quarta-feira, 18 de julho de 2012


César Cielo esquece rivais e foca própria evolução em Londres

Entre os principais rivais de Cielo nos 50m está o australiano James Magnussen


AFP PHOTO/BEN STANSALL

Uma das principais esperanças de ouro para o Brasil nos Jogos de Londres, o nadador César Cielo já sabe a receita para subir novamente no lugar mais alto do pódio. Vencedor dos 50 metros em Pequim, em 2008, o atleta não quer saber de se preocupar com seus rivais e garantiu que seu objetivo na Olimpíada deste ano será apenas se superar.

"Sempre pensei, e continuo pensando, em achar algum erro próprio para melhorar, tentar superar isso. Tento fazer o melhor. Ganhar a prova é sempre muito bom, mas já ganhei muitas vezes com tempos que não gostaria de ter feito e fiquei em segundo com ótimos tempos. Por isso, para mim, o mais importante é conseguir a melhor performance possível", declarou, nesta quarta-feira.

Entre os principais rivais de Cielo nos 50 metros está o australiano James Magnussen, de apenas 20 anos. Ele chegou a cravar o melhor tempo do ano, com 21s74, em março, mas foi superado pelo brasileiro, que marcou 21s38 no mês seguinte. No entanto, nem mesmo Magnussen parece tirar o sono do atual campeão olímpico, que só pensa em melhorar seu próprio desempenho.

"Sei que se eu melhorar em algum ponto da prova, em algum aspecto, posso tirar alguns centésimos. A gente faz análise das provas, vemos o que precisamos melhorar. Sei que um pouquinho vou conseguir melhorar. Não sei o quanto, mas o parâmetro é sempre o melhor tempo que temos na vida", apontou.

De acordo com Cielo, essa filosofia faz com que a vitória não dependa de erros dos outros competidores, mas sim de méritos próprios. "Acho que a expectativa é de que os adversários façam as melhores provas de suas vidas, como eu quero fazer. Não dá para contar com adversário vacilando e o primeiro passo para a derrota é esse: torcer para que façam provas ruins. Tudo pode acontecer, tem muita gente boa. Bastante surpresa deve acontecer na piscina, mas estou buscando meus melhores tempos", comentou.

Desde a conquista do ouro em 2008, o brasileiro precisou se adequar às novas regras da natação, que em 2010 proibiu o uso dos maiôs de alta tecnologia. Cielo, no entanto, parece ter se adaptado bem à mudança, tanto que seu melhor tempo em 2012 - 21s38 - fica só um pouco abaixo da marca obtida na final dos 50 metros em Pequim - 21s30.

"A gente vem nadando sem o traje desde 2010, então não tem nada de novo agora. Para ser sincero, a sensibilidade é a mesma, treinamos de sunga como sempre. Na hora da competição estamos nos sentindo muito rápido, muito bem. No momento em que estamos nadando estamos tentando fazer o melhor", declarou.


-

Cesar Cielo poupa energia para nadar 'como se fosse a última prova da vida'

Em busca do bi olímpico nos 50m livre, recordista mundial 'hiberna' e avisa 
que também está atrás de mais uma medalha nos 100m livre em Londres


O tamanho da vontade está no olhar e nas palavras. Entre uma resposta e outra, aquele 'como se fosse a última prova da vida' sempre aparecia. É com esse espírito que Cesar Cielo vai cair na piscina nos Jogos de Londres. Embora já se sinta mais confortável na pele de homem a ser batido nas provas de velocidade, o atual campeão dos 50m livre sabe que numa final olímpica o status pouco conta. Ali o que interessa é nadar rápido e bater na frente, sem pensar nos adversários, só tentando alcançar o tempo traçado.

natação CESAR CIELO coletiva (Foto: Agência Reuters)

- Chegar como favorito não conta para nada. O recordista mundial ou nono colocado do ano passado estão brigando pela mesma medalha. Esse recorde não vai me fazer chegar na frente de ninguém. Estou pensando em fazer o melhor tempo da minha vida, independentemente de ser o melhor da história ou não. Eu tenho que fazer o melhor e torcer para que isso seja suficiente - disse. 

Para tentar encurtar o caminho até o alto do pódio novamente, Cielo ajusta os últimos detalhes durante os treinos no Crystal Palace. Rápido, cercado de amigos e feliz por ver a metragem dos treinos diminuir, ele tem mantido a receita que tem dado certo. Tem evitado andar muito, subir escadas e carregar peso. Tudo isso para economizar energia.
- Descanso para mim é paranoia mesmo. A hora é de hibernar aqui. Lá, quando estiver atrás do bloco, pode pular, se bater, mas agora não - sorri.
Confira alguns trechos da entrevista de Cesar Cielo. Nesta quarta-feira, ele atendeu a imprensa pela última vez antes antes da estreia nos Jogos. Pouco antes, ele e mais 10 companheiros da equipe de natação tiveram de atender os funcionários da Wada, que foram ao centro de treinamento realizar testes antidoping.
natação cesar cielo treino crystal palace (Foto: Agência Reuters)
Foco nos 50m livre
"É um dia de cada vez, uma prova de cada vez. Vou entrar nos 100m livre, minha primeira disputa, como se fosse nadar os 50m e como se fosse a última prova da minha vida. Estou visualizando meus melhores tempos. Hoje minha chance maior está nos 50m, mas toda prova vai ser para fazer o melhor da vida. Em Pequim-2008, nadei a final na raia 8 e busquei bronze. Não vou descartar a possibildade de buscar medalha nos 100m porque me mantive nos últimos anos entre os 5 melhores".
Nadando como esperava na reta final
"Estou me sentindo bem. E agora sinto que o corpo vai ficando mais leve, mais forte e com eficiência melhor. Quanto mais perto da competição, a gente treina menos e tudo fica mais alegre. Estou no caminho de fazer os melhores tempos da minha vida. Estou aqui para nadar rápido".
cesar cielo natação (Foto: AFP)
Tempos
"Quero fazer meus melhores tempos sem os trajes tecnológicos. Meu parâmetro é meu melhor até o momento: 47s84 nos 100m livre no Pan, e 21s38 que fiz nos 50m livre no Maria Lenk".
Adversários
"Sei que eles vão fazer a melhor prova da vida deles, como eu vou fazer a minha. Mas não fico torcendo para que nadem mal. O primeiro passo para derrota é torcer para alguém dar um passo ruim. O Mundial de Xangai deu uma base do que vai ser este ano, mas surpresas devem acontecer nas piscinas porque é sempre uma época especial. Tenho que tomar conta e ficar esperto. Se por um lado o Nathan Adrian (americano) ficou fora da disputa, por outro lado entrou na equipe americano um campeão olímpico (Anthony Erving, que tem 21s60) e o Cullen Jones (21s59). A prova ficou mais difícil ou mais".
Londres
"Não parei muito para pensar ainda sobre o que quero ver aqui. É uma dificuldade mental que tenho. Só penso no primeiro lugar do pódio (risos). Não consigo pensar em nada após dia 4 de agosto. Depois daí o resto a gente vê depois. Eu só espero por mais sol aqui.
Fita adesiva

"É só charme, só gracinha para ficar com cara de mau. Está todo mundo colocando fita. Estou 100% e cada vez mais rápido".


Nenhum comentário: