terça-feira, 19 de maio de 2009

MEDINHO DA CERA...

A matéria a seguir, nem tem nada a ver com natação... Mas resolvi postar porque toca mais uma vez no assunto da depilação dos nadadores.

Fico impressionada como esses caras são medrosos! Eles puxam ferro pra caramba, se autoespancam antes de uma prova e não conseguem aguentar um puxãozinho de cera depilatória?! huahuahuahahua

Despelados e bem lisinhos
Marcela Munhoz - Diário do Grande ABC

Pelo ali, pelo acolá. Na adolescência, aparecem pelos em tudo quanto é lugar. As meninas já estão acostumadas a tirar o mal pela raiz. Os meninos estão criando o hábito de se depilar aos poucos, inspirados em nadadores, modelos, atores e até jogadores de futebol, como David Beckham. A maioria é enfática: homem peludo é feio.

Dois irmãos de São Bernardo, de 15 e 13 anos (que preferem não se identificar por vergonha), têm opiniões diferentes. O mais velho depila as pernas e as axilas. "Fica mais bonito e as meninas curtem. Depilo com gilete e creme de barbear durante o banho. Não tenho medo que engrossem, apesar de os meus pais falarem isso." Ele faz isso, em geral, quando raspa o bigode. E a barba? "Ainda não cresceu", responde.

O caçula não se incomoda e considera natural ter pelos. Só usa gilete no bigode. "Não tenho nada contra, mas prefiro não me depilar. Ter pelos é normal, né? Então não ligo por ter pernas peludas."

Atletas precisam - Desde os primeiros Jogos Olímpicos, na Grécia Antiga, os atletas depilam o corpo para obter melhor desempenho nas provas. O hábito continua até hoje, principalmente entre os que lutam contra a velocidade e o atrito dentro da água. Os pelos, nesses casos, atrapalham.

O nadador medalhista olímpico César Cielo já declarou que fez depilação total com cera uma vez e achou horrível. A pior parte, segundo ele, foi quando a depiladora puxou a cera de suas axilas. De tão estressado, ficou sem treinar por três dias e deu parabéns às mulheres que sempre encaram essa dor. Depois dessa, Cielo só se depila com gilete.

Se os nadadores precisam depilar o corpo todo, os ciclistas só se preocupam com as pernas. Como sofrem muitas quedas, a cicatrização do machucado é mais rápida sem os pelos, o que também facilita o atendimento na hora do acidente. O ciclista de resistência do Clube Esportivo do São Caetano, André Grizante, se depila há 15 anos. "Antes usava gilete, mas tive problemas com inflamação dos pelos. Hoje, prefiro barbeador elétrico."

Pode depilar, mas tome cuidadoDiferentemente do que a maioria imagina, o pelo não cresce mais grosso depois de raspado. É que a lâmina corta bem rente à pele, exatamente na parte em que ele é mais grosso. Isso dá a impressão de que sua espessura muda, mas só cresce mais espetado.
Quando é arrancado pela raiz, parece que fica mais fino porque nasce pela ponta, onde é mais fininho, engrossando depois. Mas a depilação constante com cera pode enfraquecê-lo ao longo do tempo.

Os pelos são úteis. Servem para aquecer o corpo e protegê-lo. Não há nada de errado em querer eliminar os que incomodam. É preciso, apenas, cuidado. Dê uma olhada nas dicas de Fabiana Addario, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia:

Limpe a pele antes;
Antes de usar depilatórios, faça teste de alergia;
Use lâminas descartáveis e troque-as com regularidade;
Nunca divida gilete com outra pessoa.
Como a lâmina corta, é possível transmitir doenças, como hepatite e até Aids;Para não encravar, raspe na direção do nascimento do pelo;
Cuidado ao depilar a região genital, que é sensível.
Uma opção é cortar com tesoura;
Se optar pelo serviço profissional de depilação com cera, escolha um local limpo e confiável.
Fique atento para que o material não seja reaproveitado;
Depilação a laser é opção para quem quer se livrar deles de vez.
Procure um dermatologista para isso.

FC do Cesão, além de informativo, educativo! Meninas, cuidado em suas depilações, hein?!

Beijocas Celestes!

3 comentários:

Unknown disse...

Foi a nossa conversa no msn que fez esse efeito?? rsrs

atletas se depilarem para melhorar o desempenho até vai lá... mas metrossexual não dá.... homem com perna lisinha??!! eca! rs

Mariana Pedrosa

Unknown disse...

huahuahua

perna lisinha nao dá, mas axilas e "partes íntimas" é legal pelo menos dar uma desbastada, né?! fala sério, é até higiênico...

Anônimo disse...

Ele faz bem. É higiênico. Sei lá, restaura a juventude, a pureza da infância, diminui o fogo sensual e ainda ajuda na natação.

Sissi Twingle