terça-feira, 11 de outubro de 2011

CESAR DETERMINAÇÃO CIELO

Essa saiu dia 7 mas eh uma boa...

ENTRE NÓS: CESAR DETERMINAÇÃO CIELO

Pela segunda vez vejo uma cena se repetir e o personagem é o mesmo: o nadador e campeão olímpico, Cesar Cielo. Ele faz uma viagem exaustiva, mais de 20 horas entre avião e conexões e, pouco depois, pula na piscina pra treinar.

A primeira vez que vi isso acontecer foi em Moncton, uma cidadezinha fria no litoral leste do Canadá. Naquele dia saí de madrugada de Nova York, fiz conexão em Toronto e depois, num aviãozinho mínimo, um bimotor, segui para Moncton.

Viajei umas 8 ou 9 horas e cheguei no começo da tarde ao hotel. Estava bem cansada. Cielo era meu entrevistado e também tinha acabado de chegar. Só que ele havia viajado mais de 20 horas, tinha saído de São Paulo na tarde do dia anterior. Estava ali para carregar, no dia seguinte, a tocha dos jogos de inverno de Vancouver.

Imaginei que só iria vê-lo depois de várias horas de descanso. Que engano! Duas horas e meia depois, ele já estava num clube da cidade treinando, pesado. Fez 1 hora de musculação e mais uma hora e meia dentro da piscina. Pois, aqui em San Luis Potosí, onde a delegação brasileira de natação treina, vi esse filme de novo.

Cielo, em seus 1 metro e 95 centímetros de altura, chegou exausto, reclamando do aperto no ônibus, bateu a cabeça na hora de desembarcar. Eram quatro da tarde e ele já tinha enfrentado quase 20 horas de aeroporto-avião-estrada pra chegar ao centro de treinamento. E estava sem almoço.

Avisaram que teria treino. Soou estranho pra muita gente. Não pra mim. Ele almoçou em 20 minutos e uma hora e meia depois estava onde? Na piscina. Não foi um treino super pesado, mas não pelo cansaço dele. E, sim, pela altitude. Estamos a 1.900 metros acima do nível do mar. A competição em Guadalajara será a 1.500 metros de altitude. O corpo pede um prazo de adaptação. E o técnico Albertinho já avisou que vai observar Cielo e respeitar o prazo do corpo dele, como de todos os outros atletas da natação.

Se entendo alguma coisa de Cielo, o prazo dele não vai ser dos mais longos. Ele nadou uma hora e saiu da piscina se sentindo bem. Mas evita o clima de já ganhou. Disse que, como novato, um dia ele surpreendeu nas piscinas e ganhou de veteranos. Agora ele é o veterano da vez e não pode se permitir relaxar durante uma competição.

Esse é o Cielo. Um homem que tem o corpo certo, a genética certa, a alimentação, o treino... Tudo certo para se tornar o que ele é: um atleta incomum, muito acima da média. Que já é o maior nadador da história do Brasil, um dos nossos maiores atletas olímpicos de todos os tempos.

Mas se alguém me perguntar o que faz dele tão especial nas piscinas eu não teria dúvida em responder: determinação. E isso a gente não herda, não compra, não ganha. Cielo tem e ponto.


SWIM.COM.BR


-


BOM DIA GALERINHA!! ALGUEM ASSISTIU A RECORD AGORA DE MAHÃ? TEVE UMA REPORTAGEM LEGAL DO CESÃO, FALANDO SOBRE OS TREINAMENTOS E TUDO... EU NÃO TO CONSEGUINDO ACHAR AQUI NA REDE, SE ALGUEM CONSEGUIR ENCONTRAR ME MANDA O LINK P EU POSTAR AKI P TODO MUNDO VER!!

BJOSS E ATÉ MAIS TARDE CASO APAREÇA ALGUMA COISA!

Nenhum comentário: