segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Cesar Cielo volta à piscina em que começou para I Torneio Novos Cielos



Antes das férias, após temporada olímpica, nadador tem compromisso com crianças dos polos de Limeira, São Paulo e Santa Bárbara D’Oeste do projeto Novos Cielos

São Paulo – O campeão olímpico e mundial Cesar Cielo, que ganhou sua terceira medalha olímpica nos Jogos de Londres – bronze, nos 50 m livre – vai sair de férias, após a desgastante temporada de 2012. Mas antes cumpre um compromisso importante no I Torneio Novos Cielos, iniciativa do projeto de mesmo nome, de detecção de talentos para a natação. A competição será no sábado, dia 1 de setembro, na piscina do Esporte Clube Barbarense, em Santa Bárbara D’Oeste (SP), em que Cielo começou a nadar, aos 7 anos.
O Novos Cielos, projeto do Instituto Cesar Cielo, quer apoiar talentos da natação, com treinamento para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos e participação em competições, a partir de parcerias com polos de vocação formadora. O torneio terá a presença de 200 crianças (nascidas entre 1998 e 2004), de três polos do programa Novos Cielos, a Associação dos Nadadores e Esportistas de Limeira (ANEL), o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), da Prefeitura de São Paulo, e do Esporte Clube Barbarense/Unimed, nas categorias pré-mirim, mirim 1 e 2, petiz 1 e 2, infantil 1 e 2, com disputas dos 25 metros e 50 metros livre, com eliminatórias e finais.
“O projeto se preocupa com o treinamento, em propiciar estrutura para o dia a dia do treinamento mesmo. Então, essa competição fecha o pacote. As crianças terão uma disputa com eliminatórias e placar eletrônico – muitas nunca devem ter nadado nessas condições. Embore seja um torneio apenas com as crianças dos três núcleos, e só em provas do estilo livre, nas distâncias de 25 metros para os menores e de 50 para os maiores, é como um fecho para o que eles fizeram o ano todo”, afirma Cielo, que vai estar o dia todo na piscina, envolvido com o torneio, seja na premiação, seja na locução. “Estou convidando meus colegas do PRO 16 (Projeto Rumo ao Ouro em 2016) para conversar com as crianças durante a competição e fazer algumas demonstrações”, acrescentou Cielo.
Depois do I Torneio Novos Cielos, o velocista viaja para descansar. “Temos uma folga e quero aproveitar para descansar bem a cabeça, tentar também não comer muita besteira, não engordar muito nas férias para voltar bem, já pensando em estar numa forma bacana nos próximos campeonatos. Eu não sei se vou ao Mundial de Curta, vou conversar com o Albertinho (o técnico Alberto Silva) na volta das férias e vamos pesar o que é melhor. O Mundial de longa, em Barcelona, no ano que vem, vai ser em julho… Então, seria um ano e meio muito desgastante. Pensando na longevidade e em 2016, vamos ver se vai ser interessante ir ao Mundial de Curta (em dezembro) porque, com certeza, se tivermos de priorizar alguma coisa, vai ser o Mundial de Barcelona no ano que vem.”

I Torneio Novos Cielos
Programa de provas

9h30 – Cerimônia de Abertura – Coral da Fundação Romi

Eliminatórias a partir das 10 horas e finais a partir das 15 horas

25 m livre feminino e masculino (pré-mirim), 25 m livre feminino e masculino (mirim I),

25 m livre feminino e masculino (mirim II), 50 m livre feminino e masculino (petiz I), 50 m livre feminino e masculino (petiz II), 50 m livre feminino e masculino (infantil I) e 50 m livre feminino e masculino (infantil II). Todos os participantes ganharão camiseta, touca e almoço.

O I Torneio Novos Cielos tem o apoio de Shriners, Gatorade, Arena, Horti-Fruti Pérola, Fiore e Audi.
Cesar Cielo é atleta do Flamengo e tem patrocínio de Avanço, Embratel, Correios, Audi, Gatorade e Arena.

Nenhum comentário: