sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

News

Cielo mantém pé no Brasil e garante maior liberdade financeira
Maurício Dehò

Apesar da viagem neste sábado de volta aos Estados Unidos, para retomar os treinos na Universidade de Auburn, no estado do Alabama, César Cielo não se manterá distante do Brasil. Pelo contrário. Com a parceria que sustenta com o clube Pinheiros, a nova temporada terá o nadador mais vezes em seu país, além de render maior liberdade financeira ao atleta.
Como um atleta profissional nos Estados Unidos desde que teve de deixar as competições universitárias, Cielo passou a ter de custear toda a sua estadia em Auburn do próprio bolso. Assim, alimentação, aluguel e as taxas de inscrição para a competição são pagas pelo nadador. Agora, ele recorrerá ao clube para suas despesas, principalmente no deslocamento e estadia para as competições que disputar."Não vou mais depender de pedir verbas do governo, posso pedir diretamente para o meu clube", explicou ele. "Nos Estados Unidos tenho de pagar tudo para poder nadar, porque, se você se torna profissional, eles consideram que pode se sustentar. Não importa se você é campeão olímpico ou não."Entre os maiores gastos está justamente o para cair na piscina e competir. Segundo Cielo, são cerca de US$ 1.500, o equivalente a R$ 3.500,00 por campeonato.Já tendo o suporte do Pinheiros, ele conseguiu também diminuir seus custos em um acordo com a Universidade de Auburn. Agora, ele pode usufruir da estrutura local, uma das melhores em termos de natação, sem pagar para realizar seus treinamentos ao lado do técnico australiano Brett Hawke. Ao menos em termos. "Fiz um acordo e posso treinar pelo resto da vida. Mas gravei um vídeo sobre treinamento de velocidade que deve ser usado por anos por eles. Então, eles também estão ganhando", disse o nadador, que terá em sua rotina dois treinos diários, em quatro ou cinco dias por semana. "Mas o retorno é muito grande, você não acha uma estrutura dessas em outro lugar."Além do apoio de seu clube, que será usada também no exterior, Cielo estará presente em competições nacionais. A primeira delas será logo em fevereiro, nadando um desafio internacional em Florianópolis. O evento contará com o sérvio Milorad Cavic, que quase bateu Michael Phelps na final olímpica dos 100 m borboleta. O brasileiro também deve voltar ao país para o Troféu Maria Lenk, em maio, e o Troféu José Finkel, em setembro. O Mundial de Roma, principal campeonato de 2009, acontece entre 27 de junho e 2 de agosto, na Itália.

F: Terra

-

Com pais e técnico como psicólogos, Cielo busca motivação pós-ouro

Antes mesmo de conquistar sua medalha dourada, César Cielo já era um atleta que passava tranquilidade e segurança. Mas, apesar da aparente calma, o nadador admite que tem dificuldades para manter o foco quando não está nas competições e que, após o ouro olímpico, terá de se esforçar para recuperar a motivação de voltar o auge da modalidade.
Com apenas 22 anos, Cielo terá pela frente quatro anos de treinos tão exaustivos quanto os que o levaram à conquista em Pequim. "A motivação pós-Olimpíadas é o mais difícil, mas estou pronto para passar por isso de novo", garante ele, que espera estar nas piscinas ao menos até as Olimpíadas de 2016.Parte fundamental para isso é a estrutura que tem em Auburn, no estado do Alabama, nos Estados Unidos. Na universidade local, para onde viaja no próximo sábado, ele voltará a contar com o técnico Brett Hawke. Além de toda a infra-estrutura, ele conta também com a calma do local."Tenho de saber controlar o meu lado psicológico durante a temporada. Nas competições não tenho problema, mas entre as provas é o mais difícil", conta ele, que tem três "especialistas" como psicólogos, o técnico: seu pai e sua mãe.Ela, inclusive, teve de viajar às pressas certa ocasião, antes dos Jogos de Pequim, para acalmar os ânimos do filho. "Minha mãe teve de viajar para acertar as arestas por lá. Eu estava para sair", afirmou, sobre uma crise de relacionamento com Brett Hawke. Em outros momentos, disse ter passado por um stress a ponto de querer "jogar tudo para cima".Passado isso, o que se sobressaiu foi a relação entre atleta e técnico, que Cielo não pensa em mudar. "Tenho confiança total no Brett. Ele sabe o que pode ou não falar e, por ser de uma idade próxima e ter nadado os 50 m, é mais fácil de nos entendermos".
Esta relação profissional também foi um dos motivos para que Cielo optasse por deixar o Brasil mais uma vez para treinar nos Estados Unidos. Apesar de preferir o clima brasileiro, ele aposta no clima mais sério dos norte-americanos para conseguir ter um enfoque mais claro em sua preparação, tendo como objetivo o ouro no Mundial e o recorde mundial dos 50 m livre, hoje de Eamon Sullivan (AUS), com 21s28.Apesar disso, ele afirma que não enfrentaria problemas se resolvesse ficar em São Paulo. "Capacidade técnica todos têm, mas lá é possível participar com mais facilidade de um grande número de competições, sem ter de pegar um vôo de dez horas. Além disso, o grupo é maior e mais competitivo nos treinos. Sei que tenho de voltar se quiser continuar ganhando", explicou Cielo, sobre a decisão, apesar de também se dedicar a competir pelo clube Pinheiros nesta temporada.Competição externaÉ claro que a disputa de Cielo não é apenas contra si mesmo ou o cronômetro. Por isso, ele já escolheu a dedo o principal rival de sua temporada. Ele aposta que terá dificuldades com o francês Amaury Leveaux, medalhista de prata em Pequim, logo atrás do brasileiro nos 50 m livre. "Ele tem só 23 anos, então acho que vamos nos cruzar bastante na piscina, porque provou ter um potencial muito grande. Acredito que ele será um dos meus principais rivais tanto nos 50 m quanto nos 100 m", disse Cielo, que também ficará atento ao recordista dos 50 m livre, Eamon Sullivan.O problema, segundo o brasileiro, é que a pressão no Mundial é menor do que a enfrentada pelos nadadores em uma Olimpíada. Assim, Cielo espera que rivais que não tiveram bom desempenho em Pequim mostrem maior intensidade, enquanto outros podem cair de rendimento em Roma."Eles devem estar numa pilha até maior", admite Cielo, sobre a vontade dos rivais em batê-lo. "Mas já ganhei deles, já os conheço. O Brett deve trazer um novo gás para os treinos e não vou me colocar atrás de ninguém para voltar a vencer."

F: Terra

-

Cielo viaja com incertezas sobre rotina de treinamento

César Cielo embarca no sábado de volta a Auburn ainda com incertezas sobre sua nova rotina de treinamentos nos EUA.Richard Quick, chefe da equipe, está com câncer no cérebro. Com isso, Brett Hawke, técnico de Cielo, assumiu a função enquanto o dirigente se trata.O ouro conquistado pelo brasileiro em Pequim também tornou Auburn pólo de atração de nadadores. Cielo irá dividir a raia e o treinador com um número maior de velocistas, muitos deles grandes adversários na disputa por novas medalhas."Eu achava que o Brett assumiria a equipe, mas que demoraria um ou dois anos. Agora acho que pode ser em dois meses", afirmou o nadador."Ele tem me dito que não vai mudar nada para mim. Mas esse início será para sentir como estão as coisas, ver se vão dar certo", completou.Em 14 e 15 de fevereiro, Cielo nada desafio em Florianópolis. Depois, volta ao Brasil em maio e setembro. Na preparação para o Mundial de Roma, em julho, deve ficar mais ligado ao Pinheiros, sua equipe no Brasil, do que em anos anteriores.O clube, que teve projeto aprovado via lei de incentivo, irá bancar boa parte das despesas do nadador em competições, e o treinador Alberto Pinto terá contato maior com o australiano Hawke.

F: Terra

-

Oi amores, tudo bem?
eu to exausta, passei a manhã inteira batendo perna na rua atrás de um trabalho, deixei curriculum em tantas lojas que perdí até as contas...
Deus proverá, tem que da certo...
olha, talvez, eu disse TALVEZ... estarei viajando hoje pela tarde... e só voltarei lá pra domingo a noitinha... por isso... se eu sumir, já sabem né?
bem... brigadão gente, beeeeeeeeeeeeijo grande da Jack'ona' UHSAUIHSUIAHUISA

2 comentários:

Unknown disse...

vc vai conseguir nega
tenho certeza
estou torcendo por isso

bjos xau

entrevistas muito boas=]

Unknown disse...

Jack'ona' - ficou parecendo q vc é uma jaca grande... bizarroooooo

ultimas noticias do César em solo brasileiro...

bons treinos, querido!!! tudo vai dar certo!!!!!!!!!