segunda-feira, 25 de julho de 2011
DÉJÀ VU
E a cena se repetiu, dessa vez com ainda mais emoção...
Vai dizer que alguém não lembrou do 50 livre de Pequim?! GENTE!!! Sensacional!!! Hehehehe!
E advinhem... pra variar, acordei passando mal por causa de cólicas... é sempre assim quando ele tem uma prova decisiva...
Mas dessa vez, eu tava tão enrolada com coisas pra vir pro trabalho, que nem deu pra ver nada... só o resultado e isso, graças ao Twitter...
Mas o que importa é que ele tá mostrando que não tem pra ninguém!
P.S.: Espero que todos aqui tenham entendido meu sumiço. Além de MUITO trabalho, preferi adotar a mesma estratégia dele e me calar em todas as redes sociais sobre esse caso...
sexta-feira, 22 de julho de 2011
MUNDIAL DE NATAÇÃO EM SHANGHAI
No Blog do Coach encontrei algumas informações sobre a transmissão na tv....
O Mundial na TV
A Rede Record, detentora dos direitos de transmissão do Mundial dos Esportes Aquáticos, confirmou a transmissão do evento através do canal de TV fechada (Aqui em Belém é TV aberta, mas confesso que nem sei qual o canal...vou ver isso!)Record News. Eliminatórias e finais serão transmitidos ao vivo pela emissora.
Na internet, o site R7 que também pertence ao grupo fará as cobertura do evento também ao vivo.
O único “senão” nesta cobertura é a não transmissão das provas de águas abertas. Hoje a noite quem cai na água são os homens para a prova dos 10 quilômetros. Na água, Allan do Carmo e Samuel de Bona representando o Brasil.
Então, vamos ficar ligados no site R7 para não pedermos as provas.
DICA DE UMA LEITORA DO BLOG: O Blog do Xuxa
Mais notícias eu volto aqui!
Beijos :)
quinta-feira, 21 de julho de 2011
Direto do site do Cesão
São Paulo - A Corte Arbitral de Esportes - instância máxima de decisões esportivas - reiterou a pena de advertência do Painel da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) no caso do antidoping positivo para Furosemida do nadador Cesar Cielo. O velocista disputa o Mundial de Xangai (CHI), a partir deste sábado - vai defender os seus títulos nos 50 m e 100 m livre e também nadará os 50 m borboleta, além de integrar os revezamentos do Brasil. A decisão da CAS também liberou para competições os nadadores Nicholas dos Santos, companheiro de Cesar Cielo no Programa Rumo ao Ouro em 2016 (P.R.O. 16) e no Flamengo, e Henrique Barbosa. Vinícius Waked deverá cumprir suspensão de um ano. "A verdade prevaleceu e estou virando esta página da minha vida", disse Cesar Cielo.
Cielo, que já havia provado no Painel da CBDA, presidido pelo médico Eduardo De Rose, que a presença da substância furosemida no exame antidoping feito durante o Troféu Maria Lenk, em maio, foi acidental, voltou a comprovar o fato diante dos árbitros da CAS, no último dia 20, em audiência realizada na Universidade de Shesnan, em Xangai.
O comunicado divulgado na manhã desta quinta-feira (21/7) explica o caso. Informa que a decisão de advertência tomada pelo Painel da CBDA, divulgada em 1º de julho, foi contestada pela Fina, que propôs uma suspensão de três meses, em 7 de julho. Observa que, com a concordância de todas as partes, a CAS realizou um Painel em regime de urgência e decidiu manter a decisão de advertência para Cesar Cielo, Nicholas dos Santos e Henrique Barbosa e a suspensão, proposta pela Fina, de um ano, para Vinícius Waked. O Painel da CAS foi presidido pelo australiano Alan Sullivan, e formado pelo suíço Olivier Carrad e pelo americano Jeffrey Benz. "O Painel decide rejeitar o apelo da Fina contra Cesar Cielo, Henrique Barbosa e Nicholas dos Santos e confirma a decisão da CBDA referente a eles."
TAS decide pela Advertência do Cesão
Gente, saíram várias matérias e fotos e eu vou colocar aqui pra vocês!
Ainda sem saber se vai disputar o Mundial, Cielo segue treinando em Xangai
Campeão olímpico saberá nesta quinta-feira o resultado de seu julgamento
Por Lydia Gismondi Xangai, China
Cielo segue a rotina de treinos para o Mundial de Xangai mesmo sem saber se vai poder disputar a competição, que começa no próximo domingo (noite de sábado no Brasil). Na China, o principal nome da natação brasileira tem treinado em uma das piscinas auxiliares disponíveis pela organização do evento fora do Centro Oriental Esportivo, palco do evento.
Na quarta-feira, Cielo e outros nadadores brasileiros participaram da audiência do TAS durante quase seis horas, em uma universidade afastada do centro de Xangai. O nadador entrou e saiu sorrindo do local.
Cielo espera receber no máximo dois meses de suspensão - contada a partir do exame, em maio -, o que permitiria a ele disputar o Mundial de Xangai. A competição de natação começa no domingo (noite de sábado no Brasil). Se a punição for de mais de cinco meses, ficará fora do Pan de Guadalajara, em outubro.
A pior das hipóteses é pegar mais de seis meses de punição. Neste caso, a chamada Regra de Osaka o tiraria automaticamente dos próximos Jogos Olímpicos, em Londres-2012. A regra do Comitê Olímpico Internacional (COI), no entanto, será julgada pelo mesmo TAS em setembro. O Comitê Olímpico Americano quer derrubá-la.
IMAGENS TERRA - Cesão, treinando, antes de tomar conhecimento da decisão.
TAS mantém só advertência, e Cielo é liberado para disputar o Mundial
Decisão, contrária à Fina, também vale para Nicholas Santos e Henrique Barbosa. Vinícius Waked, reincidente em doping, é suspenso por um ano
Por Lydia Gismondi Direto de Xangai, ChinaO Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) manteve a decisão da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) de apenas aplicar apenas uma advertência a Cesar Cielo, flagrado em antidoping. Com isso, o campeão olímpico e mundial está liberado para disputar o Mundial de Xangai, a partir da madrugada de sábado para domingo (horário de Brasília). O caso tinha sido levado ao TAS pela Federação Internacional de Natação (Fina), que, após analisá-lo, sugeriu uma suspensão.
Nicholas Santos e Henrique Barbosa, que testaram positivo para a mesma substância, também receberam somente uma advertência, pena mínima em casos de furosemida - a máxima é de dois anos.
Vinícius Waked, reincidente, foi suspenso por um ano, a contar a partir de maio. Em fevereiro do ano passado, ele foi punido por dois meses por uso de isometepteno - alegou ter ingerido sem conhecimento ao tomar um remédio para dor de cabeça.
Se fosse suspenso por mais de seis meses, Cielo ficaria fora das Olimpíadas
Nicholas e Henrique tinham se classificado para o Mundial, mas perderam as vagas porque seus índices foram conquistados durante o Troféu Maria Lenk, em maio, quando foram flagrados no antidoping. Os resultados dos quatro nadadores no campeonato foram anulados.
Técnico diz que Cielo não cogitava a possibilidade de ficar fora do Mundial
Campeão olímpico disse só precisar de dois dias para ‘se programar’
Do dia que soube o resultado do exame antidoping até esta quinta-feira, quando o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) anunciou a decisão de manter somente uma advertência, Cesar Cielo não desanimou em nenhum momento. Procurava ignorar a possibilidade de ficar fora do Mundial de Xangai. Quem garante é o treinador dele, Alberto Silva.
Segundo Albertinho, o campeão olímpico e mundial não comentava o risco de ser suspenso (a pena por uso de furosemida pode chegar a dois anos) e disse que precisaria de apenas dois dias para se concentrar para a estreia em Xangai - na madrugada de sábado para domingo (horário de Brasília).
- Ele disse que em dois dias se “progravama”. Queria saber quando ia ser o julgamento e quando sairia o resultado porque a preocupação é saber em um dia para nadar no outro. Comentou que acreditava que dois das seriam suficientes para estar focado de novo na competição. Sempre esteve otimista. Não desanimou em nenhum momento. Em nenhum momento, com o grupo ou comigo, falou da possibilidade de não nadar o Mundial. (Para mim, é um exemplo, simplesmente!)
Albertinho participou do julgamento, na quarta-feira, e recebeu o resultado junto com os atletas. O primeiro a ser anunciado foi o de Cielo. Depois, de Nicholas Santos e Henrique Barbosa. A comemoração, porém, diminuiu quando chegou a hora de Vinícius Waked. Reincidente, ele foi suspenso por um ano.
- O clima foi de felicidade. Foi lido primeiro o resultado do Cielo. Se fosse ao contrário, talvez não tivéssemos comemorado tanto. Vamos gritar e comemorar mesmo quando as coisas acontecerem como a gente espera no Mundial. Hoje foi uma vitória pessoal dos atletas, e a gente comemorou apenas se cumprimentando.
O treinador se disse aliviado. E tentou tirar uma lição.
- O resultado da corte suprema, maior tribunal esportivo para julgar caso de esporte do mundo, foi o suficiente para provar a lisura dele, a forma como ele sempre conduziu a vida, como pessoa e atleta. O alívio é muito grande. Para quem sempre seguiu uma vida regrada lidando com os princípios da honestidade e de procurar sempre seguir as regras e tomar os cuidados necessários, foi uma alegria muito grande. Foi difícil passar por tudo isso, mas foi o melhor caminho para devolver a esses atletas aquilo que eles tinham: a dignidade.
Liberação de Cielo é banho de água fria em rivais, diz técnico
Advogado de Cielo comemora decisão da CAS
CAS/TAS dá advertência a Cielo e ele pode nadar o Mundial
Ricardo de Moura, sobre advertência a Cielo: 'Isso é uma página virada'
Dirigente da CBDA admite temor e comemora "justiça" com Cielo
CAS mantém pena mínima e Cielo está liberado para Mundial e Londres-2012AGORA, VAMOS TORCER MUITO PORQUE O MUNDIAL JÁ ESTÁ BEM PRÓXIMO....VAI CESÃO!!!!!!
Beijos :)
quarta-feira, 20 de julho de 2011
Amanhã sai a decisão!
Por ora, vou colocar aqui para vocês algumas notícias que sairam a respeito do assunto....
Descontraído, Cielo comparece a julgamento de doping
Leandro MirandaDireto de Xangai
O julgamento do caso de doping do nadador Cesar Cielo começou na madrugada desta quarta-feira (horário do Brasil) na universidade de Direito e Ciência Política de Xangai, na China, e já se estende por cinco horas. A audiência da Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) decidirá se o brasileiro será punido por ter sido flagrado em exame durante o Troféu Maria Lenk, disputado no Rio de Janeiro, em maio.
Aparentando muita tranquilidade, Cielo chegou às 13h50 no horário local (2h50 em Brasília) à universidade, que fica em uma rodovia muito afastada da cidade onde acontece o Mundial de Esportes Aquáticos na China. Ele estava sorridente e fez piada com o companheiro Nicholas Santos.
Fotografados durante a chegada, o campeão olímpico e mundial brincou com Nicholas: "quem falou que você não iria ser fotografado indo para o Mundial?". Cielo e Nicholas chegaram acompanhados de Henrique Barbosa e Vinícius Waked, que também serão julgados pelo CAS por doping.
A decisão do CAS sobre o caso de doping que envolve os quatro nadadores brasileiros deve sair no próximo dia 22. O julgamento pode tirar o melhor nadador do País do Muindial de Esportes Aquáticos de Xangai e até mesmo da Olimpíada de Londres, em 2012.
O CAS é uma entidade independente, sem relações com qualquer organização esportiva, mas com poder para se sobrepor a decisões judiciais no âmbito desportivo, caso seja acionado por uma das partes. Com sede principal em Lausanne, na Suíça, e duas filiais em Nova York (EUA) e Sydney (Austrália), o órgão irá se locomover até a China em caráter de urgência para o julgamento.
O caso dos quatro nadadores brasileiros chegou ao CAS por conta de um apelo da Federação Internacional de Natação (Fina), que não concordou com a decisão do painel de doping da Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos(CBDA) de apenas advertir Cielo e companhia após os atletas terem testado positivo para o diurético furosemida durante exames realizados no Troféu Maria Lenk.
--
Depois de quase seis horas, Cielo deixa julgamento do TAS sorrindo
Resultado sairá nesta quinta, às 7h. Brasileiro tem esperança de disputar o Mundial de Xangai, que começa na madrugada de sábado para domingo
Por Lydia Gismondi Direto de Sheshan, China
Foram quase seis horas dentro de uma universidade em Sheshan, a cerca de uma hora - de carro - do centro de Xangai, na China. Lá, estava em jogo o futuro de Cesar Cielo e de outros três nadadores brasileiros - Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked - flagrados por doping. De terno e gravata, o campeão olímpico e mundial entrou e saiu do local sorrindo, mas sem falar com a imprensa. Agora, vai esperar até as 7h de quinta-feira (horário de Brasília), quando o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) divulgará o resultado do julgamento. A maior punição possível por uso do diurético furosemida é de dois anos.
Cielo espera receber no máximo dois meses de suspensão - contada a partir do exame, em maio -, o que permitiria a ele disputar o Mundial de Xangai. A competição de natação começa no domingo (noite de sábado no Brasil). Se a punição for de mais de cinco meses, ficará fora do Pan de Guadalajara, em outubro.
A pior das hipóteses é pegar mais de seis meses de punição. Neste caso, a chamada Regra de Osaka o tiraria automaticamente dos próximos Jogos Olímpicos, em Londres-2012. A regra do Comitê Olímpico Internacional (COI), no entanto, será julgada pelo mesmo TAS em setembro. O Comitê Olímpico Americano quer derrubá-la.
Vinícius Waked é reincidente, mas, se o doping for considerado sem intenção, ele não será banido do esporte. Em fevereiro de 2010, o nadador foi punido por dois meses por uso de isometepteno - alegou ter ingerido sem conhecimento ao tomar um remédio para dor de cabeça.
Julgamento dura 40 minutos a mais por grande quantidade de testemunhas
Sheshan fica longe da agitação do Mundial. Além dos quatro nadadores, participaram do julgamento três árbitros e um consultor do TAS, três advogados - um dos atletas, um da Federação Internacional de Natação (Fina) e um da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) - e pelo menos cinco testemunhas: Coaracy Nunes (presidente da CBDA), Alberto Silva (técnico de Cielo), Gustavo Magliocca (médico de Cielo), Sandra Soldan (ex-triatleta e médica da CBDA) e Ricardo de Moura (superintendente técnico de natação da CBDA).
A previsão era que o julgamento durasse 5h, mas levou cerca de 40 minutos a mais. O motivo, segundo o advogado americano Howard Jacobs - que defende os quatro nadadores -, foi a grande quantidade de testemunhas. Ele não quis falar sobre a linha de defesa.
Jacobs tem no currículo mais de 70 casos de atletas flagrados em doping. O de Cielo, segundo ele, é mais simples do que muitos em que já atuou. Disse, em entrevista ao SporTV, que possui documentos que comprovam a boa fé do brasileiro.
Entre os casos de Jacobs está o da jogadora de basquete americana Diana Taurasi, bicampeã olímpica. Ele provou que um laboratório da Turquia tinha errado o teste, e garantiu à jogadora uma pena menor do que a esperada. Em 2009, conseguiu reduzir pela metade a suspensão da nadadora americana Jessica Hardy, que testou positivo para um anabolizante.
--
Para não ficar muito longo, também indico a vocês o BLOG DO COACH, onde vocês poderão encontrar mais informações sobre o Cesão e todo o mundo da natação!
Mais Notícias: (é só clicar no título!)
Companheiros de Cielo aguardam com expectativa a decisão do TAS
Cielo encara 6h de audiência e mantém silêncio; resultado sai quinta às 7h"Interessados" em suspensão, franceses vão a julgamento de Cielo
Imagens:Beijos!
P.s: Desculpem minha ausência, mas o último ano da faculdade é terrível!
sábado, 2 de julho de 2011
--
Cielo e mais três caem no antidoping, mas sofrem apenas advertência
Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked também foram flagrados por uso de furosemida; CBDA aceita justificativa, mas caso ainda vai à Fina
A menos de um mês do Mundial de Xangai, o maior nome da natação brasileira foi pego no antidoping. Cesar Cielo, campeão olímpico e mundial, teve resultado adverso para a substância proibida furosemida, geralmente encontrada em diuréticos, em um exame feito no Troféu Maria Lenk, em maio. Além dele, outros três nadadores também foram flagrados: Nicholas Santos, Vinícius Waked e Henrique Barbosa, o único dos quatro que não faz parte do projeto P.R.O. 16, idealizado por Cielo. Em painel realizado nesta sexta-feira, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) levou em conta o "histórico dos atletas" e decidiu puni-los apenas com a perda dos resultados do Maria Lenk e uma advertência, alegando que eles explicaram como o diurético entrou no organismo e concluindo que não houve aumento de desempenho.
O caso foi encaminhado à Federação Internacional de Natação (Fina), que tem 20 dias para dizer se concorda ou se precisa de mais esclarecimentos para, então, analisar se vai aceitar ou rejeitar a decisão. Caso haja divergência, os atletas ou a Confederação podem levar a questão ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). As provas de natação no Mundial de Esportes Aquáticos, em Xangai, começam no dia 24.
Em nota oficial divulgada logo após a confirmação da CBDA, Cielo se disse um "atleta exemplar" e alegou que houve contaminação na manipulação de um suplemento alimentar à base de cafeína.
- Sempre fiz uso desse suplemento e nunca um controle feito anteriormente apresentou problema. Pela segurança que tenho na utilização, creio que este resultado tenha sido um fato isolado. (...) Em nenhum momento fui imprudente ou negligente ou usei de imperícia. Não uso nenhum tipo de medicamento ou suplemento sem me certificar da segurança de sua utilização. Em qualquer lugar do mundo em que esteja, consulto sempre meu médico e meu pai, que é médico, sobre os componentes de todo medicamento ou suplemento antes de ingeri-los. Sou extremamente cuidadoso com isso e tenho a consciência tranquila de que não fiz nada para melhorar artificialmente meu desempenho - afirmou Cielo.
O painel, presidido pelo Prof. Dr. Eduardo de Rose e também composto pela Dra. Sandra Soldan, Dr. Marcus Bernhoeft e o Dr. Cláudio Cardone, levou em conta o histórico dos atletas e o regulamento da Federação Internacional de Natação. De Rose admite que a avaliação também leva em conta as competições que os atletas têm no período da punição. Os quatro atletas declinaram do direito de realização da amostra B. Segundo comunicado da CBDA, os nadadores "definiram com precisão como o diurético entrou no organismo, restando comprovado que não houve aumento dos seus desempenhos, fato que não ocorreu nesta competição."
Um dos médicos da CBDA presentes no painel, Marcus Bernhoeft explicou que Cielo sempre informou o uso deste suplemento.
- Em toda a convocação para uma competição, a gente faz uma solicitação para informar o uso de suplementos. E está lá a cafeína (nas declarações de Cielo). Mas, nesse caso, a justificativa é que ela estava contaminada. Isso foi anexado ao processo, que foi encaminhado à Fina. E ela vai aceitar ou não - disse Bernhoeft.
Na manhã desta sexta-feira, Cielo e Nicholas Santos não foram ao treino, no Centro Olímpico do Ibirapuera, em São Paulo. Os atletas teriam alegado motivos pessoais pela ausência.
--
EU SEMPRE DETESTO AS MATERIAS DA GLOBO, É COMO SE ELA MORDESSE A ASSOPRASSE AO MESMO TEMPO É MTO CHATO TER Q LER E COLOCAR VCS PRA LEREM ISSO... MAS O TEMPO TA CURTO E EU NAO TENHO COMO FAZER UMA FILTRAGEM E COLOCAR O Q FOR MELHOR PRA VCS, DESCULPA MESMO.
--
Cesar Cielo se diz ‘atleta exemplar’ e alega contaminação de suplemento
Flagrado no antidoping por uso de furosemida, campeão olímpico e mundial diz que o episódio é um fato isolado: ‘Em nenhum momento fui imprudente’
Flagrado no exame antidoping pelo uso da substância furosemida nesta sexta-feira, o nadador Cesar Cielo emitiu uma nota oficial, na qual alega que o caso é um “fato isolado”. Ele explica que a presença da substância foi fruto de uma "contaminação cruzada durante a manipulação de um suplemento" e se diz um "atleta exemplar" neste aspecto. O campeão olímpico e mundial e outros três nadadores receberam apenas uma advertência e perderam os resultados do Troféu Maria Lenk, em maio. Confira a íntegra do comunicado.
“Quero dar minha posição a respeito de uma notificação de um painel realizado nesta sexta-feira pela CBDA, no Rio de Janeiro, sobre a presença da substância Furosemida, encontrada em alguns atletas da seleção brasileira que disputaram o Troféu Maria Lenk, em maio.
Durante o painel, todos os dados foram levantados e comprovada a presença da substância por meio de contaminação cruzada durante a manipulação de um suplemento (excepcionalmente, isso pode ocorrer, mesmo que observadas normas e protocolos de manipulação sob orientação da Vigilância Sanitária).
Sempre fiz uso desse suplemento e nunca um controle feito anteriormente apresentou problema. Pela segurança que tenho na utilização desse suplemento, creio que este resultado tenha sido um fato isolado. Por causa dessa mesma confiança, outros atletas também fizeram uso do suplemento.
Fato que nos ensina muito.
Durante toda a minha carreira, sempre tive o maior cuidado com todo tipo de medicamento ingerido. Me considero um atleta exemplar neste aspecto. Nunca utilizei nenhum recurso ergogênico ilícito que pudesse favorecer a minha performance.
Acredito que todo mérito de um atleta seja resultado de muito treino, dedicação e seriedade. Tenho a convicção de que todos os resultados que conquistei na minha carreira sigam esses pilares.
Faço controles constantemente - este ano, já fui testado cinco vezes. Fiz, inclusive, teste de sangue na França, durante o Aberto de Paris. Passo por controles periódicos e sou um dos atletas que integram o programa de rastreamento da Fina, o que significa que preciso sempre informar a entidade cada vez que me desloco. Posso ser testado a qualquer momento, em qualquer lugar. São as regras do jogo e eu sempre soube disso.
No dia 26 de abril, quatro dias antes de começar o Troféu Maria Lenk, recebi uma carta da Usada, órgão oficial antidoping dos Estados Unidos, me parabenizando pelos resultados dos testes antidoping realizados em Michigan, durante o Grand Prix.
Em nenhum momento fui imprudente ou negligente ou usei de imperícia. Não uso nenhum tipo de medicamento ou suplemento sem me certificar da segurança de sua utilização. Em qualquer lugar do mundo em que esteja, consulto sempre meu médico e meu pai, que é médico, sobre os componentes de todo medicamento ou suplemento antes de ingeri-los. Sou extremamente cuidadoso com isso e tenho a consciência tranquila de que não fiz nada para melhorar artificialmente meu desempenho.
Pelo respeito, pela confiança depositada em mim e consideração que tenho pelo brasileiros e a comunidade da natação e do esporte, estou esclarecendo a situação.”--
ge.com
--
Olha esse Título gente (Cielo SE DIZ atleta exemplar entre aspas) a globo me enoja, quando foi pra comemorar as medalhas e os resultados puxava o saco do Cesão em tempo integral né? O Cielo não se diz atleta exemplar, pelo amor de Deus ele é!
--
CBDA diz que ‘falta de limpeza’ em farmácia causou o doping de Cielo
Empresa fica em Santa Bárbara D´Oeste, cidade natal do campeão olímpico
Falta de limpeza na bancada onde as cápsulas são produzidas. Segundo a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), a farmácia onde Cesar Cielo compra seus suplementos alimentares assumiu a culpa pelo doping do nadador. A empresa, que fica em Santa Bárbara D’Oeste - cidade natal de Cielo -, enviou à entidade um relatório avisando sobre a contaminação dos produtos, à base de cafeína, por furosemida, substância proibida pela Agência Mundial Antidoping (Wada).
- A farmácia mandou um relatório do dia da manipulação desse suplemento, com os horários e as substâncias que foram manipuladas naquele dia. Eles assumem esse erro da manipulação no encapsulamento por falta de limpeza da bancada. Como foi feito um pedido em caráter de urgência, porque ele ia viajar e precisava levar o remédio, eles pararam a manipulação que estavam fazendo na hora, com furosemida, para fazer a manipulação de Cielo - disse Sandra Soldan, ex-triatleta e médica da CBDA.
Segundo Sandra, a contaminação foi confirmada pelo Ladetec, laboratório carioca credenciado pela Wada. Ela afirmou ainda que o fato de a farmácia - de confiança da família Cielo - ter assumido o erro foi determinante para a decisão da CBDA em apenas punir o nadador com uma advertência. Além dele, Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked, que teriam tomado as cápsulas do mesmo frasco de Cielo, receberam a mesma punição.
- É claro que isso foi de fundamental importância para a decisão do painel, e esse relatório foi encaminhado para a Fina junto com todo o processo. Os outros, que fazem parte do mesmo grupo que Cielo, fizeram uso do mesmo remédio.
O caso foi levado à Federação Internacional de Natação (Fina). A entidade tem 20 dias para dizer se concorda com a CBDA ou se precisa de mais esclarecimentos para analisar se aceita ou rejeita a decisão. Caso haja divergência em relação à punição, qualquer uma das partes - Fina, CBDA ou atletas - pode recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS).
--
--Emocionado, Cielo se explica em SP: ‘O que não te derruba te fortalece’
Flagrado por uso de furosemida, nadador lê trechos de nota oficial e pede apoio para o Mundial: ‘Aos que rezaram pela gente, peço que rezem o triplo’
De terno escuro, com a fisionomia fechada e aparentemente emocionado, Cesar Cielo entrou na sala de um hotel em São Paulo. Sentou-se à mesa, ajeitou a cadeira e, diante dos microfones, suspirou. Bebeu um gole d’água, colocou os óculos de grau e puxou uma folha de papel. Dali em diante explicou, em pouco mais de cinco minutos, o caso em que ele e outros três nadadores foram flagrados no exame antidoping pelo uso de furosemida. Cielo leu trechos da nota oficial que tinha divulgado mais cedo e acrescentou outros comentários. Alegou que passa por exames constantes, disse que sai do episódio fortalecido e pediu que os torcedores tripliquem o apoio para o Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai, em julho.
- Saio com três grandes ensinamentos. O primeiro é que quem não deve não teme. Estou junto com meus companheiros. O segundo é que a verdade sempre aparece, e verdade está ao nosso lado, isso foi provado. O terceiro é que o que não te derruba te fortalece. Sairemos muito mais fortes do que antes e faremos todo o possível para representar o Brasil e o Flamengo da melhor forma. Agradeço todas as manifestações de apoio e volto a me concentrar com meus companheiros no treinamento para o Mundial de Xangai. Peço aos torcedores que rezaram pela gente que rezem o triplo, por favor, que torçam o triplo – afirmou Cielo.
Em sua defesa, Cielo afirmou que passa por exames constantes ao longo do ano e lembrou que apenas este testou positivo. A CBDA informou que houve uma contaminação por culpa da farmácia de manipulação que fazia os suplementos alimentares dos nadadores.
- Faço controle antidoping periodicamente. Já fui testado cinco vezes neste ano. Sou um dos atletas da comissão de controle antidoping da Fina, então sempre informo meus deslocamentos e posso ser testado a qualquer momento, em qualquer lugar - afirmou o nadador..
Cielo chegou à sala do hotel vestindo terno, ao lado do pai, da mãe e de outros dois atletas flagrados no antidoping nesta sexta: Nicholas Santos e Henrique Barbosa. Vinícius Waked, que também foi flagrado, não compareceu. O grupo foi escoltado acompanhado de três seguranças do hotel. Apenas Cielo falou, e todos deixaram a sala sem falar com ninguém, como previsto.
O campeão olímpico e mundial dirigiu-se à mesa, sentou-se e suspirou. Bebeu um gole de água, colocou os óculos, deu boa noite e começou a ler trechos da nota oficial. A maior parte do pronunciamento foi baseado na nota, e Cielo fez poucos comentários além disso.
O episódio vem à tona a menos de um mês do início do Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai. Cielo, Nicholas Santos, Vinícius Waked e Henrique Barbosa tiveram a furosemida encontrada em seus testes antidoping no Torneio Maria Lenk. O painel da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), presidido por Eduardo de Rose, levou em conta o "histórico dos atletas" optou por não puni-los com suspensão. Eles perderam os resultados do Maria Lenk e levaram uma advertência. A alegação é de que não houve aumento de desempenho e de que os atletas explicaram como o diurético entrou no organismo.
O caso ainda vai ser avaliado pela Federação Internacional de Natação (Fina), que tem 20 dias para dizer se concorda com a medida ou se precisa de mais esclarecimentos. Caso haja divergência entre a Fina e a CBDA, a Confederação ou os próprios atletas podem levar a questão ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). As provas de natação no Mundial de Esportes Aquáticos, em Xangai, começam no dia 24.
O argumento que pesou a favor dos atletas, segundo a CBDA, foi o fato de uma farmácia de manipulação ter assumido a culpa pelo doping. A farmácia teria informado que, por um problema de “falta de limpeza na bancada”, houve uma contaminação de furosemida no suplemento consumido pelos quatro nadadores.
--
--CESÃO RELAXA Q VC TEM DO SEU LADO FÃS QUE TE ADORAM, QUE SEMPRE TE ACOMPANHARAM E ESTÃO COM VC PRA O Q VC PRECISAR, NOSSA TORCIDA SERÁ SIM EM TRIPLO E TUDO Q EU JA REZEI POR VC AGORA EU VOU REZAR SIM O TRIPLO E EU TENHO CERTEZA Q TODO MUNDO AKI VAI TER A MESMA ATITUDE, NÃO SE DEIXE ABATER, TUDO Q DEUS FAZ TEM UMA JUSTIFICATIVA, NÓS ESTAMOS DO SEU LADO, NOSSA CONSIDERAÇÃO, NOSSO APOIO, NOSSO CARINHO E NOSSO RESPEITO POR VOCE SÃO SENTIMENTOS DESCOMUNAIS ESTAREMOS CONTIGO ATÉ O FIM! ACREDITAMOS EM VOCÊ!!
--
CIELO NEGA TENTATIVA DE MELHORAR PERFOMANCE COM SUBSTÂNCIA PROIBIDA
--
BSWIMMING
--
UM BEIJAO GENTE!!
DA JACK!