quarta-feira, 25 de julho de 2012


Cesar Cielo mostra bom humor e 
nem vê 'derrota' no teste do telão

Campeão olímpico dos 50m livre reencontra ex-técnico, brinca com França e é empurrado na piscina; teste no placar aponta quinto lugar nos 100m livre 


Na chegada, o reencontro com Brett Hawke rendeu boas risadas. Na beira da piscina, Cesar Cielo tirou alguns minutos para conversar com o ex-técnico que o ajudou a conquistar as duas medalhas olímpicas que tem no currículo. Se despediram e foram para suas raias. O recordista mundial caiu na 3 e deu braçadas durante 40 minutos. Nem reparou no placar do Centro Aquático, que mostrava seu nome na mesma baliza, na final dos 100m livre. Era apenas um teste do sistema de cronometragem dos Jogos, que o colocou em quinto lugar. Os franceses Yannick Agnel, Fabien Gilot e o australiano James Magnussen ficaram "com o pódio". Thiago Pereira também apareceu no placar, só que na semifinal dos 200m medley. Ficou a frente de Michael Phelps, que não treinou pela manhã.
cesar cielo brett hawke parque aquático treinos londres 2012 (Foto: Danielle Rocha / Globoesporte.com)

Cielo seguia treinando e mostrando bom humor. No finalzinho da sessão, enquanto caminhava até a cabeceira da piscina, brincou com Felipe França e foi parar dentro d´água de novo. Levou um empurrãozinho do companheiro de seleção e fez uma promessa:
- Vai ter volta, vai ter volta - ria.
cesar cielo e felipe frança brasil treino londres 2012 (Foto: Danielle Rocha / Globoesporte.com)
O clima na delegação brasileira é bom. O da americana também. Pouco antes de os brasileiros chegarem, os americanos já haviam treinado. Ryan Lochte batia um papo animado com Cullen Jones, rival de Cielo, que a essa altura já exibia visual estiloso, com boné e brilhante na orelha. Riram, conversaram e caminharam até o ônibus dos Estados Unidos.
teste placar eletrônico parque aquático treinos londres 2012 (Foto: Danielle Rocha / Globoesporte.com)
Blocos com luzes

Além do placar eletrônico, as luzes laterais dos novos blocos (três em cada um) também foram testadas nesta quarta-feira. Elas acenderão automaticamente e indicarão os vencedores. Uma luz vermelha indica o campeão. Duas, o vice; e três o terceiro colocado. A ideia é ajudar o público na visualização.  No Centro Aquático de Londres será importante, já que em alguns pontos, por ter uma arquibancada muito alta, fica difícil enxegar o telão. Pela primeira vez nos Jogos, os blocos com os apoios ajustáveis para os pés serão utilizados.  Com relação ao sistema de cronometragem, será adotado o mesmo padrão utilizado em Pequim-2008. As placas que registram o tempo são supersensíveis ao toque e precisam de uma pressão de pelo menos 1,5kg, de acordo com a Omega, para parar o relógio. Caso seja necessário tirar alguma dúvida sobre o vencedor de uma prova, quatro câmeras de alta velocidade estarão registrando o momento da batida na borda em até 100 frames por segundo. 


-


-

De barriga cheia, Cielo & Cia. se despedem do Crystal Palace

Após desfrutar das regalias oferecidas no Centro de Treinamento exclusivo do Brasil, seleção de natação 'muda de endereço' e vai para a Vila dos Atletas


Quando deixou o Crystal Palace, nesta terça-feira, a seleção brasileira de natação não se despediu apenas da piscina olímpica disponível 24h por dia para os nadadores. Os atletas deram adeus também ao "arroz com feijão". O grupo seguiu para a Vila dos Atletas satisfeito com a estrutura oferecida no centro de treinamento e, principalmente, com a alimentação preparada pela famosa chef Roberta Sudbrack.
- O Crystal Palace foi excelente. A comida foi um dos pontos altos. Quando a gente sai do Brasil, sente um pouquinho falta do arroz com feijão. Lá a gente pode comer comida brasileira todos os dias de altíssima qualidade. Tivemos até que colocar o pé no freio. Acho que lá dentro da Vila vamos sentir mais é a falta da Sudbrack mesmo - brincou Bruno Fratus.
Cesar Cielo saída do hotel para a Vila (Foto: Lydia Gismondi/GLOBOESPORTE.COM)

Na última semana, a seleção brasileira de natação pôde desfrutar de uma experiência diferente em preparação para os Jogos Olímpicos. Pela primeira vez, eles tiveram um Centro de Treinamento, com uma piscina olímpica, à disposição. No local, que também está recebendo atletas de vários outros esportes, os nadadores fizeram todos os treinos e ainda aproveitaram a comida do refeitório com cardápio exclusivo.
- Eu gostei muito, achei bem legal mesmo. O jeito que eles organizaram foi excelente. A comida foi o ponto alto. A chef está de parabéns. Foi até difícil de manter a boca fechada. Foi muito bom esse esquema. Agora, acabou a moleza. Mas pelo menos já estamos indo de barriga cheia - disse Nicolas Oliveira.
Cielo acredita que a mudança de local não vai interferir na preparação da equipe. Só que, agora, vão ter de dividir espaço com outros milhares de atletas.
- Muda o endereço só. A cabeça continua a mesma. A gente continua focado para ter a melhor rotina para estar bem na piscina. Agora, chegou oficialmente. Indo para a Vila, oficializa o sistema de competição. Começamos a pegar ônibus para ir para a piscina, começamos a ter que lidar com o restaurante da Vila, que sempre tem fila...
Um dos mais experientes atletas da seleção, Thiago Pereira ficou impressionado com a estrutura oferecida no Crystal Palace. O nadador, que esteve em Atenas-2004 e Pequim-2008, afirmou que nenhuma preparação até hoje se compara com a de agora, em Londres.
- Comparando as duas últimas Olímpiadas, nós estamos com uma estrutura dez vezes do que estávamos acostumados. Tivemos um Centro de Treinamento só para a gente, com uma piscina disponível 24 horas para treinar, além da alimentação, que não tem nem o que falar. Tivemos tudo do bom e do melhor para se preparar para essas Olimpíadas.


-




Nenhum comentário: