terça-feira, 19 de maio de 2009

ENQUETE!

Post extra só pra divulgar uma enquete bacana no blog Beijing Olímpica (à direita da página), do meu amigo Tato Domingues (o mesmo do texto da revista da FINA).

É sobre a opinião do público a respeito de qual será a cidade escolhida pra sediar os Jogos Olímpicos de 2016.

Vamos acessar, porque o blog é legal demais, tem várias informações importantes sobre esportes olímpicos.

Sobre a sede dos Jogos, eu sei que tem bastante gente que é a favor... E tem lá suas razões.

Mas acontece que Olimpíada é ESPORTE! E o Brasil não possui estrutura esportiva (digo de formação de atletas e infra-estrutura mesmo, locais de treino, competição e competitividade)para sediar Jogos.

Imaginem o MICO que seria sediarmos uma Olimpíada e só levarmos 4 ou 5 ouros e ficarmos pra baixo de 10º lugar no quadro de medalhas?!

E toda essa estrutura pra fazer o Brasil competir bem a nível mundial e diversos esportes não se cosnegue em 7 anos! FATO!

Isso demora pelo menos 20, 30 anos (jogando MUITO por baixo). E só daí é que podemos PENSAR em sediar uma Olimpíada...

Claro! Sem esquecer o lado político da coisa, afinal, sabemos que as obras serão superfaturadas, muita gente vai levar uma graninha ilícita com os Jogos (caso eles ocorram), as instalações ou serão "concedidas" pra grupos privados que as utilizarão pra outros fins que não o esportivo (vide Arena HSBC) ou ficarão fechadas até receberem uma vez por ano a competição mais importante de determinada modalidade (vide Maria Lenk).

Voltando a formação de atletas, vou (com toda licença do mundo) usar alguns "preceitos" de Flávia Cielo:
- é importante aproximar crianças do esporte, porque no futuro, serão elas os atletas a representar o nosso esporte e serão elas os voluntários em eventos no país;
- é um absurdo que não se invista na formação dos atletas: não podemos esperar que de tempos em tempos, por sorte e/ou investimento da família apareça um César Cielo (leia-se campeão olímpico)
DEIXO CLARO QUE ADAPTEI "TRECHOS" DE CONVERSAS QUE TIVE COM ELA. ESTOU COLCANDO IDEIAS DELA EM PALAVRAS MINHAS.

Enfim... Pequeno desabafo, que não tem nada a ver com esse blog, mas que eu precisava fazer.

Beijocas Celestes!

3 comentários:

Amanda Paula disse...

realmente o Brasil não tem estrutura para sedias Jogos Olimpicos :/

Everton Domingues disse...

Quero um Brasil Olímpico, um dia, Paty... mas antes disso, quero meu país limpo e digno... com a conduta de nossos dirigentes (governamentais e esportivos) acima de qquer suspeita... é esse país q quero para criar meus filhos... ai sim poderemos sonhar com Jogos Olímpicos aqui!!
Bjão
Tato

Unknown disse...

pois é, Tato!

não tem como não concordar em gênero, número, grau, forma e td mais q puder com vc... hehe