segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Mens Health VAMO Q VAMOOO \o/

CAPA

ENTREVISTA

ENTREVISTA



Men’s Health

VAMOS NESSA

César Cielo
Por Carol Knoploch
Foto Rogério Albuquerque

No ano passado, o nadador César Cielo embarcou para as Olimpíadas de Pequim como um mero coadjuvante na delegação brasileira. Dias antes da competição estava descrente, treinando mal e encarando fast food toda hora. Faltava foco. Faltava. Cielo retomou a concentração, colocou na cabeça que estava lá por merecimento - havia levado dois ouros no Pan-Americano de 2007 -, caiu na água e fez bonito, muito bonito. Bateu o recorde olímpico dos 50 metros e se tornou o primeiro nadador do país a conquistar uma medalha de ouro nos jogos. Isso sem contar o bronze nos 100 metros livre. Cielo voltou da China com status de celebridade.

Aos incautos, pode até parecer que o caminho entre o posto de segundo escalão e o de herdeiro da fama de Gustavo Borges e Fernando Scherer tenha durado só 21s30 nas piscinas chinesas. Mas Cielo só ocupou o lugar de seus antigos ídolos e foi eleito o melhor atleta nacional em 2008 pelo Comitê Olímpico Brasileiro porque tinha exatamente isso em mente. Paulista de Santa Bárbara D’Oeste, ele deixou os pais e o país para treinar em Auburn, nos EUA, onde teve que trabalhar nas piscinas de domingo a domingo e abrir mão até de namorada - o que, convenhamos, é um bruta esforço para um garoto de 21 anos. Foi duro? Foi. Mas ele compensou com motivação.

Cielo sentia-se instigado com comentários pontuais do treinador, o ex-nadador australiano Brett Hawke, sobre o desempenho dos rivais. Ao longo do treinamento ia traçando os planos em números. Anotava em papéis a meta a ser batida e os colava no banheiro, na tela do computador, no teto do quarto: ao abrir os olhos, o objetivo estava lá. Frases motivacionais completaram a decoração. Mas isso é só um dos pontos que ajudaram o cara a chegar lá. Ele sabe que manter o foco acurado e a cabeça equilibrada é tão importante quanto treinar duro. A receita para ser campeão envolve concentração, confiança e coragem – não apenas 34 braçadas e nenhuma respiração. Quer se dar bem como o Cielo? Ele ensina como.

SOBRE CONCENTRAR
Claro que treino e talento são fundamentais. Mas quantos adversários têm talento? Muitos. Em competições de alto nível, centésimos de segundo separam o vencedor do perdedor e é a cabeça que faz toda a diferença. Nas Olimpíadas, eu não acreditava em medalha: comentei com técnico que se chegasse às finais estaria de bom tamanho. Mas mudei minha atitude, meu modo de pensar em relação às provas. E, quando chega a hora de nadar, não fico olhando para o lado, me comparando com os outros. Você não depende deles, só de você. Não dá para controlá-los nem dá para focar nervoso por isso. É preciso se concentrar em si mesmo.

SOBRE INSPIRAÇÃO
Sempre busquei inspiração na vitória. Quando criança, só continuei a nadar porque estava ganhando. Minha primeira conquista veio aos 8 anos, nadando num festival do clube Barbarense. Fiz 25 metros em 18 ou 19 segundos, mas o que me inspirou foi chegar em primeiro. Hoje gosto de ler livros como o do Bernardinho {eu também, hoho, inclusive chorei horrores lendo-o!} e o do Michael Jordan, principalmente as partes em que contam os momentos difíceis. Histórias de superação são motivadoras. Ouvir é importante para alcançar o sucesso. David Marsh, meu supervisor nos EUA, gosta de contar histórias e seus atletas sempre se dão bem no final.

SOBRE SUCESSO
Como já cheguei ao alto do pódio agindo de um jeito, vou repetir toda a minha preparação. Mas fazendo poucas mudanças para que eu consiga superar o que conquistei. Estou a 2 centésimos do recorde mundial dos 50 metros (21s28, do australiano Eamon Sullivan) e quero bater essa marca. Sou muito visual: para a prova de 100 metros, anotei em papéis o tempo de 49 segundos. E fiz 48. Gosto de queimar o papel depois de obter a marca, como um ritual. Meu novo tempo já está estipulado e grudado no teto de casa. Mas não revelo a marca. {ai... ele mata a gente de curiosidade com essa da marca que quer fazer...}

SOBRE TER FOCO
É um grande sacrifício focar em Auburn (EUA) longe da família. É uma cidade muito pequena – no Clube Pinheiros (SP), onde eu treino no Brasil, tem mais gente que lá. {nossa... é tipo uma cidade fantasma?! huahua} Não dá vontade de fazer nada. Por outro lado, fica mais fácil de manter o foco, fundamental para qualquer um. Durante a preparação para as Olimpíadas, tropecei na disputa do Mare Nostrum [circuito europeu de natação]. Disputei contra quatro caras que nadariam comigo nas Olimpíadas, perdi todas e quase entrei em desepero. Só voltei a treinar porque recuperei a motivação: eu precisava daquilo, acreditava no sonho.

SOBRE O TREINAMENTO
Gosto de ser desafiado, de sentir raiva. Mas não de forma grosseira, que é normal nos Estados Unidos. Você precisa ter uma meta e traçar o caminho até ela, mas com estudo, dados, orientação e gente capacitada. Aprendi com o Gustavo Borges, com quem treinei por dois anos que não há agüente cobrança exagerada. Eu buscava muitas de tempo nos treinos e ficava louco se não alcançasse... Hoje, já melhorei um pouquinho e não me cobro tanto.

AS BRAÇADAS DE CIELO
“A insegurança perante os melhores virou motivação para eu alcançar meu sonho. Eu treinei de domingo a domingo, por que não poderia ganhar?”

“Meus pais são meus melhores exemplos e o que eles falam eu escuto. Nem sempre levo em consideração o que meu técnico diz.”

A SUPERDIETA DO CAMPEÃO
Se você pratica atividade física de alta intensidade, siga o plano de nutrição do nosso craque olímpico.

Por Bruno Favoretto

6 mil calorias é o consumo diário de César Cielo

“Uma dieta equilibrada é o segredo pra ter pique.”
Quem diria que dá pra ganhar medalha de ouro comendo o que sua mãe manda. {mas essa mãe não é qualquer uma é a inigualável Flávia, pô!! hehe} A mãe, Flávia Cielo, é professora de educação física especializada em natação; o pai, César, médico. Por isso, eles mesmos elaboraram e dieta do atleta desde o começo da carreira. Se você busca um alto rendimento esportivo como ele - que treina de segunda a sexta-feira de manhã e à tarde, e aos sábados pela manhã, por isso ingere de 6 a 8 mil calorias diárias -, a dieta abaixo vai fornecer o combustível que você precisa. Se não é o caso, você pode aplicar alguns dos benefícios do cardápio do nadador em sua vida.

5h45 (ao levantar da cama)
> 1 barra de proteína
> 1 maça
> 1 shake de whey protein (proteína do soro de leite)
> 3 capsulas do suplemento de aminoácidos BCAA (sigla para Brain Chain AminoAcids)

6h às 7h30
> Durante o treino na água, ele repõe energias com 1,2 litro de suplemento de maltodextrina (carboidrato)

7h45 (fim do treino)
> 3 cápsulas de BCAA
> 1 banana

9h40 (café-da-manhã)
> 2 kiwis ou blueberries (mirtilo)
> 1 copo de iogurte ou leite integral
> 1 copo de suco (laranja, maracujá ou outra fruta)
> 1 omelete (6 claras de ovos)
> 2 pedaços de queijo branco
> 2 waffles ou 4 torradas (com geléia)

12h45 (almoço)
> 1 prato grande de salada (350g) - geralmente com brócolis, espinafre, cenoura e tomate
> 2 sanduíches de pão de fôrma integral com atum (ou peito de peru e presunto magro), espinafre, temperado com mostarda {aê, Jack, ele também curte!! haha}
> 2 fatias de queijo suíço sem gordura
> 1 copo de suco de vegetais (brócolis, espinafre, alface, couve)
> 1 garrafa de água

15h45 (antes do treino)
> 1 barra de cereal
> 1 cacho de uva
> 3 comprimidos de BCAA

16h às 18h
> Durante o treino na água, 1,2 litro do suplemento de maltodextrina

18h15
> 3 comprimidos de BCAA
> 1 banana
> 2 pedaços de queijo branco

20h15 (jantar)
> 2 steaks (frango ou vaca)
> 2 pratos grandes de espaguete (ao alho e óleo ou molho vermelho ou bolonhesa) com brócolis {nossa... ele come brócolis o tempo todo!! ainda bem que é uma delícia!! haha}, cenoura, cenoura baby ou outros legumes ao vapor
> 1 copo de suco de vegetais (brócolis, espinafre, alface, couve) {isso deve ser uma eca! bléééé}
> 1 garrafa de água

22h15 (antes de dormir)
> 1 shake de whey protein com glutamina (suplemento à base de aminoácidos)
> 1 saquinho de cookies
{cansei só de digitar... e acho que acabei engordando tb... como come esse garoto!!}

TRUQUES DE OURO
CÉSAR DÁ AS DICAS PARA VOCÊ GANHAR SAÚDE E MELHORAR O DESEMPENHO ESPORTIVO
>> Coma frutas antes de treinar
A maçã é a melhor opção nessa hora. Leve, tem digestão rápida. Fuja da banana e do abacate, que podem pesar no estômago.

>> Coma fruta depois de treinar
Nessa hora não dá para passar sem banana, rica em potássio, em elixir contra as câimbras.

>> Corte a gordura
Para não desregular os níveis de colesterol, faça a omelete sem gema. Manteiga na torrada, nem pensar.

>> Defenda a imunidade
Para turbinar o sistema imunológico, aposte no mirtilo (blueberries). A fruta é cheia de flavonóides que também melhoram a circulação.

>> Invista no BCAA
Cielo manda ver no suplemento Brain Chain AminoAcids: toma 12 comprimidos por dia (três antes de cair na água e três quando sai da piscina). Ele é ótimo para recuperação muscular e construção muscular. “Tenho dificuldade para ganhar massa, portanto preciso de bastante carboidrato e proteína”, diz o atleta.






-






Gente vale mesmo a pena ler... o q tiver entre chaves são os comentários da Paty ok? rs



e eu tb adoro o q o Bernardinho escreve *.* sou fã! rs



E AS FOTOS?



*.*
FLÁVIA CIELO A MÃE OLÍMPICA <~ENTREM!!!


MARAVILHA DE REVISTA!!!
PATY OBRIGADA!!!

15 comentários:

Patrícia Angélica disse...

de nd, minha querida... sabe q o q precisar, tamos aí e VAMOS NESSA!!!!!!!

haha

e como diria...

"ah que gracinha"

--> Jack não vou nem comentar a foto do meio, ok?! hoho

Déaaa disse...

Amanhãã eu leio,mas ó...
Vou DORMIR FELIZ..
hahhahahhahahhahahhahaha

Obrigadaa Jack e Paty!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Beijos gentee

P.s: Essas frases do Cesão são fortes e marcantes e eu ADOROO!

Maldita Futebol Clube disse...

O cara é o cara e pronto e vai quebrar todos os recordes, só não pode é dar uma de Phelps né? rs beijos rubro negra(um dia vc ainda vai sentir o poder da cruz de malta e mudar) heheheheeh. leandro

Mariah Lima disse...

eu acho que ganhei meio kilo lendo isso! =P

QUANTA COMIDA VÉÉÍI!
TBM MAIS DE UM MENTRO E NOVENTA!!!!

amei a matéria :D

Bjs

Karinny disse...

Cesão meu filho engordei só de ler esse "cardápio", benza Deus vc é atleta de ALTÍSSIMO RENDIMENTO, senão vc era uma bola andante kkkkkkkkkkkkkkkk

“Tenho dificuldade para ganhar massa, portanto preciso de bastante carboidrato e proteína”, diz o atleta.

Bom não é a toa que seu apelido era linguíça(sem trema segundo a lei da nova ortografia :D)esa dica tem muito garoto q vai seguir pra ganhar massa muscular por terem o biotipo do Cesão, alto e magro.

Adorei a matéria, valeu Paty e Jack.

Bjs

PS:
O LINK ESTÁ ERRADO, OBSERVEM Q COLARAM TB O ENDEREÇO DO BLOG JUNTO
AQUI O CORRETO

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=54940880

Karinny disse...

Que inveja desse banho de mangueira da foto, pq sem condições, aqui tá tão quente tão quente que tenho q vir pra casa com a sombrinha (é como chamamos gaurda-chuva aqui) aberta em pleno SOL do meio-dia (essa regra do hífen eu ainda não aprendi O_O) e antes de devorar o almoço fui direto pro chuveiro ~.~ e pensar q ainda falta muiiiiiiito pra chuva chegar, ou seja, nosso pseudo inverno.

Ai esse banho de mangueira *.*

Déaa disse...

Realmente, vale muito a pena ler essa reportagem, ela é maravilhosaa.. ADOREI!

Muito obrigadaa Paty e Jack :)

Como eu já falei lá em cima, as frases marcantens do Cesão,são maravilhosas e motivam qualquer um que precise só de um empurrãozinho... eu adoroo!

Karinny, vc é de onde??? Pq aqui, em Belém, o negócio não tá diferente viu... essa mangueira seria uma BOA mesmo!
hahahhahahhahaa

Beijos gentee

Diego Louzada disse...

vi essa capa e lembrei logo de tu!
Menos de um mês pra eu pintar ai na Bahia

Boa semana!

Karinny disse...

Déa sou de Maceió, Alagoas, é imprecionante o calor desse verão, até anoite tá quente.

E o pior vc vai tomar banho a água tá pelandooooooooo, de queimar o coro O_O como a caixa d'água fica emcima da casa, o sol bate direto, ai amiga a água sai parecendo q vc colocou pra ferver ^.^

senhoooooorrrr necesitamos de um inverno de verdade esse ano, frio, porém, sem chuva, pq chuva ninguém merece já q aqui chuva é igual a abafado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

E o povo ainda gosta do Norte/nordeste não sabem oq agente sofre com praticamente 365 dias de sol raxante.

Salve a sombrinha tô nem ligando pra quem me olhe achando q eu sou doida kkkkkkkkkkkkkkkk eu q não vou fritar no sol.

Amanda Paula :) disse...

tá muuuito boa mesmo essa matéria *-* haha
QUANTA COMIDA ;P
ah, Cesão, voce vai conseguir todas as suas metas, eu sei disso *-*
beeeijo

arivana disse...

acho que engordei uns 10kg só de ler esse cardapio...hauhauhauahau
meu deuossssssss
mais ele precisar né...
para continuar a ser o cesão que conheçemos
é mes déa o cesão incentiva qualquer um
seja como pessoa ou atleta=]


adorei a materia paty
valeu vc é mar=]

cau jack bjos
meninas=]

Déaa disse...

É Karinny vamos sofrer um pouquinho esse início de ano msm..
:/
Só queria um friozinhoo...pequenoo Senhor!
hahahhahaha

Beijos.

Anônimo disse...

Hi!
Do you wanna look good to your boyfriend or girlfriend? Or just see the health news?
Im following this website on twitter, some days tell's me good things to look good, details that make you diferent.

Check it out:

http://healthylovers.pt.vu/

Have a nice day

Anônimo disse...

Hi!
Do you wanna look good to your boyfriend or girlfriend? Or just see the health news?
Im following this website on twitter, some days tell's me good things to look good, details that make you diferent.

Check it out:

http://healthylovers.pt.vu/

Have a nice day

Nando disse...

Eu não tinha lido essa matéria, mto boa, e ficou melhor ainda com os comentários da Paty, mto engraçado! HAHAHAHA...