quinta-feira, 1 de julho de 2010

DIZ AÍ, BRETT!

A Revista SwimNews fez uma matéria com Brett Hawke falando sobre o feito do Cesão lá em Paris. Bem bacana, vejam só:


Hawke: Espírito de campeão instiga Cielo
Craig Lord

O persistente espírito de campeão foi a chave para a descoberta do nadador mais rápido nos 50m livre da história, disse Brett Hawke – técnico, em Auburn, do brasileiro rei da velocidade, Cesar Cielo –, depois dos 21.55s de esforço que deixaram os adversários zonzos ontem em Paris.

No dia anterior, Cielo tinha terminado como quinto colocado nos 100m livre, com o tempo de 49.31s. A resposta do campeão olímpico e mundial diz muito sobre o homem que está conduzindo seu caminho entre velocistas desconhecidos e que tem grandes chances de tornar o maior velocista na história da natação.

Muitos são capazes de vencer uma prova de velocidade num bom dia, acredita Hawke, mas "eles terão que trazer seu jogo A+ para bater Cesar como o maior nos próximos anos", ele completa.

Sobre o significado de ter alcançado os 21.64 de Alex Popov, Cielo falou a SwimNews: "É realmente ótimo ser o primeiro abaixo do tempo do Popov, é um recorde que todo mundo queria quebrar. Eu, honestamente, só pensei nisso depois que a prova acabou. Popov é meu ídolo e uma referência na natação, eu me sinto abençoado de ter essa oportunidade na minha carreira". A marca histórica é rompida por um homem que tem seus pés firmes no chão enquanto suas ambições são alcançadas com uma forte dieta de dedicação.

SwimNews encontrou Hawke hoje e perguntou como ele interpretaria os 21.55s nadados no contexto onde Cielo se encontra na preparação para chegar ao topo no Campeonato Pan Pacífico, em Irvine, Califórnia, em agosto.

O compreensivo treinador dá uma visão geral do seu trabalho e das constantes façanhas numa jornada longa de um nadador construindo uma reputação digna de ser aspiradas por qualquer velocista num curto espaço de tempo: "Cesar estava numa fase de dificuldades na preparação para um campeonato no Brasil em maio", diz Hawke. "Ele estava malhando pesado e também estava pesado na água naquele tempo. Exemplo: 50x25 nos 100m na base dos 40 segundos. É por isso que suas costas estavam incomodando na época. A malhação pesada unida com o pouco tempo de recuperação estava destruindo ele".

"Depois de maio nós mudamos para uma fase diferente, onde ele estava desenvolvendo sua força e velocidade final. Ele estava fazendo muitas repetições de provas nessa velocidade com curtos tiros intercalados. Demos a ele mais tempo de recuperação entre malhação e treino na piscina", adiciona o técnico.

O baixo 21.55 foi alcançado com muitos sorrisos e sobrancelhas erguidas entre todos os outros que acompanharam de perto. "Nesse estágio da preparação nós ficamos totalmente surpresos com essa prova porque vínhamos trabalhando nele para os 100 e ele ainda estava erguendo muito peso", explica Hawke. "21.5 veio após um pouco de decepção nos 100, então eu acho que foi apenas a prova de um campeão que se lançou onde ele deve estar nesse estágio da temporada".

O que vem a seguir? "Nós planejamos continuar até o estágio final do treino, a fase de velocidade, força/explosão nas próximas semanas depois da etapa da Georgia. Essa será a fase em que ele irá desenvolver sua máxima velocidade", diz Hawke. "Nós estamos preparando seu corpo e mente para o Campeonato Pan Pacífico nessa temporada. Todos os eventos que ele nadar antes estão apenas direcionando-o para a meta no final da temporada, que é o Pan Pacífico esse ano".

Perguntado sobre o nível de comprometimento e dedicação de Cielo no treino, Hawke disse: "Sua dedicação no trabalho tem sido 100%, como em todos os anos. Cesar não se vê como o mais rápido velocista no Pan. Ele tem sido um presente de Deus e ele planeja maximizar seu potencial dentro da natação. Ele é 100% dedicado em se tornar o melhor velocista da história. Cesar é um profissional no mais puro sentido da palavra. Eu acredito que alguém poderá batê-lo algum dia, mas eles terão que trazer seu jogo A+ para bater Cesar como o maior nos próximos anos".

Hawke falou com Cielo após a vitória em Paris e o que se ressaltou foi a vibração do brasileiro quando teve a oportunidade de alcançar sua busca de excelência e metas que o técnico e o nadador estavam procurando. "Ao falar com Cesar, eu sei que ele estava muito feliz, porque pode nadar rápido na frente da multidão em Paris", disse o técnico. "Ele ama nadar rápido na frente das pessoas. Seus tempos foram mais rápidos quando ele nadou em Paris, mas isso só ele e eu sabemos".

Notou-se a qualidade do homem que Hawke treina quando ele disse: "A coisa que eu mais gosto em treinar Cesar é sua persistência em voltar de uma prova desapontadora e marcar seu melhor tempo no dia seguinte, a marca de um verdadeiro campeão!"

Velocidade é inata, mas mescle isso com experiência e você pode transformar meros mortais em super-heróis: Cielo falou sobre o valor de dividir a medalha de bronze que ele ganhou nos 100m livre nos Jogos Olímpicos em Pequim no dia 14 de agosto – e como o fato de ter feito tal coisa o fez olhar pra frente. Tanto talento e honra, deram a ele a força extra necessária para sua vitória nos 50m dois dias depois.

FONTE: SwimNews


E a Swimming World Magazine TV também entrevistou o querido Brett Hawke.
Confesso que foi difícil prestar atenção no que ele tava dizendo, tive que voltar várias vezes porque ficava olhando o jogo da Espanha lá na TV ao fundo. Até o Peter Busch fala que o Brett vai voltar a ver o jogo! Hahahaha
Foi uma entrevista bem bacana! Ele fala sobre a sua formatura, sobre a equipe universitária e na parte final ele fala sobre a prova do Cesão em Paris e sobre os treinamentos dele.




Será que ainda aparecem fotos e mais coisinhas sobre o Open de Paris?! #tomara [Não sei vocês, mas eu ADORO quando tem muita coisa pra postar no blog! Hehehe]

Beijocas Celestes

Nenhum comentário: