terça-feira, 31 de julho de 2012

ELIMINATÓRIA - 100m LIVRE.



Bronze na prova em Pequim, ele avança às semis com o 10º melhor tempo: 'Fiquei preocupado, mas tenho o que melhorar para ganhar centésimos'.

Há quatro anos, a imagem de Cesar Cielo no telão do Cubo D'Água, minutos antes dos 100m livre, foi com saudações protocolares. Naquela eliminatória em Pequim, os olhos estavam voltados para franceses e australianos. Em Londres, foi só o brasileiro entrar na piscina para ser muito aplaudido pela arquibancada. Estava ali como o atual recordista mundial da distância, que está na briga para ganhar mais uma medalha olímpica para a sua coleção. Nesta terça-feira, Cielo nadou o suficiente para avançar às semifinais. Sem colocar muita energia nas braçadas, se classificou com o 10º melhor tempo (48s67), empatado com o polonês Konrad Czerniak. Não sem uma pontinha de preocupação. Por conta da miopia, teve dificuldade para enxergar direito o placar eletrônico. 

Quando eu vi que cheguei em quarto lugar na minha série (na verdade ele chegou em quinto), fiquei preocupado. Mas tenho o que melhorar para ganhar alguns centésimos. Foi meio pesado. A primeira nadada é sempre difícil de encaixar. Você acorda mais cedo do que o normal. Mas me classifiquei. Era o que eu queria. Hoje à noite vou ter que entrar com um ritmo mais forte para garantir uma vaga na final. A prova está bem embolada e tem que fazer 47s, porque 48s não vai dar medalha, não. Quebrei o gelo, estou classificado e vou para fazer o meu melhor - disse. Nos Jogos de Pequim, Cielo havia terminado em 7º lugar geral nas eliminatórias da prova dos 100m livre, com o tempo de 48s16. 

O americano Nathan Adrian liderou a eliminatória desta terça com o tempo de 48s19. James Magnussen, que chegou aos Jogos falando grosso, ficou em quarto (48s38). Atual campeão mundial da prova e dono do melhor tempo do ano (47s10), o australiano deixou a piscina um pouco mais sorridente do que no domingo. O nadador de 21 anos não reagiu bem ao ser superado por Adrian na abertura do revezamento. 

A semifinal dos 100m livre será nesta terça, às 15h30m (de Brasília). A final está marcada para quarta, às 16h20m. 

Cielo acompanhou o desempenho e o sofrimento do adversário, que sempre que pode fala que não tem medo do brasileiro. - Competição é isso aí. Não gosto de falar por causa disso (sorri). Tem que ter suporte mental para o que vem junto com a declaração. Mas coloco ele como um dos favoritos. Não foi um erro completo, mas um erro de trajeto. Não é só Magnussen que preocupa Cielo. O brasileiro ficou impressionado com o francês Yannick Agnel, que fechou o 4x100m livre e roubou dos americanos a medalha de ouro. Não satisfeito, ainda conquistou outra medalha dourada nos 200m livre. - Agnel foi uma surpresa. Ele entra como favorito nos 100m livre. Naquele revezamento eu achei uma surpresa a França ter ganho e os Estados Unidos terem liderado boa parte da prova e só não conseguirem levar por um erro de tática. Talvez fosse melhor ter colocado o Matt Grevers no lugar do Lochte para fechar. Mas eu errei a previsão. Eu particularmente tinha achado que daria Austrália, França e Rússia, com Estados Unidos em quarto e Brasil em quinto. Ainda bem que não apostei. Se tivesse um bolão eu estaria pobre agora - brinca. 

O brasileiro Nicolas Oliveira também participou da prova eliminatória, entretanto, não conseguiu se classificar. A marca de 49s51 o deixou na 24ª colocação geral. 

Classificados para as semifinais dos 100m livre: 
1º Nathan Adrian (EUA): 48s19 
2º Gideon Louw (África do Sul): 48s29 
3º Sebastiaan Verschuren (Holanda): 48s37 
4º James Magnussen (Austrália): 48s38 
5º Brent Hayden (Canadá): 48s53 
6º Brett Fraser (Ilhas Cayam): 48s54 
7º Pieter Timmers (Bélgica): 48s54 
8º Nikita Lobintsev (Rússia): 48s60 
9º Cullen Jones (EUA): 48s61 
10º Cesar Cielo (Brasil): 48s67 Konrad Czerniak (Polônia): 48s67 
12º James Robers (Austrália):48s93 Yannick Angel (França): 48s93 
14º Fabien Gilot (França): 48s95 
15º Hanser Garcia (Cuba): 48s97 
16º Shaune Fraser (Ilhas Cayman): 48s99

Fonte: Globo Esporte




Cesar Cielo não pode se poupar nas semi dos 100m, diz comentarista

Rogério Romero acredita que Cielo tem mais responsabilidade em Londres que tinha em Pequim, mas francês Agnel é o grande favorito na prova.


Após conseguir a vaga na semifinal com o décimo tempo (48s67), Cesar Cielo não poderá se poupar para avançar às finais em boas condições de disputar uma medalha, na opinião do comentarista do SporTV Rogério Romero. Bicampeão pan-americano, o ex-nadador crê que, ao contrário de Pequim 2008, o brasileiro é um dos favoritos em Londres, mas o francês Yannick Agnel é o grande favorito.
- O Cielo se poupou nitidamente, deu uma segurada. Na semifinal, acho que ele deve entrar bem mais forte. Está tudo muito equilibrado e ninguém pode relaxar. Em Pequim, ele arriscou, ficou na raia 1, não tinha o que perder, entrou com tudo e foi para o bronze. Agora a responsabilidade dele é muito maior. O próprio Cielo falou que o favorito hoje é o Yannick Agnel. Ele já ganhou dois ouros em Londres, está confiante. Hoje eu colocaria o francês como favorito - disse Rogério.
A semifinal dos 100m livre está programada para as 15h30m (de Brasília) desta terça-feira. Na mesma prova, outro brasileiro, Nicolas Oliveira, foi eliminado. Assim como Henrique Barbosa, nos 200m peito.
- O Henrique errou um pouco e ficou fora. O Nicolas saiu da prova dele tentando achar uma boa resposta. Agora têm que fazer uma boa retrospectiva dos Jogos e procurar onde erraram - afirmou Rogério.
Nos 200m borboleta, a nadadora Joanna Maranhão também não avançou às semifinais. Para Rogério Romero, faltou fôlego à brasileira na segunda metade da prova.
- Depois que ela não pôde nadar a melhor prova dela, os 400m medley, os 200m borboleta era a segunda melhor. Acho que ela forçou demais no começo e acabou cansando no final. Era muita pressão. Foi a pior prova dela em Londres.
A disputa da medalha entre os homens nos 100m livre será na quarta-feira, às 16h20m (de Brasília).






Fotos: Terra

Mais tarde estou de volta!!! #VAMOSCESÃO

Beijos, 

Déa.

Nenhum comentário: