sexta-feira, 24 de julho de 2009

TUDO PELO OURO!!

Este que não vem há 27 pro Brasil em Mundiais. Desde Pradinho em Guayaquil 1982, quando também garantiu o nosso último recorde mundial em piscina longa antes do Francinha bater o do 50 peito no TML em maio desse ano.

E também pra tornar esse Mundial ainda mais inesquecível para o Esporte Brasileiro, para os atletas e para a torcida em geral (esteja ela presente ou não no Foro Itálico).

Seguem algumas declarações dos nadadores e técnicos sobre as expectativas para o Mundial que começa nesse domingo (a partir das 4h da manhã pelo horário de Brasília):

Ricardo de Moura (superintendente técnico da CBDA)
"Iremos para Roma com uma equipe totalmente diferente, muito melhor."

Lucas Sallata
"Elas [as competições que antecedem] fazem com que a confiança fique elevada e mostram também que o trabalho está correto."
"Antes da competição, nos reunimos e treinamos algumas trocas de saídas para se adaptar um pouco ao ritmo de chegada de cada atleta, para que na hora estejamos preparados para fazer uma boa saída"
- sobre o treinamento em Portugal para os últimos ajustes.

Lucas Sallata e Thiago Pereira, respectivamente, sobre treino em clubes e universidades no exterior
"A principal vantagem de treinar fora é poder estar competindo com os nadadores que iremos encontrar nos campeonatos importantes, como Mundial e Olimpíada."
"A diferença do Brasil para os Estados Unidos, por exemplo, é que eles têm a melhor natação do mundo. E, no que se refere às competições, eles fazem provas de alto nível de duas em duas semanas. Aqui no Brasil, nós temos três competições apenas. Falta criar novos torneios que irão estimular atletas em início de carreira."

Thiago, Sallata e Fabiola Molina sobre as pressões por medalhas
"A pressão sempre existe, independentemente da medalha do Cielo. Nós temos que aprender a lidar com isso."
"Os atletas passaram a acreditar mais nos grandes resultados, pois todos vimos que é possível chegar lá depois da medalha do Cielo em Pequim."
"Se a pressão é exagerada, pode chegar a atrapalhar, como colocar muita expectativa em cima de um atleta. Mas temos que estar preparados para tudo."

Sobre o lado psicológico dos nadadores
Ricardo de Moura:
"O aspecto psicológico é tão importante quanto o físico. Muitos estão estreando num Mundial grande da FINA e outros já estão no primeiro escalão da natação internacional. Esse teste é essencial."
Cesar Cielo: "Os tempos nessa temporada têm sido mais rápidos do que em 2008 e isso me dá confiança de que alcançarei minhas melhores marcas no Mundial."
Vanzella (técnico de Thiago Pereira): "O Thiago está bem preparado em todos os sentidos. Física, técnica e psicologicamente."
Fabiola Molina: "Vou a Roma para fazer meu melhor Mundial, minha melhor participação." Thiago Pereira: "Estou bastante motivado. Tenho treinado bastante, e bem. Não vou prometer nada, até porque nesse ciclo olímpico tomei uma decisão: vou pensar de um modo diferente do que fazia. Antes, eu pensava em cada competição. Agora, eu penso já em Londres e essas competições são preparatórias para lá."

Vanza sobre o clima da Seleção
"Sinto o ambiente desta delegação muito bom. Tem tudo para ser um Mundial inesquecível. O período em Portugal foi excelente e estão todos muito unidos."

Ao lado de outras 16 equipes, entre elas a França de Alain Benard e Fred Bousquet, os brasileiros estão hospedados no Hotel Ergife. Como possui uma piscina de 50 metros, o estabelecimento está incluído entre os locais oficiais de treinamento para o Mundial.

Na primeira vez na piscina de competição, o numeroso time brasileiro foi apontado e muito fotografado. A atenção é resultado do prestígio alcançado pelos nadadores, que ocupam 15 posições entre os 10 primeiros lugares do ranking mundial e conta com César Cielo, campeão olímpico, e Felipe França, recordista mundial.

As melhores colocações de brasileiros no ranking mundial:
1. 50 m peito - 1º - Felipe França Silva - 26s89
2. 50 m livre - 2º - César Cielo - 21s14
3. 100 m peito - 2º - Henrique Barbosa - 59s03
4. 50 m costas - 3º - Guilherme Guido - 24s71
5. 50 m peito - 3º - João Gomes Jr - 27s14
6. 4x100 m livre - 3º - Brasil - 3m14s45
7. 4x100 m medley - 3º - Brasil - 3m33s83
8. 100 m livre - 4º - César Cielo - 47s60
9. 200 m peito - 4º - Henrique Barbosa - 59s03
10. 200 m borboleta - 4º - Kaio Márcio - 1m53s87
11. 50 m peito - 5º - Henrique Barbosa - 27s20
12. 100 m borboleta - 7º - Gabriel Mangabeira - 51s21
13. 50 m peito - 7º - Tatiane Sakemi - 30s81
14. 200 m medley - 9º Thiago Pereira - 1m58s25
15. 50 m livre - 10º - Nicholas Santos - 21s74


FONTES: Abril.com e Terra Esportes

--> As duas matérias são bem grandes, mas muito interessantes, peguei só algumas frases do pessoal e que passam algumas ideias do que tá escrito nelas. Acho que vale uma conferida, tá?!

Beijocas Celestes!!!!!!!!!!!!!!!!!!

...

Nenhum comentário: