segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Mens Health VAMO Q VAMOOO \o/

CAPA

ENTREVISTA

ENTREVISTA



Men’s Health

VAMOS NESSA

César Cielo
Por Carol Knoploch
Foto Rogério Albuquerque

No ano passado, o nadador César Cielo embarcou para as Olimpíadas de Pequim como um mero coadjuvante na delegação brasileira. Dias antes da competição estava descrente, treinando mal e encarando fast food toda hora. Faltava foco. Faltava. Cielo retomou a concentração, colocou na cabeça que estava lá por merecimento - havia levado dois ouros no Pan-Americano de 2007 -, caiu na água e fez bonito, muito bonito. Bateu o recorde olímpico dos 50 metros e se tornou o primeiro nadador do país a conquistar uma medalha de ouro nos jogos. Isso sem contar o bronze nos 100 metros livre. Cielo voltou da China com status de celebridade.

Aos incautos, pode até parecer que o caminho entre o posto de segundo escalão e o de herdeiro da fama de Gustavo Borges e Fernando Scherer tenha durado só 21s30 nas piscinas chinesas. Mas Cielo só ocupou o lugar de seus antigos ídolos e foi eleito o melhor atleta nacional em 2008 pelo Comitê Olímpico Brasileiro porque tinha exatamente isso em mente. Paulista de Santa Bárbara D’Oeste, ele deixou os pais e o país para treinar em Auburn, nos EUA, onde teve que trabalhar nas piscinas de domingo a domingo e abrir mão até de namorada - o que, convenhamos, é um bruta esforço para um garoto de 21 anos. Foi duro? Foi. Mas ele compensou com motivação.

Cielo sentia-se instigado com comentários pontuais do treinador, o ex-nadador australiano Brett Hawke, sobre o desempenho dos rivais. Ao longo do treinamento ia traçando os planos em números. Anotava em papéis a meta a ser batida e os colava no banheiro, na tela do computador, no teto do quarto: ao abrir os olhos, o objetivo estava lá. Frases motivacionais completaram a decoração. Mas isso é só um dos pontos que ajudaram o cara a chegar lá. Ele sabe que manter o foco acurado e a cabeça equilibrada é tão importante quanto treinar duro. A receita para ser campeão envolve concentração, confiança e coragem – não apenas 34 braçadas e nenhuma respiração. Quer se dar bem como o Cielo? Ele ensina como.

SOBRE CONCENTRAR
Claro que treino e talento são fundamentais. Mas quantos adversários têm talento? Muitos. Em competições de alto nível, centésimos de segundo separam o vencedor do perdedor e é a cabeça que faz toda a diferença. Nas Olimpíadas, eu não acreditava em medalha: comentei com técnico que se chegasse às finais estaria de bom tamanho. Mas mudei minha atitude, meu modo de pensar em relação às provas. E, quando chega a hora de nadar, não fico olhando para o lado, me comparando com os outros. Você não depende deles, só de você. Não dá para controlá-los nem dá para focar nervoso por isso. É preciso se concentrar em si mesmo.

SOBRE INSPIRAÇÃO
Sempre busquei inspiração na vitória. Quando criança, só continuei a nadar porque estava ganhando. Minha primeira conquista veio aos 8 anos, nadando num festival do clube Barbarense. Fiz 25 metros em 18 ou 19 segundos, mas o que me inspirou foi chegar em primeiro. Hoje gosto de ler livros como o do Bernardinho {eu também, hoho, inclusive chorei horrores lendo-o!} e o do Michael Jordan, principalmente as partes em que contam os momentos difíceis. Histórias de superação são motivadoras. Ouvir é importante para alcançar o sucesso. David Marsh, meu supervisor nos EUA, gosta de contar histórias e seus atletas sempre se dão bem no final.

SOBRE SUCESSO
Como já cheguei ao alto do pódio agindo de um jeito, vou repetir toda a minha preparação. Mas fazendo poucas mudanças para que eu consiga superar o que conquistei. Estou a 2 centésimos do recorde mundial dos 50 metros (21s28, do australiano Eamon Sullivan) e quero bater essa marca. Sou muito visual: para a prova de 100 metros, anotei em papéis o tempo de 49 segundos. E fiz 48. Gosto de queimar o papel depois de obter a marca, como um ritual. Meu novo tempo já está estipulado e grudado no teto de casa. Mas não revelo a marca. {ai... ele mata a gente de curiosidade com essa da marca que quer fazer...}

SOBRE TER FOCO
É um grande sacrifício focar em Auburn (EUA) longe da família. É uma cidade muito pequena – no Clube Pinheiros (SP), onde eu treino no Brasil, tem mais gente que lá. {nossa... é tipo uma cidade fantasma?! huahua} Não dá vontade de fazer nada. Por outro lado, fica mais fácil de manter o foco, fundamental para qualquer um. Durante a preparação para as Olimpíadas, tropecei na disputa do Mare Nostrum [circuito europeu de natação]. Disputei contra quatro caras que nadariam comigo nas Olimpíadas, perdi todas e quase entrei em desepero. Só voltei a treinar porque recuperei a motivação: eu precisava daquilo, acreditava no sonho.

SOBRE O TREINAMENTO
Gosto de ser desafiado, de sentir raiva. Mas não de forma grosseira, que é normal nos Estados Unidos. Você precisa ter uma meta e traçar o caminho até ela, mas com estudo, dados, orientação e gente capacitada. Aprendi com o Gustavo Borges, com quem treinei por dois anos que não há agüente cobrança exagerada. Eu buscava muitas de tempo nos treinos e ficava louco se não alcançasse... Hoje, já melhorei um pouquinho e não me cobro tanto.

AS BRAÇADAS DE CIELO
“A insegurança perante os melhores virou motivação para eu alcançar meu sonho. Eu treinei de domingo a domingo, por que não poderia ganhar?”

“Meus pais são meus melhores exemplos e o que eles falam eu escuto. Nem sempre levo em consideração o que meu técnico diz.”

A SUPERDIETA DO CAMPEÃO
Se você pratica atividade física de alta intensidade, siga o plano de nutrição do nosso craque olímpico.

Por Bruno Favoretto

6 mil calorias é o consumo diário de César Cielo

“Uma dieta equilibrada é o segredo pra ter pique.”
Quem diria que dá pra ganhar medalha de ouro comendo o que sua mãe manda. {mas essa mãe não é qualquer uma é a inigualável Flávia, pô!! hehe} A mãe, Flávia Cielo, é professora de educação física especializada em natação; o pai, César, médico. Por isso, eles mesmos elaboraram e dieta do atleta desde o começo da carreira. Se você busca um alto rendimento esportivo como ele - que treina de segunda a sexta-feira de manhã e à tarde, e aos sábados pela manhã, por isso ingere de 6 a 8 mil calorias diárias -, a dieta abaixo vai fornecer o combustível que você precisa. Se não é o caso, você pode aplicar alguns dos benefícios do cardápio do nadador em sua vida.

5h45 (ao levantar da cama)
> 1 barra de proteína
> 1 maça
> 1 shake de whey protein (proteína do soro de leite)
> 3 capsulas do suplemento de aminoácidos BCAA (sigla para Brain Chain AminoAcids)

6h às 7h30
> Durante o treino na água, ele repõe energias com 1,2 litro de suplemento de maltodextrina (carboidrato)

7h45 (fim do treino)
> 3 cápsulas de BCAA
> 1 banana

9h40 (café-da-manhã)
> 2 kiwis ou blueberries (mirtilo)
> 1 copo de iogurte ou leite integral
> 1 copo de suco (laranja, maracujá ou outra fruta)
> 1 omelete (6 claras de ovos)
> 2 pedaços de queijo branco
> 2 waffles ou 4 torradas (com geléia)

12h45 (almoço)
> 1 prato grande de salada (350g) - geralmente com brócolis, espinafre, cenoura e tomate
> 2 sanduíches de pão de fôrma integral com atum (ou peito de peru e presunto magro), espinafre, temperado com mostarda {aê, Jack, ele também curte!! haha}
> 2 fatias de queijo suíço sem gordura
> 1 copo de suco de vegetais (brócolis, espinafre, alface, couve)
> 1 garrafa de água

15h45 (antes do treino)
> 1 barra de cereal
> 1 cacho de uva
> 3 comprimidos de BCAA

16h às 18h
> Durante o treino na água, 1,2 litro do suplemento de maltodextrina

18h15
> 3 comprimidos de BCAA
> 1 banana
> 2 pedaços de queijo branco

20h15 (jantar)
> 2 steaks (frango ou vaca)
> 2 pratos grandes de espaguete (ao alho e óleo ou molho vermelho ou bolonhesa) com brócolis {nossa... ele come brócolis o tempo todo!! ainda bem que é uma delícia!! haha}, cenoura, cenoura baby ou outros legumes ao vapor
> 1 copo de suco de vegetais (brócolis, espinafre, alface, couve) {isso deve ser uma eca! bléééé}
> 1 garrafa de água

22h15 (antes de dormir)
> 1 shake de whey protein com glutamina (suplemento à base de aminoácidos)
> 1 saquinho de cookies
{cansei só de digitar... e acho que acabei engordando tb... como come esse garoto!!}

TRUQUES DE OURO
CÉSAR DÁ AS DICAS PARA VOCÊ GANHAR SAÚDE E MELHORAR O DESEMPENHO ESPORTIVO
>> Coma frutas antes de treinar
A maçã é a melhor opção nessa hora. Leve, tem digestão rápida. Fuja da banana e do abacate, que podem pesar no estômago.

>> Coma fruta depois de treinar
Nessa hora não dá para passar sem banana, rica em potássio, em elixir contra as câimbras.

>> Corte a gordura
Para não desregular os níveis de colesterol, faça a omelete sem gema. Manteiga na torrada, nem pensar.

>> Defenda a imunidade
Para turbinar o sistema imunológico, aposte no mirtilo (blueberries). A fruta é cheia de flavonóides que também melhoram a circulação.

>> Invista no BCAA
Cielo manda ver no suplemento Brain Chain AminoAcids: toma 12 comprimidos por dia (três antes de cair na água e três quando sai da piscina). Ele é ótimo para recuperação muscular e construção muscular. “Tenho dificuldade para ganhar massa, portanto preciso de bastante carboidrato e proteína”, diz o atleta.






-






Gente vale mesmo a pena ler... o q tiver entre chaves são os comentários da Paty ok? rs



e eu tb adoro o q o Bernardinho escreve *.* sou fã! rs



E AS FOTOS?



*.*
FLÁVIA CIELO A MÃE OLÍMPICA <~ENTREM!!!


MARAVILHA DE REVISTA!!!
PATY OBRIGADA!!!

13 comentários:

Unknown disse...

de nd, minha querida... sabe q o q precisar, tamos aí e VAMOS NESSA!!!!!!!

haha

e como diria...

"ah que gracinha"

--> Jack não vou nem comentar a foto do meio, ok?! hoho

Anônimo disse...

Amanhãã eu leio,mas ó...
Vou DORMIR FELIZ..
hahhahahhahahhahahhahaha

Obrigadaa Jack e Paty!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Beijos gentee

P.s: Essas frases do Cesão são fortes e marcantes e eu ADOROO!

Impasse Livre disse...

O cara é o cara e pronto e vai quebrar todos os recordes, só não pode é dar uma de Phelps né? rs beijos rubro negra(um dia vc ainda vai sentir o poder da cruz de malta e mudar) heheheheeh. leandro

Anônimo disse...

eu acho que ganhei meio kilo lendo isso! =P

QUANTA COMIDA VÉÉÍI!
TBM MAIS DE UM MENTRO E NOVENTA!!!!

amei a matéria :D

Bjs

Karinny disse...

Cesão meu filho engordei só de ler esse "cardápio", benza Deus vc é atleta de ALTÍSSIMO RENDIMENTO, senão vc era uma bola andante kkkkkkkkkkkkkkkk

“Tenho dificuldade para ganhar massa, portanto preciso de bastante carboidrato e proteína”, diz o atleta.

Bom não é a toa que seu apelido era linguíça(sem trema segundo a lei da nova ortografia :D)esa dica tem muito garoto q vai seguir pra ganhar massa muscular por terem o biotipo do Cesão, alto e magro.

Adorei a matéria, valeu Paty e Jack.

Bjs

PS:
O LINK ESTÁ ERRADO, OBSERVEM Q COLARAM TB O ENDEREÇO DO BLOG JUNTO
AQUI O CORRETO

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=54940880

Karinny disse...

Que inveja desse banho de mangueira da foto, pq sem condições, aqui tá tão quente tão quente que tenho q vir pra casa com a sombrinha (é como chamamos gaurda-chuva aqui) aberta em pleno SOL do meio-dia (essa regra do hífen eu ainda não aprendi O_O) e antes de devorar o almoço fui direto pro chuveiro ~.~ e pensar q ainda falta muiiiiiiito pra chuva chegar, ou seja, nosso pseudo inverno.

Ai esse banho de mangueira *.*

Anônimo disse...

Realmente, vale muito a pena ler essa reportagem, ela é maravilhosaa.. ADOREI!

Muito obrigadaa Paty e Jack :)

Como eu já falei lá em cima, as frases marcantens do Cesão,são maravilhosas e motivam qualquer um que precise só de um empurrãozinho... eu adoroo!

Karinny, vc é de onde??? Pq aqui, em Belém, o negócio não tá diferente viu... essa mangueira seria uma BOA mesmo!
hahahhahahhahaa

Beijos gentee

Diego Louzada disse...

vi essa capa e lembrei logo de tu!
Menos de um mês pra eu pintar ai na Bahia

Boa semana!

Karinny disse...

Déa sou de Maceió, Alagoas, é imprecionante o calor desse verão, até anoite tá quente.

E o pior vc vai tomar banho a água tá pelandooooooooo, de queimar o coro O_O como a caixa d'água fica emcima da casa, o sol bate direto, ai amiga a água sai parecendo q vc colocou pra ferver ^.^

senhoooooorrrr necesitamos de um inverno de verdade esse ano, frio, porém, sem chuva, pq chuva ninguém merece já q aqui chuva é igual a abafado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

E o povo ainda gosta do Norte/nordeste não sabem oq agente sofre com praticamente 365 dias de sol raxante.

Salve a sombrinha tô nem ligando pra quem me olhe achando q eu sou doida kkkkkkkkkkkkkkkk eu q não vou fritar no sol.

Amanda Paula :) disse...

tá muuuito boa mesmo essa matéria *-* haha
QUANTA COMIDA ;P
ah, Cesão, voce vai conseguir todas as suas metas, eu sei disso *-*
beeeijo

Unknown disse...

acho que engordei uns 10kg só de ler esse cardapio...hauhauhauahau
meu deuossssssss
mais ele precisar né...
para continuar a ser o cesão que conheçemos
é mes déa o cesão incentiva qualquer um
seja como pessoa ou atleta=]


adorei a materia paty
valeu vc é mar=]

cau jack bjos
meninas=]

Anônimo disse...

É Karinny vamos sofrer um pouquinho esse início de ano msm..
:/
Só queria um friozinhoo...pequenoo Senhor!
hahahhahaha

Beijos.

@fernandoswimmer disse...

Eu não tinha lido essa matéria, mto boa, e ficou melhor ainda com os comentários da Paty, mto engraçado! HAHAHAHA...