sábado, 25 de agosto de 2012

Cielo lidera bateria nos 100m, mas não obtém índice para o Mundial


Cesar Cielo foi o mais rápido na segunda bateria da semifinal dos 100 m estilo livre (com o tempo de 47s42) nesta quinta-feira no Troféu José Finkel, mas ainda não conseguiu assegurar o índice (46s99) para o Mundial de piscina curta, marcado para o mês de dezembro, em Istambul (na Turquia)
Atrás de Cielo, que é atleta do Flamengo, ficou Nicolas Oliveira, que completou o percurso na piscina do Sesi da Vila Leopoldina (em São Paulo) em 47s52. O terceiro foi Guilherme Roth, com 48s13.
A final da distância será disputada na sexta-feira. Cielo, após a prova, se mostrou surpreso com a concorrência e admitiu que guardou o fôlego para a decisão.
"Achei que fosse nadar um pouco mais rápido, mas o nível técnico da prova foi muito bom, teve bastante 47s. Então amanhã vou ter que fazer uma prova melhor, entrar com mais concentração na prova e tentar tirar o melhor. Tentei guardar o máximo para amanhã, para os dois revezamentos que ainda tenho para nadar, vamos ver se amanhã eu consigo nadar para 46s, abaixo do índice e possa assegurar a medalha de ouro dessa prova", afirmou.


-

Cielo trava duelo pessoal com Nicholas Santos no José Finkel

Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, Cesar Cielo trava um duelo prova a prova com Nicholas Santos, seu companheiro de Flamengo, no Troféu José Finkel de natação, disputado em piscina de 25 m. Apesar de ter levado a melhor na final dos 50 m livre e nas semifinais dos 100 m, o campeão olímpico de Pequim acredita que o rival terá a grande chance de vencer nesta sexta-feira, nos 50 m borboleta.
Na terça-feira, Cielo ficou com a medalha de ouro dos 50 m livre, com o tempo de 20s59, enquanto Santos foi o segundo colocado, com 21s53. Dois dias depois, nas semifinais dos 100 m, os dois fizeram as melhores marcas, com 47s42 a 47s93 para Cielo.
"Ele está nadando as mesmas provas que eu. Se a gente ficar cansado, chega nas mesmas condições à piscina", brincou o medalhista olímpico. A disputa por melhores tempos, além do lado individual, também vale pontos para o Flamengo na disputa pelo título do José Finkel. "Vamos tentar ganhar o máximo de provas para ajudar na pontuação da competição, que está bem apertada", comentou.
O favoritismo de Santos no nado borboleta será colocado à prova, mas Cielo trata de exaltar as qualidades do adversário. "Acho os 50 m borboleta mais difícil, porque o Nicholas, na (piscina) curta, é melhor do que eu na prova. Eu vou querer ganhar, mas estou sentindo que ele é mais técnico do que eu", disse o campeão Mundial. "Ele tem uma virada melhor, tem uma transição de borboleta muito forte. Mas vamos tentar", ponderou.


-

Cielo mostra preferência por piscina curta: "tem em todo quintal" 

Se ficou desapontado com seu desempenho nos Jogos Olímpicos de Londres, Cesar Cielo agora, duas semanas depois do evento, só tem a comemorar. No Troféu José Finkel, realizado em São Paulo, o atleta do Flamengo tem somado grandes resultados desde segunda-feira e os justifica pelo fato de o torneio ser disputado em piscina curta, de 25 m em vez dos tradicionais 50 m.
"Eu gosto muito de piscina curta, sempre nado bem porque é que nem quadra dura, qualquer clube, qualquer quintal tem uma. Então sou super familiarizado, me sinto em casa e nado bem melhor do que na longa", comparou o nadador.
Favorito por conta do ouro em Pequim 2008, Cesar Cielo ficou apenas com o bronze no 50 m em Londres. Na mesma prova, no José Finkel, ele levou o ouro anotando 20s59, um segundo mais baixo do que a marca na última Olimpíada. A diferença se justifica pela impulsão dada na hora da batida dos 25 m, o que deixa os tempos de todos os nadadores mais rápidos.
Nesta sexta-feira em São Paulo, Cielo venceu o 100 m livre - prova que se arrependeu de ter disputado em Londres. O tempo de 45s91 surpreendeu o flamenguista, que assim conseguiu índice para o Mundial de piscina curta em Istambul, na Turquia, em dezembro.
"Sinceramente, se não tivesse o placar eu não acreditaria que fiz esse tempo. Esperava 46s5 porque quando nadamos 100 m em piscina curta acaba formando muitas ondas, o que prejudica bastante. Mas foi muito melhor do que eu imaginei, foi uma surpresa muito boa, que me deixa ambicioso para a próxima temporada", festejou ele, que ainda teria mais duas provas para se orgulhar.
Nos 50 m borboleta, Cesar Cielo liderou a segunda série da semifinal com o tempo de 23s29, mas ficou atrás de Nicholas Santos, que atingiu a marca de 23s07 no geral. Já na última prova do dia, o revezamento 4x100 m livre, o paulista, junto com o time do Flamengo, terminou em primeiro lugar, com o tempo de 3m10s52, igualando o recorde do Pinheiros, em 2010 - o que não garante pontuação melhor ao clube carioca.
"Nossa Senhora, eu fechando a prova peguei muita onda e foi difícil porque assim que mergulhei comecei a sentir dor na perna. A gente mirou o recorde, mas muito em cima, poderia ser um centésimo a menos para conseguirmos mais pontos. Mas o Flamengo fez uma sessão muito boa, estão todos de parabéns", declarou o nadador, que no sábado ainda disputa a final dos 50 m borboleta e o revezamento 4x100 m medley.


Nenhum comentário: