quinta-feira, 20 de outubro de 2011

AGORA É AGUARDAR A FINAL...

Com tranquilidade, Cielo avança com Fratus à final dos 50 m livre.

Leandro Miranda
Direto de Guadalajara

Recordista mundial dos 50 m livre e campeão olímpico, César Cielo honrou o retrospecto nesta quinta-feira e se classificou para a final da categoria nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. O nadador cravou o melhor tempo e, com 22s17, segue como favorito à conquista do ouro. Bruno Fratus também foi bem e vai à decisão.

Cielo, que tem os 50 m livre como especialidade, foi para a prova relaxado - minutos antes de competir, tirava fotos com fãs nos bastidores do Centro Aquático Scotiabank. Na terceira série eliminatória, dominou a prova mais rápida da natação, cravando o melhor tempo.

Em Guadalajara, Cielo já conquistou dois ouros para o Brasil: nos 100 m livre e no revezamento 4x100 m. No Pan de 2007, no Rio de Janeiro, ficou com três ouros e uma prata. O nadador é um dos mais destacados do mundo: é recordista mundial dos 100 m, assim como nos 50 m livre, prova da qual é o atual campeão olímpico - venceu em Pequim, na China, em 2008.

Cielo quase "perdeu" o recorde pan-americano da prova, de 21s84. Por um erro de cronometragem da primeira bateria, o nadador das Ilhas Cayman, Brett Frasier, teve tempo creditado de 21s42. A falha foi corrigida depois pela organização do Pan: o verdadeiro tempo foi 22s73, muito acima da marca do brasileiro.

Isso deu um susto em Fratus, que caiu na água na segunda série eliminatória para fazer os 50 m em 22s46, 0s61 mais lento do que o cubano Garcia Hanser. Por alguns minutos, teve desempenho em relação aos rivais pior do que o real até que o erro fosse corrigido. Por fim, passou à final com o terceiro melhor tempo.

Fratus se destacou por bater o Cielo nos 50 m livre durante o Troféu Maria Lenk, em maio. Repetiu o feito na semifinal do Mundial de Xangai, e acabou com a quinta colocação.

No Pan-Americano de Guadalajara, esperava-se que o atleta lutasse por medalhas e buscasse uma dobradinha com o principal nadador brasileiro. Nos 100 m livre, no entanto, decepcionou e sequer passou à final. Conquistou o ouro participando da final do revezamento 4x100 m livre.

Após Mundial, técnico vê Cielo "completo" à frente de rivais


CELSO PAIVA
EMANUEL COLOMBARI
Direto de Guadalajara

Alberto Silva, técnico da equipe masculina da natação que disputa os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, está otimista com a participação de Cesar Cielo nas provas dos 50 m livres nesta quinta-feira, no Centro Aquático Scotiabank. Segundo Albertinho, o recordista mundial depende de detalhes para confirmar o favoritismo, mas sai um pouco "acima" dos principais rivais da competição, na qual deve quebrar o recorde pan-americano.

"Vai depender de como ele acordar amanhã, se ele conseguir bloquear a prova. A prova dele é muito detalhe, mas ele tem um percentual de acerto na hora critica muito grande. Ele consegue acertar a saída, a entrada na água, o submerso dele, a transição. Ele consegue nadar geralmente com o mesmo número de braçadas, consegue geralmente bloquear, consegue chegar, encaixar e bater", disse o treinador, que vai além.

"Por ser campeão (mundial), ele está um pouco acima. Mas ele tem duas chances (eliminatórias e final) para tentar melhorar (a marca). Acho que ele bate o recorde pan-americano, relativamente fácil pra ele, e ele faz a melhor marca do ano. Isso é o que a gente já está esperando. Mas quanto ele faz abaixo, já não sei. Aí vamos ver como ele vai nadar amanhã cedo", completou.

O treinador disse esperar uma prova forte de Cielo nas eliminatórias para projetar um ritmo de final. Mesmo assim, o treinador acredita que os resultados do brasileiro no Open de Paris e no Mundial de Xangai podem credenciá-lo para subir ao topo do pódio em Guadalajara, em especial pela capacidade de reação diante do resultado de doping anterior ao Mundial.

"A gente tinha planejado no Open de Paris ele apresentar o cartão de visitas, e ele fez isso lá. Só que a gente teve toda aquela porrada em cima, e por mais que ele seja uma pessoa diferenciada e tenha segurado a onda, teve perda, né? Fica muito difícil. Você acabou de nadar, está feliz com o resultado do julgamento, feliz de ele ter podido nadar, de ter ganho , de ter nadado bem ainda... A gente gostou muito do 100 m dele no Mundial, saímos muito felizes", explicou Albertinho nesta quarta-feira.

O treinador reconhece que Cielo passou algum tempo desatento nos treinamentos depois de Xangai, mas vê que o momento já passou. "De repente, você vê: dá um clique, o cara começa a prestar mais atenção, a ter mais qualidade nas coisas, está ficando a fim de novo de ter uma grande performance", explica o técnico, que vê o brasileiro em nível superior ao do Mundial.

100% nos fundamentos

Ainda tomando como base o Mundial de Xangai, em julho, Albertinho comparou Cesar Cielo (campeão nos 50 m) com o australiano James Magnussen (campeão nos 100 m). E apesar de fazer diversos elogios a Magnussen, que superou Cielo nas semifinais e deixou o brasileiro em quarto lugar na decisão, fora do pódio, o treinador vê seu pupilo em vantagem nos 100 m.

"Eu sempre falei para ele: achei que o australiano foi uma grande surpresa e é um atleta excepcional, mas o César tem muito mais recurso que ele. A gente, como é treinador, sabe. O César consegue passar forte e passar fraco (na virada para os últimos 50 m). Ele não consegue passar o César se o César quiser colocar uma passagem forte. Os fundamentos do César são os melhores do mundo. Os fundamentos dele, ele pode melhorar muito, mas para chegar no nível do César, eu sei como é difícil de chegar, e às vezes vai você trabalhar a vida toda e não vai chegar", explica, dando o exemplo do trabalho feito com Bruno Fratus.

"Eu trabalhei com o Fratus, a gente evoluiu muito. Todo mundo vê, o Fratus nadando é o mesmo nível do César. Ele tem os fundamentos que a gente já melhorou muito, e não chega. E quantos anos a gente trabalha para fazer isso? Eu vejo ele (Cielo) com muito mais repertório que o australiano", completou.


Nadador mais rápido do mundo, Cielo nada os 50 m por melhor marca do ano.

Prova pode repetir dobradinha de 2007, mas com Bruno Fratus

Nesta quinta-feira (20), Guadalajara terá o melhor velocista da natação competindo em seus Jogos Pan-Americanos. Cesar Cielo, bicampeão mundial dos 50 m livre, prova da qual também é campeão olímpico, vai em busca do melhor tempo na temporada. Recordista mundial com 20s91, fez o melhor tempo do ano no Mundial de Daegu, em julho – 21s52 – e quer baixar essa marca.

Com Bruno Fratus (que em 2011 tem 21s76, também do Mundial), Cielo pode conseguir outra dobradinha para o Brasil no penúltimo dia da natação, conseguida no Pan do Rio de Janeiro em 2007, com Cielo e Nicholas Santos.

O melhor tempo depois dos brasileiros é de George Bovell, de Trinidad e Tobago - 22s02, a décima marca da temporada – que ficou com o bronze no Pan de 2007.

Cielo acredita que esteja melhor fisicamente que no próprio Mundial de Xangai, quando estava sob estresse depois do teste positivo para doping (a penalidade acabou ficando na advertência). Por isso, fala em baixar sua melhor marca de 2011.

- Nos 50 m livre, são muitos os detalhes. Mas quero defender o meu título. E vamos torcer pelo melhor tempo do ano.

Para o técnico Alberto Silva, que orienta Cielo, a expectativa nos 50 m livre aumentou depois da boa marca dos 100 m livre (prova da qual foi ouro, com 47s84) e do segundo ouro no revezamento 4x100 m livre.

- Ele vai muito bem nos 50 m livre. Está em melhor forma física do que no Mundial e foi bem aqui na altitude nos 100 m livre. A expectativa, de fato, é pelo ouro, com recorde pan-americano e melhor tempo do ano.

Cielo brinca com erro da cronometragem e vai à final dos 50m livre

Na primeira bateria das eliminatórias dos 50m livre, o nadador Brett Fraser, das Ilhas Cayman, quebrou o recorde pan-americano de Cesar Cielo com o tempo de 21s42. Esperando para nadar na terceira etapa das semifinais, o brasileiro não se assustou, pois logo percebeu que havia algum problema: a cronometragem da raia cinco estava errada.

O tempo de Fraser foi reajustado pela organização para 22s73, bem abaixo dos 21s84 que o brasileiro marcou no Rio de Janeiro em 2007, deixando-o em quarto lugar. Desta vez, Cielo nadou os 50m em 22s17 e se classificou à final com o melhor tempo.

'Eu vi que tinha alguma coisa errada, mas foi bom para aumentar a adrenalina. Até brinquei com o pessoal que eu ia nadar para 19s', contou à TV Record o nadador que detém o recorde mundial, em 20s91.

A segunda bateria também foi polêmica. Bruno Fratus, principal adversário de Cielo pelo ouro, saiu da piscina verdadeiramente assustado. Ele estava quase um segundo abaixo do tempo do cubano Hanser Garcia. 'Estou surpreso. Nadei mal para caramba', disse.

Como Garcia também nadou na raia cinco, a diferença diminuiu após a revisão da organização. Ele fez 22s37, bem próximo aos 22s44 de Fratus, terceiro colocado. A prova será realizada às 22h04 (Brasília). 'Temos grandes chances de fazer dobradinha', finalizou Cielo.

Cielo leva "sustinho" com recorde errado no Pan e admite indisposição

O nadador brasileira César Cielo levou um pequeno susto nesta quinta-feira, antes de entrar na água na qualificação para os 50 m livre. No Centro Aquático Scotiabank, ele viu Brett Frasier nadar a primeira bateria e quebrar seu recorde pan-americano, que até então era 21s84. A marca de 21s42 do rival, no entanto, foi cancelada por um erro de cronometragem, o que deixou o atleta mais acordado para a prova.

"Na hora que saiu no placar a gente já viu que estava errado. Nem esquentei muito a cabeça, mas serviu para dar uma acordada. Mesmo sabendo que estava errado, deu um sustinho, sim", apontou Cielo, que saiu da água fazendo piada com a delegação técnica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) sobre o suposto recorde. "Se ele está nadando para 21s, então eu quero nadar para 19s", disse, aos risos.

O susto foi maior para Bruno Fratus, que teve bom desempenho, mas, por alguns minutos, achou que estava bem pior em relação aos rivais. Quando Cielo pulou na água, o erro já havia sido corrigido. "Alguns problemas de competição sempre tem, mas se tem para um, tem para todos, então não tem muito do que reclamar. O negócio é entrar na piscina e fazer o melhor", disse o recordista pan-americano e mundial dos 50 m livre.

César Cielo ainda admitiu que não está em sua melhor forma nesta quinta-feira. "Acordei de manhã meio indisposto mesmo, estou meio travado. Vamos ver de noite se volto um pouco melhor", disse, esperançoso por conquistar sua terceira medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara - venceu também nos 100 m livre e no revezamento 4x100 m.


Vídeo da Prova dos 50m livre - ELIMINATÓRIAS


É isso gente, mais tarde tem mais! Cesão, estamos na torcida, SEMPRE! : )

Nenhum comentário: