sexta-feira, 24 de julho de 2009

HELENI RULES!!!!!!!! \o/

Pra quem não sabe, Heleni Felippe é a assessora do Cesão, gente boa e uma excelente jornalista! Olha o que ela e a Juliana puseram hoje no site oficial dele.

Com a palavra Cesar Cielo
postado por Juliana

O campeão olímpico fala sobre os recordes da natação, a tecnologia dos maiôs, morar nos Estados Unidos e os seus objetivos para o Mundial de Roma

O desafio mais importante da temporada espera por Cesar Cielo. O paulista de Santa Bárbara D’Oeste, de 22 anos e 1,96 m, nada as duas provas mais rápidas do estilo livre, os 50 e 100 metros, no Mundial de Roma, na semana que vem. As provas de natação da 13ª edição do Mundial de Desportos Aquáticos da Fina começam neste domingo, dia 26, no Stadio Del Nuoto, no Foro Italico, com capacidade para 13 mil pessoas.

Cielo só nadará suas provas individuais a partir de quarta-feira (29/7). Mas participará do revezamento 4x100 m livre, com a seleção brasileira, já neste domingo - com eliminatórias a partir das 4 horas (horário de Brasília) e final à tarde. O revezamento 4x100 m livre terá Cesar Cielo, Nicolas Oliveira, Nicholas dos Santos e Guilherme Roth.

As eliminatórias dos 100 m livre, na quarta-feira, a partir das 4 horas (horário de Brasília), abrem as disputas individuais de Cielo. As semifinais serão no mesmo dia, a partir das 13 horas, e a final na quinta-feira (30/7), também à tarde. Cielo tem a medalha de bronze olímpica na distância, conquistada em Pequim/2008 e o objetivo de ir novamente ao pódio dessa distância no Mundial. Seu melhor tempo nos 100 m, o recorde sul-americano, é de 47s60, obtido na Olimpíada de Pequim/2008.

A disputa dos 50 m livre, prova em que Cesar Cielo é campeão olímpico, começa na sexta-feira (31/7). As eliminatórias serão às 4 horas e as semifinais a partir das 13 horas. O homem mais rápido das piscinas será conhecido no sábado (1/08), na segunda prova do programa que novamente terá início às 13 horas. Cielo fixou o objetivo de vencer a prova e ser muito rápido. Seu melhor tempo nos 50 m livre é 21s14, também o recorde sul-americano, feito no último dia 9, nas seletivas americanas.

Cesar Cielo ainda deverá ser escalado pelo técnico Alberto Silva, o Albertinho, para integrar a equipe que vai nadar o revezamento 4x100 m medley, no último dia de competições (2/08).
Antes de seguir para Roma, Cesar Cielo falou sobre alguns dos principais assuntos que envolvem a temporada de 2009 e a natação mundial.

Os recordes
Hoje tenho como incentivo ver o pessoal nadando abaixo das melhores marcas do mundo. No ano passado, eu ficava muito bravo quando via os tempos caírem. O que me motiva a treinar é provar que posso nadar bem.

Acho que levo mais tranquilamente agora do que antes da Olimpíada de Pequim. Pelo menos não tem mais essa coisa de sair do treino e me trancar no quarto. Treinar com adversários fortes (o francês Frederick Bousquet, recordista mundial dos 50 m livre, por exemplo, também treinou em Auburn) ajudou a me motivar, mesmo nos treinos.

O recorde de Fred Bousquet nos 50 m livre (20s94)
A primeira reação que eu tive foi pensar: ‘Foi o maiô’. Mas o cara treina do meu lado. É um querendo ganhar do outro o tempo inteiro.

Tecnologia dos maiôs
Sou a favor de um cenário de igualdade para todos, independente de tecnologia. Se as regras estiverem claras para todo mundo e se todo mundo tiver o mesmo equipamento não vejo problema.

É incrível que o recorde do Popov (Alexander, russo que dominou as provas de velocidade) nos 50 m livre, marca que durou oito anos, sumiu do mapa em um ano e meio. Mas é uma questão de adaptação. Acho que não tem como brecar a tecnologia. É outra natação. O esporte mudou completamente. Depois dos maiôs as coisas mudaram. Não há como voltar atrás, é irreversível.

O maiô chamou a atenção do mundo para a natação. Aumentou a discussão sobre os maiôs e as marcas feitas com eles.

Os maiôs exigiram, inclusive, uma adaptação do próprio nadador que pode levar até mais de meia hora para conseguir vestir uma dessas peças de borracha.

Fator psicológico
Acho que os maiôs mexeram com a cabeça de todo mundo. É o efeito placebo do maiô. O cara veste e acha que pode ser mais rápido! Não se pode nadar mais rápido sem treino, mas o fator psicológico conta sim.

Desenvolvimento do maiô com a Arena
Acho que fui o cara mais chato do mundo com eles para fazer o maiô. Mudei muitas vezes. Falava uma coisa e eles mudavam (está usando o R Evolution + e o X-Glide).

Opção pelos EUA
Cada um tem a sua escolha. O Kaio Márcio optou por ficar na Paraíba e conseguiu nadar bem, o Thiago Pereira por treinar em Minas Gerais e tem resultados. Eu me dei bem lá em Auburn. É cruel também. Não gosto de ficar longe da minha família, dos amigos, do meu País, mas foi a minha melhor opção.

Sobre o Mundial
Vou brigar por medalha. Também quero baixar as minhas marcas. Acho que as disputas devem mesmo ficar entre os nadadores que estão no topo do ranking. A idéia é nadar bem minhas duas provas (50 m e 100 m livre). Treinei muito para as duas provas a temporada toda, mas tem uma preferência minha pelos 50 m livre. Já disse: quero bater na borda, olhar para o tempo e me sentir satisfeito.

Nadar rápido
Nadar o mais rápido que eu puder no Mundial de Roma é meu objetivo. Minha preocupação é sempre com o tempo, com o que eu posso fazer. E que o meu melhor seja suficiente para eu ir para o pódio. Também nadei a Olimpíada pensando em tempo. Fiz o melhor que podia.

Medalhas no cofre
Toda vez que eu vejo a prova (50 m livre, da Olimpíada), quero saber sobre a minha medalha, como ela está lá no cofre. O pessoal do banco até já sabe, está acostumado. Minha mãe liga e pergunta se está tudo bem.

Respeito nos EUA
Acho que depois da medalha do ouro olímpica sim. Quando eu voltei para Auburn me pediram para falar para o grupo de nadadores. Sempre que alguém fala ficam aquelas gracinhas no fundo da sala. Eu fui falar e ficou aquele silêncio... Até estranhei. Parece que o que eu falo agora tem mais valor.

Maria Lenk foi um marco
O Troféu Maria Lenk de 2009 foi mesmo um marco para a natação brasileira porque pela primeira vez estamos indo para o Mundial com uma seleção inteira, de verdade, não mais meia dúzia de representantes. E são nadadores jovens. Há 17 anos o Brasil não tinha uma seleção como essa (27 nadadores, 16 do Pinheiros).


FONTE: CesarCielo.com

--> Quando eu digo que esse cara impressiona pelas palavras...
Nunca vi alguém com a cabeça tão boa, com tanta consciência de si e do que pode fazer! Com certeza é por essas e outras que ele tem a nossa admiração dentro e fora das piscinas!

Beijocas Celestes!!!!!!!!

Um comentário:

Mariana Cantarim disse...

Pois é Cesão e as palvras realmente TUDOAVER!!!!

Acho que ele impressiona principalmente pela convicção que demonstra, por dizer sem meias palavras a certeza que tem nele mesmo, nos resultados que pode, que deseja e que sabe que vai alcançar....