sábado, 28 de julho de 2012


Cielo é acompanhado por seu time 
de 'anjos da guarda' nos Jogos

Profissionais de várias áreas, que viajam o mundo para dar suporte ao campeão olímpico nas principais competições, também estão em Londres


Nos últimos anos, Cesar Cielo se cercou de cuidados. Montou um time de anjos da guarda que viaja com ele para as principais competições ao redor do mundo. Para ter a tranquilidade que precisa na defesa do título dos 50m livre nos Jogos Olímpicos, o recordista mundial trouxe os profissionais que fazem parte de sua rotina diária de treinos. Dele e dos companheiros de PRO 16 que também estão na seleção e tiram proveito da presença da equipe em Londres. 
- Ficamos felizes que o COB e a CBDA entenderam isso. É claro que todos os atletas são importantes, mas tem alguns que vêm se mantendo na frente e conquistaram isso, esse suporte para que não falte nada. A equipe tem muita gente, gostaríamos de ter trazido todos, mas tivemos que priorizar. Estão aqui o médico; o fisioterapeuta, que sabe o que fazer para ele estar descansado e estabilizar a sua musculatura; o biomecânico; o preparador físico, porque viemos duas semanas antes. Temos confiança nessa estrutura. Cesar merece e precisa estar preocupado só em estar bem e fazer certo - disse Alberto Silva.
O técnico de Cielo, responsável por mais seis nadadores da seleção, também optou por contar com a ajuda de um um assistente. A estrutura montada, com monitoramento na borda da piscina, é algo com que nem nos Estados Unidos, nos tempos em que nadava pela Universidade de Auburn, ele contava.
- Temos uma equipe multifuncional para performance, na borda. O médico me ajuda a recuperar o atleta com exames, em situações que consiga análise bioquímica para ver se está se recuperando, e isso ajuda a condição de treino. O fisioterapeuta fica junto com o médico na musculação. A gente pesa eles, mede para saber se perderam massa magra. Se acontecer, acionamos o pessoal da alimentação. Não vejo hoje na natação a atenção, a maneira como trabalhamos e montamos essa equipe. Temos ainda nutricionista e dois caras para a parte mental.
Tanto controle não chega a gerar problema, segundo o treinador. Ao menos em ano olímpico. É quando Cielo e seus companheiros não se importam em abrir mão das coisas que gostam, de fazer regime, de buscar por toda ajuda que possa levá-los a atingir seus objetivos.
Nos últimos quatro anos, Albertinho viu Cesar ganhar ainda mais confiança. Ficou forte mentalmente, passou por todos os obstáculos, só olhava para frente.
- Você tem que saber jogar o jogo. O nosso é o de nadar mais rápido do que os outros sete nadadores. Naquela hora atrás do bloco não se pode ter medo do jogo, tem que dominar o espaço. Cesar conquistou isso com os anos. Às vezes você vê um atleta falando da boca para fora, querendo mexer com o adversário e criar confiança que não tem. Mas tem aquele que domina essa força mental.
Cesar se diferencia por isso. E deixa seu técnico ainda mais confiante de que será possível sair de Londres com o bicampeonato que tanto desejam.
- Há dois anos ele tem disputado as competições mais importantes e tem sido posto à prova. Nós estamos trabalhando, e o resultado disso tem sido dado. Atingimos metas. A ansiedade está aumentando, o coração está batendo mais forte porque está muito perto. Mas estou tranquilo e com a responsabilidade de estar com um atleta que hoje tem duas medalhas individuais nas Olimpíadas e de quem todo mundo espera muito. Isso não me preocupa, só me motiva. Construímos um caminho, resultados que nos deram essa confiança. Cesar sempre esteve entre as melhores marcas do mundo. Nós sabemos que só podemos pensar em estar 100%.

Cesar Cielo treino natação em Londres (Foto: AP)


-

Nenhum comentário: