quarta-feira, 3 de junho de 2009

AGORA A ENTREVISTA...

E pra terminar com a espera de quase um mês... A ENTREVISTA!!!!!!!!!!!


Por favor, relebre “aquele” momento em 16 de Agosto no Cubo D’Água em Pequim – antes da prova, durante a prova e depois de vencê-la. O que você sentiu nesses momentos?
Antes da prova eu estava muito nervoso, mas ao mesmo tempo bastante concentrado porque eu sabia o que eu podia fazer. A única pergunta era: “O que os outros podem fazer?” Durante a prova a única coisa na minha cabeça era a chegada, que é um dos principais aspectos numa prova tão curta. Depois de chegar eu fiquei muito aliviado, eu tinha conquistado o meu objetivo e estava muito feliz!

O Brasil conquistou sua primeira medalha de ouro olímpica na natação, Michael Phelps encantou o mundo com suas oito medalhas… Como foi a semana em Pequim?
Foi uma semana bastante atarefada para os nadadores, mas eu acredito que o palco para um grande show foi perfeito. É uma imensa honra pra mim lembrar daqueles dias. Por diversas razões: pelos meus resultados, por ter a oportunidade de ver Michael Phelps se tornar o maior atleta de todos os tempos e por ter participado da maior competição do planeta.

Durante a cerimônia da entrega da medalha de ouro, todos repararam a sua emoção. Todos sentimos que você carregava a esperança de toda uma nação em seus ombros. Você sentiu o mesmo?
Não há dúvida que representar o seu país nas Olimpíadas é a maior conquista para um atleta. Conseguir ganhar e ouvir o hino nacional é a glória suprema. Aquele momento ficará na minha memória para sempre. Até hoje, quando vejo imagens da prova e da cerimônia de entrega da medalha de ouro eu fico muito emocionado.

Como foi sua chegada ao Brasil? Você esperava receber tamanho apoio popular?
Para ser honesto, eu não esperava tanto entusiasmo. É muito difícil ser um nadador no Brasil. Poucas pessoas conhecem realmente o esporte e pouquíssimas acompanham as nossas performances. Ser recebido da maneira que eu fui me emocionou muito e foi um dos momentos mais tocantes da minha carreira e vida.

MEDALHAS DA NATAÇÃO BRASILEIRA EM JOGOS OLÍMPICOS
Helsinque 1952 Tetsuo Okamoto – Bronze, 1500m livre masculino
Roma 1960: Manuel dos Santos – Bronze, 100m livre masculino
Moscou 1980: Djan Garrido Madruga, Marcus Laborne Mattioli, Jorge Luiz Fernandes, Cyro Marques – Bronze, 4x200m livre masculino
Los Angeles 1984: Ricardo Prado – Prata, 400m medley masculino
Barcelona 1992: Gustavo Borges – Prata, 100m livre masculino
Atlanta 1996: Gustavo Borges – Prata, 200m livre masculino; Gustavo Borges – Bronze, 100m livre masculino; Fernando Scherer – Bronze, 50m livre masculino
Sydney 2000: Fernando Scherer, Gustavo Borges, Carlos Jayme, Edvaldo Silva Filho – Bronze, 4x100m livre masculino
Pequim 2008: César Cielo Filho – Ouro, 50m livre masculino; César Cielo Filho – Bronze, 100m livre masculino

Os dois últimos heróis da natação brasileira nos Jogos Olímpicos foram Gustavo Borges (quatro medalhas) e Fernando Scherer (duas medalhas). Eles são seus ídolos? Internacionalmente, quem você admira?
Sim, eu sempre os considerei como exemplos. Eu admiro o Gustavo por sua devoção/dedicação e Fernando por sua atitude competitiva. Fora do Brasil minhas referencias são o russo Alexander Popov e o holandês Pieter Van der Hoogenband.

2009 é o ano do Campeonato Mundial da FINA em Roma. Quais são os seus objetivos para essa competição?
Eu geralmente não revelo meus objetivos até que eu seja capaz de atingi-los, mas posso dizer que pretendo ser muito rápido em Roma.

Nas suas entrevistas, você sempre menciona que o suporte da família é essencial. Como é viver em Auburn, longe dos seus familiares?
É bem difícil, mas a natação é minha primeira prioridade e todo o meu foco esta voltado para o esporte. Isso torna as coisas mais fáceis. De qualquer forma, minha família esta sempre me ajudando e eu tenho grandes amigos e técnicos em Auburn.

Treinar nos EUA… foi isso que fez a diferença? Qual a comparação entre as condições que você encontra no Brasil das de Auburn?
Talvez tenha sido decisivo. Eu acredito que fiz a escolha certa no momento certo. Na realidade eu nunca vou saber o que teria acontecido se eu tivesse ficado no Brasil, mas eu acho que fiz o melhor pra mim, como pessoa e como atleta. No Brasil, é muito dificil treinar e estudar ao mesmo tempo, algo que é perfeitamente compatível nos EUA. A estrutura que eu encontrei em Auburn é excelente: as piscinas, a sala de ginástica, os técnicos e a atitude competitiva. Todos esses fatores são importantes para um atleta atingir o ápice de suas performances.

Como é um dia normal na vida de César Cielo?
Não é muito interessante… Eu treino uma ou duas vezes por dia na piscina (depende do programa), e eu faço treino fora da piscina também. Em uma palavra, é a vida normal de um atleta – comer, dormir e treinar. No momento eu não estou estudando para me concentrar mais no Mundial de Roma, mas eu pretendo voltar as aulas depois do Campeonato Mundial.

Qual o impacto da sua medalha de ouro para a natação brasileira?
Eu espero que o número de pessoas praticando o esporte aumente e que isso atraia maiores investimentos públicos e privados.

"Eu geralmente não revelo meus objetivos até que eu seja capaz de atingi-los, mas posso dizer que pretendo ser muito rápido em Roma."

Eu li que você gosta mais de vôlei do que de futebol. Isso não é um sacrilégio no país do futebol?
O Brasil é conhecido pelo futebol, mas nosso time de vôlei é um dos melhores do mundo! Nós fomos campeões olímpicos em 2004, medalha de prata nas Olimpíadas de 2008 e diversas vezes campeões da Liga Mundial. Eu acredito que o Brasil também pode ter o rótulo de país do vôlei.

É verdade que seu nome César, vem de um ancestral Cesare, que imigrou da Itália para o Brasil?
Sim, meus “bisavôs/bisavós”, tanto por parte de mãe quanto de pai, eram italianos.

Quando e como você começou a nadar? E quando você percebeu que tinha talento pra chegar a um nível tão alto?
Eu comecei a nadar quando tinha oito anos. Eu tentei praticar judô, mas não obtive sucesso… Eu nunca pensei em chegar nesse nível na natação, mas eu fui progressivamente ultrapassando os obstáculos e estabelecendo meus próprios limites. Então, passo a passo eu evolui e cheguei ao ponto de estar atrás de um bloco de largada competindo por uma medalha de ouro olímpica.

Cielo, Bousquet, Leveaux, Sulivan. São esses os nadadores mais rápidos do mundo? Vão ser esses os nadadores que brigarão nas provas de velocidade em Roma?
Se eles são os mais rápidos... é difícil dizer. A prova dos 50m livre é imprevisível, mas eu acho que essa relação é muito boa. Nós podemos esperar uma boa performance desses atletas, mas novos nomes vão surgir na Itália.

O César Cielo de abril de 2009 é o mesmo César Cielo de julho de 2008?
Não, eu acho que estou muito mais maduro depois daqueles dias em Pequim. Além disso, eu vivi muitas coisas novas. Eu acredito que hoje estou mais preparado como pessoa e atleta do que antes.

Como você gerencia a pressão da mídia, dos patrocinadores, de todos aqueles que querem mais medalhas para César Cielo?
É uma nova realidade com a qual estou aprendendo a conviver, mas no momento, não está me preocupando muito. Eu sempre me pressiono muito e sempre quero melhorar, e isso alivia um pouco a pressão externa.

Nos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres – você espera “revalidar” as duas medalhas de Pequim ou ir ainda melhor?
Muitas coisas vão acontecer até lá, mas eu estou sempre buscando evoluir e chegar aos meus limites. Eu espero estar com uma condição física boa e ter todas as condições de alcançar o lugar mais alto do pódio, representando o meu país da melhor maneira possível.

CÉSAR CIELO FILHO
Data de Nascimento: 10 de Janeiro de 1987
Lugar de Nasimento: Santa Bárbara d’Oeste (BRA)
Times: Universidade de Auburn (EUA)/EC Pinheiros (BRA)
ALtura: 1.95m
Peso: 80kg
Estuda: Comércio Internacional

Melhores performances
2004: FINA World Swimming Championships (25m) – segundo no revezamento 4x100m livre, quarto no revezamento 4x100m medley , sexto nos 100m livre, décimo nos 50m livre, décimo-nono nos 50m costas
2006: FINA World Swimming Championships (25m) – quinto nos 100m livre, quinto no revezamento 4x100m livre, quinto no revezamento 4x200m livre
2007: FINA World Championships – quarto nos 100m livre, sexto nos 50m livre, oitavo no revezamento 4x100m livre; Jogos Pan-Americanos – primeiro nos 50m livre, primeiro nos 100m livre, primeiro no revezamento 4x100m livre, segundo no revezamento 4x100m medley

2008: Jogos Olímpicos – primeiro nos 50m livre, terceiro nos 100m livre


Eu não comentei na matéria, porque tava em cima da hora pra sair pra ir pra aula.

Matéria e entrevista formidáveis! Lindas, profundas e tocantes...

Mais uma vez reforçando a tríade que faz um grande atleta: talento-família-técnicos.

E dando ênfase a história que Cesão marcou com suas medalhas em Pequim, que torcemos para que não fique apenas na história, mas vá para a prática, levando mais pessoas a praticarem e acompanharem a natação!

Beijocas Celestes especialmente pra MáH por ter traduzido tudo!

4 comentários:

Mariana Canatarim disse...

Ah! que gracinha... Formidável! Rs...
"Até hoje eu me emociono muito"

Que coisinha mais FOFA!!!!
Dá até vontade de apertar o nariz...KKKKKK!
Brincadeirinha, viu Paty!

Esse é o tipo de comment idiota, bem típico de mariana...hahahaha!!!!

Unknown disse...

com exceção das últimas perguntas nem eu aguento mais as mesmas coisas, imaginem ele.. ter q falar mil vezes a mesma coisa, responder mil vezes as mesmas perguntas...

Mariana Pedrosa

Everton Domingues disse...

Um reconhecimento q rompe fronteiras... outro dia foi um link ao vivo do Morning Swim Show... até os 'marrentos' norte-americanos tiram a 'touca' pra ele...
Lembro uma história q rolou no PAN de 2007. Eram as eliminatórias dos 100m livre, se não me engano. Antes da prova, ainda na piscina de aquecimento, Cesão muito concentrado se apressava para a prova. Ai um americano, q conhecia ele dos eventos da NCAA, tentou tirar uma da cara do brasileiro perguntando: tá com pressa pq, vai bater o recorde mundial? E riu hironicamente... o Cesão, bem despachado, disse apenas: Não, eu só vou nadar só pra me classificar e chegar na sua frente... silencio constrangedor... kkkkkk.. na piscina, ganhou a prova e ficou bem na frente do figura engraçadinho...

Anônimo disse...

PIETER VAN DER HOOGENBAND É O ATLETA MAIS GOSTOSO DO MUNDO.ELE É LINDO.UM PEIXÃO.