sábado, 2 de maio de 2009

ENTREVISTA COM CESÃO E BERNARD!! SHOW DE BOLA!!

MUITO OBRIGADA A KARINNY QUE ME ENVIOU O LINK! A ENTREVISTA É BEM INTERESSANTE. QUEM QUISER VER O ORIGINAL E A PARTE DO BERNARD, É SÓ CLICAR NA "FONTE" DEPOIS DO TEXTO.

--> Não reparem na tradução. Por preguiça (e meu inglês um tanto enferrujado!! hauhau) e por falta de tempo, usei um tradutor da internet. Ajeitei umas partes e tal... Mas o engraçado é que no site sempre colocavam assim "Cesar Cielo (BRA)", e "BRA", pra quem não sabe, em inglês é sutiã. Então toda vez que eu coloquei lá, aparecia assim : "Cesar Cielo (SUTIÃ)" huahuahuahuahua ;]

Na Arena
Como os Reis de Corrida de curta distância Olímpicos Ajustam

Em uma nova série de 12 partes - Na Arena - SwimNews põe o mesmo conjunto de questões a dois grandes rivais na piscina. Na parte 1 falamos com os dois homens que saíram no topo nos eventos de estilo livre de curta distância nos Jogos Olímpicos do Beijing: Cesar Cielo (50m) e Alain Bernard (100m).

A Parte 1: Cesar Cielo (campeão Olímpico, 50m livre); Alain Bernard (campeão Olímpico, 100m livre)

Cesar Cielo tinha somente 20 anos quando apareceu no radar dos maiores velocistas do mundo terminando em 6º e 4º lugares respectivamente no 50m e de 100m livre no Campeonato Mundial de Melbourne. O brasileiro então ignorava um francês chamado Alain Bernard, que não esteve nas finais de ambos os eventos. Foi março de 2007. Três meses depois, Bernard apareceu no radar também, com o melhor tempo de 48.12 no 100m livre em casa. Isto marcou um lucro de 1.10 segundo em um ano - mas houve muito mais por vir - e não só de Bernard: os materiais e os níveis da compressão jamais vista em maiôs antes tem ajudado a dar a origem a uma nova era da velocidade, o impacto deles foi sentido mais agudamente nas provas curtas do estilo livre. Antes de março de 2008, Bernard esteve pronto para mostrar a sua mão Olímpica: no Eindhoven, ele quebrou o recorde mundial duas vezes enquanto se encaminhava para a vitória do título europeu nos 100m, e reclamJustificarou a coroa de 50m continental mesmo fora do recorde mundial do australiano Eamon Sullivan. Cielo também continuou progredindo mas chegou a Beijing como um "fora de ameaça". As ondas se ajustaram no Cubo D'Água, Bernard tinha tomado a coroa de 100m e Cielo o bronze, enquanto Cielo tinha tomado a coroa de 50m e bronze de Bernard por uma braçada. Eles baixam na história como os reis das provas curtas em Beijing.

1. Com que freqüência você pensa nos seus rivais da sua prova e considera o guia de forma - ou é uma questão de enfocar paenas em si próprio?
Um pouco de ambos. Durante os treinos me concentro em mim e não penso nos rivais de forma nenhuma. Mas comparo os meus tempos com os deles todo o tempo. Vi tempos de Alain Bernard em nacionais franceses - 48.83 e um 1:48 em 200 m. Sempre estou sabendo que tempos eles estão fazendo em todas as épocas do ano. Realmente presto a atenção para saber como eles estão indo, o que eles estão treinando e como eles estão executando. Comparo-me a eles por toda a temporada. Sim, comparo muito as performances. É bom ver onde você está em relação aos outros mas ao mesmo tempo não [ler tanto sobre isso] - quando vou pra baliza normalmente meu tempo cai muito, mas nem todo o mundo consegue baixar tanto. Não é igual pra todo mundo. Mas isso me motiva para ter a comparação... Não posso nadar sozinho. Preciso de algo me empurrando muito. Vendo aqueles tipos (Bernard, Sullivan, Leveaux, Bousquet, Targett e outros) indo rápido na temporada me lembro do que tenho de fazer. Lembra-me a que velocidade tenho de nadar.

2. Nomeie três dos seus principais oponentes.
Em primeiro lugar, eu mesmo: às vezes é difícil segurar a sua própria mente. Você tem de ficar por cima. Não que tenha uma mente instável, mas ainda estou aprendendo muito e não sou tão experiente como alguns caras, como Bernard e Sullivan.

3. O que o motiva - e há formas específicas de você encontrar motivação no dia a dia, mesmo quando ele fica difícil?
Antes das Olimpíadas, foi diferente. Fui motivado para provar a mim mesmo que posso ser o melhor no que faço. Eu tinha aquela visão na minha cabeça. Agora, estou em uma página diferente: a minha motivação é continuar sendo o melhor nas provas curtas. Não vou mentir: a minha motivação não tem sido tão forte como a que tinha antes das Olimpíadas. Foi mais difícil. A motivação ficou diferente: fui motivado muito depois das Olimpíadas pelos brasileiros que falam comigo nas ruas... eles somente queriam dizer 'parabéns' e pegar um autógrafo. Foi realmente bom e me fez ver que há motivação em ser número um e continuar sendo. Não digo as minhas metas a ninguém, apenas aos meus treinadores e meus pais. Mas escrevi algumas coisas e coloquei-as na minha carteira, algumas provérbios motivacionais, algumas frases de motivação de pessoas famosas. Eu tenho de fazer isto porque estou longe de amigos e família [mora em Alburn nos EUA] portanto penso que preciso de motivação extra. Eu gosto de estar em volta de família e amigos, mas eles não estão aqui e portanto aquelas frases de motivação ajudam a colocar a minha cabeça no lugar certo e lembrar-me que estou aqui [Alburn] por uma razão.

4. Qual foi a (ou uma das) sessão de treinamento mais difícil que você já fez - e porque foi ele tanto?
Aqui em Alburn temos treinos duros todo o tempo. Tenho Freddy [Bousquet] e George Bovell como companheiros de equipe... portanto não precisa ser um treino difícil para que seja difícil. Enquanto estamos nadando um contra outro, já é difícil o bastante. Não quero perder nunca praqueles caras. Nadar é muito pela resistência. É muito difícil aqui... temos quatro dos 16 melhores caras do mundo. Sim, é desafio diário com os caras em volta de mim, isto é complicado. Gostamos de disputar - e odeio perder, é péssimo.

5. Com que freqüência você apresenta estratégias específicas no treinamento e na sua preparação psicológica?
A cada treino difícil. Tenho dias de recuperação quando não estou pensando em provas e penso em nada exceto na recuperação. É realmente relaxante. Mas há dias quando nadamos e fazemos jogos liminares, trabalho na velocidade de back-end, trabalho na resposta à velocidade de oponentes. E cada treino dói e ajuda-o a melhorar.

6. Qual é a sua distância semanal média coberta num treinamento durante o período de trabalho mais pesado do ano e quanto e que tipo de trabalho em terra você faz, inclusive o trabalho em outros esportes (gerência, ciclismo, etc.)?
Durante as três primeiras semanas do ano cobrimos 40 km [média] uma semana de trabalho geral e logo quando mudamos para o trabalho específico, vou 30 a 35 km. Na fase geral, faço dobras [duas vezes por dia de treinamento] quatro para cinco vezes por semana e três para quatro dobras na fase específica. No polimento, é mais tranquilo. Depende de como estou me sentindo. Pode ser aproximadamente 15 km na fase de polimento. Então fazemos pesos e material biométrico, durante uma hora e meia três vezes por semana por toda a temporada. Às vezes no início da temporada andamos de bicicleta mas isto é raro. Faço pesos muito tempo. Eu realmente gosto de pesos e exercícios físicos na sala de peso. Isto é uma das partes divertidas da semana inteira. Amo tiros rápidos e pesos. Realmente tenho de me preparar muito. Não me pareço com Gary Hall [Júnior] ou como Matt Targett (companheiro de equipe em Alburn e australiano internacional]. Sou um velocista da velha escola que faz muitos quilômetros. Muitos deles [rivais] estão fazendo somente uma prática um dia quando estou fazendo dois. Como hoje, fiz 4km esta manhã e farei de novo... 4km novamente esta tarde. Tenho mesmo de nadar muito, mesmo que seja lento. Tenho de estar na água. Isto me ajuda na recuperação e a melhorar. Alguns deles nadam somente três vezes por semana e nadam realmente rápido. Gostaria de ser assim [risos]. Não sei como eles fazem.

7. Além do maior momento, com que freqüência você gosta de competir - e qual é o objetivo?
O problema que tenho consiste em que defini um padrão para mim cada vez que compito. Em Austin (Grand Prix dos Estados Unidos, março de 2009) eu quis um de 48 segundos [100m livre]. Fui 48.9. Se tivesse sido 49.1, eu teria ficado mal e decepcionado. Portanto não quero competir muitas vezes. Defini um padrão para cada competição encontram-se e quero atingi-los. Levo tempo para me recuperar... e não há nenhum tempo para recuperar-se entre vôos e viagem. Por isso estou competindo uma vez por mês antes de Roma. Correrei duas vezes só uma vez durante um mês: quando estiver no Mare Nostrum de Barcelona e Canet, de outra maneira, somente uma vez por mês. Não quero levar maus pensamentos comigo, quero realizar as minhas metas e posso fazer isto com um campeonato um mês.

8. Descreva a sua relação com o seu treinador e a sua importância para fazer correr o dia?
Estou com Brett Hawke [ainda o terceiro homem mais rápido dos 50m na Austrália, sem o benefício de um maiô rápido, e um velocista sub-50s nos 100 m] em Alburn. Ele é realmente jovem e isto ajuda pois ele nadou sub50 também, portanto ele sabe o que estamos sentindo atrás dos blocos e isto ajuda muito. Bryan Karkoska [Treinador de Condicionamento e Força em Alburn] é o meu treinador de pesos. Eu também gosto de falar com ele sobre as dúvidas que tenho. Fiz-lhe algumas perguntas realmente estúpidas e ele me dá conselhos e tem algumas grandes histórias para contar. Aquelas histórias realmente me motivam. E também no Brasil, Alberto [Pinto], pois, ele é o cara que de fato me fez. Com ele no Brasil eu nadei 100m de 53 segundos e quatro anos depois nadava 48. Ele é aquele que realmente me conhece... às vezes na temporada ele somente olha pra mim e diz que "devemos fazer tiros de curta disância ou menos tiros de curta distância ou algo diferente". Ele realmente me conhece bem. Sou rodeado de três grandes treinadores e eu confio no meu treinador em casa e não teria nenhum problema em voltar pra ele, se eu tiver de sair de Alburn. Para ter resultados, você tem de confiar em pessoas que estão trabalhando com você. Na água, você tem de melhorar cada dia e saber que o que você está fazendo ajudará. Em Alburn e no Brasil - eles me conhecem.

9. Como você fica na sala de controle? (é um lugar de vir nervoso em um lugar para esquecer os rivais; um lugar de enfocar puramente no que você tem de fazer, uma possibilidade de ponderar o estado mental do seu oponente; algo que não falamos; uma combinação de todos)
Boa pergunta. Realmente estou preparando-me para a minha prova naquele momento. Realmente não me preocupo com o que os outros estão fazendo. Mas ao mesmo tempo estou lá em corpo, mas não em mente... se alguém me fizer uma pergunta eu poderia responder algo completamente diferente. Estou louco naquele momento! Não é um lugar no qual fico nervoso. Estou pensando na minha prova. Estou pensando que "é isso aí, não há nada para fazer agora, somente o que você se preparou para". Se você tiver trabalhado muito, bom para você, se você não tiver, pois, talvez você ainda possa ganhar. Não importa o que aconteceu antes, é o mesmo para todo mundo naquele momento. Então, somente me concentro na minha prova."

10. Há algo que você DEVE fazer antes de uma prova, um hábito, um ritual que é a parte da preparação para a sua corrida - se é que os rituais fazem parte do seu mundo?
Ah sim, eles são. Tenho rituais. Numa hora antes da corrida, rezo, então me bato muito mesmo, soco os meus braços, as minhas pernas... É como quero dizer ao meu corpo que "aqui estamos". A minha mente está se aprontando em qualquer etapa, mas batendo muito em mim nos meus braços e pernas, chego a um estágio complexo... isso acordat meu corpo para preparar-se para a luta, ele diz que "algo grande está vindo". As pessoas olham e dizem "então, o que é que você está fazendo". Mas isso funciona para mim.

11. O que constitui a prova perfeita para você?
Se eu tivesse uma prova perfeita, eu deixaria de nadar porque teria alcançado o melhor momento de todos. Nunca consegui uma natação perfeita na minha carreira. Tive algumas provas realmente boas - mas não perfeito. Penso que os nadadores de estilo livre de curta distância nunca conseguirão a corrida perfeita porque há sempre algo, alguma melhora para procurar, conseguir.

12. Quando foi a primeira vez que você encontrou Alain Bernard?
A primeira vez que ouvi sobre ele esteve foi no Mare Nostrum depois do Campeonato Mundial em 2007. Ele fez 48.5 no Mare Nostrum e um 48.12 em nacionais franceses. Eu não o conhecia antes porque ele não fez a final em Melbourne. Foi como "de onde veio isto?!" Ele melhorou quase um segundo e desde então ele somente continuou melhorando e, naturalmente, ganhou as Olimpíadas... nos 100m.

13. Porque Alain é um oponente de valor e a sua presença o ajuda a ser o atleta que você é?
Você sabe, com os franceses, tenho uma relação realmente boa com eles. Nado com Freddy (Bousquet) todo dia. Depois dos 100m e logo depois de 50m em Beijing, eu tinha Leveaux e Bernard, qualquer dos meus lado e pensei então que eles foram bons concorrentes. Eles não tomaram o que tínhamos na água fora dela. Fui realmente agradecido por isto. Nós, os velocistas temos algumas emoções extremas às vezes, mas eles subiram para falar comigo e senti-me grande de estar com eles e em volta deles. Tomei a experiência como uma lição: o que acontece na água, fica na água e do lado de fora de todo mundo deve tratar pessoas da maneira que eles devem ser tratados, do modo que eles merecem. Isto é uma lição que aprendi de Bernard.

14. Onde está a força de Alain?
Ele é um cara grande - ele é um homem realmente grande. Eu também gosto da sua posição no estilo livre, o corpo fica em cima da água. Ele nada bem no estilo da velha escola, com o cotovelo alto, um pouco como Popov. Sullivan tem um braço mais reto.

15. Onde está a fraqueza de Alain?
Olha... Realmente não sei. Eu diria... Não sei. Ele tem mais pontos fortes. Ele até nada 200 - e não posso fazer isto. Talvez, er... não, não sei. Não me concentro na fraqueza dos meus rivais - somente nas suas forças.

16. Além de você e Alain, que você considera para ser o rei dos 50m e 100m em todas as partes da história - e porque?
Cresci olhando Popov ganhando todas as suas provas, portanto tenho Popov como o meu ídolo. Eu sempre tentava nadar como ele. Ele nadou algumas vezes contra o Gustavo Borges, ele foi um dos seus rivais, e olhei todos os seus rivais quando era criança. Tanto Popov como Gustavo são os meus ídolos. Fui o feliz porque consegui nadar com Gustavo durante quase dois anos antes que ele deixasse de nadar e tentei adquirir tanta experiência dele como eu poderia. Ele disse-me muita coisa sobre Popov. Eles são pessoas que observei quando foi jovem e aprendi muito ao olhá-los.

17. Onde você pensa que o recorde mundial nos 50m e 100m livre vão estar em Londres 2012 e daqui 10 anos?
Antes de Londres [2012], penso que veremos uns 50 de 20 pontos e uns 100 de 46 pontos. E daqui 10 anos... isto é difícil. Dez anos antes, 21.6 foi o registro mundial de Popov nos 50 e ninguém pôde bater até o ano passado, então talvez 20 pontos é o máximo. É difícil imaginar com a coisa de maiôs. Os maiôs fizeram uma grande diferença nos velocistas no ano passado e se algo aparece assim novamente e termina, então, nunca sabemos. Depois de pôr limites aos maiôs, o ponto seguinte deve dominar as mentes das pessoas: agora você somente sente que você está atrás de alguém se você não tiver "aquele" maiô, portanto a coisa é acreditar que você está bem em qualquer maiô, e realmente acreditar nisso. Com um maiô de papel, talvez Popov pode ter feito 21.4. Podemos ser capazes de fazer isto sem um maiô de papel, mas temos de acreditar nisso.

18. Enumere três coisas que ocupam o seu tempo e paixão além da piscina.
Sono; Internet - gosto de mexer em computadores; e matar o tempo com amigos. Gosto de ter amigos em volta. Tenho alguns aqui em Alburn mas sinto a falta dos meus amigos de casa. Odeio estar solitário.

19. Se você pudesse ter cinco rivais em uma mesa para o jantar, quem seriam eles; porque (em algumas palavras); e o que você lhes serviria?
Matt Targett, e eu lhe serviria bife de canguru; Alain Bernard, ele teria de ser de um cardápio em um restaurante porque imagino que ele come muito; Freddy [Bousquet], e eu lhe serviria algum bife de golfinho [teríamos de retirá-lo da lista de extinção primeiro, e não quereríamos isto - EDITOR]; Alexei Puninski, um croata companheiro de equipe aqui em Alburn, e ele tomaria somente água, porque tem de perder algum peso; e talvez [Eamon] Sullivan e algum guisado de crocodilo.

20. Você está de férias e há uma grande piscina compartilhada do lado de fora da sua casa de campo e aquele ao lado. Você topa a parada em absoluto? Você tem somente um remo? Você faz um pequeno exercício físico? Você acha que faz um tiro inteiro? As seriam respostas as mesmas se Alain Bernard estivesse lá?
Isto é fácil. Não vou a piscina durante as férias. Somente vou tomar banho de sol. Eu não nadaria uma prática ou até remaria. Tavez eu iria somente me refrescar na água. Seria o mesmo se Alain estivesse lá? Absolutamente, sim... Penso que ele se juntaria a mim no convés - bronzeamento.

21. Quais são as suas aspirações para Roma 2009 - e como a sua temporada está indo?
A minha meta, em qualquer competição que eu vá, é sempre continuar melhorando. Deste modo, para Roma farei melhor do que os meus 21.30 e 47.67 melhores tempos - para passá-los. Depois de Austin, no Texas Meet [no início do março], sinto que estou em um bom lugar. Fiz 48.9 nos 100 e eu nunca tinha feito um sub49 nesta fase da temporada antes. Sinto que estou em um bom caminho.

Entrevistas feitas por Craig Lord

FONTE: SwimNews
--> GENTEEEEEE!!!!!! ADOREI A PARTE DOS RIVAIS NO JANTAR!!!!!! huahuahuahua
Ouso dizer que essa é uma das melhores entrevista do Cesão que já vi! Ele está divertido e falando sovre seu trabalho! ADOREI!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Beijocas Celestes!!!!!!!!
--> 4 DIAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! QUASE 3, NÉ?! haha

9 comentários:

Fc do Cesão / Jack disse...

paaaaaaaaty
soh pra dizer q passei aki ok ?
saudades demais ;P
iae chegou a carta?
quando chegar me manda uma sms
beijos adoro voce!

Karinny disse...

Oq eu acho mais engraçado é q Césão "fala pelos cotovelos" comparada as respostas do Alan Bernad - a maior com 3 linhas - as do Cielo são redações hahahahahaha

Também adorei a entrevista.

Déa disse...

Adoreii a entrevista,muitooo boa mesmo!
Cesão fala muitoo mesmo = FATO!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Beijão genteeeeeee :)

Pâm Cristina LF* disse...

Viva Cielo!
Saudades miga :)

Lucinha disse...

César tá tão soltinho...

Alguém sabe quando começa o Maria Lenk????

Tô sem net e bem desatualizada...

Beijos

Lucinha disse...

Feliz com o Mengão heim comadre????


Beijos

Unknown disse...

é... a Jack deve tá super feliz com o Flamenguinho!! huahua

o Maria Lenk começa dia 5 à tarde e vai até dia 10 de manhã.

Unknown disse...

Oiiee

Nossa adorei a entrevista!!
Muito boa!!!

e a parte do jantar?? huahuHAuHA
César e Alain tomando um bronze?? huHAuHAUHA


Aihhh pq não moro mais em Nikity?!?!
Paty contamos com vc e seus detalhes sobre o ML!!

Beijo

Unknown disse...

éeeee da-lheee
mennnnngooooooooo

é tri,é tri....\o/\o/\o/

nem preciso dizer que a entrevita é otema(FATO)
e que o cesão é mara(FATO)
rsrsrrsrs