terça-feira, 26 de junho de 2012


Onde nadam as nossas estrelas

Em busca do ouro olímpico, Cesar Cielo reuniu outros nadadores com alto desempenho para treinar em uma piscina pública da cidade. Seu grupo tem sete dos 15 atletas que representarão a natação brasileira em Londres


PRO 16 é a versão curta do nome Projeto Rumo ao Ouro em 2016, que reúne desde o ano passado atletas contratados por diferentes clubes que buscam o mesmo objetivo: ganhar medalhas olímpicas no Rio de Janeiro. O nome carrega uma meta de longo prazo, mas os nadadores Cesar Cielo, Leonardo de Deus, Henrique Barbosa, Nicholas Santos, Nicolas Oliveira, Tales Cerdeira e Thiago Pereira já esperam alcançar a vitória em Londres, agora em 2012. Para isso, treinam em São Paulo, numa piscina pública. Parece uma utopia? Não para Cielo, que teve a ideia durante um treino, no final de 2010. Insatisfeito com os próprios resultados, ele pensou em reunir um grupo seleto de atletas brasileiros focados em um mesmo ideal.
Em pouco tempo a ideia ganhou corpo. Surgiram parceiros e um lugar perfeito para treinar: a piscina do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), que pertence à prefeitura e fica na Avenida Ibirapuera. Ela tem características próprias para o esporte, como a água um pouco mais fria, entre 27ºC e 29ºC. E transparente. “Pode parecer frescura, mas na hora do treino, isso afeta muito”, afirma o campeão olímpico Cesar Cielo.
O treinamento é comandado por Alberto Silva, o Albertinho, que é rigoroso na parte disciplinar: veta atrasos e proíbe noitadas. Segundo ele, é tudo uma questão de ponderar os valores definidos pelo grupo. Todas as regras de conduta partem das palavras ambição, comprometimento, positividade, superação e excelência. Albertinho tem as cinco tatuadas no braço para lembrar os atletas do compromisso assumido.
O grupo de elite da natação brasileira funciona como modelo para os 98 atletas mirins com quem dividem a piscina do COTP. “Temos que observar cada movimento e nadar certinho, porque sempre tem alguém espiando por debaixo d’água que depois pergunta ao treinador: ‘Então eu posso nadar daquele jeito?’”, diz Cielo.
A combinação parece estar dando certo. Sete dos oito atletas do grupo estarão em Londres. Leonardo de Deus e Tales Cerdeira vão à competição pela primeira vez. O veterano Thiago Pereira, recordista de medalhas no Pan-Americano, já participou de duas Olimpíadas e diz que tem notado uma diferença na mentalidade dos atletas do país. “Antes, o brasileiro se esforçava só para participar de uma Olimpíada, mas agora já acredita que pode ganhar.” O PRO 16 sintetiza essa mudança. A expectativa de Albertinho é que todos cheguem ao menos a uma final e que disputem cinco medalhas. Antes de se fixar na vila olímpica, os atletas participarão de uma série de treinos junto com a delegação brasileira no Crystal Palace, o conjunto poliesportivo que servirá como base do país em Londres, a partir do dia 6 de junho. Agora é só torcer pelas medalhas.
-

Obrigada Raquel!! ;) ;**

Nenhum comentário: