Cesar Cielo fecha ano no Brasileiro Sênior e Open de Natação
Cesar Cielo fecha o calendário de 2011 nadando o Campeonato Brasileiro Sênior e o Open de Natação, que vai desta quarta-feira até domingo no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Cielo vai defender o Flamengo nadando os 50m livre, prova em que é campeão olímpico, bicampeão mundial e pan-americano (além de recordista do mundo, com 20s91). Também disputa os 100m livre e os revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley com a equipe rubro-negra. Está inscrito nos 100m borboleta, mas ainda vai confirmar presença na distância.
"O Cesar está forte, está bem. Mas tivemos pouco tempo para trabalhar depois do Pan e de uma rápida folga na volta do México. Fizemos uma preparação de seis semanas para o Open, o que não é comum. Optamos por não descansar. Não deu para fazer um trabalho e descansar. Ele pode não estar tão veloz, mas o nosso objetivo é que esteja competitivo. Estou otimista. Acho que vai estar competitivo para defender o Flamengo, mas não dá para ter expectativa de tempo", disse o técnico de Cielo, Alberto Silva.
Cielo estreia no Campeonato Brasileiro Sênior de Natação, o Troféu Prof. Daltely Guimarães, nesta quarta-feira à tarde nadando os 100m livre, já valendo medalha (por tempo, dentre todas as séries). O programa de provas terá início às 17h, no Parque Aquático Maria Lenk. A etapa também será eliminatória para o Open, que terá decisão de medalha nos 100m livre, entre os oitos mais rápidos do Brasileiro, na quinta, a partir das 10h, também no Maria Lenk.
Esta será a sexta das oito seletivas definidas pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para a obtenção de índices para a Olimpíada de Londres/2012. O Sul-Americano de Belém, em março, e o Troféu Maria Lenk, em maio, serão as outras competições valendo índices.
Cesar Cielo já tem vagas olímpicas: nos 50m livre (o índice é 22s11), com a marca de 21s52, da medalha de ouro ganha no Mundial de Xangai; e nos 100m livre (o índice é 48s74), com o tempo de 48s01, feito na final do Mundial.
Fla encara último desafio do ano com força máxima
Cesar Cielo e a "tropa de elite" rubro-negra confirmados no Brasileiro Sênior e no Open de Natação
A elite da natação rubro-negra e brasileira estará em ação a partir do próximo dia 14 para a disputa do Campeonato Brasileiro Sênior de Natação – Troféu Prof. Daltely Guimarães e do Torneio Open, que serão realizados simultaneamente no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. A competição, que é válida como seletiva para os Jogos Olímpicos de Londres, segue até domingo, dia 18. O formato "dois em um" coloca o Brasileiro Sênior na parte da tarde e, os oito melhores competindo o Torneio Open pela manhã. Uma das diferenças entre as duas competições é que no Open não são realizadas provas de revezamentos. Depois do Brasileiro Sênior e do Open 2011, só restarão o Campeonato Sul-Americano de Belém, em março, e o Troféu Maria Lenk, em maio, para os nadadores assegurarem suas vagas na seleção brasileira que irá disputar a mais importante competição desportiva do mundo.
A comissão técnica do Flamengo, que tem Marco Veiga como chefe de equipe, está confiante no bom desempenho de seus atletas, que estão dispostos a fechar com chave de ouro a última competição do calendário de 2011. Até o momento, todos os nadadores do Flamengo confirmaram presença, incluindo os que atuam fora do país, como Henrique Barbosa.
Os Jogos Olímpicos já começaram para Cesar Cielo. "A Olimpíada de Londres já começou. É o momento de pensar em preparação, em reverter o resultado do Pan em motivação e treinamento. Eu sempre fui ambicioso com os tempos que defino para a temporada. As marcas do Pan me motivaram ainda mais, mas preciso treinar para fazer o que eu quero em 2012", afirmou Cielo, que já tem índice para competir em Londres nos 50m e 100m livre.
Cielo vai defender o Flamengo nadando os 50m livre, prova em que é campeão olímpico, bicampeão mundial e pan-americano (além de recordista do mundo, com 20s91). Também disputa os 100m livre e os revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley com a equipe rubro-negra. Cesão ainda está inscrito na disputa dos 100m borboleta, mas ainda vai confirmar presença na distância.
Após as disputas do Brasileiro e do Open, os atletas entrarão de férias e retornarão aos treinos a partir do dia 2 de janeiro. Confira a programação abaixo:
Dia 15.12.11 – quinta-feira
8h: Aquecimento
9h30: Solenidade inaugural
10h: 1ª Etapa do Torneio OPEN (50m costas, 100m livre, 200m peito, 1500m livre)
15h30: Aquecimento
17h: 2ª Etapa do Troféu Daltely Guimarães (50m peito, 50m livre, 200m costas, 100m borboleta (?), 800m livre, 4x100m livre)
Dia 16.12.11 – sexta-feira
8h30: Aquecimento
10h: 2ª Etapa do Torneio OPEN (50m peito, 50m livre, 200m costas, 100m borboleta, 800m livre)
15h30: Aquecimento
17h: 3ª Etapa do Troféu Daltely Guimarães (50m borboleta, 400m medley, 200m livre, 100m peito, 4x50m livre)
Dia 17.12.11 – sábado
8h30: Aquecimento
10h: 3ª Etapa do Torneio OPEN (50m borboleta, 400m medley, 200m livre, 100m peito)
15h30: Aquecimento
17h: 4ª Etapa do Troféu Daltely Guimarães e Entrega dos Troféus Daltely Guimarães (400m livre, 100m costas, 200m borboleta, 4x100m medley)
8h: Aquecimento
9h15: Entrega dos Troféus do Ranking Brasileiro de Natação
9h30: 4ª Etapa do Torneio OPEN e Entrega dos Troféus do Torneio OPEN (400m livre, 100m costas, 200m borboleta)
Técnico prevê Cielo 'não tão veloz' em Brasileiro no Rio
O Campeonato Brasileiro de Natação e o Torneio Open de Natação, que serão realizados simultaneamente entre esta quarta-feira e domingo, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio, contarão com a presença de um Cesar Cielo mais preocupado em ajudar o seu clube, o Flamengo, do que em atingir marcas expressivas neste final de temporada. Alberto Silva, técnico do nadador, afirmou nesta terça que está otimista em relação ao desempenho do recordista mundial dos 50 e 100 metros livre, mas admitiu que o objetivo principal será se mostrar "competitivo", até pelo fato de o atleta vir de uma maratona de treinos e competições.Cielo está confirmado para as provas dos 50 e 100 metros livre e também participará dos revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley com a equipe flamenguista. Ele ainda está inscrito dos 100 metros borboleta, mas ainda não confirmou presença nesta disputa.
"O Cesar está forte, está bem. Mas tivemos pouco tempo para trabalhar depois do Pan e de uma rápida folga na volta do México. Fizemos uma preparação de seis semanas para o Open, o que não é comum. Optamos por não descansar. Não deu para fazer um trabalho e descansar. Ele pode não estar tão veloz, mas o nosso objetivo é que esteja competitivo. Estou otimista. Acho que vai estar competitivo para defender o Flamengo, mas não dá para ter expectativa de tempo", afirmou Alberto Silva, que dirige Cielo no grupo de treinamento Projeto Rumo ao Ouro em 2016, o P.R.O. 16, que conta com outros nadadores de elite do País e visa a conquista de medalhas douradas nos Jogos Olímpicos do Rio.
O Campeonato Brasileiro de Natação e o Torneio Open serão a sexta de oito seletivas definidas pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para obtenção de índices para a Olimpíada de Londres, em 2012. Em seguida, o Sul-Americano de Belém, em março, e o Troféu Maria Lenk, em maio, serão as últimas competições valendo vaga nos Jogos Olímpicos.
Cielo já assegurou índices nos 50 e 100 metros livre, com as respectivas marcas de 21s52 e 48s74 obtidas no último Mundial de Xangai, em julho, e estreará neste Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira à tarde. A sua primeira prova será os 100 metros livre.
E, se Cielo espera apenas poder ajudar o Flamengo sem a pretensão de alcançar novas marcas de expressão no Rio, Leonardo de Deus, seu companheiro de clube, disputará este Brasileiro cheio de confiança. "Estou me sentindo bem, tranquilo. Acho que vou fazer tempos bons", disse o nadador, que foi campeão pan-americano nos 200 metros borboleta e medalha de prata no revezamento 4x200 metros livre nos Jogos de Guadalajara.
[...]
De olho em Londres, Cielo e Thiago Pereira dividem o mesmo técnico
Nadadores treinam sob o comando de Alberto Silva para a última seletiva nacional em 2011 para as Olimpíadas de 2012.
- Estou buscando o objetivo que é estar em um pódio olímpico. Fazem duas Olimpíadas que eu estou brigando bem perto - disse Thiago ao "SporTV News".
Detentor de 12 medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos, Thiago ficou em quinto lugar nos 200 metros medley nas Olimpíadas de Atenas, em 2004. Em Pequim, quatro anos depois, terminou em quarto na mesma modalidade. De volta ao Brasil, o atleta se junta a outros nadadores no projeto Rumo ao Ouro em 2016, o P.R.O. 16, criado por Cesar Cielo.
- A gente sempre imaginou um dia esse grupo. Tivemos essa ambição de ter um atleta do porte do Thiago, que é um dos melhores do Brasil, neste grupo. Ter concretizado isso com menos de um ano é muito bacana - afirmou Cielo.
[...]
O SporTV2 transmite o Aberto de Natação, última seletiva nacional em 2011 para os Jogos de Londres-2012, a partir das 10h (de Brasília), desta quinta-feira.
Gentee, muito obrigada pela colaboração de vocês, é essencial!
Vamos ficar ligados que amanhã já temos Cesão na piscina!!!
Estamos na torcida Cesão!!!
P.s: A votação para o Prêmio Brasil Olímpico continua, VAMOS VOTAR!!!!
BEIJOS, Déa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário