quarta-feira, 20 de junho de 2012


Cielo lamenta erros e reprova último teste para Londres: 'Bem pobre'

Ouro nos 50m e fora da final dos 100m livre no Troféu Sette Colli, nadador
afirma, porém, que momento de falhar antes das Olimpíadas era em Roma


No caminho até os Jogos de Londres, o momento de errar era esse. Ouro nos 50m e fora da final nos 100m livre do Troféu Sette Colli, na Itália, Cesar Cielo não ficou satisfeito com seu desempenho. Disse que, tecnicamente, não nadou seu melhor nas provas em Roma. Após sua última competição antes das Olimpíadas, ele, no entanto, prefere não se preocupar antes de buscar mais um ouro olímpico.
- Na Itália, era um momento muito difícil do treinamento. Às vezes, as vitórias chegam e a gente oculta muita coisa. Da mesma forma que nadei os 100m relativamente mal, não achei tão ruim. Foi basicamente o que eu estava esperando. Nos 50m, foi um rendimento bem pobre mesmo. Foram erros que há anos não cometia. Ao mesmo tempo, ficou a sensação de que a hora permitia isso. Se eu tivesse que errar, que errasse longe das Olimpíadas. No momento como esse, eu estou levando esses dois erros para não fazer de jeito nenhum das Olimpíadas. Fiquei decepcionado com a parte técnica - disse o nadador, ouro nos 50m e bronze nos 100m em Pequim.
Apesar do rendimento ruim na Itália, Cielo acredita que poderá fazer seu melhor tempo em Londres.
- Vou para fazer meu melhor. Acredito que, dentro de mim, tenho um tempo muito melhor do que no Pan, pelas condições que tínhamos do Pan mesmo. As Olimpíadas são um local mais difícil de fazer a melhor performance. Li em uma pesquisa que só 17 % dos atletas atingem seu melhor nas Olimpíadas. Espero estar nos 17% e que essa marca me faça estar entre os melhores na prova.
A disputa, porém, vai ser grande. Nos 50m, Cielo acredita que tenha vantagem sobre os rivais, mas afirma que a medalha não é garantida. Já nos 100m, o nadador diz ter outros adversários à frente.
- Nos 100m livre, estou em oitavo no ranking. São sete caras à minha frente. Nos 50m, pode acontecer que alguém tenha um dia iluminado. Acho que os oito, dez primeiros do ranking estão brigando. Quem entrar na final tem chance de medalha. Acho que os australianos são os melhores nos 100m livre, e os brasileiros nos 50m.
-

Um comentário legal que tinha no globo.com q eu adorei e vou postar tambem, pq eu acho q resume o sentimento de todos nós, que somos fãs do Cesão também...

Eduardo CarmoRio de Janeiro, RJ9 horas atrás
cielo , não sinta-se na obrigação de trazer medalhas , tente sim fazer o seu melhor ! vc já é um icone no esporte , mundial , vc já mostrou ser um grande desportista , tire dos seus ombros este peso de uma nação ,divirta-se , curta uma olimpiada, tenho fé e certeza , que tudo vai dar certo , confio em vc..e sei que vc tbm confia em si proprio , força e calma nesta hora meu rapaz !!!
-

Londres vira assunto proibido em casa, e Cielo evitará família nos Jogos

Pais e namorada vão acompanhar nadador, mas contato deverá ser restrito


Durante o dia, nos treinos, Cesar Cielo tem pensado apenas na preparação para os Jogos Olímpicos. Mas, em casa, Londres virou assunto proibido. Campeão dos 50m e bronze nos 100m em Pequim-2008, o nadador quer manter a mente tranquila antes de buscar o novo ouro olímpico. Por isso, nos momentos de descanso, evita falar sobre a principal competição do ano.
- Eu estou pensando tanto nas Olimpíadas e nos treinos que eu pedi para meus pais não falarem disso em casa. É a minha hora de descansar, falar coisa que não tem nada a ver.

Em Londres, Cielo terá a companhia de seus pais e da namorada, Priscila Machado, Miss Brasil 2011. Para o nadador, embora a presença dos familiares ajude a aliviar a pressão, a rotina não mudará. Assim como em Pequim, ele não pretende encontrá-los durante a competição.
- Vai ser como foi na maioria dos campeonatos mundiais. Na parte da competição, não muda nada. É o meu momento de privacidade, de concentração. Falo com eles apenas o necessário. Não é agora, no momento mais importante da minha carreira, que eu vou mudar isso. É bacana saber que eles estão lá, ajuda a aliviar a pressão. Mas acho que só vou ver o pessoal depois da competição – garante.

Ao comparar sua fase atual à vivida antes dos Jogos de Pequim, em 2008, Cielo se vê mais chato. Em busca de seu melhor momento, o nadador afirma estar mais preparado para Londres.
- Acho que eu estou mais chato, fiquei mais mala com o tempo. Em relação à parte de atleta, é uma fase muito parecida, estou um pouco mais controlado. Mas, como pessoa, não tem comparação. Quem já teve 21 anos e 25 sabe muito bem a diferença nesse momento da vida. Eu me sinto mais maduro, experiente e preparado. Independentemente de ser campeão olímpico ou não, acredito que eu me sinta mais preparado.
Para o nadador, o momento não é de pensar nos rivais na busca por uma medalha nos 50m e nos 100m em Londres. Cielo afirma que tem tentado corrigir seus próprios defeitos.
- Eu me encontro melhor agora, me conheço muito bem. Uma análise minha é muito mais importante do que uma sobre os adversários. Eu tenho um tato bem aguçado em relação ao que dá para melhorar, uma análise muito crítica mesmo. Tenho de capitalizar na hora que preciso, executar na hora crítica essa melhora que a gente imaginou. E torcer para que seja melhor de novo pelo quinto ano consecutivo.


-

Na reta final para Londres, Cielo diz que adrenalina aumenta concentração

Promessa de medalhas para o Brasil conquistou o título dos 50m livre em Roma, em uma de suas últimas provas antes dos Jogos Olímpicos


Cesar Cielo é uma das maiores promessas de medalhas de ouro do Brasil nas Olimpíadas e, se depender de seus resultados nas provas antes dos Jogos, os brasileiros não irão se decepcionar. O nadador vem garantindo medalhas nas piscinas ao redor do mundo e nesta quinta foi campeão dos 50m livre na Itália, última prova antes de Londres. Para ele, a proximidade do início da competição londrina facilita a concentração.
- Agora a adrenalina vai chegando e vai ficando mais fácil se concentrar. Parece que a coisa está mais séria, a gente começa a nadar mais rápido, diminui a intensidade dos treinos e trabalha mais qualidade. A partir de agora, até a Olimpíada, é se sentir bem e ficar o máximo positivo e feliz para chegar com tudo e trazer as medalhas para o Brasil - disse Cielo ao "Tá na Área".

A mais nova medalha dourada da coleção de Cielo não é tão desconhecida do Atleta. No Troffeo Sette Colli, que está sendo disputado em Roma, o recordista mundial venceu a prova com o tempo de 22s17. Mas, em 2009, ele já tinha conquistado as águas italianas e chegou a ser chamado de "imperador" pelos amantes da natação.
- É muito bacana voltar, é uma piscina muito especial para mim. Conseguir ganhar de novo foi mais bacana ainda, então foi legal ter passado um tempinho em Londres semana passada. Agora é voltar para o Brasil e intensificar o treinamento de detalhes e fazer de tudo para defender esse título lá na Olimpíada.
Na última semana, Cielo e a seleção brasileira viajou para Londres para treinar na piscina do Crystal Palace, centro de treinamentos do Brasil durante os Jogos.
- Estava um pouco frio em Londres, a gente pegou uma semana meio chatinha com o tempo lá, mas foi legal mais uma vez conhecer a piscina que a gente vai passar a aclimatação da Olimpíada, foi muito válida essa viagem.
Na reta final de preparação para a competição olímpica, Cielo voltará à piscina de Roma para a disputa dos 100m livre neste sábado.
-

Cielo admite superioridade de australianos nos 100 m nado livre


No início de julho, o quatro vezes medalhista de ouro olímpico (duas nos 50 m e duas nos 100 m estilo livre) Alexander Popov, da Rússia, afirmou que não acredita que Cesar Cielo seja páreo para australianos como James Magnussen na prova dos 100 m nado livre. O brasileiro recordista mundial na distância afirmou, em entrevista coletiva na terça-feira, que concorda com o ídolo.
Cielo abordou o favoritismo da Austrália nos 100 m em contraponto ao desempenho dos brasileiros na distância mais curta. Para o campeão olímpico, os 50 m devem ser definidos entre os donos das três melhores marcas no ano, sendo que dois deles são do Brasil.
"Esse ano, tem sete caras na minha frente nos 100 m", comentou Cielo, que detém o sexto tempo da temporada, com 48s28 - James Magnussen e James Roberts, ambos da Austrália, são os melhores nadadores de 2012 na distância, com 47s10 e 47s63, respectivamente. "Os australianos são os melhores dos 100 m livre e os brasileiros, nos 50 m."
Apesar colocar o Brasil como país dos melhores atletas, Cielo admite que Magnussen pode batê-lo também em sua principal prova. "Acho que nos 50 m livre, qualquer um pode acordar iluminado e fazer a diferença. Os três primeiros são os favoritos", disse. Cielo tem a melhor marca no ano, com 21s38, seguido por seu compatriota Bruno Fratus, com 21s70, e pelo jovem australiano, com 21s74.
No último sábado, Cielo caiu na semifinal dos 100 m no Trofeo Sette Colli, em Roma (ITA), classificando-se apenas à final B, na qual fez o tempo de 49s07 (que lhe garantiria a prata se competisse a decisão A). Nos 50 m, o brasileiro foi o medalhista de ouro com 22s17. As duas marcas foram bastante aquém do que o atleta prevê para os Jogos de Londres.
"Na Itália, estávamos testando um momento muito difícil de treinamento e muitas vezes as vitórias acabam nos cegando. Do mesmo jeito que eu nadei os 100 m relativamente mal, não achei tão ruim. Acho que o tempo era basicamente o que eu estava esperando", adiantou.
Para o brasileiro, resta aprender com os equívocos para chegar em plena forma a Londres. "Os 22s nos 50 m livre, apesar da vitória, foi uma prova bem pobre. Acabei cometendo erros que há anos eu não cometia. Mas, ao mesmo tempo, deu aquela sensação de que era a hora permitida (para errar). Não que eu goste de errar, mas se tivesse que errar, que fosse longe da Olimpíada. Levo esses erros para não fazer de jeito nenhum na Olimpíada."
Londres 2012 no Terra



Nenhum comentário: