quarta-feira, 16 de março de 2011

MAIS DO ESPECIAL DO L!...

Hoje saiu a segunda parte do Especial em que o L! começou a contagem regressiva pras Olimpíadas de Londres... MUITO BOM!


Contra solidão e pelo ouro, Cielo une família e trabalho
Para conquistar bicampeonato olímpico, nadador criou um seleto ciclo de pessoas em torno de si
Alexandre Lozetti e Paulo Roberto Conde - São Paulo (SP)

Nadar, nadar, nadar, nadar...

Não há verbo mais conjugado na vida de Cesar Cielo do que esse. Por isso, suas vidas pessoal e profissional se misturam facilmente. A mãe é sua agente. O sócio era nadador, assim como o rapaz que cuida de suas aplicações na bolsa.

Cielo respira natação e jura que se trata de um esporte solitário. Por isso, criou um seleto ciclo de pessoas em torno de si e o considera fundamental para conquistar o bicampeonato olímpico dos 50m e o ouro nos 100m livre na Olimpíada de Londres (ING), em 2012.

Enquanto a maioria dos seres normais curtia o carnaval em blocos e avenidas, Cesar Cielo aproveitou a festa pagã para estreitar relações com os colegas do Projeto Rumo ao Ouro 2016 (PRO 16). Nadadores e staff foram a Santa Bárbara d'Oeste e, abastecidos pelo tradicional churrasco, trocaram ideias e se conheceram melhor.

André Schultz, Leonardo de Deus, Nicholas dos Santos, Henrique Rodrigues, Tales Cerdeira e Vinícius Waked foram pinçados a dedo pelo "líder". Mais até do que o desempenho nas piscinas, pesou muito o comportamento fora delas.

– Falei que não havia substitutos, não havia plano B. Ou eles aceitavam ou teríamos nadadores a menos – disse o campeão ao LANCE!.

Confiança é um aspecto levado muito em conta. Depois do ouro em Pequim, dezenas de agentes se ofereceram para gerenciar sua carreira. Ele entregou o lado profissional nas mãos da mãe, apesar da inexperiência. Flávia Cielo, professora, fará cursos para lidar melhor com contratos, patrocínios e afins.

– A gente percebia que todos tinham segundas intenções. Ficamos com o pé atrás, eu quero deixá-lo confortável, sem preocupações para poder nadar o melhor que puder – justificou a "mãe-empresária".

Em seus negócios, Cesão também prioriza o mundo da natação. Recentemente passou a investir na bolsa de valores graças à consultoria de Marcelo Popoff, ex-companheiro de piscina do Pinheiros.

– Não entendo nada, só pergunto a ele como estão as coisas (risos).

O sócio no restaurante, Roberto Martinez, morou e treinou com ele em Auburn por um ano antes de se aposentar. É esse mundo que vai cercar o campeão até a Olimpíada.

– É muita braçada, muito esforço, mas nosso grupo é excelente e vamos ajudar uns aos outros.

Minha vida na água

Sob as asas
Agentes do filho e administradores do Instituto, Flávia e Cesar Augusto farão cursos para se especializarem e atenderem outros atletas.

Investimento
Cielo admite não entender nada de bolsa de valores, mas consulta Marcelo Popoff, ex-colega de natação do Pinheiros, agora um especialista.

Sociedade
Roberto Martinez, ex-nadador aposentado em 2008, é sócio de Cielo no Original da Granja, restaurante na capital paulista.

Marchinhas
O carnaval de Cielo foi ao lado dos parceiros do PRO 16 em Santa Bárbara d’Oeste. O assunto principal? Natação, é claro.

Bate-Bola com Cesar Cielo - Em entrevista ao LANCENET!

Você aparenta ser um cara perfeito. Qual o maior defeito?
Sou chato pra caramba! Um chato de galocha. Ainda bem que minha mãe me agencia, senão eu seria pobre. Ninguém me aguentaria. Busco a perfeição o tempo todo, transferi isso do esporte para minha vida.

Que critérios usou para convidar os nadadores do PRO 16?
Currículo, personalidade, princípios e ideais de cada um. Um precisa aguentar o outro, ter vontade de se ver. A relação é muito próxima, se você não gosta da pessoa é a morte. Um tem de ajudar, querer que o outro nade bem. A natação é um esporte solitário, não adianta só pensar que vai dar certo ou ter o técnico na beira da piscina. É preciso ajuda. E nosso grupo de treino, se não for o melhor, é um dos melhores do mundo.

Vocês podem ir à balada?
Temos uma conduta rígida, mas não pode ser piração. Se o cara quer ir no sábado e voltar às seis da manhã, tudo bem. O que não pode é se massacrar depois, achar que não deveria ter feito. Perder treino por isso. Se vai, então tem de voltar feliz.

Apesar de nadar em alto nível, você nunca teve lesões. A que você credencia esse fato?
Meu pai é pediatra e acompanhou meu crescimento. Só passei a fazer dois treinos por dia aos 16 anos. Comecei a malhar de verdade aos 19. Sempre tentei ouvir meu corpo e respeitar meus limites, embora não seja muito bom nisso (risos). O controle do pai foi importante.

Sua vida fora da água está toda ligada à natação, certo?
Fora da água é diversão porque estou desligado. Na natação estudo tudo direitinho, ela já me garantiu uma boa situação financeira. Então, fora, estou tentando ajudar os outros.

FONTE: LANCE!

--> Muito legal, né?! Sem dúvidas é o tipo de pauta que eu adoraria ter feito, principalmente se eu pensar o quanto adoro Poli e gostaria de ser desse núcleo no jornal... hehehe!


Cielo cria projeto social para manter natação em alta no Brasil
Aproveitando o sucesso, nadador cria projeto Novos Cielos, que visa descobrir jovens talentos para a natação brasileira
Alexandre Lozetti e Paulo Roberto Conde - São Paulo (SP)

O país do futebol já teve seus momentos de país do vôlei, adotou a raquete durante o reinado de Gustavo Kuerten e caminha para mergulhar nas piscinas. Mas Cesar Cielo, responsável pela súbita paixão nacional, deseja muito mais do que um sentimento passageiro. O campeão trabalha para solidificar a natação no Brasil mesmo depois que se transformar em um ex-atleta.

Para isso, o projeto Novos Cielos deve entrar em vigor nos próximos meses. Trata-se de uma iniciativa do Instituto que leva seu nome e a responsável pelas negociações tem sido sua mãe e agente Flávia Cielo.

– É um projeto social que será implantado em conjunto com o PRO 16, mas para crianças de até 18 anos. Vamos consultar a Lei de Incentivo ao Esporte, buscar patrocínios e doações – explicou Flávia.

O ponto inicial do Novos Cielos será o Centro Olímpico, em São Paulo, onde já treina a equipe formada pelo nadador. Sua mãe, entretanto, já se encontrou com políticos de Santos para tentar viabilizar o projeto também no litoral. Na visão da agente, é uma cidade com boa recepção ao esporte e bons contatos também em universidades.

A ideia da família Cielo é dar o pontapé inicial até o meio de 2011. A premissa para obter verbas é de que há muitos jovens talentosos no país, que podem se tornar medalhistas olímpicos, mas carecem de investimento desde sua formação.

– Faltam as partes biomecânica, técnica, psicológica, uma alimentação adequada. Queremos oferecer tudo isso, dar uniforme. Vou me reunir com a agência que escreveu o projeto, temos uma planilha de custos. Temos boas perspectivas – concluiu a agente do filho, que ainda tenta captar recursos para investir em garotos de Santa Bárbara d’Oeste, cidade-natal da família.

Nos raros momentos fora da piscina, Cesar também ataca de empresário e usa sua imagem para ajudar os colegas. O Avanço, um de seus parceiros, também patrocina Nicholas dos Santos, Henrique Rodrigues [Barbosa, né Lozetti?! ;)] e Gabriel Mangabeira.

– Foi superbacana arrumar isso para os caras, eu que fui à reunião. Sou novo nos negócios, então quando consigo alguma coisa fico pensando que fui o cara. Essa foi uma.

Com a palavra: Albertinho (Técnico de Cesar Cielo)
O Cesar nunca está satisfeito e não é todo dia ou toda semana que estamos bem. Ele às vezes chega ao treino muito mal humorado, mas não sai assim. O grupo é voltado para as necessidades dele, ele sabe que tem gente por trás para dar suporte nos treinos.

O Cesar vence porque realmente acredita ser o melhor, é uma coisa natural. Ele se imagina no pódio. O Brasil tem pouca cultura esportiva, mas tem vocação. Tivemos em 2009 e 10 um amadurecimento da equipe porque passaram a se espelhar nele. Aprender o lado vencedor e achar natural.

FONTE: LANCE!

--> Série incrível do L!... tô muito impressionada! Conseguiram me impressionar positivamente e isso é raro... até porque, quase tudo que fazem com o Cesão é "mais do mesmo" e dessa vez inovaram no assunto e na maneira de fazê-lo! Parabéns ao L! e agora, quero é ver o GE, Marca e outros fazerem igual ou parecido! A natação e os esportes olímpicos em geral merecem esse tipo de atenção!
É preciso negar o que me disseram outro dia: "Só vão falar de Olimpíada no Brasil depois da Copa de 2014"... mas o L! tá mostrando que não é assim... o ciclo olímpico de 2016 começa agora, antes de 2012! Quem entende de esporte olímpico sabe MUITO BEM disso!

É isso...

Beijocas Celestes! =)

Nenhum comentário: