domingo, 17 de maio de 2009

FINA AQUATICS WORLD - APERITIVO

Só pra dar um gostinho! Parte da matéria e entrevista do Cesão na Revista da FINA.

Peguei do blog de um amigo jornalista lá de São Paulo, Tato Domingues, no blog Londres Olímpica. Acessem que é muito legal! Ele é um amante de esporte em geral e adora natação! hehe

Nosso "garoto de ouro"

"Na verdade, César Cielo Filho é integrante da mais recente geração de talentosos nadadores brasileiros". Essa frase, traduzida do inglês, é do editor-chefe da revista 'FINA Aquatics World', o jornalista Pedro Adrega. Cesão torna-se, neste mês de maio, destaque não somente desta importante revista 'devorada' pelos quatro cantos do mundo como também do site da Federação Internacional. 'Brazil's Golden Boy' ('O Garoto de Ouro do Brasil') é a manchete da edição deste mês. A matéria começa relembrando os dois maiores registros históricos ocorridos no dia 16 de agosto do ano passado, na piscina do Cubo Aquático. Um deles foi a dramática vitória de Michael Phelps nos 100m borboleta, conquistando a sua sétima medalha de ouro, até então, e igualando a façanha de Mark Spitz, em Munique'72. "Mas, na América do Sul, outro grande país vai se lembrar deste dia especial", escreveu Adrega. "Até então com três medalhas olímpicas de prata e seis bronzes, natação brasileira nunca teve a honra de ouvir seu hino em uma piscina olímpica. Nessa sexta-feira, César Cielo tornou-se um herói nacional ao ganhar os 50m livre com mais um recorde olímpico de 21.30. Ele já havia ficado em primeiro lugar nas semifinais (21.34) e dividiu, dois dias antes, o terceiro lugar dos 100m livre com Jason Lezak". A reportagem prosseguiu enfatizando o excelente tempo de reação do raia quatro na saida do bloco (68 centésimos) em comparação com seus adversários, como os franceses Amaury Leveaux (0.75) e Alain Bernard (0.73). E prossegue "Quando ele tocou a parede em primeiro lugar, o Brasil conquistou seu primeiro ouro na natação olímpica! Quando viu o painel, César Cielo não conteve sua alegria". O texto lembra até da presença da Rainha Silvia da Suécia, que também possui nacionalidade brasileira, na sala vip do parque aquático tirando fotos ao lado do novo campeão. Uma declaração de Gustavo Borges, lá presente como comentarista de TV. "Quando eu o conheci, César tinha apenas 16 anos, mas eu já poderia ver o seu enorme potencial como um bom nadador. Após esta medalha de ouro, ele mudou a natação brasileira e nosso país vai chegar ao Jogos de Londres'2012 numa nova dimensão", considera Borges. A matéria principal da revista e do site conta a trajetória olímpica brasileira pelas piscinas desde o nissei Tetsuo Okamoto (com o bronze em Helsinque'52), passando pela proeza de oito anos mais tarde, em Roma'60, quando Manuel dos Santos também foi o medalhista de bronze (100m livre) numa prova que entrou para a história pela controversa vitória do australiano John Devitt sobre o norte-americano Lance Larson. Na oportunidade, ocorreu uma discrepância dos tempos registrados entre o sistema de cronometragem e os juízes.

Na entrevista concedida, o gigante brasileiro (1m95 e 80kg) recorda os momentos intensos que viveu em Beijing'2008, o impacto de seus resultados aqui no Brasil e suas metas para as próximas competições. Na sequência, eu reproduzo os principais trechos:

FINA Aquatics World: Quais foram seus sentimentos naquele dia 16 de agosto?
Cesar Cielo: Antes do início, eu estava muito nervoso, mas ao mesmo tempo muito concentrado, porque eu sabia o que poderia conseguir. A única questão era o que os outros poderiam fazer? Durante a prova, a única coisa na minha mente foi a chegada. Depois da batida, senti um alívio enorme, eu tinha cumprido a minha meta e estava feliz!

FAW: Durante a cerimônia de premiação, todos notaram a sua emoção. Você estava carregando a esperança de toda uma nação em seus ombros. Você sentiu isso?
CC: Não há dúvida de que representar o próprio país nos Jogos Olímpicos é a maior conquista para qualquer atleta. Então, ser capaz de ganhar e ouvir o hino nacional é a suprema glória. Esse momento vai ficar na minha memória para sempre. Ainda hoje, quando vejo as imagens da corrida e a cerimônia de premiação me emociono.

FAW: Li que você prefere o voleibol do que o futebol. Isso não é um sacrilégio no país do futebol?
CC: O Brasil é conhecido pelo futebol, mas a nossa equipe de vôlei é uma das melhores do mundo! Fomos campeões olímpicos em 2004, prata em 2008 e várias vezes campeões da Liga Mundial masculina (sem contar o feminino). Creio que o Brasil pode também ser rotulado como o país do voleibol.

FAW: Quem você mais admira: Gustavo Borges ou Fernando Scherer?
CC: Tenho ambos como exemplos inspiradores. Admiro o Gustavo por sua devoção e o Fernando pela sua atitude competitiva. Fora do Brasil, minhas referências são o russo Alexander Popov e o holandês Pieter van den Hoogenband.

FAW: Em suas entrevistas, você sempre menciona que o apoio da família é essencial. Como é viver em Auburn, longe de seus entes queridos?
CC: É bastante difícil, mas natação é a minha prioridade número 1 e todo o meu foco é voltado para o esporte. Isso torna as coisas mais fáceis. De qualquer forma, minha família está sempre me ajudando e tenho excelentes amigos e treinadores em Auburn. Na realidade, eu nunca saberei o que poderia ter acontecido se eu tivesse ficado no Brasil, mas acho que fiz a melhor escolha para mim, como pessoa e atleta. No Brasil, é muito difícil para treinar e estudar ao mesmo tempo, algo que é perfeitamente compatível nos E.U.A.

FAW: César Cielo de abril de 2009 é o mesmo César Cielo de julho de 2008?
CC: Não, acho que amadureci muito. Além disso, tenho experimentado desde então muitas coisas novas, também na vida. Acredito que hoje estou mais preparado como pessoa e como atleta do que antes.

FAW: Como é um dia normal na vida de César Cielo?
CC: Não é muito interessante... eu treino uma ou duas vezes por dia na piscina (dependendo do programa), e faço preparação no seco também. Vida normal de um atleta: comer, dormir e treinar muito. No momento não estou estudando para me concentrar totalmente em Roma, mas tenho a intenção de voltar às aulas depois do Campeonato Mundial.

Obrigada, Tato! Não só pelo texto, mas por tudo! Por me ensinar a ser uma pessoa melhor, profissional e humanamente, por ser meu amigo, por me ajudar, me aconselhar, estar do meu lado mesmo estando longe... Conte sempre comigo!

Beijocas Celestes - ESPECIAIS PRO QUERIDÃO TATO! hehe

P.S.: Em breve chega a versão completa da tradução!

6 comentários:

Everton Domingues disse...

O Cesão é um fenômeno, mesmo, Paty... como atleta e ser humano... faço votos q o prestígio dele, nestes dois campos, continue alto... e fico muito feliz de mídias especializadas internacionais darem este mesmo reconhecimento e importancia a uma prata da nossa casa... aliás, prata não... OURO!!!!!
Bj e sucesso, querida...
Tato

Unknown disse...

Muitíssimo obrigada, Tato!

Beijo enorme!

Karinny disse...

Eu já tinha lido a matéria e sim ela está muito bem feita e essa tradução tá muito show
Obrigada.

Unknown disse...

valeu tato e paty

a entrevista esta muito boa...

sei lá senti uma ''coisa''quase me emociono.

engraçado.rsrrsrsrrs
bjos

Mariah Lima disse...

que linda a entrevista *-*
ri e disse que fofooooo shuahsia um monte de vez
amei S2

paty coloca o link da materia em inglês (ta na hora de colocar os cinco anos de cursinho em prática hehe)

Amanda Paula disse...

ameeei a entrevista *-*
haha
Cesão é de ouro mesmo ;p