terça-feira, 4 de outubro de 2011

News do Pan

'Novato' na altitude, Cielo terá como rivais os 1.500 metros de Guadalajara

Campeão olímpico e toda equipe brasileira de natação do Pan-Americano embarcam nesta terça-feira para a aclimatação em San Luis de Potosi


O principal rival de Cesar Cielo nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, de 14 a 30 de outubro, no México, promete estar fora da piscina. Com apenas uma experiência competindo em altitude, o campeão olímpico terá como desafio nadar a 1500 metros de altura tão bem quanto ao nível do mar. Na noite desta terça-feira, ele embarca junto com a equipe brasileira de natação para San Luis de Potosi, cidade mexicana escolhida para aclimatação.

Em 2006, nos Jogos Sul-Americanos de Medellín, na Colômbia, Cesar Cielo teve sua única experiência competindo em altitude. E não guarda boas lembranças. Embora tenha vencido os 100m livre, não ficou satisfeito com o tempo (50s64).

- Na verdade, tem duas estratégias de altitude: chegar em cima da hora ou fazer uma aclimatação. Em Medellín, cheguei bem em cima da hora para os 100m livre. Um dia antes. Mas é difícil dizer também se foi a altitude mesmo que pesou no final ou se foi a viagem mesmo muito em cima da prova. Mas chegar em cima da hora para mim não deu muito certo não – comentou o nadador.

Para o técnico Alberto Silva, Cielo está bem preparado fisicamente para nadar bem no Pan de Guadalajara. Mas tudo vai depender da adaptação do campeão olímpico à altitude.

- Ele está muito bem. Acho que ele está melhor do que no Mundial. Eu acho que o limitante para o Cesar vai ser a altitude, como ele vai se adaptar. Ele nunca fez um trabalho de altitude e, na única vez que ele competiu nela, foi mal nos 100m. Mas não serve como parâmetro porque ele não estava totalmente polido por ser um Sul-Americano.

As condições adversas, no entanto, não chegam a preocupar o nadador. Cielo está otimista e espera superar seu desempenho dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007.

- É a segunda vez que vou competir em um lugar mais alto. Mas não é uma coisa que está me preocupando não. A expectativa é nadar bem, independentemente do tempo que apareça. Acho que estou preparado. Depois de tudo que passei, acho que não existe mais nenhuma outra adversidade que me atrapalhe. Vai dar tudo certo e, se Deus quiser, vamos melhorar esses três ouros aí para quatro – disse Cielo, referindo-se ao objetivo de vencer as quatro provas que vai disputar em Guadalajara (50m livre, 100m livre, 4x100m livre e 4x100m medley) . Em 2007, ele levou três ouros e uma prata.

Os nadadores sairão de San Luis de Potosi rumo a Guadalajara no dia 12 de outubro. As provas no Centro Aquático Scotiabank acontecem de 15 a 21 deste mês.

ge.com
-

Essa é velha mas vale a pena... ;)

'Magrinho' no Mundial, Cielo recupera 5 kg e vai ao Pan melhor fisicamente

‘Eu acho que voltei ao normal’, avalia o campeão olímpico, que chegou a perder seis quilos durante polêmica sobre doping, no fim do primeiro semestre

Quando Cesar Cielo apareceu pela primeira vez no Mundial de Xangai, em julho, o rosto abatido e o corpo mais enxuto chamaram a atenção. O campeão olímpico vinha de uma cansativa maratona fora das piscinas para provar sua inocência em caso de doping. O inevitável stress com a polêmica fez a estrela brasileira perder 6 kg. Ainda assim, lavou a alma com a conquista de duas medalhas de ouro. Dois meses depois, e com 5 kg de massa muscular recuperados, ele se sente melhor fisicamente para enfrentar mais um desafio: o Pan de Guadalajara, de 14 a 30 de outubro.

- Acho que voltei ao meu normal. Espero que eu consiga tirar uns tempos mais baixos sim. A expectativa é difícil dizer porque a temporada não foi feita para o Pan, mas acho que eu estou em condições físicas melhores. Não sei dizer psicológicas, pelo cansaço e por tudo que passei. Mas, fisicamente, acho que estou mais forte, mais preparado agora do que estava para o Mundial -avaliou Cielo.

A notícia do resultado positivo em um exame antidoping realizado no Troféu Maria Lenk, em maio, caiu como uma avalanche na vida do principal nadador do país. Durante quase dois meses, Cielo se viu rodeado de desconfianças e teve sua participação no Mundial de Xangai, principal competição do ano, colocada em jogo.

Preocupações que até então nunca haviam feito parte da sua vida viraram rotina. Neste período, tanto a parte psicológica quanto a parte física foram abaladas. Cielo, que tinha 89 kg, perdeu seis quilos.

- Para gente que trabalha com percentual de gordura bem baixinho, foi muita perda de massa muscular mesmo. Sinto que eu estava mais fraco no Mundial. Mesmo assim, consegui nadar bem – contou Cielo, que está inscrito em quatro provas do Pan (50m e 100m livre e os revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley).

O técnico, Alberto Silva, também acredita que o campeão olímpico vai chegar em Guadalajara em melhores condições do que na China.

- Ele está muito bem. Acho que ele está melhor do que no Mundial – disse Albertinho.

ge.com

-

Essa é mais velha ainda, hehe.

Em treino tranquilo no Rio, ‘Tio Cielo' conhece novos colegas de seleção

Seleção brasileira de natação faz na piscina do Flamengo, no Rio de Janeiro, o último treinamento junta antes do embarque para o Pan de Guadalajara

Acostumada a receber pela manhã a equipe master de natação, a piscina olímpica do Clube de Regatas do Flamengo desta vez ganhou a visita ilustre de seu principal nadador: Cesar Cielo. O parque aquático rubro-negro, que ainda segue à espera de investimentos para a prometida reforma, foi o local escolhido para o treino da seleção brasileira de natação nesta segunda-feira, o último com a equipe junta antes do embarque para o México. O treinamento descontraído no Rio de Janeiro foi uma boa oportunidade para unir os atletas que vão representar o país no Pan de Guadalajara, de 14 a 30 de outubro, e até para apresentar o "Tio Cielo" para as novas caras do time brasileiro.
- Para mim, foi importante conhecer bastante gente nova. Eu já tinha visto a relação de nomes da seleção, mas muita gente eu não conhecia. Tem muita gente que ainda é júnior, com 17 e 18 anos. Não sabia o nome de vários. Nós fizemos algumas atividades em grupo bacanas para se enturmar, para ter essa liberdade para um brincar com o outro, que é muito importante na competição – disse Cielo, que normalmente treina em São Paulo, no P.R.O 16.

A semana já começou intensa para os novatos e veteranos da seleção brasileira de natação. Reunidos no Rio de Janeiro, os nadadores que vão disputar o Pan de Guadalajara realizaram logo cedo exames laboratoriais exigidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro, que fazem parte do novo convênio da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em seguida, o grupo se reuniu no Flamengo para realizar o último treino com toda a equipe antes do embarque para a cidade de La Loma, onde a equipe fará a aclimatação para a competição, a partir do dia 5 de outubro.

- Hoje seria um dia normal de treino, com cada um em seu clube. Como a gente veio para cá para fazer os exames, não podia ficar sem treinar. Talvez a gente tenha mudado alguma coisa, porque você não está no seu ambiente. Teve gente que esqueceu até material, então a gente procurou dar um treino mais tranquilo. Era só para não perder um dia de treino – disse Alberto Soares, técnico do P.R.O 16 e da seleção brasileira.

O atleta do Pinheiros Bruno Fratus gostou da chance de escapar da rotina e poder treinar no Rio de Janeiro em um dia ensolarado.

- Eu treino dentro de um prédio em São Paulo, então sair um pouquinho para tomar um sol é ótimo. E está todo mundo junto. Criar um clima de equipe, uma união mesmo antes da viagem também é bem legal, bem importante.

ge.com

--

um beeeeeeeijo meus amores!! saudades de vcs!!

Nenhum comentário: