domingo, 22 de julho de 2012


Cielo sob o olhar da irmã: companheiro, ciumento e 'Sr. Bico'


Rio - Irmã de um grande ídolo do esporte brasileiro, Fernanda Cielo também já teve seus dias de atleta: aos quatro anos, começou a nadar na piscininha de casa e tinha justamente o irmão, Cesar Cielo, como técnico.
Foto: Divulgação
"O Cesão chegava tão empolgado das primeiras aulas de natação que me ensinava o que aprendia. Comecei a nadar também. Foram 14 anos no esporte, mas percebi que não era para mim assim que entrei na faculdade", diz Fernanda, que se apaixonou mesmo pelo Jornalismo.

A escolha aconteceu de forma curiosa. 

"Eu sempre quis fazer Propaganda e Marketing. E me inscrevi em todos os vestibulares em Propaganda e Marketing como primeira opção e Jornalismo como segunda. Na faculdade que eu mais queria fazer, que é a que eu estou cursando agora, eu me confundi e coloquei Jornalismo como minha primeira opção e passei. Gostei tanto que resolvi não mudar", relembra.

Fernanda cursa a Faculdade de Campinas e faz estágio na EPTV, afiliada da Globo. A convite doMARCA BRASIL, ela escreveu um perfil do irmão. 

"Fiquei horas e horas pensando como poderia contar a história dele, qual parte eu poderia explorar mais. Meu irmão é meu ídolo. Sou muito grata de tê-lo como irmão, mesmo com a distância entre nós (ele mora em São Paulo e eu em Campinas), a gente se entende e, sempre que dá, fica junto e dá muita risada", conta a futura jornalista. 

Simplesmente Cesão,
Por Fernanda Cielo


Cesar Augusto Cielo Filho nasceu em Santa Bárbara d’Oeste, interior de São Paulo, no dia 10 de janeiro de 1987. Muitos o conhecem por ser o nadador campeão e recordista mundial e olímpico. Eu o conheço como meu irmão mais velho, irmão ciumento, irmão companheiro... o Cesão.
Nas horas vagas, ele gosta de jogar videogame, de preferência tênis e futebol americano. No tênis, criou um personagem, o tenista Cesar Cielo, e acredite se quiser, o tenista Cielo é o número 1, ganhou até do suíço Roger Federer. Mesmo no videogame quando perde não se sente confortável. 

Cesão é uma pessoa muito perfeccionista, determinada e focada. Desde pequeno tudo o que fazia tinha que ser perfeito. Na escola era o primeiro da sala, no treino era o mais empenhado. Depois que se formou no colegial, foi convidado para estudar e treinar em Auburn, nos Estados Unidos. Foram necessárias diversas reuniões familiares antes de sabermos o que seria o melhor para ele. Decidimos que seria Auburn. Minha mãe quase ‘morreu’, como iria conseguir ficar tanto tempo longe do filho! Mas tudo se acertou ao percebermos que o trabalho lá estava dando certo e que ele começou a bater recorde atrás de recorde.  Foto: Divulgação 

Até aí nada de novo. O que poucos sabem é que Cesar Cielo quase parou de nadar quando tinha 15 anos e ficou em penúltimo lugar em um campeonato brasileiro. Eu me lembro disso como se fosse ontem, a decepção estampada no rosto dele por aquela colocação. Não entendia o motivo. Minha mãe e meu pai fizeram de tudo para colocar na cabeça dele que ainda estava em fase de crescimento, que ainda não tinha tanta massa muscular como os outros atletas e que era muito novo para treinar pesado e começar a musculação. Meus pais tanto fizeram que o convenceram a continuar a nadar e, graças a Deus, no ano seguinte, Cesão deslanchou... Ganhou o Paulista, o Brasileiro e não parou mais de superar obstáculos, de obter novas conquistas. 

Outra situação que me marcou muito foi a medalha de bronze que ele ganhou nos 100 metros livre na Olimpíada de Pequim, em 2008. Naquele dia, percebi que meu irmão poderia ser o melhor do mundo e que poderia ganhar os 50 metros livre. Quando ganhou aquele ouro, eu subi na cadeira do Cubo D’água, onde, supostamente, era para eu me sentar, e comecei a gritar, chorar, balançar a bandeira do Brasil. Meu irmão era o melhor do mundo, meu irmão!

Cesão, quando coloca alguma coisa na cabeça, não desiste até conseguir o que quer. Se não consegue, fecha a cara e se isola em um canto, a gente até o chama de 'Sr. Bico' e eu nem me atrevo a falar com ele, o que faço é ficar do lado, quietinha. Ele sabe que eu estou lá, e se ele quiser falar qualquer coisa eu vou ouvir. 
Com certeza, eu sou a fã número um do meu irmão e vou apoiá-lo em tudo o que fizer.

Um comentário:

Dudu Udud disse...

bacana este post Jack...tá chegando a hora de mais emoção...4 anos se passaram e a sensação é a mesma...certeza de que tudo dará certo novamente...abraço para todo o pessoal do fã clube e viva o CESÃO