sábado, 22 de outubro de 2011

Mais

Cielo se despede do Pan com novo ouro e 100% de aproveitamento no México

Nadador brasileiro liderou a equipe do revezamento 4x100 m medley em Guadalajara

Cesar Cielo tem motivos para sorrir em Guadalajara. Após quatro provas disputadas no Centro Aquático de Scotiabank – 50 m, 100 m, 4x100 m e 4x100 m medley -, o nadador terminou o Pan-Americano com 100% de aproveitamento.

Na noite desta sexta-feira (21), Cielo fechou o revezamento 4x100 m medley, última prova da natação nos Jogos, e levou o ouro com o tempo de 3m34s58, superando os rivais dos EUA que cravaram 3m37s17.

A equipe brasileira foi com força total, formada por Guilherme Guido (costas), Felipe França (peito), Gabriel Mangabeira (borboleta) e Cesar Cielo (livre). Na primeira parte, Guido entregou em seguido, mas França promoveu a virada e, a partir daí, a distância só aumentou.

O "Mister Pan" Thiago Pereira, que não nadou na final mas participou da prova classificatória também faturou um ouro, o que garantiu ao nosso maior atleta nos Jogos a igualdade de pódios de quatro anos atrás, no Rio, quando voltou ao país com seis ouros, uma prata, e um bronze.

Os hermanos da Argentina fecharam o pódio com o tempo de 3m44s51.

Ao todo, em sete dias de competições, a natação brasileira abocanhou dez ouros, oito pratas e seis bronzes, totalizando 24 medalhas no Pan-Americano de Guadalajara.
  

r7

-

Cielo sai de férias com dores e contente: 'Mandei um recado aos adversários'

Depois de conquistar quatro medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, e fechar em grande estilo sua participação com a vitória no revezamento 4x100m medley, nesta sexta-feira, Cesar Cielo, o principal nadador brasileiro, não escondeu o otimismo em relação ao ano olímpico de 2012 e aproveitou para mandar um recado aos adversários.

Em entrevista à TV Record logo após o ouro no revezamento, Cielo admitiu o cansaço, mas esbanjou confiança. “Acho que eu consegui fazer o que eu queria aqui: mandar um recado aos meus adversários. Ano que vem vai ser difícil tirar esses 50m livre de mim. Tenho tudo para defender o meu título”, afirmou o nadador.

“Acho que foi melhor do que a gente esperava. Entrar de férias agora super tranquilo, com a perna doendo bastante, mas muito contente. A gente queria montar um grupo de excelência, e não tem excelência maior do que essas medalhas de ouro”, completou o brasileiro.

Após encerrar sua participação no Pan, Cielo admitiu que sente fortes dores, mas disse que o esforço “valeu a pena”. “Estou passando mal. Estou com dor de cabeça, dor na perna”, revelou.

Além do ouro no revezamento 4x100m medley, Cesar Cielo deixa Guadalajara com as medalhas douradas no revezamento 4x100m livre e nas duas provas nas quais é especialista, os 50m livre e os 100m livre.

espn

-

Em balanço, Cielo critica Vila do Pan e enaltece Thiago Pereira

Após sete dias de competição, Cesar Cielo resolveu engrossar o coro dos atletas que reclamaram das filas do refeitório na Vila Pan-Americana. No entanto, o astro da natação brasileira deixou claro que só decidiu falar sobre o tempo em pé nas filas com o fim das competições, para que isso não parecesse desculpa caso a equipe não ganhasse tudo o que ganhou. Inclusive a medalha de ouro no revezamento 4x100 m medley, uma conquista que há tempos a Seleção desejava, além do índice olímpico.  

Cielo foi o último atleta a falar na entrevista coletiva, depois de Felipe França, Guilherme Guido e Gabriel Mangabeira opinarem sobre o rendimento brasileiro na prova. Diferente dos colegas, que foram indagados pelos jornalistas, Cielo falou sem que ninguém lhe perguntasse nada em específico. E, mesmo assim, falou mais que os companheiros.
"Acho que mais do que chegar aqui e falar com as medalhas no peito, é preciso ressaltar que conseguimos superar a altitude e qualquer outra adversidade que tínhamos, pois houve coisas que não foram fáceis na competição. Evitamos falar antes para não influenciar a gente. Dentro do restaurante da Vila sempre tinha uma fila muito grande, a gente estava ficando muito tempo em pé, mas agora passou, e a equipe está de parabéns", afirmou.
Cesar Cielo fez questão de elogiar o companheiro Thiago Pereira, que conquistou quatro medalhas de ouro nas provas individuais, e sagrou-se o maior medalhista da natação neste Pan.
"O Thiago, acima de tudo, foi um cara que inspirou muito a gente. Sabíamos que podíamos contar com ele, que ia ganhar um monte de medalhas. Mas ele não estava preocupado em quem ia levar o crédito, estava sempre disposto a conversar, ir com a gente para a competição, pronto para representar o Brasil da melhor forma. Foi o que aconteceu durante toda a semana. As atitudes falam mais alto que as palavras aqui".
O atleta também ressaltou o amadurecimento de sua geração na natação. "A maioria tem 23, 24 anos, tirando o Manga (Gabriel Mangabeira), que é mais velho e experiente. Mas é uma geração que se identifica muito como grupo. Foi uma das poucas competições que eu realmente senti que a gente tinha um grupo. Todo mundo sempre preocupado um com o outro, sabendo o que o outro precisava. Ao poucos, estamos aprendendo que isso ajuda muito no resultado", disse Cielo.
O nadador espera que essa união também seja decisiva na disputa da Olimpíada de Londres, em 2012. "Essa união é muito grande e deixa as adversidades em segundo plano. Agora é pensar na Olimpíada com toda a vontade que estamos de treinar. Precisamos colocar tudo isso novamente em prática e reafirmar que essa Seleção veio para ficar. Até 2016 vai ser uma geração muito vitoriosa", afirmou.

TERRA


 -

Após fim do Pan, Cesar Cielo quer "relaxar e se desligar da natação"

Quatro ouros. Três recordes pan-americanos. Cesar Cielo confirmou toda a expectativa nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Um dos destaques da delegação brasileira no México, o nadador direcionou todo o foco para a Olimpíada de Londres 2012, quando defenderá o título dos 50 m livre. No entanto, antes de iniciar a preparação para o maior evento esportivo do mundo, o atleta quer "se desligar completamente da natação."  

"Finalmente chegou a hora do descanso. Chega de competir por um tempo. Agora eu vou comer bastante besteira, dormir tarde, acordar tarde e desligar o celular. Agora é hora de relaxar e se desligar totalmente da natação", afirmou o nadador brasileiro, depois do ouro no revezamento 4x100 m medley, prova que encerrou a natação no Pan.
Ao contrário da "normalidade", Cielo não protagonizou a conquista no revezamento. O recordista mundial dos 50 m e 100 m pulou na piscina com uma vantagem de mais de um segundo em relação aos americanos. A estrela brasileira elogiou Felipe França, do nado peito, e já apagou o Pan da memória.
"Fácil nunca é. Hoje (sexta-feira) foi mais tranquilo, porque o Felipe França fez a diferença no nado peito. O mais importante foi classificar essa equipe para a Olimpíada. A partir de agora o nosso foco fica totalmente voltado para a Olimpíada de Londres", concluiu.

TERRA

 

Nenhum comentário: