sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Cesar Cielo avança para a final dos 50 m livre no Mundial de Barcelona


As semifinais foram duríssimas e indicam que a briga por medalhas será equilibrada; o brasileiro fez o terceiro melhor tempo, de 21s60, empatado com Nathan Adrian

Cesar Cielo fez uma semifinal duríssima em Barcelona: 21s60

São Paulo – O campeão olímpico e bicampeão mundial dos 50 m livre está na final da distância no 15º Mundial de Desportos Aquáticos de Barcelona (ESP) e terá um desafio enorme na luta pelo tricampeonato inédito, neste sábado (3/8), na piscina do Palau Sant Jordi, a partir das 13 horas (com SporTV e Record News). Cielo venceu a sua série, a primeira das semifinais, com 21s60, empatado com o norte-americano Nathan Adrian. A série seguinte foi muito forte também, com o francês Florent Manaudou, campeão olímpico, nadando 21s37, a segunda melhor marca de todos os tempos na era pós-trajes (a primeira, também é dele, com 21s34). Cielo fez uma boa saída, com tempo de reação de 0s63, e completou a prova em 21s60, perto de sua melhor marca do ano, de 21s57.
As semifinais apontam para uma final muito apertada. Cielo já tem uma medalha de ouro em Barcelona – nos 50 m borboleta. É o recordista mundial dos 50 m livre, com 20s91, campeão olímpico (Pequim/2008) e medalhista de bronze olímpico (Londres/2012), além de ter o bicampeonato mundial (Roma/2009 e Xangai/2011). Apesar do incrível currículo – tem dez medalhas ganhas em mundiais, cinco em piscina olímpica – não esconde que esta decisão em Barcelona será um dos maiores desafios da sua vida, pela competitividade atual na prova mais rápida da natação.
Os oitos classificados nadaram as semifinais na casa dos 21 segundos. Cielo e Adrian ficaram com o terceiro tempo das semifinais, atrás do francês Florent Manaudou (21s37) e do americano Anthony Ervin (21s42). Os outros classificados foram Fred Bousquet (21s62), Vladimir Morozov (21s63), o sul-africano Roland Schoeman (21s67). O oitavo colocado foi George Bovell, de Trinidad e Tobago, com 21s74. O brasileiro Marcelo Chieriguini, em seu primeiro Mundial, fez o melhor tempo de sua vida, 21s84, mas não foi suficiente para avançar à final. O australiano James Magnussen ficou em 9º (21s79), fora da final.
“Foi uma prova bem forte. Comparando com a da Olimpíada (de Londres/2012), foi bem mais forte. Então, na final, vou ter de tirar um tempo melhor, fazer uma prova melhor. Vamos olhar as análises e ver o que faltou, mas essa final não vai ser fácil, não. Vamos ver o que sai. Minha ideia é nadar o melhor tempo da minha vida, de 21s38, ou menos, e ver o que acontece”, disse Cielo, ao SporTV.
Afirmou que até a decisão não há mais o que fazer a não ser descansar muito. “Tentar não pensar na prova é o melhor remédio. Na hora, é o momento de pensar, de tentar me concentrar. Vou, no máximo, analisar o vídeo que a gente tem e vamos ver… Vamos para cima dos caras. Não tenho nada a perder, a prova está embolada e, se eu tiver uma chegada boa, como nos 50 m borboleta, quem sabe não dá certo?”, observou Cielo.
Pela manhã, Cesar Cielo fez o segundo melhor tempo das eliminatórias dos 50 m livre – 21s76 -, atrás do francês Florent Manaudou, com 21s72. “Foi bom para a manhã, ainda com sono, primeira prova do dia.”
Cesar Cielo é atleta do Clube de Campo de Piracicaba e tem patrocínio de Adidas, Embratel, Gatorade, Correios e Audi.


Nenhum comentário: