terça-feira, 19 de maio de 2009

Maiô reprovado =/

Fina reprova maiô de César Cielo e pode anular recorde mundial de Felipe França
Entidade fará reunião para decidir sobre marcas obtidas com trajes vetados

A Federação Internacional de Natação (Fina) anunciou nesta terça-feira uma decisão que pode mudar a história da natação brasileira. O maiô de Felipe França, recordista mundial nos 50m peito, foi reprovado pela entidade, assim como o de César Cielo, campeão olímpico nos 50m livre.

Após dois dias de discussão, a entidade divulgou uma lista dos maiôs aceitos. Os polêmicos modelos X-Glide e Jaked 01, utilizados recentemente em várias quebras de recordes mundiais, inclusive a de Felipe França, foram vetados. No entanto, a Fina não deixou claro se as marcas serão invalidadas. De acordo com Ricardo de Moura, membro do comitê técnico da Fina e supervisor da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CDBA), haverá outra reunião para decidir sobre o caso.

- Algumas coisas interessantes vão acontecer. Com a decisão, os nadadores não vão ter que se preocupar com a vantagem que o outro vai levar sobre eles se aparecer com um determinado tipo de maiô. Ninguém consegue controlar os avanços, mas as regras têm que andar junto com a tecnologia. Só espero que agora prestem mais atenção nos atletas do que nos maiôs que eles estão usando - afirmou o dirigente.

Os novos supermaiôs começaram a chamar a atenção após a quebra do recorde mundial dos 50m livre pelo francês Frédérick Bousquet (20s94), que utilizava o Jaked 01. O traje foi escolhido por praticamente todos recordistas que vieram a seguir, como Felipe França, o mais rápido do mundo nos 50m peito. Com a proibição, eles poderão optar por uma versão mais light fabricada pela mesma empresa, o modelo J003, que foi aprovado pela Fina.

O maiô X-Glide foi utilizado por Alain Bernard na quebra do recorde dos 100m livre (46s94). O traje foi criado pela Arena especialmente para o francês e César Cielo. O brasileiro, contudo, não teve uma boa experiência em sua estreia. O maiô rasgou em seu primeiro teste, durante o Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Precavido, o campeão olímpico nos 50m já tem outro modelo da empresa, o Evolution, que foi aprovado pela Fina e poderá ser usado no Mundial.

De acordo com a Fina, 348 trajes de 21 fábricas foram analisados no Instituto de Tecnologia e Ciência da Suíça. Destes, 202 foram aprovados. Dezessete empresas tiveram seus maiôs reprovados ou parte deles. O LZR, que fez sucesso nas Olimpíadas de Pequim, foi liberado.

Os fabricantes dos maiôs reprovados terão até o dia 19 de junho para apresentar uma nova versão para novas avaliações da Fina. A entidade não informou se os trajes poderiam ser utilizados no Mundial após a análise.

F: GE.COM

-

affff veii... olha sacanagem se anularem o recorde do França viu ¬¬
iai meus amores como vcs estão?
ah eu to otima... :D
tava com saudades de vcs
mas td bem ne?
bom, correndo aki pq vou pra escola ainda
me desejem sorte pq hj nao to com um pingo de saco pra assistir aula ¬¬
beeeeeeeeeeijo
JACK

Um comentário:

Everton Domingues disse...

Até 19 de junho as fábricas vão 'correr' para apresentar novos modelos dentro do exigido pela FINA na Carta de Dubai. Creio q antes de Roma'2009 muita água vai passar debaixo da ponte...