sábado, 21 de julho de 2012


Cielo confia no bom desempenho em Londres

O atleta começa a passar confiança à equipe técnica, por meio de sua determinação e confiança nos  treinamentos

Cesar Cielo tentará medalha nas provas de 50m e 100m livre

“Confiante”. É assim que o técnico Alberto Silva descreve o espírito do nadador Cesar Cielo a uma semana da abertura das Olimpíadas de Londres. Até o treinador disse ter ficado surpreso com o estado emocional do atleta pouco antes do início dos Jogos Olimpícos, motivo de comemoração entre os membros da comissão técnica da equipe brasileira de natação.
“Está surpreendendo. Ele é exigente, mas está tranquilo, bem-humorado, seguro, confiante demais. A gente vinha buscando que fizesse bons treinos para chegar aqui e ter essa tranquilidade. Eo objetivo foi atingido”, disse.
Cesar Cielo tentará medalha nas provas de 50m e 100m livre. Albertinho prefere não estipular um tempo. Mas se diz confiante em uma excelente marca do nadador.
“A ideia é que ele nade o mais rápido que já nadou sem os trajes. Não quero colocar um tempo, quero que seja o mais rápido e suficiente para ele ganhar. Essa é a expectativa maior”.
Destemido
O nadador calouro Leonardo de Deus, às vésperas de sua primeira participação nos Jogos Olímpicos, diz que  pretende trazer medalhas para o Brasil nos 200m borboleta e nos 200m costas. Não quer saber de Michael Phelps ou de Ryan Lochte. Diz que está no seu “momento destemido”.
-

Na trilha de Cielo, novato da natação busca final "com emoção"


Aos 21 anos, o nadador brasileiro Marcelo Chierighini disputará pela primeira vez uma edição dos Jogos Olímpicos, fazendo uma trilha bem parecida com a que Cesar Cielo realizou. Com a mesma idade que Cielo tinha quando disputou a competição pela primeira vez, em Pequim 2008, Chierighini também treina hoje em Auburn, nos Estados Unidos, mesma cidade em que o campeão olímpico dos 50 m livre morou para treinamentos por três anos.
Nascido no interior de São Paulo (Itu), assim como César Cielo (Santa Bárbara d'Oeste), Marcelo Chierighini treina hoje com o treinador australiano Brett Hawke, o mesmo que trabalhava com Cielo em Auburn. E em meio a tantas coincidências, o jovem nadador brasileiro contará justamente com a companhia de Cielo para brigar por bons resultados na única prova que disputará em Londres 2012, o revezamento 4x100 m livre.
Mesmo com o Brasil competindo diante de favoritos como Rússia, França e Austrália, Chierighini mostra animação. "É uma prova muito disputada, mas o Brasil com certeza pode chegar. Na hora, é quem estiver melhor, quem der mais força e tiver mais garra. A Austrália tem um time muito bom, mas na hora tudo pode acontecer", disse ele.
Entretanto, em sua principal experiência anterior com a equipe do revezamento, Marcelo Chierighini não teve um bom resultado. No Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2011, em Xangai (China), ele competiu ao lado de Bruno Fratus, Nicolas Oliveira e Marcos Antônio Macedo, caindo ainda nas primeira eliminatória.
O retrospecto, porém, não abate Marcelo. "Nadei o Mundial de Xangai no revezamento. Já tenho uma certa experiência. A gente já se conhece para fazer as trocas", diz, a respeito da nova equipe que participará do revezamento - agora, com Cielo, Fratus e Nicholas Santos, tendo João de Lucca como reserva do quarteto.
Terceiro colocado na prova no Campeonato Mundial de piscina curta de 2010, em Dubai (Emirado Árabes Unidos), Chierighini traz na bagagem uma importante lição dada por Brett Hawke para sua primeira Olimpíada: o sangue frio.
"No dia a dia, ele tenta desafiar mesmo, empurrando ao máximo. Isso ajuda muito", explica, lembrando "um exemplo que ele gosta bastante". "Em competição grande, com eliminatória, semifinal e final, ele pede para nadar na eliminatória sem emoção. Sem emoção, depois com emoção (semifinal), depois o máximo (final)", disse.
-



Nenhum comentário: