terça-feira, 4 de outubro de 2011

Mais do pan

Cielo se prepara na altitude de La Loma para defender os dois ouros do Pan-2007

Nadador se diz mais bem preparado até que no Mundial; questão maior é motivação


Cesar Cielo, velocista e homem mais rápido do mundo nas piscinas – é o recordista mundial dos 50 m e dos 100 m livre (20s91 e 46s91) -, diz que sofreu na primeira vez que competiu na altitude.

- Lembro que pesou para mim. Nadei na época os 100 m livre para 50s. Uma hora depois fui para o revezamento e aumentei meu tempo em dois segundos. Senti cansaço. Quero ver como vou reagir.

Como Guadalajara, onde serão os Jogos Pan-Americanos, fica a 1.500 metros de altitude, parte da delegação brasileira faz aclimatação em San Luis de Potosí, a 1.900 metros, onde fica o Centro de Treinamento La Loma.

As competições do Pan serão entre os dias 14 e 30, com as provas da natação de 15 a 21.

Quatro provas

Cielo vai defender os títulos individuais conquistados no Pan do Rio de Janeiro-2007 - nos 50 m e nos 100 m livre – e também está inscrito para nadar os revezamentos 4x100 m livre e 4x100 m medley. Os nadadores sairão de La Loma rumo a Guadalajara no dia 12.

- Vai ser interessante chegar um pouquinho mais cedo para sentir a altitude nas situações do dia a dia. Eu não sei nem o que esperar, porque será a primeira vez que vou para a altitude com um tempo maior.

Mesmo sem ter tirado folga depois do Mundial de Desportos Aquáticos em Xangai, em julho, Cielo diz estar “bem preparado, bem treinado, em boa forma física”.

- Achar aquela motivação mental vai ser um pouco mais complicado. É vencer esse medo da altitude antes de a competição começar, tentar se acostumar. E é tentar fazer os melhores tempos do ano para entrar em férias e depois começar a pensar na Olimpíada.

Mais como adaptação

Para o técnico Alberto Silva, o Albertinho, a passagem por La Loma não será de preparação em altitude porque para isso seria necessário um tempo maior, de pelo menos 21 dias. O objetivo é mesmo "uma adaptação à sensação provocada pela altitude que os nadadores vão encontrar em Guadalajara".

Cielo quer repetir os dois ouros que conquistou no Rio, em 2007, e fazer, em Guadalajara, tempo parecido nos 50 m livre aos 21s52 da conquista do bicampeonato mundial, em Xangai, em julho.

- É difícil falar sobre tempo agora porque a temporada não foi feita para o Pan, mas acho que estou em condições físicas melhores do que no Mundial.

A Rede Record transmitirá os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara com exclusividade para a televisão aberta, ao lado da Record News. O R7 terá transmissões ao vivo das competições e uma cobertura completa dos eventos.

A emissora também mostrará a Olimpíada de Londres-2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet. A Record detém ainda os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015 e da Olimpíada do Rio de Janeiro-2016.


-


r7

Um comentário:

Nilcelina♡ disse...

to torcendo pra vc cesão te amoooo