terça-feira, 5 de agosto de 2008

News

César Cielo gosta das frases de efeito.


Nadador cria hábito de colar na parede frases para motivação.


Entre na casa de César Cielo, em Auburn, nos Estados Unidos, e talvez você não entenda muito bem o que acontece por lá. Porque algumas das paredes são recheadas de papéis colados.
O que pode parecer maluquice tem um significado especial para o brasileiro. É essa a maneira que ele encontrou para criar objetivos e se ver obrigado a correr atrás deles.
O velocista escreve de tudo um pouco e coloca no seu "mural". Pode-se ver tempos que ele pretende alcançar, cobranças pessoais, lembretes, histórias que aconteceram com outras pessoas e que lhe servem de exemplo.
Essa foi, inicialmente, a maneira que Cielo encontrou para conseguir foco no dia-a-dia depois que deixou o Brasil. A saudade de casa e dos amigos apertava e para diminuir a falta das pessoas queridas ele olhava para a parede.
Toda vez que lia alguma coisa na linha de "Siga seus objetivos", o nadador pensava duas vezes e chegava à conclusão de que estava tomando a decisão correta para a sua carreira.
– Algumas pessoas ficaram sabendo que eu fazia esse tipo de coisa, e uma vez uma menina me mandou uma frase que dizia o seguinte: "Não desperdice as chances que você mesmo criou". Essa foi para a parede. E encaixou direitinho em mim, porque eu estava num momento difícil nos Estados Unidos, com saudade, não sabia o que fazer. Mas pensei: "Não passei por tudo isso para ficar desesperado e deixar uma coisinha mudar o meu trajeto". Toda hora que bate um aperto, isso me ajuda – contou Cielo.
O brasileiro disse que a prática começou assim que ele foi morar em Auburn. Foi incentivado por algumas pessoas, e teve o aval de outras, como o de técnicos e familiares. Mas lembra bem qual foi o ponto de partida.
– O Ricardo (de Moura, diretor técnico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) mandou aquela história do Gustavo (Borges) na Olimpíada de Barcelona, quando o tempo dele não foi registrado na chegada (NR: por falha no mecanismo, mas depois a medalha de prata foi confirmada). Achei isso legal pacas. Coloquei na parede e olhava toda hora que passava. Devo ter lido isso um milhão de vezes.
A partir daí comecei a colar um monte de coisa, e isso tem sido um guia nesses dois anos em que estou nos EUA – disse.
Em Pequim, Cielo usará as frases de seu mural como um incentivo a mais para superar seus rivais Alain Bernard (FRA) e Eamon Sullivan (AUS) e conquistar seu primeiro ouro em uma Olimpíada.
Quem é
César CieloNADADOR
21 anos é a idade de Cielo, que nasceu em 10 de janeiro de 1987 em Santa Bárbara d’Oeste (SP).
1,95 m é a altura do atleta, que tem 88 kg.
Provas em Pequim 50m, 100m, 4 x 100m livre e 4 x 100m medley.


-


Fonte: Lance!

Um comentário:

Anônimo disse...

Sorte!