quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

GP

Após 'internação', Cielo encara o frio americano no 1º teste do ano olímpico

Campeão olímpico e outros brasileiros disputam o Grand Prix de Missouri. ‘Donos da casa’, Michael Phelps e Ryan Lochte desfalcam a competição


O ano mais esperado e importante na vida de qualquer atleta olímpico começará para Cesar Cieloe outros destaques da natação brasileira neste fim de semana. Além do campeão olímpico e de Thiago Pereira, outros 13 atletas do país vão disputar o Grand Prix de Missouri, de sexta-feira a domingo, em Columbia, nos Estados Unidos. Um dos desafios da competição, que servirá como teste para as Olimpíadas de Londres-2012, será o frio. A previsão é que os termômetros fiquem abaixo de zero. Para aguentar o ritmo da temporada, Cielo fez uma preparação pesada.
A equipe do P.R.O. 16 – Projeto Rumo ao Ouro em 2016 (Thiago Pereira, Cesar Cielo, Leonardo de Deus, Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Tales Cerdeira) viajou para Columbia depois de três semanas de treinamento em altitude, no Centro de Treinamento de La Loma, no México. O campeão olímpico está inscrito em três provas (50m livre e 100m livre e 100m borboleta). Novato no grupo, Thiago Pereira disputa cinco (100m peito, 200m borboleta, 100m costas, 200m medley e 100m livre).
- Esta preparação foi a mais pesada dos últimos quatro anos. Foram semanas de muita dor, com pouco oxigênio e muita comida de hospital. Isso era necessário. Acho que estabelecemos uma rotina bacana, diferente da que temos no Brasil. Não daria para fazer isso em casa. Ficamos internados, acordando cedo todo dia, treinando, cuidando do descanso, pensando nisso 24 horas. Foi a melhor preparação desse tipo nos últimos anos, apesar de ter sido a mais pesada também - disse Cielo, com  bom-humor.
Além do grupo comandado por Alberto Silva, o Albertinho, outros nadadores brasileiros participarão da competição americana. Joanna Maranhão, Felipe Lima e Nicolas Oliveira são alguns dos destaques.
Enquanto estrangeiros invadem a competição americana, alguns locais vão desfalcar o evento. Os dois principais nomes da natação dos Estados Unidos, Michael Phelps e Ryan Lotche, não estão inscritos. Mas outros destaques estão confirmados. Entre os americanos, Matt Grevers e Jason Lezak. Outro rival de Cielo, Fred Bousquet também está confirmado.

Nenhum comentário: