quarta-feira, 2 de junho de 2010

UM POUQUINHO DE TUDO...

Uma semana sem notícias e duas entradas do Cesão no Twitter depois, eu achei dois texto bacanérimos do Takata e lembrei que não postei aqui o vídeo que o Andreoli gravou lá em Santos pro CQC.


Pra começar, vou colocar o vídeo, que é mais "antigo":



Já os textos, vou colocar um aperitivo de cada um e vocês vão lá no site ler o resto pra prestigiar o Takata, ok?! :)

Como um centésimo pode mudar sua vida

Na história da natação, são notórios os casos de vitórias por um centésimo que entraram para a posteridade. E não raro os protagonistas têm suas vidas radicalmente modificadas por causa dessa fração de segundo.

(...)

O caso mais recente é a vitória de Michael Phelps sobre Mirolad Cavic nos 100m borboleta em Pequim/2008. Tivesse o americano ficado com a prata, ele não teria superado a performance de Mark Spitz de sete ouros de 1972, e talvez ainda não seria considerado o maior da história (para muitos, vale mais disputar sete provas e ganhar todas do que disputar oito e perder uma).

Mas famos falar aqui de um caso no qual um centésimo poderia ter mudado radicalmente a situação da nossa natação nos dias de hoje.

No Mundial de Melbourne, em 2007, César Cielo surpreendeu ao assumir a ponta na primeira metade na final dos 100m livre, nadando na raia 1, na frente de favoritos como Filippo Magnini, Pieter Hoogenband e Roland Schoeman. Manteve a liderança até 15 metros para o final, mas ficou fora do pódio por quatro centésimos. O Brasil não conquistava medalhas em Mundiais de longa fazia 13 anos, e nesse período jamais havia chegado tão perto.

A decepção de Cielo após a prova era evidente. O fato fez com que ele criasse uma pressão sobre si próprio para os 50m livre, sua melhor prova. Se ficou em quarto nos 100m, poderia fazer melhor na prova mais curta. Mas, apesar de ter batido o recorde sul-americano na semifinal, não nadou bem a final, fruto dessa pressão interna. Afinal, após ter passado tão perto nos 100m, era sua última chance real de medalha. Após a prova, sentido, desabou em lágrimas ainda na piscina (foto abaixo).



Para ler o resto desse texto INCRÍVEL que até o Cesão já postou no Twitter e chorar, como eu chorei, clique aqui!


Takata também fez uma análise MUITO BOA sobre os tempos do Cesão no Maria Lenk e comparou com o ano passado, mas de uma forma mais realista, projetando os tempos que ele pode vir a fazer no Pan-Pacific.

CIELO

E também houve César Cielo. Sem surpresa, venceu os 50m e 100m livre. E de maneira consistente: em ambas as provas, piorou exatamente 2,2% em relação ao Maria Lenk de 2009. Como na mesma época do ano passado ele se encontrava em um período de treinamentos parecido, também visando uma competição dentro de dois/três meses, se considerarmos que a piora dele ocorreu devido exclusivamente aos trajes, podemos fazer uma conta rápida.

Se com trajes no Maria Lenk do ano passado ele fez 21.33 e 47.60, e sem trajes ele piorou 2,2% com 21.80 e 48.63...

Com trajes seus melhores tempos no ano passado foram 20.91 e 46.91, então sem trajes ele deve piorar 2,2% e fazer... 21.37 e 47.93!

Uma previsão animadora, principalmente nos 50m livre! Nos 100m livre, o tempo ainda não seria melhor que o recorde mundial sem trajes (47.84 do holandês Pieter Hoogenband). A previsão está dentro do intervalo que calculamos no final do ano passado, baseada nas performances dos últimos 50 anos (clique aqui para conferir). Mas considerando que a piscina da Unisanta não oferece as mesmas condições do Parque Aquático Maria Lenk, onde foi disputado o Troféu do ano passado, podemos considerar que ainda há margem para melhora. Isso sem contar na capacidade de superação de Cielo. Disso sim não podemos duvidar.



FONTE: Raia Quatro News (no texto original tem ainda análises de Poliana Okimoto e Joanna Maranhão, vale a pena!)

--> Ver a análise do Takata, eu vejo que a minha ideia sobre os tempos do Cesão tá bem certa!


Desculpem ter ficado tanto tempo sem postar nada, mas os últimos dias tem sido de muitas reviravoltas! =D

Beijocas Celestes

Nenhum comentário: