quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

O tempo


A 200 dias das Olimpíadas de Pequim

O TEMPO conversou com dois atletas com chances de medalhas para verificar como anda a preparação para os Jogos


Aula no turno da manhã e treino pesado na piscina de tarde. Essa é a rotina do nadador César Cielo na Universidade de Auburn, no Alabama, Estados Unidos, a 200 dias da abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, na China. Cielo tem índice para competir nas provas de 50 m e 100 m livre, além de ser um dos titulares do Brasil no revezamento 4 x 100 m livre. Esperança da natação brasileira de medalha em Pequim, ao lado de Thiago Pereira e Kaio Márcio, Cielo sabe que tem chances. Ele é apontado pelo ídolo Fernando Sherer, o Xuxa, como o único nadador realmente com perspectivas de subir ao pódio na China. Em 2007, Cielo esteve entre os oito melhores nadadores nas provas em que competiu, além de ter conquistado ouros no Pan-Americano do Rio de Janeiro nos 50 m, 100 m e 4 x 100 m livre. "Sinto que tenho uma chance boa de conquistar medalha tanto no individual quanto no revezamento. Sei que há a possibilidade de ganhar a prova, mas durante os treinos não penso nisso. Penso apenas em melhorar e baixar meu tempo. Se conseguir isso, a medalha será consequência", destacou o nadador, que conversou, por telefone, com O TEMPO. Entre a aula e o treinamento, Cielo falou sobre a evolução de seu trabalho nas piscinas competindo nos Estados Unidos. "Além de competir em alto nível, aqui (nos Estados Unidos) posso conciliar o esporte com meus estudos. Eu não recebo dinheiro da faculdade, mas ela paga meus livros, minha casa e também os materiais esportivos", explicou.

Outra esperança de medalha é o judoca gaúcho João Derly. Bicampeão mundial na categoria meio-leve (até 66 kg), ele lutará pela primeira vez em Jogos Olímpicos. Derly não esconde a ansiedade e sabe que será o nome a ser batido em Pequim. "Todos os atletas estão estudando a minha forma de lutar e vou encontrar mais dificuldades por causa disso, mas a minha obrigação é trabalhar duro para surpreender." A minastenista Érika Miranda e Derly são os únicos judocas brasileiros confirmados em Pequim. Os outros ainda disputam seletiva. "Já estar classificado é uma grande vantagem. Eu tenho esse tempo todo para focar na minha preparação para a Olimpíada", comentou.

-

Conquistas da natação no Pan são ilusórias


Nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, os nadadores brasileiros conquistaram 29 medalhas, sendo 12 ouros. No entanto, o mesmo volume de medalhas conquistado na piscina do Complexo Aquático Maria Lenk não deve ser esperado nos Jogos Olímpicos de Pequim. O técnico da seleção brasileira de natação e também do Minas, Fernando Vanzella, destaca a dificuldade que será conquistar uma medalha na China. “Temos uma geração forte, com atletas que nadaram entre os melhores do mundo e tiveram recorde mundial. Mas em Jogos Olímpicos toda medalha é muito dura de ser conquistada.” As esperanças brasileiras em Pequim, segundo Vanzella, estão em Kaio Márcio nos 200 m borboleta, em César Cielo nos 50 m e 100 m livre e em Thiago Pereira nos 200 m e 400 m medley. “Não dá para dizer qual dos três tem mais chance de medalha. O que posso dizer é que, para qualquer um dos três, será muito difícil conquistar o pódio.” Cielo também acredita no revezamento brasileiro. “É o melhor revezamento que o país já teve de longe. É um grupo jovem e que tem muito potencial”, destacou. (CHS).



-


bem galera...

tem outra materia...

só que eu achei que ia ficar meio cansativo pra vcs lerem... e ai eu posto amanha tá?

então...

eu num to mto bem nao... pra falar a verdade eu to meio lunatica ainda...

é... =/... espero que voces tenham gostado...

e até mais...

-

CESÃO... AGENTE TE AMA...

2 comentários:

Déa disse...

Amamos mesmo!

Anônimo disse...

Jack nao fica assim
sorria, voces esta sendo filmada (?)

materia da hora, pena que eu tive preguiça de ler ISAUSHAUSHAUS

cielo, elas te amam oks?