quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Sem saber se disputa o Mundial de Istambul, Cielo quer fugir da água


A água é onde ele se sente mais à vontade, mais veloz. Só que tanto tempo dentro das piscinas, ralando em treinas massacrantes, esgotou o combustível de Cesar Cielo. Depois de ganhar o bronze nos 50m livre de Londres 2012 e de disputar o Troféu José Finkel, o nadador enfim vai tirar férias. Ele tem um dia a dia regrado, comportado, mas agora quer sair da linha e fugir das piscinas.
- Vou descansar bastante agora. Vou viajar umas duas semanas e ficar longe de água. Quero sentir falta da piscina para voltar a sentir vontade de nadar. Quero me livrar da rotina. Não ter hora para comer, para acordar - disse Cielo, ao fim de sua maratona no José Finkel.
O nadador estava na contagem regressiva para este período de repouso. A cada mergulho na piscina do Sesi de São Paulo, onde foi realizada a competição nacional, 
mais perto Cielo se via do merecido descanso. Relaxado, tranquilo e brincalhão, ele chegou a falar que estava com apenas 1/4 do tanque de energias cheio. Mesmo assim, Cielo faturou cinco ouros (nos 50m e nos 100m livre e nos revezamentos 4x50m e 4x100m livre e 4x100m medley) e uma prata (nos 50m borboleta).
- É um alívio, mas estamos em um ritmo muito bom. Eu e o pessoal da Pro 16 fizemos um bom Troféu José Finkel. Surpreendeu como os tempos saíram, como o ritmo estava bom.
O ritmo bom, talvez, justifique-se pela pressa em entrar de férias e fugir da água. Melhor para Cielo, que faturou três índices para o Mundial de piscina curta de Istambul, em dezembro deste ano - ele se classificou nos 50m borboleta e nos 50m e 100m livre. Apesar das vagas, o nadador não tem presença certa na Turquia.
Assim como Thiago Pereira, Cielo só decidirá se disputará a competição após as férias. Ele teme que o Mundial em piscina curta atrapalhe a preparação para o em piscina longa, que será realizado em Barcelona, no ano que vem.
- Não sei se vou competir em Istambul. Vou conversar com o Albertinho (o técnico) ainda. Vamos ver com calma, porque o Mundial de piscina longa será em julho. Então seria um ano e meio muito forte, com olimpíadas e dois mundiais. Se eu tiver de priorizar algo, será o Mundial de Barcelona. Vou defender meus títulos em piscina de 50m
Cielo é o atual campeão mundial dos 50m borboleta e livre - ele ficou em quarto lugar nos 100m livre. A competição em Xangai, em 2011, também foi realizada pouco mais de seis meses depois da Mundial em piscina de 25m. O nadador quase não foi à Dubai 2010, mas o gosto pela piscina curta falou mais alto. Cielo não só competiu o Mundial como venceu os 50m e os 100m livre. Resta saber se o filme vai se repetir, de preferência com o mesmo fim.

Nenhum comentário: