quarta-feira, 21 de março de 2012

"

Fator Cielo’: campeão olímpico alavanca expectativa para Londres

Treinador da equipe brasileira acredita que país chegará aos Jogos
com mais possibilidades de medalhas e finais do que em Pequim-2008

 

Campeão olímpico e bicampeão mundial nos 50m livre, campeão mundial e medalha de bronze olímpico nos 100m livre e campeão mundial nos 50m borboleta. O currículo deixa claro a importância de Cesar Cielo para a natação brasileira em termos de resultados individuais. Entretanto, a expectativa é de que ele represente mais do que isso. Faltando pouco mais de quatro meses para os Jogos Olímpicos de Londres, a aposta do Brasil não é somente no bicampeonato do maior nadador de sua história, mas também em uma participação marcante, alavancada pelo “Fator Cielo”.
Com 14 nadadores já classificados para Londres-2012, o Brasil ainda tem mais duas competições para que outros consigam o índice que lhes garanta uma vaga. Superar o número de 27 de Pequim-2008, por sua vez, não é a meta. Mais do que quantidade, os brasileiros apostam na qualidade da equipe que vão mandar para a disputa por medalhas.

- Não me preocupo com a quantidade, mas com a qualidade. Em Pequim, tivemos duas medalhas com o Cielo. Aqui (em Londres), entraremos com uma perspectiva melhor. Além do Thiago (Pereira), que já foi finalista olímpico, temos o Felipe França, o Bruno Fratus, que foi o segundo melhor em 2011 nos 50m... Vamos entrar nas Olimpíadas com perspectivas de mais atletas em finais. Assim, as chances de medalhas aumentam. Chegaremos para Londres melhor do que chegamos em Pequim, independentemente da quantidade de atletas – disse Fernando Vanzella, chefe da delegação do Brasil na disputa do Campeonato Britânico, no início do mês, evento que marcou a inauguração da piscina do Centro Aquático de Londres.

A confiança do treinador brasileiro muito se deve muito ao impulso dado pelas conquistas de Cesar Cielo nos Jogos da China ao restante dos atletas brasileiros. Para Vanzella, os resultados e a proximidade do campeão tornaram uma medalha olímpica algo mais palpável para todos.
- O grande ponto do Cielo é que, depois de Pequim, ele fez grande parte da preparação no Brasil. Então, até amigos passaram a conviver mais com ele. O grande ponto da conquista, de uma medalha de ouro que o Brasil não tinha, é mostrar que nós podemos. Os caras pensam: “Se o Cielo chegou, por que não também outros”. Isso contribuiu para o desenvolvimento.

O brasileiro, por outro lado, lembrou que o retorno da natação brasileira aos pódios em Olimpíadas e Mundiais é fruto também de um trabalho de preparação mais bem planejado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) nos últimos anos.

- Existem também outros trabalhos. A confederação investiu na parte de biomecânica, em competições preparatórias, treinamento em altitude... O trabalho tem sido feito mais a longo prazo, de uns 10 anos para cá, e isso começa a ter resultado.
Jovem acredita em bi olímpico 'sem problemas'

Promessa somente para 2016, o jovem André Pereira, de 18 anos, foi um dos representantes brasileiros no Campeonato Britânico e deu o tom da importância do “Fator Cielo” para as novas gerações:

- Todo mundo que nada provas de velocidade se espelha nele. É um cara do nosso país, recordista mundial... Ele está bem focado para as Olimpíadas, ganhou até fácil o último Mundial e acho que não vai ser problema para ele manter o ouro olímpico.

Cesar Cielo é um dos 13 brasileiros já garantidos em Londres-2012, nas provas de 50m e 100m nado livre.
 
GE

-

RAAAI MUUUUITO OBRIGADA!!!

 

Nenhum comentário: