quarta-feira, 18 de julho de 2012


Cesar Cielo treina no Crystal Palace e técnico pede foco na competição

Além de Cielo, o treinador comanda os trabalhos de mais seis nadadores brasileiros que competem em Londres'2012


REUTERS/Sergio Moraes

Uma das principais esperanças de medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres'2012, Cesar Cielo já treina na capital inglesa. O nadador deu suas primeiras braçadas nas piscinas do Crystal Palace, local escolhido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como base dos atletas nacionais fora da Vila Olímpica durante o evento.

A equipe brasileira da natação permanece no local até o dia 24 de julho, quando se muda para a Vila Olímpica. As provas da modalidade em Londres-2012 ocorrem entre 27 de julho, dia da abertura, e 4 de agosto. Cielo busca o bicampeonato olímpico dos 50m livre, além de outra medalha nos 100m livre – foi bronze em Pequim'2008. Ele ainda pode integrar o time nacional nos revezamentos 4x100m livre e medley.

Para ver seu pupilo alcançar esses objetivos, o técnico Alberto Silva, comandante do grupo de treinamento PRO 16, idealizado por Cielo, tem uma receita simples: foco na competição. Tanto que quem encerrar sua participação nas Olimpíadas não deve mais ficar com o grupo, para evitar distrações de quem ainda competirá, esquema já usado em Pequim-2008.

"Em 2004, batemos o pé porque os nadadores queriam ver as provas depois de terminada a parte de cada um na competição. O pessoal mais imaturo chegava de compras, de passeios, contando coisas. Mudamos isso em 2008. Nadou, volta para casa! Não fica ninguém ali que não esteja focado na competição", defendeu Albertinho, como é conhecido.

Além de Cielo, o treinador comanda os trabalhos de mais seis nadadores brasileiros que competem em Londres'2012 e acredita que, ao menos, Henrique Barbosa, Leonardo de Deus, Nicholas dos Santos, Nicolas Oliveira, Tales Cerdeira e Thiago Pereira, saberão se comportar.

"Durante todo o ano esse pessoal mostrou que o objetivo estava acima de namoradas, baladas ou qualquer outro interesse. Fizeram uma alimentação correta, treinaram, descansaram, se comprometeram 100% com o programa que fizemos. Não vai ser agora que vão fazer as coisas diferentes", afirmou.


-

Olimpíada: Cesar Cielo já treina no Crystal Palace


O velocista Cesar Cielo já está em Londres, na Inglaterra, e fará os próximos treinos, até a estreia nos Jogos Olímpicos, no Crystal Palace, local escolhido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para a preparação final da seleção antes do início das competições.

Os integrantes da natação ficam no Crystal Palace até o dia 24, quando entram na Vila Olímpica. As disputas da natação serão realizadas de 27 de julho a 4 de agosto. E Albertinho tem a receita para os últimos momentos em Londres, antes da estreia: foco na competição.

Cesar Cielo vai defender o bicampeonato olímpico nos 50m livre - foi campeão em Pequim-2008. E ainda brigar por medalha nos 100 m livre - tem a de bronze conquistada nos Jogos da China. Também poderá ser escalado para os revezamentos 4x100m livre e medley.

O técnico Alberto Silva, que comanda o Projeto Rumo ao Ouro em 2016 (PRO 16), grupo de treinamento de elite de Cesar Cielo, nadador do Flamengo, diz que o trabalho já foi feito e agora é tempo de ajustes finos e de ‘sensibilidade’, de perceber o que os atletas ‘sentem’.

"Agora é só descansar. Chegou o momento do ‘balance’. Coloquei no papel os treinos que costumo fazer, mas vamos conversando e vendo como eles se sentem no dia a dia e, se necessário, faremos adaptações. Com eles, no dia a dia, a gente vai sentindo. O que falta agora? Nada", observa Albertinho.

O técnico, que vem trabalhando há um ano e meio com o PRO 16, grupo idealizado por Cielo na volta ao Brasil, depois de algumas temporadas treinando em Auburn, nos Estados Unidos, está tranquilo com a preparação feita para a Olimpíada, embora na expectativa sobre se tudo o que foi trabalhado se transformará nos resultados esperados na competição.

"Eles estão bem experientes, quase todos já passaram por Olimpíada, sentiram o gostinho do deslumbramento e agora estão mais tranquilos. O principal, independentemente de idade de cada um dos nadadores, é o foco. E todos os que atuaram no meu grupo têm muito claros seus objetivos", acentua Albertinho, que quer todo mundo focado na competição.

Além de Cesar Cielo, o grupo tem Henrique Barbosa, Leonardo de Deus, Nicholas dos Santos, Nicolas Oliveira, Tales Cerdeira e Thiago Pereira.

"Em 2004, batemos o pé porque os nadadores queriam ver as provas e o pessoal do COB concordou que eles permanecessem na cidade depois de terminada a parte de cada um na competição. O pessoal mais imaturo chegava de compras, de passeios, contando coisas... Mudava o foco de quem ainda não tinha nadado", diz Albertinho.

"Mudamos isso em 2008, sem sentimentalismo, é o melhor. E o esquema será o mesmo. Nadou, volta para casa! Não fica ninguém ali que não esteja focado na competição."

O procedimento é adotado para toda a natação. Albertinho lembra que Cesar Cielo e seu grupo definiram padrões, seguidos rigorosamente por toda a temporada.

"Durante todo o ano esse pessoal mostrou que o objetivo estava acima de namoradas, baladas ou qualquer outro interesse. Fizeram uma alimentação correta, treinaram, descansaram, se comprometeram 100% com o programa que fizemos. Não vai ser agora que vão fazer as coisas diferentes", acentua o técnico da Seleção Brasileira.


-

Cesar Cielo e Priscila Machado fazem 7 meses de namoro no dia em que ele chega em Londres para a Olimpíada


Cesar Cielo (25) e Priscila Machado (26) estão completando 7 meses de namoro nesta segunda-feira, 16, dia em que o nadador chegou em Londres para participar dos Jogos Olímpicos 2012.

Em seu perfil no Twitter, a Miss Brasil postou uma foto com o namorado e escreveu: “Happy anniversary my love! <3”(Feliz aniversário, meu amor).

Em entrevista recente à CARAS Online, Priscila disse que vai até Londres torcer pelo amado.

"Fiz questão de estar presente num momento tão importante de uma pessoa que é muito especial na minha vida. Vou estar lá torcendo e levando toda energia positiva possível. Apoio e companheirismo são essenciais num relacionamento", contou a modelo.

-




Nenhum comentário: