segunda-feira, 16 de julho de 2012


Cielo despista sobre revezamento e foca bi olímpico nos 50 metros


Recordista mundial nos 50 m e 100 m livre, Cesar Cielo vive a expectativa de buscar a vitória em ambas as provas na Olimpíada de Londres. O foco, porém, ele garante, é trazer de volta ao Brasil o bi olímpico nos 50 m, repetindo o sucesso de Pequim, em 2008. No entanto, no caminho dessas conquistas está a disputa dos revezamentos com a Seleção Brasileira, que pode atrapalhar Cielo em seus objetivos pessoais, e por isso a participação do melhor nadador do País na atualidade segue indefinida nas provas coletivas da capital inglesa.

Neste domingo, enquanto causava alvoroço com o assédio da imprensa e dos fãs no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), no embarque da delegação da natação a Londres, Cielo despistou sobre sua participação nos revezamentos 4x100 m livre e 4x100 m medley. "Na verdade são os técnicos que decidem, mas eu estou esperando nadar tudo lá", disse o nadador, para depois negar a informação se nadaria até as eliminatórias das provas. "Segredo tático do Brasil", brincou Cielo.

Para o nadador, a sua participação em cada fase dos revezamentos terá de ser pensada somente em Londres. "A gente vai precisar analisar lá para não correr o risco de ficar fora. Mas se eu precisar nadar a eliminatória não vai ser surpresa. Estou esperando nadar todas as provas, assim como foi no Mundial de Roma (em 2009)", garantiu Cielo.
O programa da Olimpíada, porém, não favorece a principal estrela da natação brasileira, principalmente quanto ao 4x100 m medley, que tem a final marcada para o dia seguinte à decisão dos 50 m livre, como admite um dos técnicos da delegação verde e amarela. "Revezamento tem que colocar quem está melhor para o momento. No 4x100 m livre todo mundo vai estar bem, no 4x100 m é circunstancial", reconheceu Arilson Soares.
Arilson foi mais um que deixou em aberto a participação de Cielo nos revezamentos. Para o treinador, é preciso observar como estarão as equipes dos outros países para definir quem nadará cada etapa das provas coletivas pelo Brasil. "É um jogo de xadrez, tem que analisar não só a gente, mas também os competidores", apontou o treinador.
Sem se preocupar ainda com os revezamentos, Cielo sonha com uma Olimpíada mais vitoriosa do que em Pequim no individual, alimentando esperanças de conquistar também os 100 m livre. "Vamos ver como vai ser esse 100 m livre esse ano. Ano passado eu fiquei em quarto (no Mundial de Xangai, vencido pelo australiano James Magnussen, principal candidato ao ouro em Londres). Estou ali na briga. Ninguém pode vacilar, eu vou fazer o meu e torcer para ser o suficiente. O mais importante é o bi olímpico", afirmou o nadador.

Com status de "jogador de futebol", Cielo embarca confiante a Londres


O nadador Cesar Cielo teve uma amostra do apoio que receberá dos torcedores brasileiros na Olimpíada. O atleta, que embarca para Londres na noite deste domingo, foi cercado por muitos fãs, que entoavam gritos de "boa sorte" e "valeu, Cielo", enquanto o atleta fazia o check-in no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP). Para o nadador, o apoio do público o fez sentir como um "jogador de futebol".
"É o nosso momento jogador de futebol. Nós não estamos acostumados a isso, para falar a verdade. É bacana, é o fruto do que colhemos nestes anos. A natação tem sido um grande esporte para o Brasil desde o Pan no Rio de Janeiro", afirmou.
Uma das principais esperanças brasileiras de medalha nesta Olimpíada, Cielo acredita que a expectativa e a pressão por resultados nos Jogos deste ano serão maiores do que em relação a 2008.
"Grandes resultados são uma grande pressão e uma grande expectativa. Espero que esteja falando com vocês (jornalistas) depois com uma ou duas medalhas no peito", disse Cielo, que tenta minimizar todos os fatores externos quando está dentro da piscina.
"Tento usar a situação a meu favor e tento pensar que aquilo não passa de uma simples prova. É uma piscina de 50 m, como a gente treina todo dia. Tento chegar lá e nadar, sem me preocupar com torcida ou arquibancada", declarou Cielo, se mostrando pronto para o desafio de buscar o bicampeonato olímpico.
"A natação está indo com uma mentalidade de que a preparação foi feita, agora é colocar em prática. Chegou a hora", esbravejou o nadador.
Em Londres, Cielo vai competir nos 50 m e 100 m livres, onde foi respectivamente ouro e bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.
-


Nenhum comentário: