebook e redes sociais semelhantes, rezaram pra mim a lenda de que o delícia cremosa do Fred Bousquet tinha um perfil ali.

Dei uma fuçadinha e encontrei. Olha é matador sim. Tem fotos de bastidores que se não foi ele quem colocou, é algum stalker mto bem munido de fotos pessoais.

Contudo, parece que o perfil anda abandonado... No status consta um Solteiro, na parte filhos a resposta é "algum dia..." (parece que esse dia chegou néam, Fredusco?)


E a profissão: Nageur/ modèle, que em bom francês significa: nadador/ modelo.

Modelo, sei... Modelo de nú artistíco, né?

Ou aquelas fotos na webcam foram pra acompanhar as da namô Laure "Ops, I did it again" Manaudou???

Bom não sei... O que sei é que no fim das contas tem essa fotinho ao lado do Bernard (esse não sei não, minha gente... Tava muito feliz e saltintante abrindo o maiô do Cielo nas Olímpiadas... sei não):


http://viewmorepics.myspace.com/index.cfm?fuseaction=viewImage&friendID=414525738&albumID=304144&imageID=1143995#a=304144&i=1167264

Essa swin cap rosa fosforescente fez a madonna chorar lágrimas de sangue de tanta inveja.

Vejam vocês mesmas...

É isso, gente!


beijinho, beijinho e tchau, tchau

Tatiana disse...

Ué?!
Vai escolher agora o q as fãs devem ler?!
Paty, Paty...
Menos...
E não provoca as meninas, não põe lenha. Depois vai reclamar!

Papi disse...

Mas, olha quero deixar bem claro aqui hein: não tô fazendo pouco do francês, não!

Fred, se a Manaudou te largar por um italiano sem-vergonha, passa aqui em casa, tá?

Pede pro Cielo te dar meu telefone!


hahahahahaha :D Just kidding

beijos

Tiana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiana disse...

As fotos de "nú artístico" do fred me dão um misto de arritmia cardíaca e vergonha alheia...Entretanto,contudo, todavia: Fred sweetie, feel free to call me a-n-y-t-i-m-e.
Papi entra na fila amor! hahahaha
=) Brincadeirinhas pra ver se damos um pouco de leveza ao clima tenso que ronda o blog ultimamente!
P.S achei que o facebook dele vale super a pena conferir...tem umas fotos ótimas dele com o césar.

Tiana disse...

Agora falando sério: ótimos artigos: "E em relação ao César é um atleta extremamente obstinado, muito dedicado, educado, politicamente correto, entre outras fatores e além de tudo vencedor." A reunião dessas qualidades é o grande diferencial do César, na minha humilde opinião. Obstinados e dedicados devem existir muitos...educados e politicamente corretos...outros tantos, vencedores...mais alguns. Mas todas essas caracteríticas juntas...aí fica difícil. "Quem não gostaria de atrelar sua marca a um atleta deste nível?" É o que a gente pensa logo de cara, e eu espero do fundo do meu coração que a demora pra anunciar os novos patrocinadores, (ou os parceiros como ele gosta de chamar) seja apenas fruto da imensa procura e da qualidade das propostas que ele anda recebendo. Mas confesso que fico preocupada que não seja esse o caso. E aí a gente pensa...se falta apoio pra um cara como o César que esperança podem ter os outros atletas da natação e de outros esportes menos "visados"?

Papi disse...

HAHAHAHAHA Tiana, tá bom vai.... eu vidivo esse croissant com você, amiga... Mas é dividir hein? Fifth-fifth.

Não é uma coisa o nu artistíco? E ele não tem um PINGO DE VERGONHA nessa cara francesa. Sequer soube de ter se declarado à respeito. ADORO!

ADORO francês safado :D

Olha ái já melhoramos o clima hein?

beijos

Tiana disse...

Não. Para tudo. Quando eu falei do nú artístico dele, tava falando de umas fotos em preto e branco que circulam por aí, algum ensaio que ele fez, sei lá. Foi qd uma palavrinha no seu comentário chamou minha atenção: "web cam". Aí foi só jogar no google e quase cair da cadeira. Tava no consultório então nem deixei a pag abrir direito, fechei correndo e tive um ataque de riso (sou dessas pessoas inconvenientes que qdo ficam nervosas tem ataques de riso) pq deu pra perceber que o negócio é HARD CORE!!!! OMFG!!! Nem sei se vou ter coragem de abrir de novo (who am i kidding...) mas vamos combinar que o fred é louco de pedra!!!!! E eu achando que ele tinha carinha de "rebelde"....tadinha de mim. O cara é ma-fi-o-so!!! :) Bom vamos parar por aqui antes que sobre pra gente! :)

Papi disse...

Pois é Tiana... O Fredusco é "fogo na rôpa"! Mas eu gosto, sabia? Fez mesmo, tá nem ai, acho que se bobear tá até orgulhoso. quáquáquáquá!

Ele é safado no último grau, mafioso! Nossa, passo mal! Mas que bomq ue eu te proporcionei horas de relax no escritório... rs. Mas please agora só abre em casa!

hahahahaha

Olha só, eu acho tão mais gostoso essa troca de experiências do que essa briga ai no blóg. Tá foda, velho!


beijos

Tiana disse...

Foi muito chato mesmo todo esse barraco aqui nos últimos dias...coitada da Paty, acho ela tão boazinha...se dedica pra caramba e o povo implica com tudo! Agora parece que tá tudo mais calmo...Eu sou da paz :) Tb prefiro nossa disputa saudável pelo "coração" do Fred a toda essa confusão. Mas vem cá, vc que tá por dentro...essas fotos da web cam vazaram na net e aí? Ele simplesmente fingiu que não viu?? No apologies nem nada? A-do-rooooo a falta de vergonha na cara!!! P.S tô contando que só nós duas tamos lendo isso aqui...se não daqui a pouco vai sobrar pra gente, é sério! ;)

Papi disse...

Ah, o post é antigo... acho que só nos duas estamos voltando nele hahahaha Espero. Pq logo mais vão nos expulsar daqui rs


Então, eu procurei muito por um pedido de retratação (tipo o do Phelps qdo pegaram ele com a marijuana, lembra?), mas nada...


Ele não se pronunciou pelo visto. E ninguém sabe ao certo de que data são as fotos.

Eu analisei com cuidado (PUXA, QUE SACRIFÍCIO.... kkkk) e achei grandes semelhaças.

Primeiro que a tatoo do ombro dele, sabe aquela de caracol? Essa tatoo foi feita para cobrir uma antiga e dá para você ver vestígios da antiga por baixo. Tanto da foto na webcam, qto numa foto oficial dele. Todas as tatoos batem. O queixo dele que aparece uma das fotos da webcam é IDÊNTICO. Ele tem o queixo quadrado e rosto fino e sério, é igual.


A posição das mãos, os dedos... tudo muito igual. Mas o que achei de mais ubstancial é o crucifixo que ele usa nas fotos da webcam. Encontrei fotos de coletiva de imprensa em que ele usa a mesmíssima cruz.


Quem se daria o trabalho de tantos detalhes?


Pra mim ele não se pronunciou pra não gerar mais polêmica em torno disso.


Mas é uma COISA esse francês! Gente, juro... se eu pego esse cara derrapando na curva não sobra pedra sobre pedra.


Vou fazer um "créme brullé" desse francês, ele vai ver só o que é bom pra tosse! rs


Qto a briga no blog, acho meio que dispensável, né? Poderiam ai chegar num acordo, pô! Tão mais fácil... e parar com as provocações, os xingos. É estressante, né? Fala sério


beijos