domingo, 18 de dezembro de 2011

News

Cesar Cielo fecha ano dominando as provas de velocidade do estilo livre

Mais do que as medalhas nas duas provas individuais do estilo livre, Cesar Cielo fecha 2011 comemorando os bons tempos que obteve nos 50m e nos 100m livre no Brasileiro Sênior, de quarta a domingo, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. E explica: prova que o trabalho com o técnico Alberto Silva, o Albertinho, está no rumo certo para a briga por medalhas nos Jogos Olímpicos de Londres. Cielo tem índice nos 50m livre, com 21s52, tempo da medalha de ouro no Mundial de Xangai, e nos 100m livre, com 47s84, no Pan de Guadalajara. Com as marcas, termina o ano como o líder do ranking mundial nos 50m livre e segundo nos 100m livre.

O velocista fechou a temporada com quatro medalhas de ouro nas suas provas individuais, no Brasileiro Sênior, 50 m (21s97) e 100 m livre (48s52), e nos revezamentos 4x100m e 4x50m livre do Flamengo (abriu a prova em 21s58, mesmo tempo do Pan). Ainda nadou o 4x100m medley, o Flamengo levou a prata. Cielo, que foi ao Rio para somar pontos para o Flamengo e medir a fase atual de preparação, ainda ganhou a medalha de ouro nos 100m livre (48s42), no Open de Natação, competição realizada simultaneamente ao Brasileiro. O Flamengo terminou em terceiro no torneio.

Mais do que as medalhas, comemorou os tempos obtidos para a atual fase de preparação, foram apenas seis semanas depois do descanso dado pelo técnico Alberto Silva após o Pan de Guadalajara. E Cielo nadou 'pesado' e sem 'polir'.

"Treinamos muito forte neste fim de ano para voltar do Natal e do ano-novo em forma. Nadei tão rápido quanto era possível e saio daqui contente", afirmou Cielo, que vai retomar a preparação olímpica no dia 3 de janeiro. Explicou que não terá folga. "

A única data que existe no meu calendário agora é a da Olimpíada de Londres, desde novembro, aliás, 2012 já começou para mim”, continuou.

No ano, além da liderança no ranking mundial nos 50m livre, Cielo levou o bicampeonato mundial e pan-americano na prova e ainda ouro pan-americano nos 100m livre e ouro mundial nos 50m borboleta, prova que não é olímpica e que Cielo só retomará em 2013.

"O balanço de 2011 acabou sendo positivo. Nadei os 50m livre para os melhores tempos do mundo no ano, retomei os 100m livre depois do Pan, saí de lá confiante. Depois de todos os problemas que eu tive no ano, me sinto ainda mais preparado, experiente e motivado. E a última prova do ano mostrou que é bom estar treinando melhor. Vou fazer tudo para continuar nessa pegada até a Olimpíada, uma competição que é muito especial. Vamos brigar pelo bi nos 50 e por uma medalha nos 100m livre", afirmou.

Uma prova por mês


O técnico Alberto Silva definiu um calendário para Cesar Cielo e os atletas do grupo de treinamento de elite que têm índice para a Olimpíada. Cielo fará uma preparação em altitude em janeiro, disputa o GP de Missouri, de 10 a 12 de fevereiro, o Campeonato Sul-Americano em março, o Troféu Maria Lenk, que será de 24 a 29 de abril, e duas provas do Mare Nostrum, Canet (FRA) e Barcelona (ESP), em junho.

"Uma prova por mês e nada mais, como havíamos combinado", acentuou Albertinho.

FinalSports

-

Cielo só quer férias após Londres: ‘Não tem réveillon, não tem carnaval’


Nadador brasileiro termina 2011 otimista e já de olho no bicampeonato olímpico

Em uma mesma temporada, Cesar Cielo disputou Campeonato Mundial, Jogos Pan-Americanos e três competições nacionais. O ano ainda foi cansativo emocionalmente. Após ser flagrado em exame antidoping, passou quase dois meses tentando provar sua inocência. Mesmo chegando ao fim do exaustivo 2011, ele não quer saber de férias. A missão de se tornar bicampeão olímpico em Londres-2012 fez o nadador do Flamengo cortar do calendário férias e todas as datas festivas.

- Na minha cabeça, o ano já virou. Estou vendo, desde novembro, como sete meses para as Olimpíadas. Então, não tem réveillon, não tem carnaval. Não tem nenhuma data que não seja as Olimpíadas. É muito bom estar treinando, estar melhorando. Vou fazer de tudo para continuar nessa pegada até lá. Para ganhar uma medalha olímpica, é preciso uma coisa especial. Vou fazer de tudo para defender o meu bicampeonato e tentar brigar pelo ouro nos 100m livre.

Neste sábado, encerrou seu último compromisso na piscina em 2011, o Torneio Open/Campeonato Brasileiro. Na próxima segunda, trocará a bermuda de competição pelo terno. Indicado ao prêmio de Melhor Atleta do Ano, Cielo poderá levar seu terceiro título. Ele já havia sido eleito em 2008 e 2009.
Perto de dar adeus ao agitado ano de 2011, o campeão olímpico fez um balanço da temporada. Mesmo da fase mais difícil da sua vida, quando foi pego em exame antidoping, disse ter absorvido pontos positivos.

- Quando as coisas ruins acontecem, a gente não consegue ver nada além do fundo do poço, além do buraco. Mas hoje, que já consegui sair, tem que ver o que tira de experiência, de positividade. Alguns momentos, parece que Deus trabalha como ferreiro para lapidar um pouquinho mais. Tudo o que aconteceu comigo no ciclo olímpico - não ter tido muito sucesso no Pan-Pacífico em 2010, ter tido os problemas que tive em 2011 - me fez me sentir mais preparado para defender o meu título ano que vem, nos 50m livre. E chegar nos Jogos Olímpicos mais perigoso, mais confiante.

Globo

-

Obrigada gentee!!! Bom resto de domingo!!! Bjosssssss

Nenhum comentário: