segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O MELHOR ATLETA DO ANO!

Em clima inglês, Prêmio Brasil Olímpico celebra Cielo e Murer

Atleta do salto com vara é agraciada pelo segundo ano seguido.

Zélia Duncan subiu ao palco, cantou canções dos ingleses Beatles e reforçou o tom da festa: Londres/2012. A apresentação musical acabou, mas o clima londrino continuou no Theatro Municipal quando Fabiana Murer e Cesar Cielo foram anunciados como melhores atletas brasileiros da temporada - vencedores do Prêmio Brasil Olímpico de 2011.

Murer é agraciada pelo segundo consecutivo. Este ano ela saltou 4,85m e conquistou a medalha de ouro no salto com vara do Mundial de Daegu (Coreia do Sul). A brasileira ainda fechou o ano com uma prata nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Cielo por sua vez, viveu emoções extremas. Foi flagrado em um exame antidoping, mas comprovou sua inocência e acabou absolvido. No Mundial de Xangai (China), ganhou ouros nos 50m borboleta nos 50m livre. No Pan, venceu os 50m e 100m livre e os revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley.

- Foi um ano muito difícil para mim, vocês não fazem ideia do que a gente passou. Mas a gente está aqui como campeão mundial, bicampeão mundial. Eu só tenho a agradecer aos meus pais e a deus. A gente pode muito mais do que a gente pensa. A gente pode exigir mais da gente mesmo e sonhar mais alto. Foi um aprendizado que levo para a Olimpíada do ano que vem. Isso aqui foi o carinho que eu precisava para ter certeza que eu estava de volta - disse o nadador, com o rosto ainda cheio de lágrimas.

Murer engrossou o coro de Cielo e deixou claro seu objetivo para o ano que vem.

- Estou muito contente de receber esse troféu mais uma vez. Foi realmente um ano muito bom. Obrigada a todos que votaram em mim, aos meus patrocinadores, meus pais, que estão aqui presentes, que me deram a oportunidade de estar no esporte e assistem às competições sempre que podem. Temos muito trabalho pela frente. Eu já comecei a treinar e vou buscar com toda a minha força uma medalha nas Olimpíadas.

[...]

Galeria de fotos do Prêmio Brasil Olímpico (é só clicar!)

--


Melhor de 2011, Cielo se emociona e relembra ano de ressurgimento.


Em poucos minutos, César Cielo conseguiu expressar com palavras sua superação ao longo da temporada de 2011. Com seu discurso na noite desta segunda-feira na entrega do Prêmio Brasil Olímpico, no qual foi escolhido o melhor atleta masculino do ano, Cielo chorou e relembrou os problemas da temporada, marcada por seu registro de doping em junho, e de sua própria volta por cima.

Cielo testou positivo para furosemida no primeiro semestre, durante o Troféu Maria Lenk, e o caso foi divulgado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) em junho. Originalmente, a Federação Internacional de Natação (Fina) puniria o atleta por três meses, o que o tiraria do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, disputado em julho na cidade chinesa de Xangai.

A pena, porém, não veio. O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) apenas advertiu Cielo, em julgamento realizado já na China. O resultado manteve o brasileiro na competição, mas gerou protestos de diversos rivais - o francês Fréderick Bousquets, o queniano Jason Dunford e o sul-africano Roland Schoeman chegaram a se manifestar publicamente contra a presença de Cielo no Mundial.

Cielo deu de ombros. Em Xangai, conquistou duas medalhas de ouro, nos 50m livre e nos 50m borboleta. Em outubro, confirmou o favoritismo e faturou mais quatro outros nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara: 50m livre, 100m livre, 4x100m livre e 4x100m medley. Com importantes resultados no ano, acabou premiado pelo Comitê Olímpico Brasileiro nesta segunda-feira, em cerimônia no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Tudo isso foi lembrado por Cielo em seu discurso. "Queria agradecer a todo mundo que votou em mim, pelo suporte que eu recebi neste ano", iniciou o nadador, com uma lista de agradecimentos que envolveu patrocinadores, o técnico Albertinho, a família e a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim - em breve momento de aplausos dos flamenguistas da plateia.

"Foi um ano de muita superação, de um desafio. Até tentei escrever alguma coisa para vocês, mas nada transparecia o que sinto", declarou Cielo, lembrando o "buraco" da temporada. Depois, emocionado, suspirou e chorou, com dificuldades para concluir seu pronunciamento. "A gente pode mais do que imagina. As pessoas se subestimam, espero ter mostrado que podemos sonhar. Esse foi um grande aprendizado para eu defender minhas medalhas na Olimpíada. Isso aqui foi o carinho que eu precisava", agradeceu, encerrando suas palavras.

VÍDEO



Parabéns Cesão, todos nós ficamos felizes e emocionados em ver você, mais uma vez, recebendo um prêmio!!! Pode ter certeza que SEMPRE vamos torcer por você e rezar para que Deus continue iluminando você e toda sua família! O ano de 2011 encerrou-se com mais uma consagração tua, porém, desde já quero manifestar aqui não só o meu desejo, mais o de milhares de fãs, que torcem por um ano de 2012 maravilhoso e repleto de muitas conquistas para você! Tenha certeza que Deus sempre estará ao seu lado e que sua família, amigos e fãs também estarão torcendo para que você alcance TODOS OS SEUS OBJETIVOS!

Beijos, Déa!

Um comentário:

Sônia Oliveira disse...

Merece Parabéns a mais um prêmio para o Cesar Cielo. Que venhamos ter muitos Cesar Cielo por esse Brasil, afora. Até já o citei como exemplo em um post que fiz no meu blog, pelo link: http://www.conectandorionatal.com.br/component/content/article/52-cidades/341-brasil-um-quebra-cabeca-a-resolver-mapas-por-regiao.html