quarta-feira, 22 de abril de 2009

DEPOIMENTO LINDO DO BRETT

Obrigada, Cintia, por ter colocado os links nos comentários!

Saiu no Best Swimming, um depoimento do treinador do Cesão, Brett Hawke. Traduzido da revista Championshpproductions.com.

Ele fala sobre a sua forma de trabalho como técnico, sobre como sua vida de atleta influenciou em sua forma de treinamento e outras coisas. Fala sobre as principais diferenças entre seus dois principais pupilos: César Cielo e Fred Bousquet.

David Marsh me ensinou os fundamentos de como nadar rápido. Ele foi muito forte na parte técnica e como eu era jovem tirei o máximo proveito desta experiência. Eu tentei aplicar o que aprendi com ele já como atleta profissional na Austrália. Eu estou a pouco tempo com Richard Quick mas já deu para perceber que ele acredita muito no que estamos fazendo em Auburn. Richard, na verdade, me ajudou a ter mais confiança, me sentir mais seguro no que estou fazendo. Ele abriu meus olhos para uma diferente variante de treinos e técnicas que nenhum treinador havia me mostrado antes.

Eu também trabalhei durante quatro anos com o técnico Ian Pope na Austrália. Ele é um dos mais respeitados e conhecidos treinadores australianos. Ele é bastante criativo e aberto para novas idéias. Ele também é bastante intuitivo. Eu acredito que para um treinador é muito importante ser uma pessoa que escuta muito. E Ian Pope é um deles. Eu posso sentar e conversar horas e horas com ele falando de treinamento de velocidade em natação. Ele teve uma influência imensa no meu trabalho. Também destaco a mudança de Alex Popov para a Austrália em 1992 após as Olimpíadas. Ele mudou a cara da natação australiana também. Assim, estas duas pessoas tiveram um grande impacto no que eu sou hoje como treinador.

Richard Quick é muito experiente. Seu trabalho é respeitado no mundo todo. Eu acho que faço a conexão desta bagagem toda com os atletas. Como deixei a natação há pouco tempo, acho que estou mais próximo aos nadadores. Vários dos atletas que hoje nadam comigo ou são meus adversários nadaram contra mim. Eu sinto que tenho outra conexão com os atletas neste sentido.

Minha relação com Richard Quick é ótima. Desde que nos conhecemos, nos conectamos imediatamente. Eu me abri para receber novas idéias dele e o sucesso do nosso trabalho é o resultado disso.

Para melhores resultados, você deve respeitar cada atleta como uma pessoa diferente. A tendência é sempre ver um recordista mundial e tentar copiar para seus atletas aquilo que está lhe impressionando. Nisso eu desenvolvi uma idéia própria de que existem dois estilos completamente diferentes e que ambos são rápidos e eficientes. Fred Bousquet tem a braçada extirada na recuperação enquanto que César Cielo é mais clássico quebrando o cotovelo levemente no mesmo voimento. São atletas diferentes, mas ambos são efetivos. Ambos também são diferentes na personalidade. Bousquet é mais quieto, mais reservado enquanto que Cielo é mais ativo, mais falante e emocional. Trabalhar com pessoas totalmente diferentes é bem interessante pois faz com que, nós treinadores, desenvolvamos uma capacidade de atingir diferentes indivíduos.

Na parte técnica, uma das coisas que aprendi como atleta e trouxe para a minha carreira como técnico é ter uma conexão entre os movimentos das mãos com o quadril. A velocidade no nado crawl é baseada em movimentos menores no quadril, mais alinhamento com a água e uma braçada mais reta na parte submersa. Acredito na pegada inicial mais longa.

Acho que o nado de Popov ajudou a aumentar a teoria da pegada inicial mais vertical na puxada do nado crawl. Eu tentei por três ou quatro anos nadar igual, ou pelo menos parecido, ao que Popóv fazia. E não consegui. Ele era muito mais alto que eu. Passei a prestar a atenção em outros atletas e também tentar identificar técnicas diferentes. Acabei concluindo que a melhor técnica que se adaptou a mim foi a puxada reta na parte submersa.

Assim, o que eu tento passar para os atletas hoje é uma puxada mais reta, com um quadril mais estabilizado, menor rotação. Tenho pedido para meus atletas aumentar o tempo da puxada embaixo do corpo mas sempre enfatizando no menor movimento do quadril.

Acredito na individualidade. Não podemos simplesmente achar que uma técnica vai dar para todo mundo. Lembro de Michael Klim que veio com um estilo totalmente diferenciado e teve sucesso. Hoje você consegue ver atletas que alternam técnicas até mesmo na própria prova. Temos de aceitar que existem diferentes técnicas e apresentando bons resultados.

Nos nadadores de crawl fazemos um trabalho bem básico. Eles começam a fazer os movimentos bem lento. Fazemos eles começarem do início e só depois passar para os próximos passos da progressão. Cielo é diferente de Bousquet aqui também. Fred tem um estilo com maior freqüência. Já César tem mais potência no seu nado e uma frequência menor. Respeitar estas diferenças faz parte de nosso trabalho.

Revisar o nosso trabalho é preocupação diária. Precisamos estar sempre reciclando nosso estilo, nosso trabalho. Dividir o trabalho em pequenas fases e ir incrementando faz parte desta progressão.

Pra finalizar a foto linda da dupla de sucesso da velocidade em Pequim 2008, como diz o próprio Best Swimming:
Mais uma sugestão da Cintia, o vídeo do Tour em Auburn:

11 comentários:

Déa disse...

Não entendo NADAAAAA de inglês,mas mesmo assim achei bem legal esse tour... é mto bom ver como funciona, msm q um pouquinho, uma universidade americana, apesar de sonhar com um tour em uma universidade européia! :)

Lindoooooo o "Seu" Brett :)

Unknown disse...

De nada Paty! xD

Procurei o vídeo no Globo e tbm não achei nada, mas acho q se for pra ter algum video amanha deve tar no site.

Beijo.

Flávia disse...

Meninas, quando começa o maria lenk?
e o mundial?
bjsss

Unknown disse...

Maria Lenk, de 5 a 10 de maio.

Mundial é em julho, se não me engano, de 26 de julho a 2 de agosto... por aí...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Karinny disse...

*o*aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhh

O CESÃO FALOU AO VIVO PELO TELEFONE AGORINHA NA ESPN BRASIL, NO PROGRAMA BATE BOLA 1ª EDIÇÃO

MANDEI UM RECADO PELO BLOG DO PROGRAMA E O APRESENTADOR - EDU ELIAS, LEU:
"karinny - maceió -
SORTE CESÃO, A GALERA DO SEU FÃ CLUBE MANDA BEIJOS. ATÉ O MARIA LENK, ESTAREMOS TORCENDO POR VOCÊ"

INFELIZMENTE O CESÃO JÁ TINHA DESLIGADO O TELEFONE QDO O EDU LEU MINHA MENSAGEM, MAS NOS FIZEMOS PRESENTE.

BJ GALERA!!!!
BJS CESÃO ESTAMOS ANCIOSOS POR SUA CHEGADA, EM ESPECIAL A GALERA DO BLOG Q ESTARÁ AI NO MARIA LENK.

Unknown disse...

ai... nem me fala... ansiosíssimaaaaaaaaa!!!!!!!!!

fui na ortomolecular ontem e ela viu uma monte de pontinhos brancos no meu sangue (sinal de ansiedade...)!!!!! huahua

será q teria o vídeo disso, Ká?? puxa vida... uma droga não ter TV a cabo!!

Karinny disse...

Patyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy

Olha o link onde tá o audio da entrevista, não sei se é a entrevista completa pq esse PC está sem audio sendo assim não pude escutá-la :(

http://espnbrasil.terra.com.br/natacao/noticia/46159_CESAR+CIELO+FALA+SOBRE+O+RECORDE+DE+BERNARD+AO+BATEBOLA+OUCA

Bjs!!!
PS: Menina Alan Bernard 100m livre - WR 46'94... animaaaaaallll!!!

Impasse Livre disse...

da-lhe césão...quando será a próxima competição... e o césao é vascaíno ^Çoôô...aprece lá no MFC...abração!leandro

Unknown disse...

vou ver, Ká!! se der já posto aki...

vi tb uma entrevista do Cesão sobre o recorde!! vou posatr aki já já

Unknown disse...

Nossa mto legal o video sobre Arburn...Olha coloquem mtos videos e muitas fotus dele no blog lá do ML...Só atraves de vcs q eu tenho noticias do CESÃO...Bejos...té mais...