quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

News

Em ritmo olímpico, Cielo volta aos EUA para ser o mais rápido da história

Meio ano após a conquista do primeiro ouro olímpico da natação brasileira, na final dos 50 m livre, César Cielo finalmente voltará à sua rotina de treinos. O objetivo é o Mundial de Roma, competição mais forte da temporada, em julho. Em busca deste outro ouro e, mais importante, deixar seu nome na história como o nadador mais veloz da modalidade, o paulista retornará para os Estados Unidos, para treinar na Universidade de Auburn.
Ao lado do técnico australiano Brett Hawke, com quem foi a Pequim na conquista do ouro, Cielo voltará também à intensidade que usou para os Jogos, já que espera trabalho mais difícil ainda no mundial. "Não há diferença, a intensidade é a mesma", afirmou o brasileiro em coletiva de imprensa, que antecedeu sua viagem para Auburn, no sábado. Mais do que o ouro, ele já avisou que está de olho no cronômetro. "O que falta é bater o recorde mundial, vou buscar minha melhor marca e quero baixar estes três centésimos", afirmou, em relação à atual marca, de 21s28, pertencente a Eamon Sullivan, da Austrália.Cielo não mostra modéstia quando fala nas marcas que espera atingir. "Falo em três centésimos porque já me daria o recorde. Mas a motivação é ser o cara mais rápido da história. Meu objetivo está muito abaixo disso, muito abaixo do que todos estão pensando", explicou ele, que se beneficiará também do novo bloco olímpico para isso, com a saída semelhante à do atletismo.Atleta do Pinheiros, Cielo terá um calendário semelhante ao que realizou até os Jogos de Pequim, mas deve ter novidades em seu treinamento. Apesar de manter Hawke como técnico, esta temporada contará com um intercâmbio maior com o Brasil. Tanto em competições quanto no acompanhamento do treinador Alberto Silva, o Albertinho, que acompanha o nadador em São Paulo.
"Como Brett não deve viajar comigo nas competições, o intercâmbio terá de ser maior neste ano, para os dois saberem bem como estão os treinos. Não definimos as competições, mas estarei mais ativo com o grupo do Pinheiros do que no ano passado", afirmou ele, na sede de seu clube. Oficialmente, seu ano de provas começa no dia 1 de março, quando espera estar em forma física para chegar ao auge no Mundial. Entre as competições, voltará ao Brasil para o Desafio Internacional de Florianópolis, em 14 e 15 de fevereiro, prova que terá Milorad Cavic, sérvio que quase bateu Michael Phelps na China, na final dos 100 m borboleta. Ele ainda disputará provas nos Estados Unidos, próximo a Auburn e deve ir para a Europa antes do Mundial.Maiô na reta finalOutra preocupação nos inícios de treino rumo ao Mundial é com o maiô que vem sendo desenvolvido por César Cielo, em parceria com a empresa Arena. Eles buscam uma vestimenta com ainda mais tecido aderente ao corpo, aos moldes do que a Speedo fez com o LZR Racer, presente na maior parte dos recordes de 2008. O problema é que a Federação Internacional de Desportos Aquáticos, a Fina, realizará uma reunião até o dia 20 de fevereiro, data em que definirá e possivelmente limitará o desenvolvimento dos maiôs, que criaram polêmica no mundo da natação. "Estamos no quarto protótipo desde novembro. É difícil, pois uma vez você pede para apertar a perna e o peito vem mais largo. Mas vamos resolver todos os ajustes até o dia 20 de fevereiro para termos o melhor possível e vermos quais serão aprovados", disse Cielo. Segundo os testes iniciais da empresa, a vestimenta seria 54 centésimos mais rápida em relação à sua antecessora.

F: Terra

Um comentário:

Unknown disse...

cara... o tempo q ele quer fazer tá gerando a maior polêmica no orkut!! chega a estar engraçado!! haha

eu ainda não vou falar o tempo q estou na cabeça... só posso dizer q não é mt perto do q se especula q ele queira fazer, pq acho meio cedo pra ele conseguir baixar de 21s agora...

qd estiver mais perto eu falo...

se eu acertar como acertei o da final olímpica... hahaha