domingo, 4 de setembro de 2011

FINKEL

Oi meus bens, como eh q estao? sumi ne?
hehe sumi daki das postagens, mas o sempre ali na caixinha de texto... eh pq no trabalho ou na facul nunca da pra logar aki... da tentativa de acesso a endereço bloqueado ¬¬
ontem eu passei o dia estudando ¬¬BALANÇO PATRIMONIAL NAO ENTRA, NAO TEM JEITOOO... tem algum contador aki disposto a me ajudar? rs
bom mas vamos ao q interessa ne? semana badalada demais... vou postar tudo aki p vcs... algumas coisas vao ser repetidas, pq eu gosto dessa questao das versoes diferentes... tb se nao tiver repetido beleza... rs e eu vou fazer vários posts... senao vai ficar enooooooorme, vou separar por fontes...

--

Primeiro do Swim It Up!

Cesar Cielo nada o Finkel por pontos para o FLA

O velocista Cesar Cielo vai nadar o Troféu José Finkel em ritmo de treinos, mas pensando nos pontos que pode somar para o seu clube, o Flamengo. Cielo não teve descanso após o Mundial de Xangai, em que ganhou duas medalhas de ouro - uma inédita, nos 50 m borboleta, e a outra, nos 50 m livre, veio com o bicampeonato. O próximo compromisso de Cielo será o Pan-Americano de Guadalajara (MEX), em outubro. Está em uma fase pesada de treinamentos e não pode pensar em tempos baixos no 40º Troféu José Finkel, o Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação, em Belo Horizonte. O torneio, a partir desta segunda-feira (29/8), segue até o domingo, dia 4 de setembro, nas piscinas do Minas Tênis Clube.

O programa de provas do 40º Troféu José Finkel prevê eliminatórias às 17 horas, no Parque Aquático Itambé, na Unidade I do Minas. Finais e semifinais terão início às 10 horas. No domingo, último dia (4/9) de competições, as finais começam às 9h30. O Troféu José Finkel é a quinta seletiva da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para a Olimpíada de Londres/2012. Cielo já tem índices nos 50 m livre (21s52) e nos 100 m livre (48s01), com os tempos obtidos no Mundial de Xangai.

"Vou nadar este Finkel em ritmo de treino. Não tem outro jeito. No caso da natação, não temos como fazer um ciclo muito curto de treinamento (após o Mundial de Xangai), pensando em resultados. Não adianta querer ter sucesso o tempo todo, principalmente nas provas de velocidade, que exigem força. Demora um pouco para achar o pico de força. O treino está voltado para o Pan. O mais importante é marcar o máximo de pontos para o Flamengo e, ao mesmo tempo, treinar o máximo para chegar no Pan em forma novamente", afirmou Cielo, que está inscrito nas provas de velocidade dos estilos livre e borboleta e no revezamento 4x100 m livre do Flamengo.

Para o técnico Alberto Silva, que comanda Cielo e um grupo de nadadores da seleção brasileira no Projeto Rumo ao Ouro em 2016 (P.R.O. 16), o objetivo do Finkel é mesmo defender o Flamengo. "Eles gostam do clube, estão satisfeitos e felizes e querem defender os pontos", diz, referindo-se a Cesar Cielo e aos nadadores do Flamengo que treinam no grupo. "O Cesão está cansado do Mundial, mas está inscrito nas suas provas e vai nadar pelos pontos para o Flamengo. O tempo de recuperação de cada um é diferente. Uns se recuperam mais rápido; outros, não. Ele terá adversários fortes nas provas de velocidade. Será um campeonato aberto, sem previsões de tempo nem de resultado."

O técnico Albertinho acha que é desnecessário "jogar pressão sobre os caras nesse momento" por resultados. "Mas vão tentar, dentro da competição, buscar o máximo de força pelo Flamengo, sem pressão de tempo."

-

´VOU NADAR ESTE FINKEL EM RITMO DE TREINAMENTO´, DIZ CESAR CIELO


O descanso era merecido depois das duas medalhas de ouro conquistadas no Mundial de Xangai, depois dos dias difíceis até a decisão do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) que o advertiu e o liberou para nadar na China. Mas não houve tempo para isso. Cesar Cielo ainda tem um outro objetivo importante na temporada: quer brilhar no Pan de Guadalajara, em outubro. Para isso, voltou a treinar pesado e sabe que não deverá chegar perto de seus melhores resultados no Troféu José Finkel. A competição, que servirá como uma das seletivas para a obtenção de índices olímpicos, terá início nesta segunda-feira, às 17h, e irá até domingo, no Minas, em Belo Horizonte.

Cielo já alcançou índices nos 50m e 100m livre e não deverá ter as marcas ameaçadas. Até o momento, além dele, oito nadadores conquistaram as marcas necessárias: Daynara de Paula (100m borboleta), Felipe França (100m peito), Thiago Pereira (200m medley, 400m medley, 200m peito e 200m costas), Kaio Márcio (100m e 200m borboleta), Leonardo de Deus (200m borboleta), Henrique Rodrigues (200m medley), Felipe Lima (100m peito) e Bruno Fratus (50m livre). Cada prova poderá ter no máximo dois atletas por país, o que ainda não garante ninguém nos Jogos. As outras competições escolhidas para a definição da equipe brasileira que irá a Londres serão o Pan; o Open, em dezembro no Rio de Janeiro; o Sul-Americano Absoluto de Belém, em março; e o Troféu Maria Lenk, em abril.

- Vou nadar este Finkel em ritmo de treino. Não tem outro jeito. No caso da natação, não temos como fazer um ciclo muito curto de treinamento (após o Mundial) pensando em resultados. Não adianta querer ter sucesso o tempo todo, principalmente nas provas de velocidade, que exigem força. Demora um pouco para achar o pico de força. O mais importante é marcar o máximo de pontos para o Flamengo e, ao mesmo tempo, treinar o máximo para chegar no Pan em forma novamente - disse o recordista mundial.

O primeiro compromisso do velocista será nos 50m livre. Cielo nada as eliminatórias de sua distância preferida, na qual assegurou o bicampeonato do mundo recentemente, nesta segunda. Ele também está inscrito nos 100m livre e nos 50m e 100m borboleta. Nadará sem pressão por resultados.

- O Cesão está cansado do Mundial, mas está inscrito nas suas provas e vai nadar pelos pontos para o Flamengo. O tempo de recuperação de cada um é diferente. Uns se recuperam mais rápido; outros, não. Ele terá adversários fortes nas provas de velocidade. Será um campeonato aberto, sem previsões de tempo nem de resultado - afirmou o técnico Alberto Silva.

-

CAMPEÕES NA PISCINA DO MINAS


Cesar Cielo é a principal atração da 40ª edição do Troféu José Finkel, o Campeonato Absoluto de Natação, de hoje a domingo, pela primeira vez nas piscinas do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. Campeão dos 50m livre e borboleta no Mundial de Xangai, no mês passado, será a primeira competição do recordista mundial no país desde as conquistas e o Troféu Maria Lenk, em março, quando um exame antidoping apontou a existência do diurético furosemida. O atleta foi advertido pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e, apesar do recurso da Federação Internacional (Fina), foi absolvido pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).

O José Finkel, principal competição de inverno da natação brasileira, vai ser o primeiro teste dos nadadores brasileiro depois da campanha histórica na China – quatro medalhas de ouro. Além de Cielo, que nada pelo Flamengo, vão desembarcar na capital mineira grandes nomes, como o campeão mundial dos 50m peito, Felipe França, e o velocista Bruno Fratus (Pinheiros), Thiago Pereira (Corinthians), Kaio Márcio (Fluminense), a campeã mundial da maratona aquática, Ana Marcela Cunha (Unisanta). As principais esperanças de medalhas dos anfitriões são Daynara de Paula, Nicolas Oliveira e Joanna Maranhão.

Ao todo, serão cerca de cerca de 330 nadadores de 33 equipes. Além do Minas, que tem a maior delegação, com 53 nadadores, o estado está representado pelo Mackenzie, com o jovem ítalo Manzine, e o Praia Clube (Uberlândia), com 14 atletas inscritos. As eliminatórias serão à partir das 17h e as semifinais e finais às 10h do dia seguinte.

REFORÇO Além dos brasileiros, reforços estrangeiros são atração à parte. O Minas contará com os reforços da norte-americana Kimberly Vanderberg e da holandesa Inge Dekker, medalhistas olímpicas e mundiais – Dekker venceu os 50m livre em Xangai. A Unisanta terá as irmãs argentinas Georgina e Virgínia Bardach. O Flamengo traz mais uma vez a espanhola Mireia Belmonte e o Corinthians, de Thiago Pereira, terá a contribuição da argentina Cecília Biagioli.

-

NICHOLAS, CIELO, ÍTALO E FRATUS, PROMESSA DE EMOÇÃO NOS 50M LIVRE

No primeiro dia do Troféu Finkel de Natação 2011 / Taça Correios, no Minas Tênis Clube, a grande atração foi a presença do bicampeão mundial e campeão olímpico dos 50m livre, Cesar Cielo Filho, em sua primeira competição no Brasil após a conquista no Mundial de Xangai e em sua prova favorita. O nadador do Flamengo ficou com o segundo tempo nas eliminatórias da prova, 22s92, logo atrás do companheiro de clube, Nicholas Santos, 22s62. Em terceiro, uma surpresa, Ítalo Manzine Duarte, do Mackenzie/MG (nascido em 1992), com 22s97. Já o finalista mundial, Bruno Fratus, do Pinheiros, ficou em quarto, com 23s00, o que promete uma bela disputa já na semifinal desta terça.

- Foi bom para um primeiro dia, um treino de luxo. Vai ser uma competição dura em que vou cair na água diversas vezes entre eliminatórias, semis e finais, incluindo revezamentos, que são importantes para o clube, por contar pontos em dobro. Vou treinar dentro da competição, mas o fundamental aqui é ajudar quem se preparou mais para este campeonato, e é o que vou fazer – concluiu Cielo, se referindo também ao fato de diversos nadadores estarem buscando índices olímpicos, o que ele já obteve, nos 50m e 100m livre.

Ítalo nadou sozinho após o final das eliminatórias porque em sua série de 50m livre – a terceira, mesma de Bruno Fratus – seu bloco caiu na água quando ele largou. Após um protesto de seu clube, ele teve direito a nadar novamente e conquistou sua vaga na semifinal.

- Já esperava um bom tempo, 22s alto porque treino muito pra isto. Agora vou lutar muito por uma vaga na final e conseguindo, por medalha – disse Ítalo, aos prantos. Nos 50m livre feminino, a holandesa Inge Dekker, reforço do Minas, chegou em terceiro nas eliminatórias, com 26s09. O melhor tempo foi da paranaense Alessandra Marchioro, do Clube Curitibano, com 25s61. Em segundo chegou a recordista brasileira, Flavia Delaroli, do Pinheiros, com 25s68.

Outra grande atração do Finkel 2011 é João Luiz Junior, nadador de peito do Pinheiros, que conquistou duas medalhas nas recentes Universíades, na China: prata nos 50m peito e bronze nos 100m peito. O resultado motivou muito o atleta para novos vôos.

- Estou ainda mais motivado a conquistar o índice olímpico dos 100m peito. Aliás, a vaga, pois o peito no Brasil está que nem o livre, com vários nadadores se destacando, que não adianta conseguir apenas o índice. Não posso escolher competição, então, vou com tudo para conseguir a marca aqui mesmo no Finkel. Depois é tentar melhorar nas próximas competições – concluiu João, de 25 anos.

Além dos 50m livre, o primeiro dia de eliminatórias teve outras disputas. Os melhores tempos nas eliminatórias dos 200m peito feminino foram das atletas do Minas Tênis, Renata Sander e Juliana Marin, com 2m37s96 e 2m38s35, respectivamente. Na versão masculina da prova, o recordista sul-americano Henrique Barbosa, do Flamengo, fez a melhor marca, com 2m15s72, seguido pelo também rubro-negro, Thiago Parravicini, 2m15s92.

Nos 200m costas feminino, a nadadora do Minas Tênis, Fernanda Alvarenga, recordista continental da prova, foi a melhor das eliminatórias, com 2m20s01, seguida pela corinthiana Rebeca Bretanha, 2m20s15. No masculino, uma surpresa, Leonardo de Deus, do Flamengo, ficou de fora da final ao terminar em 9º nas eliminatórias, o que configura ser o primeiro reserva: 2m06s00. O primeiro foi Fabio Santi, do Pinheiros, 2m01s79, seguido por Fernando Ernesto dos Santos, do Corinthians, 2m03s21.

- Soltei demais na prova (nadou relaxado) e quando vi já não dava mais tempo. Pensei que conseguiria final e fiquei de fora. Pior é que já tinha feito isto na Copa do Mundo da Natação, na mesma prova, e também terminei como primeiro reserva – lamentou Leo de Deus, 15º colocado na distância no Mundial de Xangai, com 1m59s77. Nas séries fracas dos 800m livre feminino e dos 1500m livre masculino, os melhores desempenhos foram de: Julia Gerotto, do Minas, 9m00s72, e Daniel Catelan, do Fluminense, 15m58s31. Os principais atletas destas modalidades competem na série forte da manhã desta 3ª feira, 30/8, a partir das 10 horas.

-

CESAR CIELO PASSA À SEMIFINAL DOS 50 M LIVRE NO FINKEL


Cesar Cielo está nas semifinais dos 50 m livre do Troféu José Finkel, o Brasileiro Absoluto de Natação, que começou nesta segunda-feira (29/8), nas piscinas do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. Cielo marcou 22s92, o segundo tempo nas eliminatórias da distância, e vai disputar as semifinais nesta terça-feira (30/8), num programa de provas que começa às 10 horas. Nicholas dos Santos, companheiro de Cielo no Flamengo, marcou 22s62, o melhor tempo das eliminatórias. O terceiro tempo ficou com Ítalo Duarte, com 22s97, que nadou sozinho - estava na terceira série, mas foi prejudicado no momento da largada por um problema no bloco e teve nova chance.

"O tempo foi bom", disse o campeão mundial e olímpico dos 50 m livre, que disputa o Finkel pensando em somar pontos para o seu clube, o Flamengo. "Podemos dizer que estamos testando o treinamento para o Pan-Americano e que o Finkel é um treino um pouco diferente. Não é um treino de luxo, porque ainda vou nadar muitas vezes até domingo (4/9, último dia de competição) e acho que a quantidade de provas vai pesar até o fim da semana, mas também é uma competição para marcar pontos para o Flamengo." Cielo machucou o dedo mínino da mão esquerda - prendeu na baliza -, aparentemente sem gravidade.

"O Cielo nadou para se classificar", disse o técnico Alberto Silva, o Albertinho. "Para quem disputou o Mundial de Xangai, a orientação é se poupar ao máximo nas eliminatórias, ‘economizar’ nas semifinais, já que se classificam 16 atletas por prova, e na final fazer o tempo que for possível. Não é hora de falar em tempos, mas de pensar no clube e no pódio."

No José Finkel, disputa o primeiro torneio desde o Mundial de Xangai, em julho, quando ganhou duas medalhas de ouro, nos 50 m livre e nos 50 m borboleta - não teve descanso, só treinou desde que voltou da Ásia. "Vou tentar aproveitar a competição para corrigir detalhes das minhas provas", finalizou o nadador, cercado pelas crianças das categorias de base do Minas, munidas de celulares para tirar fotos ao lado do ídolo.

-

CIELO MACHUCA DEDINHO, LASCA A UNHA, MAS AVANÇA NOS 50 M LIVRE

Segundo colocado nas eliminatórias dos 50 m livre, Cesar Cielo disse que o Troféu José Finkel será como um treino para o Pan de Guadalajara, em outubro. Difícil será aguentar o ritmo da competição. Ele nadará na manhã desta terça a semifinal da prova.

O campeão olímpico e mundial da distância deixou a piscina do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, reclamando de dores no mindinho da mão esquerda. O nadador prendeu o dedo no bloco de saída, lascou a unha e ralou a pele.

"Acho que pode ser um treino um pouco diferente, mas não de luxo, porque tem de nadar muitas vezes. Por enquanto estamos tentando treinar dentro da competição. Duro vai ser manter a força até o final. Durante a semana vai começar a ficar pesado, tem que segurar essa motivação até o final", afirmou o nadador.

-

´TENHO QUE TENTAR MELHORAR BEM PORQUE NICHOLAS VAI VIR FORTE´, DIZ CIELO

Não importa se o treino está pesado, se ele nada de sunga e não de bermuda ou se o dedo mindinho da mão direita, cortado durante as eliminatórias de segunda-feira, volta a sangrar. Cesar Cielo não sentiu nada. Só queria bater na frente nas semifinais dos 50m livre. Conseguiu. E apesar de ter deixado a piscina sacundindo o dedinho na tentativa de fazer a dor diminuir, teve de dar autógrafos mesmo assim. Com 22s73, ele entra na final desta quarta-feira com o segundo melhor tempo. Seu companheiro de Flamengo, Nicholas dos Santos, que nadou na série seguinte, segue na ponta: 22s62. A disputa por medalhas no Troféu José Finkel será a partir das 10h, no Minas. O SporTV 2 transmite.

- O dedo já está ficando carimbado. Lá na hora nem senti dor porque a adrenalina é muito alta. Quando estava assinando o papel dos meninos sujei tudo. Agora tenho que tentar melhorar bastante amanhã porque o Nicholas vai vir bem forte - disse o recordista mundial. Com apetite Nicholas está. Voltou a treinar há apenas duas semanas, depois de ter ficado praticamente um mês parado por conta do teste positivo para furosemida, que foi julgado pelo TAS e teve como resultado uma advertência como punição. Perdeu também o direito de disputar o Mundial de Xangai por ter feito o índice exatamente no torneio onde o exame apontou a presença do diurético. Os quilinhos que ganhou no período em que ficou parado já ficaram pelo caminho.

- Cheguei aos 92kg e já estou com 90kg de novo. Antes do episódio eu estava com 88,5kg, mas o meu normal é 90kg mesmo. Ainda não estou com a sensação muito boa, mas vamos ver. Depois da China voltei a treinar. Antes, aquilo foi um choque muito grande para mim. Nunca pensei que fosse acontecer comigo. Mas passou. Agora meu foco está no Open. Quero conseguir meu índice lá, em dezembro - afirmou Nicholas.

Sobre a preocupação de Cielo com ele, o nadador mostra bom humor. - Ele deu uma segurada. Para vocês fala isso, mas eu conheço a peça - diverte-se.

-

CESAR CIELO ESTÁ NA FINAL DOS 50 M LIVRE NO TROFÉU FINKEL

O campeão olímpico e bicampeão mundial dos 50 m livre, Cesar Cielo, passou à decisão da distância no Troféu José Finkel, o Brasileiro Absoluto de Natação. Cielo, nadador do Flamengo, fez o segundo melhor tempo das semifinais - 22s73 -, nesta terça-feira (30/8), nas piscinas do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, atrás do companheiro de clube, Nicholas dos Santos, com 22s62. O terceiro melhor tempo das eliminatórias foi de Nicolas Oliveira (22s85). A final dos 50 m livre será nesta quarta-feira (31/8), num programa de provas que começa às 10 horas.

Cielo, que está treinando pesado, após o Mundial de Xangai, para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro, definiu a prova como tranquila. "Tenho de ser um pouco mais rápido nas finais porque o Nicholas (dos Santos) vai vir forte. A ideia é baixar um pouco mais esse tempo. É claro que essas marcas não servem de parâmetro, mas não posso reclamar", disse Cielo, referindo-se aos 22s92, feitos na segunda-feira, nas eliminatórias, e aos 22s73 das semifinais desta terça-feira.

"Essa é uma seletiva olímpica. Os tempos para mim não fazem muita diferença, mas tem gente que virá forte. Mas quero, na final, nadar a prova em 22 segundos baixos", disse Cielo, que já tem índice para os Jogos de Londres/2012 (22s11) nos 50 m livre, com o tempo feito na final do Mundial de Xangai, de 21s52. "Ele nadou solto, tranquilo", acrescentou o técnico Alberto Silva. Cielo repetiu que seu objetivo é "somar pontos para o clube, o Flamengo".

A ferida que Cielo fez no dedo mínimo direito nas eliminatórias, quando prendeu a mão na baliza, se abriu, mas ele garantiu que "na hora da prova não dá para sentir dor". "Eu nem me lembrei. Só vi o sangue na hora em que fui assinar um papel", disse.

Questionado pelos jornalistas sobre a piscina do Minas Tênis, disse que "é boa". Observou que as piscinas dos Parques Aquáticos Maria Lenk e Júlio Delamare, no Rio, são as melhores para competições e também elogiou a piscina do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, da Prefeitura de São Paulo, onde treina com o grupo do Projeto Rumo ao Ouro em 2016 (P.R.O. 16), sob o comando do técnico Albertinho. "É uma piscina excelente para treinamento", disse. "Não conheço todas as piscinas do Brasil, mas sei que essas são boas."

Cielo ainda acompanhou a vitória de seus companheiros de seleção e de treinamentos no P.R.O. 16 Henrique Barbosa, ouro nos 200 m peito (2min15s12), e Thiago Pereira, ouro nos 200 m costas (2min00s15). "O tempo foi muito ruim. Foi bom ganhar a prova para o Flamengo. Eu fiquei julho inteiro sem treinar, queria ganhar mesmo. Tirei um peso das costas", disse Henrique.

-

CIELO VENCE NICHOLAS E É OURO NOS 50M NO JOSÉ FINKEL

Principal nadador do Brasil, Cesar Cielo afirmou não estar a 100% de sua capacidade na disputa do Troféu José Finkel. Mesmo assim, ele se esforçou e venceu a final dos 50m livre na manhã desta quarta-feira, batendo o rival e amigo Nicholas dos Santos, que havia passado para a final com o melhor tempo nas semifinais no geral.

Na prova, no entanto, a história foi diferente. Cesar conseguiu baixar a casa dos 22s pela primeira vez na competição brasileira, disputada na piscina do Minas Tennis Clube, em Belo Horizonte. Cielo nadou a 21s97, sendo o único a nadar com menos de 22 segundos - Nicholas, segundo, ficou com 22s28, e Bruno Fratus, terceiro, ficou com 22s58.

Nicholas caiu melhor na piscina e iniciou a prova liderando com certa distância sobre os demais colocados. Com uma largada lenta, no entanto, Cielo se recuperou e forçou o ritmo, encostando a partir da metade da piscina e ultrapassando o rival nos metros finais para vencer a final dos 50m.

Ao sair da piscina com um machucado na mão, Cielo afirmou estar satisfeito assim com o seu desempenho, apesar de ter tido certa dificuldade durante a prova. "Gostei bastante do tempo, achei meio travado, meio duro, a saída não foi do jeito que eu gosto, mas nadar pra 21 foi muito bom. Está saindo do jeito que eu gosto", afirmou.

-

CIELO SAI ATRÁS, SE RECUPERA E É OURO NOS 50M LIVRE NO FINKEL


Bicampeão mundial e campeão olímpico Cesar Cielo é de novo o homem mais rápido da natação. Nesta manhã, o atleta do Flamengo venceu a final dos 50m livre no Troféu José Finkel, o Campeonato Absoluto de natação, com o tempo de 21s97. A prata foi para Nicholas dos Santos, também do Flamengo, com 22s28 e o pódio foi completado por Bruno Fratus, do Pinheiros, com 22s57.

Pela primeira vez, Cielo deixou a sunga de lado e nadou de bermuda no torneio. E ele viu Nicholas dos Santos liderar boa parte da prova. Nos metros finais, Cielo se recuperou e bateu na frente.

Cielo havia feito o segundo melhor tempo tanto nas eliminatórias quanto na semifinal dos 50m livre na piscina do Minas Tênis Clube, atrás justamente de Nicholas dos Santos. Na final, uma revanche na briga entre nadadores da equipe carioca.

O Troféu José Finkel ainda é uma seletiva olímpica, mas Cesar Cielo já tem índice nos 50 m livre (21s52) e nos 100 m livre (48s01) e compete no torneio na fase pesada de seu treinamento. Para ele, suas provas valem para contar pontos para o Flamengo e não para fazer algum tempo especial.

Cielo ainda está inscrito para competir os 100m livre, os 50m borboleta e o revezamento 4x100m livre do Flamengo no José Finkel, que segue até domingo. Depois do torneio em Belo Horizonte, ele disputa os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro.

-

CIELO CONFIRMA FAVORITISMO E VENCE 50 M LIVRE NO JOSÉ FINKEL

Cesar Cielo mostrou, nesta quarta-feira, porque é o homem mais rápido do mundo e confirmou seu favoritismo ao vencer os 50 m livre no Troféu José Finkel de natação, disputado na piscina do Minas Tennis Clube, em Belo Horizonte.

Atual medalhista de ouro nas Olimpíadas e bicampeão olímpico da prova, Cielo bateu na primeira colocação com o tempo de 21s97, seguido de Nicholas Santos, que nadou para 22s17, e Bruno Fratus.

O nadador do Flamengo, que nadou na raia 5, começou a prova com desvantagem em relação à Nicholas, que havia feito o melhor tempo na semifinal e por isso ocupava a raia 4, mas conseguiu se recuperar na prova e tomou a frente a partir da segunda metade da piscina. Quinto colocado no último mundial, em Xangai, Fratus, que chegou a nadar para 21s79 na ocasião, não conseguiu repetir o bom desempenho e ficou para trás mediante o forte ritmo empregado por Cielo e Santos, sendo superado pelos experientes compatriotas, terminando em terceiro.

Após a disputa, Cielo, que havia dito não estar 100% antes da competição, contou as dificuldades encontradas na prova, mas se disse satisfeito com a marca estabelecida. ""Gostei bastante do tempo, achei meio travado, meio duro, a saída não foi do jeito que eu gosto, mas nadar pra 21 foi muito bom. Está saindo do jeito que eu gosto", disse Cielo, em entrevista ao canal Sportv

Nadador ainda explicou a razão para não ter voltado a nadar de sunga, como fez nas classificatórias da prova, e afirma ter sido um pedido de sua mãe, Flávia Cielo. "Foi mais por respeito à competição, do que pra tentar fazer um tempo mesmo. Sabia que esses pontos eram importantes para o Flamengo, minha mãe pediu para colocar a bermuda na verdade", disse sorrindo o nadador.

-

NA COLA DE CIELO

Ver de pertinho o homem mais veloz da natação, campeão olímpico e quatro vezes medalhista de ouro em mundiais, é oportunidade que os fãs de natação de Belo Horizonte têm aproveitado bem. Principal atração do Troféu José Finkel, o Campeonato Brasileiro Absoluto, Cesar Cielo é acompanhado atentamente pelos admiradores e jovens nadadores, que prestam atenção a cada passo da estrela. Hoje, ele é o favorito nos 50m livre, por volta das 10h30, nas piscinas do Minas Tênis Clube. A entrada é franca.

Ontem, Cielo fez o segundo melhor tempo das semifinais. Defendendo o Flamengo, ele nadou em 22s73, longe do seu recorde (20s91), mas abaixo do rendimento da primeira eliminatória (22s92), segunda-feira. O mais rápido foi Nicholas Santos (22s62), também do clube rubro-negro, igualmente absolvido pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) no mês passado pelo uso do diurético furosemida durante o Troféu Maria Lenk, em maio.

Nicolas Oliveira e Ricardo Oliveira são os representantes do Minas na decisão. O jovem Ítalo Manzine, do Mackenzie – que na eliminatória nadou sozinho depois de um bloco cair na piscina –, conseguiu o sétimo tempo e vai disputar a primeira final da carreira. O atual campeão brasileiro, Bruno Fratus, do Pinheiros, também pode surpreender.

Embora tenha nadado em ritmo de treino nas duas vezes em que caiu na piscina, Cielo promete aumentar o ritmo hoje. Segunda-feira, ele machucou o dedo mínimo da mão esquerda e reclamou de dor depois das séries. A expectativa dele é nadar perto dos 22s, temendo a pressão de Nicholas Santos.

Antes da semifinal, ontem, ele demonstrava tranquilidade e atendeu atenciosamente os fãs. Distribuiu autógrafos, posou para fotos, retribuiu o carinho do público e caminhou até a raia quatro com o tradicional rito, que é marca registrada: bater as duas mãos abertas no peito até ficar vermelho. “É muito legal ver um atleta desse nível de perto. Sempre acompanho natação pela TV, e hoje (ontem) tive a chance de trazer minhas duas filhas para assistir às provas”, contou a professora universitária Jocelyn Costa, de 29 anos, mãe das gêmeas Maria Clara e Gabriela, de quatro anos.

PAN-AMERICANO Cielo e mais 39 nadadores vão representar o Brasil no Pan-Americano de Guadalajara, em outubro. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) divulgou a lista com 19 homens e 21 mulheres ontem. Na equipe, comandada pelo técnico Alberto Silva e o diretor técnico Ricardo de Moura, 14 atletas do Minas: Daynara de Paula, Fabíola Molina, Fernanda Alvarenga, Jéssica Cavalheiro, Larissa Cieslak, Manuela Lyrio, Sarah Correa, Thammy Ventorin, Diogo Yabe, Felipe Lima, Giuliano Rocco, Lucas Kianeski, Nicolas Oliveira e Rodrigo Castro.

-

CIELO OUVE A MÃE, TROCA A SUNGA PELA BERMUDA E SUPERA NICHOLAS NOS 50M

Até então, Cesar Cielo tinha deixado a bermuda guardada. Nesta quarta, no entanto, resolveu atender ao pedido de sua mãe, Flávia. Depois de dizer que Nicholas dos Santos era o favorito para o ouro nos 50m livre do Troféu José Finkel, em Belo Horizonte, o campeão olímpico deixou a sunga de lado, mas mesmo assim teve trabalho para bater o rival na piscina do Minas. Com 21s97, garantiu a vitória, embora o dedo mindinho da mão direita, cortado durante as eliminatórias de segunda-feira, tenha voltado a incomodar.

- Foi bom, gostei bastante do tempo. Nadei travado, meio duro. A saída não foi do jeito que eu gosto. Mas nadar 21s assim foi muito bom. Foi bem interessante, deu uma adrenalina a mais. (Nadar com a bermuda) foi mais por respeito à competição. Não queria passar a imagem de que não queria nadar bem. Sei que os pontos são importantes para o Flamengo. Minha mãe mandou que eu colocasse a bermuda. E ela ajudou um pouco para que eu nadasse 21s97, e não 22s cravado.

Na prova, Nicholas, também nadador do Flamengo, largou na frente e liderou até os 25m. Cielo, porém, foi aos poucos aumentando o ritmo, até conseguir bater em primeiro no fim. Ao sair da piscina, o nadador elogiou o adversário.

- A gente sempre está brigando no treino. Ele é um atleta finalista olímpico. A gente brinca, mas estou mexendo com um cara experiente, muito bom. Mas sei que ele está feliz com o tempo que fez também. Dos meus adversários, é um dos que tenho melhor relação. Na hora do trabalho, é cada um por si. Mas temos idéias muito parecidas, um ajuda o outro. Estamos juntos evoluindo.

Nicholas terminou a prova com o tempo de 22s28. Bruno Fratus, do Pinheiros, foi o terceiro, com 22s57, e levou o bronze da prova.

-

CESAR CIELO É CAMPEÃO DOS 50 M LIVRE NO TROFÉU JOSÉ FINKEL

O campeão olímpico, bicampeão mundial e recordista mundial dos 50 m livre, Cesar Cielo, mostrou que segue imbatível nas prova mais rápida da natação. O nadador do Flamengo venceu os 50 m livre, com 21s97, no Troféu José Finkel, o Absoluto de Natação, nesta quarta-feira (31/8), na piscina do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. E dividiu o pódio com o companheiro do Flamengo Nicholas dos Santos, que ficou com a medalha de prata, em 22s28. Bruno Fratus levou o bronze (22s57).

"Foi uma prova boa e o tempo melhor do que eu esperava para as minhas atuais condições (nadou o Mundial, não teve férias e se prepara para o Pan). Vou focar nos Jogos Pan-Americanos, tentar manter a forma e ver se consigo repetir ou chegar perto dos tempos do Mundial lá em Guadalajara." Mesmo sem fazer a prova perfeita tecnicamente - disse que não gostou da largada e que respirou uma vez, o que, normalmente, tenta não fazer nos 50 m livre - o tempo de 21s97 surpreendeu. "Foi bom, sei que posso buscar melhor tempo no Pan."

Cielo elogiou o companheiro de Flamengo e de pódio nos 50 m livre, Nicholas dos Santos. "O velhinho é esperto", brincou, referindo-se à experiência do companheiro também de treinamento no Projeto Rumo ao Ouro em 2016 (P.R.O. 16). "Tenho uma relação muito boa com ele. Dos meus adversários, é com ele que tenho a melhor relação. A gente se ajuda. Se você tem medo de ajudar alguém, já perdeu. Ele é perigoso, sim. Fez um tempo bom, nadou para 22s2. Também gostei do meu tempo. Acho que num clima de competição com grande adrenalina e mais descansado dá para melhorar. No Pan, essa adrenalina vai aparecer e acho que posso nadar bem perto dos tempos do tempo do Mundial (21s52, foi a marca da medalha de ouro em Xangai)", frisou Cielo.

O velocista havia nadado as eliminatórias e as semifinais de sunga, sem compromisso com tempo para essa fase de preparação. "Não nadei de sunga hoje para não passar a impressão de que não estou em busca de vencer, de somar pontos para o Flamengo. Por respeito à competição, deixei a sunga de lado. Minha mãe mandou eu nadar de bermuda", brincou Cielo, que usou a bermuda azul da Arena. Sobre o enorme assédio da garotada do Minas Tênis Clube - que vem recebendo desde o primeiro dia de competições -, Cielo disse que era mais tímido quando tinha a mesma idade dos garotos das categorias de base dos vários esportes que o procuram. "Eu era mais contido, mas acho bacana, principalmente vindo dos meninos e meninas. Sei que é uma manifestação pura, eles gostam de você, querem fotos, autógrafo. Acho importante o contato com eles." Nicholas dos Santos também ficou feliz com o resultado da prova. "Estou satisfeito. Este é o meu melhor tempo do ano nos 50 m livre. Foi muito bom nadar 22s28. Agora, vamos ver se deu tempo para eu descansar para os 100 m livre (as eliminatórias da prova serão nesta quinta-feira (1/9), a partir das 18 horas). Quero buscar um lugar no pódio para o Flamengo também nos 100 m livre."

-

DEPOIS DE VENCER DUELO COM ‘VELHINHO’, CIELO EMPOLGA PARA O PAN

A prova não saiu exatamente do jeitinho que ele queria para um perfeccionista declarado. Na verdade, na avaliação dele foi “bem razoável”. Mas o que importava mesmo era chegar na frente. Na raia ao lado, Nicholas dos Santos sabia que o amigo não daria moleza, apesar de ter dito que estava pesado e de voltar os holofotes para o companheiro de Flamengo. Tática de esconder o jogo que Nicholas já conhece e fez questão de frisar depois de ficar com a prata nos 50m livre no Troféu José Finkel: “Não falei que ele tinha guardado? Guardou e gostou tanto do tempo alcançado para a fase de treinamento (21s97) que já projeta nadar próximo aos 21s52 feitos no Mundial de Xangai.

- Fiquei contente. Se estivesse numa piscina com clima de competição, com a adrenalina rolando, podia ter feito um pouquinho menos. No Pan ela vai aparecer e acho que posso chegar até perto do tempo que fiz em Xangai. Achei que nadei bem razoável na parte técnica. Respirei uma vez, não tive uma boa saída, mas senti a minha puxada forte e eficiente. Ainda bem que os erros aconteceram aqui. No Pan eles não podem se repetir – disse Cielo, que machucou novamente um dos dedos na largada.

E de preferência espera que não se repitam também nos 100m livre, quando ele e Nicholas estarão medindo forças novamente. As eliminatórias serão na tarde desta quinta-feira, no Minas. O “velhinho” de 31 anos está confiante de que poderá nadar na casa dos 49s.

- Ah, ele disse que estava guardando? O velhinho é f... Ele também guardou para a final, nadou bem. Fez 22s28 e é espertinho – diverte-se Cielo, de 24 anos. – Vamos ver como vai sair essa prova de 100m livre. Talvez a motivação por estar nesse final de ciclo olímpico motive.

Há um mês, no Mundial, Cielo ficou em quarto lugar com o tempo de 48s01.

-

RÁPIDO ATÉ COM OS DEDOS MACHUCADOS

Desde que Cesar Cielo chegou a Belo Horizonte e pulou na piscina, a principal pergunta era se o homem mais veloz do mundo, que conquistou dois ouros há um mês no Mundial de Esportes Aquáticos, em Xangai (China), nadaria em ritmo de treino ou levaria a sério o Troféu José Finkel, disputado no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. Depois de fechar os 50m livre em 22s97 na eliminatória, e 22s73 na semifinal, Cielo tirou essa dúvida ontem, ao conquistar o ouro com a marca de 21s97 – foi o único a nadar abaixo de 22s.

Embora esteja longe de seus melhores dias, com dois dedos machucados, e mais de um segundo acima do recorde mundial obtido por ele (20s91) no Mundial de Roma’2009, Cielo mostrou que está em forma, aumentando a expectativa de grande campanha no Pan-Americano de Guadalajara, no mês que vem.

“O tempo está bacana, mas tenho que trabalhar muito para melhorar. Ainda bem que alguns erros eu cometi aqui. No Pan vai ser melhor, tenho que focar no restante do treinamento, para chegar lá na mesma forma que estava no Mundial. Não sei se vou nadar mais rápido, mas vou chegar mais próximo do tempo de Xangai”, afirmou Cielo, um dos 40 nadadores que vão representar o Brasil na competição continental.

No Pan do Rio’2007, o paulista foi campeão do 50m e 100m livre e no revezamento 4x100m livre e medley. Ele não acompanhou a convocação, pois não navega na internet durante a competição. “Não vi a equipe, mas estava na torcida pelo Nicholas (Santos), já que o tempo dele foi cancelado”, explicou.

Pego no antidoping durante o Troféu Maria Lenk, em maio, Nicholas perdeu o índice e ficou fora da convocação – Cielo, igualmente envolvido no caso, havia conquistado tempo antes da competição no Rio e, por isso, vai nadar no México. Ontem, Nicholas ficou com a prata (22s28), garantindo a dobradinha do Flamengo na prova. “Você viram que ele baixou o tempo também? Não dá para brincar com o velhinho não, ele é experiente”, brincou Cielo. O atual campeão brasileiro, Bruno Fratus (Pinheiros), ficou com o bronze, seguido por seu companheiro de equipe, André Daudt. O mineiro Ítalo Manzine, do Mackenzie, foi o quinto.

DISPUTA O Minas terminou o segundo dia de competição mantendo a liderança por equipes. Os anfitriões somam 657 e aumentaram a diferença sobre o segundo colocado, o Corinthians, que tem 545. Ao todo os minas-tenistas somam 17 medalhas – nove conseguidas ontem (quatro de ouro, duas de prata e três de bronze). Nos 200m livre, Jéssica Cavalheiro e Rodrigo Castro foram os campeões. Rodrigo dividiu o lugar mais alto do pódio com o venezuelano Daniele Tirabassi, uma vez que estrangeiros apenas pontuam para a equipe, deixando a medalha para o brasileiro que vem em seguida. A holandesa Inge Dekker venceu os 50m livre e Júlia Girotto foi a melhor brasileira nos 400 medley (4min26s6). O Flamengo é terceiro com 341 pontos, seguido pelo atual campeão, Pinheiros (313).

-

CIELO SENTE FALTA DE ADRENALINA

O campeão mundial Cesar Cielo sentiu falta de adrenalina e de novo teve os dedos castigados, mas venceu os 50 m livre no Troféu José Finkel. O atleta do Flamengo marcou 21s97 e foi seguido por Nicholas Santos, com 22s28, e Bruno Fratus (22s57).

Cielo e Fratus têm índice olímpico. "Se fosse uma piscina com clima de competição, com adrenalina rolando, eu poderia ter feito um pouquinho menos", afirmou Cielo.

Mesmo assim, gostou de seu desempenho. Ele usa o Finkel como treino para o Pan de Guadalajara, em outubro. Sua melhor marca neste ano é 21s52, na conquista do ouro no Mundial de Xangai.

Ontem, Cielo voltou a ter os dedos machucados pelo bloco de largada genérico. Diferentemente da peça utilizada em eventos internacionais, o bloco não possui espaço entre o apoio para a saída dos nadadores de costas e a base em que os outros atletas apoiam os pés.

Cielo segura nessa base e raspa a mão na peça usada para as provas de costas. "Essa baliza não está gostando de mim", brincou o nadador, que anteontem saiu da água com a mão sangrando.

-

CIELO DESEQUILIBRA E FLAMENGO VENCE REVEZAMENTO 4X50M

A equipe do Flamengo contou com seus dois melhores nadadores para vencer nesta quinta-feira o revezamento 4x50m no Troféu José Finkel, em Belo Horizonte. O campeão mundial Cesar Cielo e Nicholas Santos desequilibraram para o time do rubro-negro carioca. Completaram o pódio Minas e Pinheiros.

Cielo foi o segundo a entrar na água, depois de Bernardo Novaes, pegando sua equipe na sexta posição. Com o tempo de 21s36, a estrela do brasileiro destoou mais uma vez e entregou para Nicholas já em primeiro e com folga, que, por sua vez, bateu em 21s79. André Luiz dos Santos fechou com tranquilidade para o time carioca.

"O Bernardo abriu super bem o revezamento e o André foi muito bem pra fechar. É uma pressão maior sim pra gente (eu e Nicholas) ganhar, mas a gente sabe segurar. A prova é mais divertida, ainda mais quando a gente ganha. Conseguimos até uma distancia bem grande pro segundo colocado, todo mundo está de parabéns", disse Cielo para a repórter do SporTV ao sair da piscina.

Também nesta quinta, Kaio Márcio disputou os 100 metros borboleta e ficou na sexta posição. O vencedor foi Gabriel Mangabeira, que fechou a prova com o tempo de 53s21. Apesar do resultado, o nadador do Pinheiros não conquistou índice para as Olimpíadas de Londres, no ano que vem. Thiago Pereira ficou em segundo (52s59), seguido de Henrique Martins (53s62).

Outra atleta do Flamengo, Joanna Maranhão foi ouro nos 400 metros livre e no revezamento 4x50 feminino. Na classificação geral, o Fla é o quarto colocado. Dono da casa, o Minas lidera, seguido de Corinthians e Pinheiros, respectivamente.

-

FLAMENGO E CIELO LEVAM O OURO DO REVEZAMENTO 4X50 M LIVRE NO FINKEL

O velocista Cesar Cielo pulou na piscina na segunda passagem do revezamento 4x50 m livre do Flamengo, aberto por Bernardo Novaes, que teve Nicholas Santos como terceiro nadador e André Santos fechando, para vencer com grande vantagem, em 1min29s28, nesta quinta-feira (1/9), no Troféu José Finkel, o Brasileiro Absoluto de Natação, na piscina do Minas Tênis Clube. Foi o segundo ouro de Cesar Cielo, que já havia ganho os 50 m livre, na quarta-feira (31/8). O Fiat/Minas ficou na segunda posição, com 1min31s07, seguido pelo Pinheiros, com 1min31s14.

Cielo disse que a diferença na conquista do ouro pelo Flamengo no revezamento 4x50 m livre não foi apenas a estratégia da equipe, de colocar ele e Nicholas, os mais velozes e experientes, nadando no meio, mas também a boa atuação de Bernardo e André. "A diferença do revezamento foi a performance dos dois - ficamos um corpo à frente. Normalmente, eu ou o Nicholas abrimos ou fechamos o revezamento, mas eles foram muito bem. É bom ver os integrantes da equipe motivados. O Bernardo, principalmente, que é jovem (tem 19 anos), pode crescer muito." Como nadou no meio, em saída livre, Cielo não voltou a abrir o corte da mão na baliza.

Cielo repetiu que está nadando a 100% dentro de sua atual condição. "Estou numa porcentagem de 100% para treino. E essa competição tem de ser vista assim por todo mundo que nadou o Mundial e vai nadar o Pan." Disse que será difícil superar o Minas Tênis na briga pelo título. "O Flamengo é uma equipe que foi retomada há dois anos e está crescendo. Este ano, já estamos nadando o Finkel com mais brasileiros do que estrangeiros e o que me atraiu no projeto da Patrícia (Amorin, presidente do Flamengo) foi justamente participar do resgate da natação carioca, sempre tão tradicional", afirmou.

O velocista, que é campeão olímpico e bicampeão mundial nos 50 m livre, além de recordista mundial, voltou a dizer que a atual fase de preparação não é propícia para tempos baixos e que a motivação é ajudar o clube. "Não paramos desde que voltamos do Mundial. Temos de voltar a achar a força necessária, que caiu, sem a musculação, embora a sensibilidade e a técnica sejam mantidas. Até eu me surpreendi com o tempo da minha passagem, mesmo lançado (21s36), no revezamento. Está bom demais." Nos Jogos Pan-Americanos, em outubro, Cielo acha que ele, Felipe França, Thiago Pereira, atletas que representaram o Brasil no Mundial de Xangai, vão precisar "nadar com o coração".

-

SEM ELIMINATÓRIAS NOS 50M BORBOLETA, CIELO GANHA FOLGA ANTES DE ‘MARATONA’

Cesar Cielo nem precisou cair na piscina na noite desta sexta-feira. Com apenas 14 inscritos, não foi necessária a realização das eliminatórias dos 50m borboleta. Campeão mundial da prova em Xangai, o nadador do Flamengo ganhou umas horas de descanso para poder encarar a maratona de três provas pela manhã, no Minas, válida pelo Troféu José Finkel. A partir das 10h, ele disputará a final dos 100m livre e o 4x100m livre, além das semifinais dos 50m borboleta.

Se Cielo pôde ficar no hotel, Fabiola Molina, do Minas, teve que cair na água. Ela avançou às semifinais dos 100m costas com o primeiro tempo (1m04s17). Na versão masculina da prova, Daniel Orzechowski, do Pinheiros, foi o mais rápido (55s70).

Nos 200m medley, Joanna Maranhão passou à final com a segunda marca (2m21s38), atrás da espanhola Mireia Belmonte (2m18s03), atual campeã mundial em piscina curta. Entre os homens, Diogo Yabe nadará na raia 4 (2m05s50). Thiago Pereira se classificou com o terceiro tempo (2m05s67). Nos 50m borboleta, a holandesa Inge Dekker (27s16) foi a melhor nas eliminatórias.

-

CANSADO E SEM SE EFORÇAR, CIELO VAI PARA A FINAL DOS 100M LIVRES

O flamenguista Cesar Cielo vai para a final dos 100m livre no Troféu José Finkel, o Campeonato Absoluto de natação. Nadando na primeira série da semifinal, Cielo completou o percurso em 20s43. Nicholas dos Santos, seu companheiro de Flamengo, bateu logo depois, com 20s69.

Assim como nos 50m livre, Cielo começou a disputa de sunga e foi o sexto nas eliminatórias, com o tempo de 50s99. Na semifinal, ele já usou a bermuda e administrou a prova. Nicholas dos Santos nadou os primeiros 50m na frente e, depois da virada, Cielo assumiu a ponta e, mesmo sem forçar, venceu.

Na classificação geral, Cesar Cielo ficou com o segundo melhor tempo. João de Lucca, mais um nadador do Flamengo, venceu a segunda semifinal e avançou como o melhor atleta, com 50s36.

"O tempo está bom, o importante era classificar para a final de amanhã (sábado). Todo mundo está sentindo o frio e a sensibilidade fica comprometida. Vamos disputar uma prova de cada vez, o importante era classificar", declarou Cielo, em entrevista ao canal Sportv, logo após a semifinal.

Ele pensou em não disputar a prova dos 100m livre no Troféu José Finkel. "Estava na duvida se ia nadar esta prova, já que estou só treinando para o Pan. Mas o mais importante é conseguir pontos para o Flamengo. Estou bem pesado. Vamos ver se consigo fazer 49s50 e consigo alguma coisa na prova de amanhã (sábado)", afirmou o nadador.

Bruno Fratus foi a ausência dos 100m livre. O atleta, que vem crescendo nas provas de velocidade da natação, sentiu dores e abandonou o torneio.

Cielo disputa mais uma medalha no Troféu José Finkel na manhã deste sábado. O campeão olímpico e bicampeão mundial já tem dois ouros no campeonato disputado na piscina do Minas Tênis Clube. Ele venceu os 50m livre e ajudou o Flamengo a levar o ouro no revezamento 4x50m livre.

Cesar Cielo ainda está inscrito para disputar os 50m borboleta, prova na qual é faturou o ouro no Mundial e Xangai, e para o revezamento 4x100m livre. O Troféu José Finkel segue até domingo em Belo Horizonte.

-

CESAR CIELO VAI À DECISÃO DOS 100 M LIVRE EM BELO HORIZONTE

O velocista Cesar Cielo, do Flamengo, está na final dos 100 m livre no 40º Troféu José Finkel, o Brasileiro Absoluto de Natação - a disputa de medalhas será neste sábado (3/9), em programa de provas que terá início às 10 horas, na piscina do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. Cielo bateu na frente na primeira série e marcou o segundo tempo das semifinais desta sexta-feira (2/9), com 50s43, atrás de João de Lucca (50s36), companheiro de Rubro-Negro, e de Nicolas Oliveira (50s67). Nicholas dos Santos, também do Flamengo, passou para a final dos 100 m livre com o quarto tempo das semifinais (50s69). O clube do Rio colocou três nadadores na disputa por medalhas.

"Sinceramente, em geral a prova foi meio devagar. O sol estava enganando, a manhã estava fria. Os tempos não foram bons. Vamos tentar fazer 49 segundos alto ou 50 baixinho na decisão. E melhorar essas marcas, eu e todo mundo." Cielo ainda observou que os 100 m livre foram a primeira prova do programa, pela manhã, em Belo Horizonte. "A velocidade depende de reação, reflexo. O corpo ainda não está totalmente acordado mais cedo e precisa estar aquecido, principalmente para a prova de velocidade", completou. Mas disse que nas duas séries, todos os nadadores reagiram da mesma forma. "Todo mundo está igual, nadando desde segunda-feira, cansado. Mas a situação na final muda e vamos ser mais rápidos. Todo mundo está igual e quem estiver mais ligado vai levar."

Neste sábado, Cielo vai nadar três vezes, pela manhã. "Vou descansar bastante até lá e encarar a maratona da melhor forma que puder", disse, após as semifinais dos 100 m livre, antes de deixar a piscina, no fim da manhã desta sexta-feira (2/9). Cielo vai nadar as semifinais dos 50 m borboleta e as finais dos 100 m livre e do revezamento 4x100 m livre, com o Flamengo. Cielo ainda disse que espera a presença da torcida, no Minas Tênis, no fim de semana, para motivar ainda mais os nadadores.

-


Um comentário:

Nilcelina♡ disse...

cesar cielo liiindo eu teamo e parabéns por tudo que vc conquistou vc merece muiito maiis cara te amo!